Bob Sharp esteve no lançamento para a imprensa do novo Fiat Pulse, realizado no Circuito Panamericano, nome do novo campo da provas da Pirelli, no municio paulista de Elias Fausto, 125 km a noroeste da capital, e escreveu suas impressões ao dirigir o primeiro suve nacional da Fiat. Sei que num campo de provas é possível avaliar muitas características dinâmicas do carro, mas o melhor mesmo é no uso do dia a dia, passando pelas lombadas e valetas conhecidas, anda e para do trânsito das grandes cidades, calor interno após horas estacionado e quão eficaz é o ar-condicionado para trazer a cabine à temperatura de conforto, e por aí vai. E foi para isso que o AE recebeu o novo Fiat Pulse na versão-topo Impetus, com motor turbo flex 1-litro e câmbio automático de 6 marchas.
Se preferir assista primeiro ao vídeo gravado na região de Joaquim Egídio em Campinas, SP:

Motor T200
O Pulse faz a estreia no Brasil do motor tricilindro da família GSE de 999 cm³. A modernidade do motor começa no cabeçote de alumínio com 4 válvulas por cilindro, monocomando com variação de fase na admissão através do sistema MultiAir III que faz a alteração de tempo e levantamento das válvulas. O bloco também é de alumínio e os pistões têm aplicação de camada de grafite na saia para redução de atrito. O turbocarregador é do fabricante BorgWarner e o interresfriador ar-água possui um circuito de circulação independente, onde o líquido de arrefecimento sai diretamente do radiador para o interresfriador e dali retorna ao tanque de expansão, conseguindo assim maior eficiência no resfriamento do ar já comprimido.

Apesar de o sistema de controle de abertura de válvulas ser o principal mecanismo de controle da aceleração, o sistema ainda utiliza uma borboleta de aceleração para propiciar vácuo no coletor de admissão, que é utilizado para evacuar os gases do cárter do motor (blow-by), para a câmara de vácuo do servo-freio, e para intensificar o freio-motor.
A potência máxima é de 125/130 cv a 5.750 rpm e o torque máximo, de 20,4 m·kgf aparece a 1.700 rpm, nesse caso independente de estar com gasolina ou álcool no tanque. Nos primeiros 400 quilômetros utilizei álcool e a partir daí passei a abastecer com gasolina. Foram 1.100 km rodados em uma semana. No trecho padrão entre São Paulo e Campinas pela Rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h real com controle de velocidade de cruzeiro acionado o consumo foi de 10,6 km/l, um consumo considerado apenas bom, nenhuma surpresa, pois a Fiat homologou junto ao Inmetro 14,6/10,2 km/l no ciclo rodoviário e 12,0/8,5 km/l, no ciclo urbano.

Com relação ao consumo de combustível a crítica fica para a precisão do computador de bordo na função autonomia. O sistema alerta a necessidade de reabastecer aos 90 km de alcance e bem antes de rodar os 90 km, o sistema já indica 0 km de alcance, mesmo não tendo alterado o modo de condução ou situação de tráfego. Algo que a engenharia da Fiat precisa rever para não criar falsas expectativas e frustrações aos consumidores, podendo levar a uma pane seca.

O câmbio automático CVT que oferece sete marchas definidas tem desempenho satisfatório no modo automático e com possibilidade de trocas de marchas de modo sequencial pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. Em situações de trânsito moroso de baixa velocidade é mais prazeroso utilizar o modo manual, evitando o incômodo escorregamento de trocas de marchas do CVT e do conversor de torque antes de atingir o ponto de bloqueio. Em acelerações mais vigorosas e principalmente ativando o modo Sport através do conveniente botão vermelho no raio direito do volante o carro fica mais responsivo e agradável de dirigir.

