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CAOA CHERY ARRIZO 6 PRO, EM BUSCA DE UM LUGAR AO SOL

TOPO DE LINHA DO ARRIZO 6 CHEGA PARA ENFRENTAR CIVIC, COROLLA, CRUZE E JETTA

identicon por Wagner Gonzalez
01/10/2021
em Lançamentos, WG
Fotos: Divulgação do fabricante

Fotos: Divulgação do fabricante







Segmento em crise de identidade no Brasil e no mundo, o mercado verde-amarelo de sedãs recebe hoje (1/10) seu mais novo integrante, o Caoa Chery Arrizzo 6 Pro, sigla já usada no suve Tiggo 3x. Baseado no seu irmão “amador” Arrizo 6, por si só uma releitura do Arrizo 5, o recém-chegado estreia no mercado brasileiro com uma missão difícil mas não impossível: firmar a imagem da marca sino-brasileira como referência tecnológica.

O acabamento refinado é a principal arma na batalha que terá que enfrentar com o Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze, modelos consolidados nessa faixa de produtos junto  com o /VW Jetta. O mercado de carros de frota para executivos e representantes comerciais é o alvo para traduzir em sucesso essa novidade, mas certamente uma paleta de cores mais ousada que a convencional preto-branco-cinza contribuiria e muito para atingir essa meta.

Motor 1,5-L turbo flex é eficaz na propulsão do carro de 1.364 kg

Evidentemente comparado com seus irmãos de plataforma, o Pro tem como diferenciador uma série de melhoramentos de acabamento; tornar-se um sucesso de vendas vai depender do seu preço. A política agressiva da Caoa Chery nesse quesito tem chances de ser esquecida parcialmente: há falta de carros novos e os fabricantes em geral aproveitam a situação para reajustes que em outras situações seriam inviáveis.

Oferecido em versão única, o Arrizo 6 Pro tem preço público sugerido de R$ 139.990, embora a fabricante anuncie “preço de lançamento” de R$ 134.990.

Visão de traseira do sedã “acupezado” é agradável aos olhos

Os valores de seus concorrentes em versão topo de linha começam em R$ 150.590 para o Chevrolet Cruze 1.4 turbo Premier, passam por R$ 154.890 para a versão Altis Premium 2.0 do líder inconteste Toyota Corolla, vão a R$ 166.900 para o Honda Civic Touring 1.5 16V turbo e chegam a  R$ 191.390 para o VW Jetta 350 GLI TSI 2,0. Portanto, o Arrizo 6 Pro está bem situado no mercado de sedãs médios e geral. no quesito preço.

Produzido na fábrica de Jacareí, SP a partir de peças e componentes majoritariamente importadas da China — pneus, bateria e outros aparecem entre os itens nacionais — , o Arrizo 6 Pro sedã é plataforma MX1 e tem as mesmas especificações básicas do irmão menos sofisticado 6 e do quase esquecido 5.

Além do entre-eixos de 2.650 mm, o trem de força tem configuração única para todos eles: motor SQRE4T15B de quatro cilindros em linha e 1,5 L, 16 válvulas, turbo, potência de 147/150 cv e torque de 21/21,4 m·kgf, e câmbio CVT de 9 marchas. As diferenças que existem são externas: o 6 tem frente e traseira reestilizada e um porta-malas com capacidade para 570 litros, contra 430 litros no Arrizo 5. mas igual no Arrizo 6 normal.

Nova grade deu imponência ao Arrizo 6

O interior da versão Pro ganhou duas telas de 10”25, uma configurável situada em posição que permite boa leitura através dos raios centrais e arco superior do volante e outra de especificação LCD/TFT e compatível com  Android Auto e Apple CarPlay, com Bluetooth, no centro do painel. Vale destacar que os grafismos exibidos no quadro dei instrumentos oferecem boa leitura e parecem libertos dos coloridos e parafernálicos padrões chineses.

É curioso que na opção de visão analógica o conta-giros tenha o intervalo a cada mil rpm dividido em terços. Ou seja, indica se você está acelerando a X mil e 333 rpm ou X mil e 666 rpm… Não foi possível descobrir se esse detalhe em alguma influência filosófica ou transcendental sobre o projeto do sedã.

