Como enfatizado na apresentação virtual ontem (29), o furgão médio elétrico Ë-JUMPY faz parte do plano estratégico da Citroën, para os próximos quatro anos: o Citroën 4ALL. Sua chegada representa o primeiro capítulo do plano de eletrificação da Citroën e estabelece novo padrão para a sua categoria no Brasil; e o modelo é versátil, eficiente e fiel a estratégia da Citroën em criar soluções sob medida para atender às expectativas dos clientes, especialmente aqueles profissionais
O primeiro veículo 100% elétrico da Citroën no Brasil chega completo com preço público sugerido de R$ 329.990. É produzido na fábrica de Sevel Nord, na França. A Citroën. atua no mercado de veículos utilitários leves há 90 anos e reúne todo seu know-how global no Ë-JUMPY. Seu alcance é de até 330 quilômetros e pode ser conduzido por portadores de CNH categoria B. em razão da carga útil de 1.000 kg.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O Ë-JUMPY, um utilitário BEV, engloba o Conceito Cinco-Zeros:
• Zero ruído com seu rodar silencioso;
• Zero emissões de qualquer gás poluente, inclusive o CO2;
• Zero vibrações, :condução suave e com grande agilidade devido ao torque instantâneo de 26,5 m·kgf;
• Zero estresse, pela facilidade de uso e de recarga, aliada a um baixo custo de manutenção;
• Zero concessões: preservação da modularidade, do espaço interno do Jumpy a combustão, combinado com mais tecnologia de bordo, segurança e equipamentos.
Ë-JUMPY sinônimo de mobilidade verde e alto desempenho
O utilitário, agora oferecido em uma versão elétrica, já é amplamente reconhecido por sua versatilidade, dimensões, volume de carga e carga útil, que são ideais para os centros urbanos. A nova versão otimiza os custos de utilização e se distingue das demais configurações da Linha Jumpy nos pequenos detalhes. Visualmente, a diferença está no ponto de recarga situado à frente, na lateral esquerda da carroceria e o novo monograma elétrico “Ë” colocado à esquerda do nome JUMPY, na porta traseira.
Desenvolvido na plataforma modular multienergia EMP2, o Ë-JUMPY é oferecido no país em versão única, dotado de uma bateria de íons de lítio de 75 kW·h e OBC (onboard charger, carregador a bordo) de 11 kW trifásico, que garantem alcance suficiente para que o veículo percorra até 330 km com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo o Inmetro.
O uso desta plataforma modular permitiu a introdução da bateria sob o assoalho, garantindo a preservação do volume útil na versão elétrica. As baterias armazenam e fornecem a energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos disponíveis no modelo. Já o desempenho do furgão é garantido por um motor elétrico de 136 cv e 26,5 m·kgf de torque.
Por dentro, boa parte das exclusividades do Ë-JUMPY ficam estampadas em sua cabine. Entre elas, está o painel de instrumentos com tela 3.5” digital em cores, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia. Outro diferenciador encontrado nesta versão é a central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas tipo interruptor que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste dos freios.
Em termos de condução, há três opções disponíveis onde a escolha fica a critério do motorista, de acordo com a necessidade do momento. O modo Eco tem como foco a otimização do consumo de energia, o Normal garante um melhor compromisso entre alcance e desempenho, e o Power prioriza o desempenho.
Há ainda a moderna central multimídia com tela tátil de 7”(opcional), que além das já conhecidas funções de conectividade e espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay, dispõe de câmera de ré com visão 180º e vista superior do veículo, recurso chamado de Visio Park.
Recarga
Para a recarga do Citroën Ë-JUMPY, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” (Parking). O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo ainda é equipado com carregador de bordo de 11 kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.
Versatilidade e eficiência: diferenciadores do furgão elétrico Citroën
O Ë-JUMPY não renuncia a nenhum dos atributos que fazem o sucesso da versão a combustão e este é um grande diferenciador do modelo. Isso porque o utilitário possui todas as vantagens de arquitetura que fazem da linha Jumpy uma ferramenta de trabalho ideal — dimensões reduzidas, oferece modularidade, ergonomia, amplo espaço interno e uma capacidade de carga otimizada aliadas à propulsão elétrica. Ao unir o melhor dos dois mundos, o Citroën Ë-JUMPY estabelece uma nova dimensão de conforto.
