A Ford realizou esta semana a primeira exibição estática da picape cabine-dupla Maverick, prevista para chegar ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2022. O modelo será lançado na versão-topo Lariat FX4, de perfil off-road, com atributos para atrair tanto os fãs de aventura quanto aqueles que querem um veículo de uso predominantemente urbano. Essa versatilidade deverá ser um dos diferenciadores da nova picape no segmento, segundo a Ford.
A Maverick é importada do México, da fábrica de Hermosillo, onde o Bronco é fabricado. Resultado do acordo de comércio bilateral entre o Brasil e aquele país da América do Norte, carros importados de lá são isentos do Imposto de Importação de 35%.
A estrutura e monobloco e a Maverick mede 5.072 mm de comprimento, 1,844 mm de largura (da carroceria; 2.121 mm com espelhos), 1;745 mm de altura e 3.076 mm entre eixos, A distância mínima do solo é 207 mm e a capacidade de carga, 681 kg.
O motor é o 4-cilindros de 2 litros EcoBoost (turbo), a gasolina, de 253 cv a 5.500 rpm com torque de 38,3 m·kgf .a 3.000 rpm. Na portinhola do bocal do tanque é informada o octanagem mínima 92 RON, ou seja, gasolina comum ou comum aditivada; a taxa de compressão é 9,3:1. Câmbio, automático epicíclico de 8 marcha com reduzida e a tração é integral, permanente nas quatro rodas (AWD). A seleção de marchas é por botão giratório no console de túnel.
A suspensão é independente nas quatro rodas, McPherson na dianteira e multibraço, na traseira, e os freios são a disco na frente e atrás. A direção é eletroassistida. O tanque de combustível é de 62 litros, capacidade razoável para o consumo urbano de 9,3 km/l e rodoviário,, de 12,3 km/l, que pode proporcionar alcance de até 762 km. Os dados são estimados pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA, cuja metodologia de medição de consumo é igual nossa norma NBR 7024, embora com gasolina E0 de mesma octanagem (95 RON) da nossa gasolina comum aditivada.
O design moderno e robusto da Maverick segue a tendência da atual linha global de picapes da Ford. A frente com faróis em formato de C invertidos, unidos por uma barra dupla horizontal, é inspirada na F-150. As grandes lanternas traseiras exibem um grafismo semelhante. As rodas de liga leve de 17 polegadas, com desenho esportivo e na cor preta, receberam pneus de uso misto (Scorpion ATR) da Pirelli.
Com o conjunto formado por motor 2-L EcoBoost, tração integral e câmbio automática de oito marchas, a Maverick não deverá desapontar os apreciadores de desempenho com uma esportividade que vai muito além do visual. A picape recebeu o selo “Raça Forte”, que significa que ela atende também todos os requisitos de eficiência e durabilidade que compõem o DNA da família de picapes da marca. Entre outros itens, ela virá equipada com lança de engate removível e pré-instalação elétrica para puxar reboque, obviamente para aproveitamento máximo da capacidade de carga e de tração — peso rebocável 1.816 kg.
Se por fora a Maverick é uma picape esportiva e imponente, por dentro revela o espaço e conforto de um suve para todos os ocupantes. O design inteligente do interior chama a atenção pelo estilo e versatilidade. Em todos os espaços nota-se a preocupação com o uso funcional, trazendo soluções criativas como o compartimento sob o banco traseiro para guardar objetos em viagens e no dia a dia., ou para transportar objetos altos na cabine.
O painel digital, o volante multifuncional, o console, os bancos com acabamento em duas cores e a tela multimídia de 8 pol. são outros itens diferenciados da cabine. Como os demais modelos da marca, a Maverick terá conectividade de série com o aplicativo FordPass, que coloca informações e comandos remotos na palma da mão para facilitar a vida do usuário e criar uma interação completa com o veículo.
Na caçamba, a picape traz um conceito inovador, chamado flexbed, (caçamba flexível) que aumenta a flexibilidade para transportar diferentes tipos de equipamentos e bagagem. Acessórios como arco de proteção (“santantônio”), defletor de teto e da traseira, estribos laterais, porta-objetos, cobertura elétrica da caçamba, e amortecedor hidráulico para evitar a “queda” da tampa da caçamba ao abrir, estarão disponíveis. A tampa pode ser mantida aberta em vários ângulos da vertical à horizontal e a janela corrediça na retaguarda da cabine tem acionamento elétrico. A cabine tem também encaixes que permitem a fixação de porta-objetos personalizados, criados com impressoras 3D.
A Maverick terá uma paleta de cores exclusiva, com dez opções que realçam o seu perfil esportivo: vermelho Aurora, laranja Delhi, azul Malacara, azul Lyse, azul Indianápolis, cinza Torres, cinza Dover, prata Orvalho, branco Ártico, e preto Astúrias.
Outras informações, como dados de desempenho e preço, serão divulgadas mais próximo do lançamento.
BS