Conforto ao dirigir
Há muitas discussões se o novo Fiat Pulse é uma plataforma nova ou apenas uma extensão da antiga. Quando da apresentação da arquitetura MLA em maio houve um grande debate entre jornalistas e executivos da Fiat. Agora, vendo o carro no elevador é possível entender que as linhas de carga que norteiam a dissipação da energia de impacto frontal pela carroceria foram ligeiramente alteradas. Por outro lado, os principais black metal (peças metálicas pretas) da suspensão são similares aos utilizados na linha Argo/Cronos. Isso não quer dizer que são as mesmas peças, pois podem ter características de rigidez ou geometria diferenciada que é impossível determinar a olho nu.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Deixando a técnica construtiva de lado e partindo para o resultado dinâmico, o novo suve mostrou um ótimo equilíbrio entre conforto e estabilidade. A rolagem lateral da carroceria é minimizada e mesmo ao forçar um pouco mais a velocidade em curvas o carro tem resposta neutra com leve tendência a sair de frente. A direção tem resposta precisa e os ângulos de esterço não são exagerados, e mesmo assim não se nota os demais ocupantes balançando a cabeça lateralmente a cada ondulação, o que é muito bom. Tudo se traduz em maior conforto a bordo.
A rodagem mostra bom equilíbrio de movimentação entre os eixos e a dinâmica de transpor lombadas ficou perfeita. A combinação de amplitudes de trabalho da suspensão dianteira com a traseira, atrelado aos 2.532 mm de entre eixos deixou o carro bem balanceado. É notório o foco dos engenheiros da Fiat em deixar o carro confortável para o uso familiar, com boa maciez e sem ser molenga.
Para obter uma nota maior faltou melhor isolação do ruído de rodagem, principalmente aquele oriundo do eixo traseiro. Em velocidades acima de 80 km/h é possível notar o ruído reverberando na parte traseira da carroceria. E esse leve incômodo cresce com o aumento da velocidade, ficando pior em decorrência da qualidade e rugosidade do asfalto. O veículo testado estava equipado com pneus Pirelli Cinturaro P7 205/50R17. Em contrapartida, o ruído do motor é muito bem isolado e as frequências que chegam à cabine são somente aquelas que agradam e não as que incomodam.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conforto e segurança a bordo
Os bancos do novo Fiat Pulse receberam muitas melhorias na sua forma construtiva e de estruturação, trazendo maior segurança aos ocupantes e também mais conforto. Após longo período conduzindo não notei nenhum cansaço ou desconforto causado por pressões excessivas no corpo. Em curvas com maior aceleração lateral a sustentação do banco também é muito boa. Na traseira o espaço é suficiente para dois adultos, pois o terceiro ocupante fica sempre com o prejuízo do túnel central para acomodar os pés. São dois pares de fixação Isofix com ancoragem superior para bancos infantis.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O sistema de ar-condicionado com ajuste automático de temperatura tem funcionamento silencioso e fácil operação. O ponto a ser melhorado fica no tempo exagerado para baixar a temperatura da cabine após ficar estacionado sob sol intenso e ambiente acima de 30 ºC. Ao atingir a temperatura de conforto ela é mantida com eficiência.

Os novos sistemas de ajuda ao motorista instalados no Pulse Impetus são muito mais do que uma simples ajuda, incorporam mais segurança e proporcionam conforto ao dirigir. O sistema de permanência em faixa é ajustável em três níveis de sensibilidade, e ainda tem a facilidade de ser desabilitado através de interruptor no console central. O aviso de obstáculo à frente emite um apito e aparece no quadro de instrumentos o alerta “FREIO” em letras garrafais, se nenhuma ação for tomada pelo motorista acontece a frenagem autônoma de emergência. O controle de velocidade de cruzeiro é convencional e há limitador de velocidade.
A engenharia da Stellantis dedica especial atenção ao desenvolvimento de espaços para acomodar objetos no interior do veículo, e no Pulse foi igual. São diversos compartimentos nas portas, console central e um porta-luvas de volume bem generoso. Até um local para a chave presencial foi elaborado no console.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conectividade
A central multimídia utiliza o novo software da Fiat, já apresentado no lançamento da picape Toro, e pode ser configurada pelo usuário para melhor uso. Conta com navegador e GPS residente, entre outros recursos. A conexão com smartphone é sem fio para Android Auto e Apple CarPlay coma vantagem do carregador por indução para bateria de celular, dispensando assim a necessidade de cabos no console central. A operação de toda central é muito fácil e intuitiva. O pareamento do celular é feito com facilidade e ao entrar no carro o celular é rapidamente conectado.