Entre as principais características que colocam o modelo em posição de destaque estão:
• Autonomia de até 330 km em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo o Inmetro;
• Recarga rápida: até 80% em 45 minutos;
• Volume de carga de 6,1 m³ e 1 tonelada de capacidade de carga, a melhor otimização de carga para a logística urbana;
• Largura de 1,25 m entre as caixas de rodas: o que permite o transporte de paletes, por exemplo;
• Fácil manuseio de carga: portas traseiras com abertura 180° e porta lateral deslizante;
• Agilidade e eficiência: altura de 1,94 m, que garante fácil acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagens;
• Freios regenerativos que otimizam o alcance do veículo;
• Dirigibilidade superior: experiência de condução de veículo de passeio;
• Tecnologias a serviço da segurança e do conforto;
• Garantia: 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para a bateria de tração.
Outro importante destaque do Citroën Ë-JUMPY é a oferta de três confortáveis lugares na cabine, entrada USB, porta-copos e diversos porta-objetos.
Tecnologias a serviço da segurança e do conforto
O novo integrante da família Jumpy traz itens adicionais “além do que se vê”. Ou seja, além das diferenças visuais presentes externamente e no posto de comando, o Ë-JUMPY agrega equipamentos exclusivos que potencializam a segurança e o conforto, tornando a experiência a bordo ainda mais especial e completa.
• Três confortáveis lugares na cabine (motorista e dois passageiros);
• Monitoramento de pressão dos pneus
• Acendimento automático dos faróis;
• Freio de estacionamento eletromecânico;
• Sensor de chuva e acionamento automático do limpador de para-brisa;
• Três modos de condução (Eco, Normal, Power);
• Quadro de instrumentos e-Cluster com mostrador em cores de 3.5”;
• Seletor de marchas tipo interruptor
• Sensor de estacionamento traseiro;
• Cabo Modo 2 para carga de emergência;
• Multimídia de 7” e Visio Park, a câmera de ré com visão 180° (opcionais);
• Cores: branco Banquise (sólida) e cinza Artense (metálica).
No quesito segurança, o Citroën Ë-JUMPY conta ainda com itens igualmente importantes que são compartilhados com as demais versões da linha Jumpy, como assistente de partida em rampa, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, bolsa inflável dupla frontal com pontos de proteção para os três ocupantes dos bancos dianteiros, indicador de fadiga, luzes de rodagem diurna integradas, controlador automático de velocidade de cruzeiro, e limitador de velocidade.
O conjunto de suspensões assegura a precisão da trajetória do veículo, ao mesmo tempo que garante a qualidade do amortecimento. Na dianteira, há uma robusta suspensão independente McPherson com barra antirrolagem, enquanto na traseira a suspensão independente é do tipo triângulo oblíquo. As duas suspensões, combinadas, permitem suportar uma carga útil de até 1.000 kg.
O posto de condução preserva as qualidades já conhecidas da linha Jumpy para garantir deslocamentos do dia a dia agradáveis, o que inclui uma posição de condução alta que permite excelente visualização da estrada, bancos que proporcionam alto conforto, espaço generoso e painel de instrumentos ergonômico, otimizado especialmente para a condução do veículo elétrico.
Ecossistema da mobilidade: soluções com foco no cliente profissional
O Citroën Ë-JUMPY não chega sozinho! Representante do capítulo inicial do plano de eletrificação da marca no país, o furgão vem acompanhado de uma série de soluções pensadas em cada momento da jornada desse perfil específico de cliente.
