• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae ELETROentusiastas

VOLVO XC60 MUDA O VISUAL E AGREGA MAIS TECNOLOGIA

MODELO MAIS VENDIDO DA MARCA SUECA EM TODO O MUNDO SE ATUALIZA E RECEBE O NOVO SISTEMA DE INFOTENIMENTO DO GOOGLE, ALÉM DE QUADRO DE INSTRUMENTOS COM MAPA INTEGRADO

identicon por Bob Sharp
11/11/2021
em ELETROentusiastas, Lançamentos
Fotos: Divulgação Volvo/Fabio Aro

Fotos: Divulgação Volvo/Fabio Aro

Símbolo da Volvo Cars em todo o mundo, o XC60 é um ícone e carrega toda a herança da marca sueca em luxo, sofisticação, potência e segurança. Não é à toa que é o modelo mais vendido da marca, referência em design e tecnologia. E chega à linha 2022 repleto de novidades, por dentro e por fora.

O novo Volvo XC60 foi apresentado para a imprensa, em São Paulo, nesta terça-feira (9/11)

Os inconfundíveis faróis com o “Martelo de Thor” estão perfeitamente agregados ao novo para-choque dianteiro, que recebe um desenho único e exclusivo para cada uma das quatro versões: Recharge Inscription Expression (R$ 399.950), Recharge Inscription (R$ 429.950), Recharge R-Design (R$ 439.950) e Polestar Engineered (R$ 466.950).

A grade cromada com novo desenho reforça o robusto visual dianteiro. O design exterior ainda vem com novas rodas e para-choque traseiro com saídas de escapamento escondidas. Com quatro novas opções de cores, os consumidores agora tem um total de oito opções disponíveis: cinza Platinum, prata Dawn, azul Denim, cinza Thunder, branco Crystal, cinza Pine Grey, preto Onyx e vermelho Fusion.

Por dentro, toda a sofisticação escandinava em cada detalhe. O painel de instrumentos traz novas opções de design, deixando tudo ainda mais prático para o motorista, que terá à disposição diferentes tipos de visualização, incluindo a projeção do mapa do percurso.

Linhas elegantes e com forte personalidade

O modelo ainda recebe a moderna Câmera 360º, que facilita as manobras em qualquer ambiente e permite ver movimentação de pessoas em torno do veículo, vem com o prático projetor de dados no para-brisa, como velocidade e outras informações, e o carregador de bateria de smartphones por indução.

O XC60 passa a ser equipado com avançado sistema de purificação de ar PM 2,5, que filtra contaminantes que chegam à cabine. A filtragem é realizada por meio de ionizadores de ar e forças eletrostáticas, que eliminam e retém as partículas, eliminando cerca de 95% das partículas com dimensões menores que 2,5 micrômetros.

Novos materiais interiores, incluindo opções luxuosas sem couro, como o estofamento premium em mescla de lã e poliéster reciclado Midnight Zinc ou Slate oferecem mais possibilidades de personalização.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O XC60 vem também com dois novos recursos de assistência do condutor. O Pronto para Andar emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha reiniciado a marcha. E o Assistente de frenagem de Emergência. que irá parar o veículo caso o motorista não reaja a nenhum dos alertas emitidos pelo sistema.

Potência e alcance em modo elétrico

O XC60 é um veículo híbrido e equipado com o potente sistema Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros de 320 cv, mais um motor elétrico de 87 cv, que gera torque instantâneo nas rodas traseiras. Combinados, os motores geram anotável potência de 407 cv e o elevado torque de 65,2 m·kgf, que fazem este suve acelerar da imobilidade a 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. É aceleração de carro esporte que além do prazer de senti-la, é garantia de rápida evasão em caso de ameaça de qualquer natureza.

Para utilizar com segurança toda essa potência, o XC60 conta com sofisticadas suspensões independentes. A dianteira é por braços triangulares superpostos, a melhor solução para conciliar conforto de rodagem com geometria ideal para máximo contato dos pneus com o piso em qualquer condição de utilização do veículo Já a traseira é multibraço para geometria otimizada, tendo como destaque a mola transversal única de compósito de fibra de vidro que atende os dois lados da suspensão traseira.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O híbrido plug-in Recharge da Volvo oferece todos os benefícios de um motor a gasolina de alto desempenho e baixa emissão com um motor elétrico que fornece energia sob demanda com emissões ultrabaixas de CO2 e com alcance de mais de 40 quilômetros em modo elétrico puro. A bateria de íons de lítio tem capacidade de 11,6 kW·h.

Todos os modelos eletrificados da Volvo Cars recebem a denominação Recharge, indicando que são veículos plug-in, ou seja, que podem ter a bateria carregada numa tomada.

Conectividade e infotenimento do Google

O novo Volvo XC60 vem com o inovador sistema de infotenimento alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados, tornando o Volvo mais inteligente do que nunca.

O intuitivo sistema de infotenimento de próxima geração oferece ao motorista uma personalização sem precedentes e uma conectividade incomparável, que é ainda mais aprimorada através da introdução de um novo pacote de Serviços Digitais.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A peça central do pacote de Serviços Digitais é o acesso aos aplicativos e serviços do Google, que oferecem ajuda prática como uma melhor navegação da classe através do Google Maps, uma ampla oferta de aplicativos nativos no carro via Google Play e o já conhecido, Assistente Google.

Com o Assistente Google o motoristas pode usar a voz para comandar funções, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.