O quadro de instrumentos tem grafismo moderno com conta-giros central e velocidade digital ao centro. A cor do mostrador é alterada de acordo com o modo de condução, e há várias páginas do computador de bordo que podem ser apresentadas no lugar do conta-giros. A página de “Performance” apresenta a % de potência do motor, % de turbo e força G, com velocímetro acima e barra linear abaixo para a rotação do motor.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O sistema de som tem boa resposta acústica através dos alto-falantes nas quatro portas e tweeter adicional na base da coluna dianteira. Ponto positivo para o ajuste de volume no console central com comando giratório. E os demais comandos são botões mecânicos que facilitam a operação com carro em movimento.

Design
Como dito no início desta matéria, o Bob forneceu boa descrição do conteúdo e versões, portanto para não ser repetitivo vou me concentrar nas minhas observações. Externamente o carro é bem atraente, principalmente nessa cor azul com teto cinza claro. Uma solução mais bonita e mais inteligente do que o teto preto que tende a deixar o interior mais quente sob sol.

Ao abrir a porta nota-se interior é bem desenhado com tons contrastantes e texturas diferenciadas em cada peça, dando um resultado bem agradável. Até peças em locais de menor visibilidade, como a lateral inferior do console frontal,recebem a textura, um pequeno detalhe que faz muita diferença no conjunto.

Conclusão
O Pulse é um carro novo no mercado e o primeiro suve nacional da Fiat que desde sua primeira aparição atraiu muitas atenções, e após o seu lançamento e anúncio dos preços, o interesse aumentou e a procura pelos modelos nas concessionárias segue em alta.