Conheça as principais iniciativas que integram esse ecossistema:
• Economia de 60% no plano de revisões em relação a versão a combustão;
• Garantia de 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para a bateria de tração;
• Descarte de baterias: o Ë-JUMPY nasce com um projeto já estabelecido em parceria com a Faarte, com ativação por meio do fluxo de atendimento cliente-concessionário;
• CXC – Customer Experience Center: referência para veículos elétricos, localizado em Betim, MG;
• E-Centers em São Paulo e Rio de Janeiro, com forte plano de expansão em 2022
• Capacitação de 100% da rede de concessionárias Citroën para reparos e revisões em veículos elétricos, a partir do início de 2022;
• Call center dedicado e prioritário para elétricos; Roadside Assistance em território nacional, 24-horas, 7 dias por semana.
Em termos de soluções de carregamento, a Citroën garante uma cadeia de recursos por meio de parcerias, como:
• WEG –Empresa certificada e homologada da Citroën para oferta completa de infraestrutura, soluções de recarga e consultoria personalizada para os clientes profissionais. Multinacional brasileira, a WEG é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.
• CART & TUPINAMBÁ –Para ter acesso facilitado a rede de eletropostos, o cliente contará com suporte da plataforma CART, do Grupo Stellantis. Essa tecnologia de mapeamento dos pontos de recarga é fruto de mais uma parceria firmada pela marca, desta vez com a Tupinambá, principal firma de constituição recente de infraestrutura de eletromobilidade nacional.
Junto com eles, a Citroën garante a exibição de mais de 750 pontos de recarga por todo o Brasil através do aplicativo, e o melhor: todos eles são auditados pela equipe Tupinambá, a fim de entender se o equipamento está realmente em funcionamento.
Histórico de sucesso no segmento profissional
A Citroën é incontestavelmente um importante protagonista do mercado de comerciais leves. É difícil esquecer as silhuetas singulares que marcaram a história do automóvel, como 2CV caminhonete, Type H, C15 ou Berlingo. Um desempenho sustentado por produtos com forte personalidade, que se diferenciam pelo aspecto prático e o conforto exemplar. Modelos inspirados nas utilizações dos clientes, oferecendo diversas possibilidades de adaptação para atender às necessidades de cada profissional.
A Citroën entende que um cliente profissional não tem as mesmas demandas e expectativas que um cliente particular. Partindo desse entendimento, foram desenvolvidos centros de atendimento e compromissos exclusivos para esse perfil de cliente. Assim, a Citroën demonstra sua vontade de oferecer padrões diferenciados em termos de acolhimento, personalização e conforto a serviço de uma experiência única.
Citroën Jumpy: referência em furgões médios
Lançado em 2017 e com mais de 8.000 exemplares vendidos no país, o Citroën Jumpy trouxe ao mercado brasileiro um furgão médio versátil, robusto e com uma grande capacidade de carga. A gama Jumpy oferece uma linha de produtos equilibrada e disponibilizada em três versões: Cargo, Vitré (com vidros) e Minibus, e as três fazem do Citroën Jumpy o parceiro indispensável para uma clientela profissional com necessidades variadas.
Com a chegada do Ë-JUMPY ao mercado nacional, a Citroën reforça ainda mais seus valores de inovação e sustentabilidade. Essa entrega exclusiva proporcionada pela versão elétrica do modelo permite à marca, que é referência no segmento de veículos utilitários leves no mundo e no Brasil, garantir aos clientes de perfil profissional e frotistas soluções concretas para os novos desafios de mobilidade, e com alcance suficiente para percorrer a maioria dos trajetos.
É uma nova maneira de realizar as mais diversas atividades do uso profissional, de forma e econômica. E a Citroën se orgulha por atuar como uma importante ponte nesse processo de transição energética, entregando um produto completo e extremamente atraente.
Conclusão
O furgão elétrico Ë-JUMPY é sem dúvida alguma uma boa solução de transporte de carga na cidade, em que nesse tipo de uso veículos costumam “dormir” na garagem e podem ter a bateria recarregada para a jornada seguinte. Eu gostaria de ter mais informações por parte da Citroën, por exemplo, peso em ordem de marcha, que com a carga útil de 1.000 kg explica o consumo algo elevado de 75 kWh para percorrer 330 km em condição totalmente carregado,, o que indica 4,4 kWh/km. E informações de desempenho. Mais do que minha curiosidade por dados técnicos, temos no AE imensa satisfação e o dever de compartilhá-los com o leitor.
BS