Liderança em segurança reafirmada

A liderança da Volvo no campo da segurança automobilística é reafirmada em cada novo modelo, e não poderia ser diferente no XC60. A plataforma SPA resultou nos carros Volvo mais fortes até agora devido ao uso extensivo de aço boro, bem como numerosos sistemas de segurança projetados para proteger as pessoas dentro e fora do carro.

Rodas de 20 polegadas “enchem” bem a lateral e o diâmetro de 71,6 cm da roda completa ajuda a mitigar os efeitos de pavimentação irregular

O XC60 agora vem equipado com a mais recente plataforma de sensores ADAS (siga em inglês de Sistema Avançado de Assistência ao Motorista) da Volvo Cars, um moderno e escalável sistema de segurança ativa que consiste de uma série de radares, câmeras e sensores ultrassom.

Esta plataforma permite o desenvolvimento e implantação de sistemas de segurança ativos no XC60, como a frenagem automática e prevenção de colisões. Também permite o suporte suave do motorista desde a paralisação até as velocidades da rodovia, através da função Pilot Assist. 

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Além disso, o Volvo XC60 vem de série com o sistema Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e comodidade que oferece assistência 24-horas, auxílio de emergência. Extremamente útil, permite ao motorista, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar a carga da bateria, trancar e destrancar as portas, climatizar a cabine a distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Veja as seguir a ficha técnica e a extensa lista de equipamentos, tudo de série.

BS

 

FICHA TÉCNICA NOVO VOLVO XC60 RECHARGE PLUG-IN HYBRID INSCRIPTION
MOTOR
Designação T8 Plug-in Hybrid
Descrição L-4, dianteiro transversal, gasolina + motor elétrico, turbocarregador e supercarregador, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, gasolina 95 RON ou 98 RON
Cilindrada (cm³( 1.969
Diâmetro x curso (mm) 82 x 93,2
Potência máxima (cv/rpm) 407 / 5.700
Torque máximo (mkgf/rpm) 65,3 / 2.200~5.400
Taxa de compressão (:1) 10,3
SISTEMA DE TRAÇÃO
Tipo eAWD
SUSPENSÃO
Dianteira Independente por triângulos superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola transversal de lâmina única  de compósito de fibra de vidro, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,4
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 345
Traseiros (Ø mm) Disco / 320
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 8Jx20
Pneus 255/45R20 (Michelin Attitude Sport3)
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,32
Área frontal (calculada, m²) 2,52
Área frontal corrigida (m²) 0,806
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.708
Largura sem/com espelhos 1.902 / 2.117
Altura 1.658
Distância entre eixos 2.865
Bitola dianteira/traseira 1.649 / 1.653
Distância mínima do solo 216
ANGULOS (º)
Entrada 23,1
Saída 25,5
Transposição de rampa 20,8
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 5,3
Velocidade máxima (km/h) 180 (limitada)
PESO E CAPACIDADES
Peso em ordem da marcha (kg) 2.174
Capacidade do porta-malas (L) 469 (Norma V211-2)
Tanque de combustível (L) 70

 

EQUIPAMENTOS NOVO VOLVO XC60 RECHARGE PLUG-IN HYBRID  INSCRIPTION
ÁUDIO E NAVEGAÇÃO
Carregador para smartphone por indução
Conexões: 2 USB e Bluetooth
Google Automotive Service (Google Assistant / Google Maps / Google Play Store)
Sistema de áudio High Performance: 10 alto-falantes com subwoofer – 225 watts
BANCOS
Bancos dianteiros com ajuste de apoio de coxas elétrico
Bancos dianteiros com regulagem elétrica, inclusive lombar, e memória
Bancos dianteiros revestidos parcialmente em couro Soft Perfurado com ventilação
Bancos dianteiros com ventilação e aquecimento
CLIMATIZAÇÃO
Ar-condicionado digital de duas zonas
Filtro de ar de cabine PM2,5
Teto solar panorâmico elétrico
INSTRUMENTOS
Alerta de colisão frontal e traseira
Alerta de fadiga do motorista
Alerta de mudança de faixa
Alerta de ponto cego com alerta tráfego transversal à retaguarda
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6)
Frenagem automática com visão noturna
Frenagem autônoma de emergência
Painel central de LCD de 9″, tátil antirreflexivo
Painel de instrumentos digital de 12,3″ personalizável
Projetor de dados no para-brisa
SEGURANÇA
Sistema de proteção contra impactos laterais
Sistema de proteção contra saída da estrada
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (anula o efeito-chicote)
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
SISTEMAS DE TRAVAMENTO E PREVENÇÃO
Alarme com sensor de movimento interior
Sistema de travamento, destravamento e partida sem chave
SISTEMAS DE AUXÍLIO E TECNOLOGIA
Assistente de condução
Assistente de partida em aclive
Câmera traseira
Configurador de modos de condução
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
Controle de descida
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Visão 360º (dianteira, traseira e laterais)
Volvo on Call
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO
Faróis autodirecionais
Faróis com acendimento automático
Faróis de LED com nivelamento automático
Luzes de rodagem diurna de LED
INTERIOR E EXTERIOR
Espelhos retrovisores de acionamento elétrico retráteis com desembaçador e memória
Espelhos retrovisores interno e externos com escurecimento automático
Friso lateral com inscrição “Recharge”
Manopla da alavanca seletora do câmbio em cristal marca “Orrefors®”
Painel revestido
Soleiras de portas com inscrição “Recharge”
RODAS
Rodas de liga de alumínio 20” Black Diamond (Roda R17C) + pneus 255/45R20
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM
Kit de reparo de pneu
Tomada de 12 V
Próximo
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz AG

MERCEDES-BENZ REGISTRAVA HÁ 50 ANOS A PATENTE DO AIRBAG

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17