É um carro desenhado por engenheiros brasileiros e bem adequado ao uso em nossas vias, traz um motor moderno aliado ao desenho com muitos atrativos e recheado de tecnologia e segurança, diferencial que certamente irá atrair o público mais jovem.
Os preços das cinco versões apresentadas no lançamento seguem inalterados:
Drive 1.3 manual – R$ 79.990
Drive 1.3 automático – R$ 89.990
Drive Turbo 200 automático – R$ 98.990
Audace Turbo 200 automático – R$ 107.990
Impetus Turbo 200 automático – R$ 115.990 (versão testada)
GB
| FICHA TÉCNICA PULSE IMPETUS 200 TURBO AUTOMÁTICO | |
| MOTOR | |
| Descrição | L-3, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, monocomando com variador de fase, corrente, controle de abertura das válvulas de admissão MultiAir III, 4 válvulas por cilindro, turbocarregador BorgWarner com interresfriador e válvula de alívio elétrica, injeção direta, flex |
| Cilindrada (cm³) | 999 |
| Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 |
| Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 125 / 130 / 5.750 |
| Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4 / 1.700 (G ou A) |
| Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
| Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
| Comprimento da biela (mm) | 149,3 |
| Relação r/l | 0,289 |
| GERENCIAMENTO DO MOTOR | |
| Injeção | Vitesco eletrônica digital |
| Ignição | GPEC IV LM |
| TRANSMISSÃO | |
| Câmbio | Automático CVT de 7 marchas, conversor de torque, tração dianteira |
| Relações das marchas (:1) | 1ª 2,27; 2ª 1,74; 3ª 1,34; 4ª 1,07; 5ª 0,85; 6ª 0,68; 7ª 0,54; ré 2,60 a 0,42 |
| Relação de diferencial (:1) | 5,698 |
| Estol do conversor de torque (rpm) | 2.200 |
| SUSPENSÃO | |
| Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
| Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
| DIREÇÃO | |
| Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
| Relações de direção (:1) | n.d. |
| Número de voltas entre batentes | 2,9 |
| Diâmetro do volante (mm) | 370 |
| Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,5 |
| FREIOS | |
| Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/257, pinça flutuante |
| Traseiros (Ø mm) | Tambor/203 |
| Atuação | Hidráulica, ABS. duplo-circuito em diagonal |
| RODAS E PNEUS | |
| Rodas | 7Jx17 |
| Pneus | 205/50R17V |
| Marca | Pirelli P7 ou Bridgestone Ecopia |
| CONSTRUÇÃO | Monobloco de aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
| AERODINÂMICA | |
| Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
| Área frontal (calculada, m²) | 2,24 |
| Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
| DIMENSÕES (mm) | |
| Comprimento | 4.099 |
| Largura | 1.774 |
| Altura | 1.579 |
| Distância entre eixos | 2.532 |
| Bitola dianteira/traseira | 1.490/1.510 |
| Vão livre entre os eixos | 224 |
| Distância mínima do solo | 196 |
| ÂNGULOS | |
| Entrada (º) | 20,4 |
| Saída (º) | 31,5 |
| Transposiçõ de rampa (º) | 21,3 |
| PESOS (kg) | |
| Em ordem de marcha | 1.234 |
| Carga útil | 400 |
| Máximo rebocável sem/com freio | 400 / n.d. |
| CAPACIDADES (L) | |
| Tanque de combustível | 47 |
| Porta-malas | 370 |
| CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
| Cidade (km/l, G/A) | 12,0/8,5 |
| Estrada (km/l, G/A) | 14,6/10,2 |
| DESEMPENHO | |
| Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,7/9,4 |
| Velocidade máxima (km/h, G/A)) | 187/189 |
| CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
| v/1000 em 7ª (km/h) | 37,8 |
| Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) | 3.170 |
| Rotação à vel. máxima em 7ª (rpm) | 6.290 |
| GARANTIA | |
| Termo (meses) | 36 |
| EQUPAMENTOS PULSE IMPETUS 200 TURBO AUTOMÁTICO |
| Acesso ao interior sem chave |
| Abertura elétrica do bocal de abastecimento |
| Acelerador elétrico de comando eletrônico |
| Auxílio ao motorista: frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto/baixo |
| Ajuste de altura e distância do volante |
| Alerta de cinto de segurança desatado nos cinco lugares |
| Alerta de velocidade e manutenção programada |
| Alto-falantes dianteiros (2), traseiros (2) e antena |
| Apoios de cabeça com regulagem de altura nos 5 lugares |
| Ar-condicionado automático e digital |
| Assistente de partida em aclive |
| Banco do motorista com regulagem de altura |
| Banco traseiro bipartido 60:40 e com assentos rebatíveis |
| Bancos revestidos de couro |
| Barras longitudinais no teto |
| Bolsas infláveis (4): 2 frontais, 2 tórax e cabeça |
| Borboletas para troca de marchas |
| Câmbio automático CVT de 7 marchas |
| Câmera traseira em alta definição com linhas de trajetória |
| Carcaça dos retrovisores externos na cor da carroceria |
| Carcaça dos retrovisores externos na cor preta |
| Carregador de bateria de celular por indução |
| Central multimídia com tela tátil de 10,1″, Apple Car Play e Android Auto sem fio, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar, porta USB (2):Tipo A e Tipo C |
| Chave canivete com telecomando para abertura de portas |
| Cintos dianteiros com ajuste de altura de ancoragem |
| Cintos traseiros retráteis de 3 pontos |
| Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante |
| Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso) |
| Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos |
| Conta-giros |
| Controle automático de velocidade de cruzeiro |
| Controle de estabilidade e tração |
| Controle de tração plus (bloqueio do diferencial eletrônico) |
| Desembaçador do vidro traseiro com temporizador |
| Direção eletroassistida |
| Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
| Estepe temporário |
| Faróis de LED |
| Fiat Sound System |
| Função luz de acompanhamento |
| Grade preta normal com logo Fiat e bandeira Fiat |
| Hodômetro digital parcial e totalizador |
| Lanterna traseiras de LED |
| Luz para iluminar o chão nos espelhos retrovisores externos |
| Luz de rodagem diurna de LED |
| Luz no porta-malas |
| Maçanetas externas na cor da carroceria |
| Modo Sport com botão de acionamento no volante |
| Monitoramento de pressão dos pneus |
| Motor 200 Turbo flex |
| Para-sóis com espelho |
| Partida remota na chave canivete |
| Pisca-5 para mudança de faixa |
| Portas USB traseira tipo A |
| Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável |
| Repetidoras de seta laterais de LED |
| Retrovisor interno eletrocrômico |
| Retrovisores externos com regulagem elétrica com função de abaixar orientação ao engatar ré |
| Retrovisores externos com rebatimento elétrico |
| Rodas de liga de alumínio 6J x17 diamantadas |
| Sensores de chuva e crepuscular |
| Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
| Sinalização de freada de emergência |
| Sistema de partida a frio sem injeção de gasolina |
| Sobretapetes de carpete |
| Teto bicolor |
| Travamento automático de portas a partir de 20 km/h |
| Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função um-toque subida e descida com antiesmagamento |
| Volante com revestimento de couro |
| OPCIONAIS |
| Pack Connect////Me – R$ 2.650: Fiat Connect////Me |