A arquitetura interna cria uma boa sensação de amplitude e a saída de ar condicionado distribuída por, praticamente toda a extensão horizontal do painel, além da saída para a região do banco traseiro,, é uma solução elogiável: permite boa distribuição e reduz o ruído característico dessa função. Os comandos junto às portas, volante e painel estão bem localizados, inclusive o comando de regulagem dos retrovisores externos equipados com desembaçador e rebatimento automático quando o motor é desligado e o veículo é travado através da chave presencial.

Bancos revestidos de tecido são dos mais confortáveis e proporcionam ótima retenção lateral do corpo

O console central elevado possui comandos como o freio de estacionamento eletromecânico de atuação automática nas paradas com liberação pelo pedal do acelerador, e controle da central multimídia. O botão de partida está situado no painel, e em posição de fácil alcance.

Os vidros elétricos têm o obrigatório sistema anti-esmagamento e o modelo vem equipado com seis bolsas infláveis (frontais, laterais e de cortina). Faróis e lanternas traseiras são em LED e há repetidoras de setas na carcaça dos retrovisores, onde também estão instaladas câmeras que formam a visão 360° e periférica exibida na tela central. Luz embutidas nos espelhos reforçam a presença de veículos próximos. O banco do motorista tem ajustes elétricos e facilita encontrar a posição ideal de dirigir, combinação que ajuda a aproveitar as dimensões corretas de tamanho (diâmetro de 370 mm) e empunhadura do volante com comandos de controle automático de velocidade, som e outras mídias. Lamentavelmente o volante só tem ajuste de altura.

Rodas de 17 polegadas com pneus 205/50R17W

Agradável de acelerar

Acelerar o Arrizo 6 Pro é agradável e direção eletroassistida ganha peso à medida em que a velocidade aumenta. O fabricante indica aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1 s, mas não revela a velocidade máxima, que estimo ser 205 km/h levando em conta o bom Cx 0,28. Posto que uma primeira impressão ao dirigir foi feita em estradas abertas não foi possível conferir a primeira informação, muito menos confirmar a segunda… As trocas de marcha são suaves, sem trancos, sobem ao motor atingir 6.000 rpm. Este é bastante suave e pouco audível no interior.

Trocas manuais sequenciais são feitas pela alavanca seletora apenas. Os freios a disco nas  quatro rodas (dianteiros ventilados), de modulação perfeita, são “encobertos” por rodas de liga de alumínio de 17 pol. que portam pneus 205/50 R17W. O estepe é temporário estreito 125/70R16.M.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O rodar é decididamente confortável mas com um bem-vindo quê de firmeza que proporciona agilidade e precisão nas tomadas de curvas. É mais um (bom) exemplo de como a engenharia brasileira aprendeu a contornar a geralmente má qualidade do piso brasileiro pelo princípio basilar “em rio de piranhas jacaré nada de costas”.

Conclusão

O Arrizo 6 Pro constitui uma escolha racional, que não despreza a emoção, para quem busca um sedã agradável, eficiente e espaçoso, inclusive com amplo porta-malas, e para quem a pecha de carro chinês fica cada vez mais — e rapidamente — distante. Com a vantagem de ser produzido no Brasil, embora com elevado conteúdo componentes importados da China, mas que para fins práticos é um dado irrelevante, com a vantagem óbvia de continuidade e assistência técnica nos moldes conhecidos, inclusive no tocante a peças de reposição. É como é bom de andar!

WG

 

FICHA TÉCNICA CAOA CHERY ARRIZO 6 PRO 2022
MOTOR
Designação SQRE4T15B
Tipo 4-cilindros, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca roletada, turbocarregador com interresfriador, injeção no duto, flex
Diâmetro x curso (mm) 77 x 80,5
Cilindrada (cm³) 1.499
Taxa de compressão (:1) 9,5
Potência (cv/rpm, G/A) 147/150/5.500
Potência específica (cv/L, G/A) 98,1/100,1
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 21,4/1.750
Torque específico (m·kgf/L, G/A) 14,3 m·kgf/L
Comprimento da biela (mm) 136
Relação r/l 0,295
Ignição Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
TRANSMISSÃO
Câmbio WLY
Tipo Transeixo dianteiro com câmbio automático CVT de 9 marchas à frente mais ré; com conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração dianteira
Relações de transmissão (:1) 1ª 2,69; 2ª 1,68; 3ª 1,10; 4ª 0,88; 5ª 0,72; 6ª 0,61; 7ª 0,52; 8ª 0,44; 9ª 0,38; ré 0,745
Relação do diferencial (:1) 5,409
Espectro (:1) 7,078
Estol do conversor de torque (rpm) 2.200
Relação do conversor de torque (:1) 1,9
Bloqueio do conversor de torque Após 3 segundos
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de  controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro do volante de direção (mm) 370
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
FREIOS
De serviço Servoassistido a vácuo, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado (n.d.)
Traseiro (Ø mm) Disco (n.d.)
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 6,5J x 17
Pneus 205/50R17W
Estepe Temporário, roda de aço, pneu T125/70R16M
Marca dos pneus Michelin Primacy 4 nacional
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,28
Área frontal calculada (m²) 2,166
Área frontal corrigida (m²( 0,606
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.364
Carga útil 397
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.675
Largura sem espelhos 1.814
Altura 1.493
Distância entre eixos 2.650
Distância mín. do solo (vazio/carregado) 148/123
ÂNGULOS DE RODAGEM (º)
Entrada / saída 14,8 / 20,1
 CAPACIDADES (L)
Porta-malas 570
Tanque de combustível 48
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 205 (est)
Aceleração 0-100 km/h (s) 9,1
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l)
Cidade (G/A) 11/7,6
Estrada (G/A) 12,9/9,6
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na relação mais longa (km/h) 56,7
Rotação a 120 km/h, últ. marcha (rpm) 2.120
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm) 5.000 (est).
MANUTENÇÃO
Troca do óleo do motor (tempo/km) 1 ano ou 10.000
Revisões (km) 10.000
Troca do óleo do  câmbio Única com 40.000 km, inclusive filtro
GARANTIA
Veículo todo (anos) 3
Motor e câmbio  (anos) 5

 

EQUIPAMENTOS DO ARRIZO 6 PRO 2022
EXTERIOR
Espelhos com repetidoras de setas e com ajuste e rebatimento elétricos
Faróis com ajuste elétrico de altura do facho
Faróis com lanterna em LED
Lanternas traseiras e luz de freio em LED
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED
Luz traseira de neblina em LED
Moldura cromada nos vidros laterais
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo
Rodas em liga de alumínio de 17 pol
SEGURANÇA
Alarme
Alças de teto (3)
Aviso de cinto de segurança do motorista e passageiro desatado
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Freio a disco nas 4 rodas
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Indicador de portas abertas/mal fechadas
Indicador de pressão e temperatura dos pneus
Monitoramento de ponto cego
CONFORTO
Abertura/travamento das portas e alarme por controle remoto
Acabamento premium
Acendimento automático dos faróis
Ar-condicionado automático
Assistente de partida em aclives
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos
Banco traseiro com encosto rebatível
Câmera traseira
Câmeras de visão 360 graus
Comando de áudio no volante
Comando de climatização a distância
Console central total com porta-objetos e descansa-braço dianteiro
Controlador automático de velocidade de cruzeiro
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Luz ambiente panorâmica (painel e portas dianteiras)
Para-sol do passageiro com espelho
Porta-objetos nas quatro portas
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Revestimento dos bancos em tecido
Saída de climatização para o banco traseiro
Sensor de estacionamento traseiro
Teto solar elétrico
Tomada 12 V
Vidros elétricos nas 4 portas com fechamento remoto
Volante com regulagem de altura
Volante revestido de couro
TECNOLOGIA
Bluetooth
Computador de bordo com tela LCD com tela  de 10,25 pol. em cores
Destravamento das portas por sensor de aproximação, sem chave
Espelho interno prismático
Freio de estacionamento eletromecânico e função autoacionamento
Modos de condução Sport e Eco
Multimídia de 10,25 pol. com espelhamento de celular Android Auto e Apple CarPlay, controle de climatização e configurações do veículo, 6 alto-falantes, comando de voz
Partida do motor por botão com chave presencial
Portas USB (duas dianteiras e uma traseira)

 

 





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Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

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