• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

O SIMPÁTICO FUSCA FONE

ESTE É UM "CARRO DE ARTE", FEITO COM BASE EM UM FUSCA 1975, QUE CELEBRA O GRANDE DESIGN E FUNÇÃO NA HISTÓRIA DO TELEFONE. É DIRIGÍVEL, PERMITIDO PARA AS RUAS E TRAZ SORRISOS E RISOS AONDE QUER QUE VÁ.

Alexander Gromow por Alexander Gromow
20/12/2021
em AG, Falando de Fusca & Afins, Outros
Foto: fotograma de vídeo de Frringo HD

Foto: fotograma de vídeo de Frringo HD





O homem, que está atrás desta ideia é Howard Davis, de Avon, Massachusetts, nos Estados Unidos, é uma pessoa que desde cedo desenvolveu um grande interesse por telefonia e comunicação em geral, tanto que tem um museu particular dedicado ao assunto.

Foto antiga do Howard Davis em seu museu particular de telefonia e comunicação em geral (Foto: site thephonecar.com)

Desde os oito anos de idade, Howard Davis coleciona telefones exclusivos e itens relacionados. Em sua coleção de mais de 4.000 peças, há de tudo, desde o mais ínfimo telefone em forma de joia até o maior, o “Phone Car” – que é o Fusca-Fone, motivo desta matéria.

Foi em 1983 que a ideia de fazer um Phone Car foi posta em prática. Primeiro veio a escolha do design e aí o modelo escolhido foi o de um telefone de teclas da década de 70 como o da foto abaixo:

Telefone de mesa de teclas, uma evolução do telefone de disco rotativo, coisas que a juventude de hoje não chegou a conhecer (Foto: site thephonecar.com)

O ponto de partida para este projeto foi um Fusca ano 1975, obviamente usado que foi comprado por 125 dólares, e pelo que se pode ver na foto ainda estava em boas condições:

E este foi o Fusca alemão 1975 que doou seu chassi para a construção do Phone Car (Foto: site thephonecar.com)

A carroceria foi removida, então apenas o chassi rolante do Volkswagen (chassi, motor, transmissão e rodas) foram usados para construir este “Art Car”. A carroceria do Phone Car foi fabricada sob encomenda na área de Boston pelo artesão Dave Huntress. Todo o projeto levou um ano e meio para ser concluído. O carro finalizado foi pintado de vermelho-maçã para chamar a atenção. Essa também era uma das cores padrão oferecidas quando o telefone era usado para ligações especiais — os famosos telefones vermelhos.

O Phone Car criando corpo na oficina do Dave Huntress em Boston, todo o trabalho executado em alumínio (Foto: site thephonecar.com)

O Phone Car foi fabricado com folhas de alumínio soldadas e conformadas para dar uma aparência de plástico moldado, já que o telefone de mesa que foi usado como modelo para esta construção era de plástico moldado.

Parte de trás do Phone Car (Foto: site thephonecar.com)

Na foto de abertura vimos a frente do Phone Car, mas como é a sua traseira? Na foto abaixo este segredo é revelado, foi usada uma versão um pouco mais espichada do que a do telefone que serviu como modelo, para alojar o motor:

Ao contrário de alguns Art Cars que estão sempre em evolução, o Phone Car é considerado uma obra de arte finalizada. É dirigível, tem permissão plena para trafegar em cidades e por estradas e tem uma placa que diz “PHONES” (telefones é claro!). Quando a buzina é tocada, ela toca com o som da campainha (trin…) como um telefone antigo, detalhe que pode ser conferido num vídeo que será apresentado adiante. Alguns anos depois que este carro artístico foi construído, um traje de super-herói foi criado como uma espécie de adição irônica. E eis que … nasceu o Teleman! Ele não tem muitos superpoderes, mas certamente pode consertar telefones; sim, pois o Howard Davis é proprietário da Datel Communications, uma empresa de telefones local e tudo sobre telefonia é a sua especialidade.

Acho que para alguns de vocês já deve ter surgido a pergunta: como é que se dirige o Phone Car? A placa preta dianteira do Phone Car, onde se podem ver os números do telefone, é de vidro temperado de segurança espelhado — que não dá visão para o interior do veículo, mas de dentro para fora a visão é normal. A visão é ligeiramente obstruída pelos botões (que são colados no vidro), mas é possível ver claramente ao redor deles enquanto se dirige. Abaixo uma foto recente do Howard Davis entrando em seu Phone Car ilustrando a questão da visibilidade:

O Howard Davis tomando lugar no cockpit do Phone Car (Foto: fotograma do vídeo da WCVB TV)

Para quem estiver curioso para ver o Phone Car em ação apresento o vídeo (01:26) elaborado pela WCBV TV, feito originalmente num formato quadrado (4:3):

YouTube Video

Restauração do Phone Car após uma tragédia

Em janeiro de 2011, uma tragédia aconteceu quando o telhado do prédio onde o Phone Car estava armazenado, desabou devido a uma forte tempestade de neve e ao peso não previsto da neve acumulada no telhado. Apesar dos grandes danos, o Phone Car foi resgatado e restaurado, estando em perfeitas condições!

Apresento as fotos dos danos e da restauração. Assim é possível ver alguns detalhes construtivos do Phone car. Uma das curiosidades que eu tinha até então era como o fone do telefone tinha sido feito. Pois é, ele foi amassado durante o colapso do telhado daquele galpão e em sua restauração foi possível ver que o gancho também foi artisticamente conformado em alumínio! As fotos abaixo são do site thephonecar.com:

Mas o que são Art Cars?

A Wikipédia nos diz que um Art Car — carro artístico — é um veículo que teve sua aparência modificada como um ato de expressão artística pessoal. Carros de arte costumam ser dirigidos e pertencer a seus criadores.

A maioria dos artistas automobilísticos são pessoas comuns sem nenhum treinamento artístico. Os artistas são em grande parte autodidatas e autofinanciados, embora alguns artistas treinados também tenham trabalhado no meio do carro de arte. A maioria dos artistas automobilísticos concorda que criar e dirigir um carro artístico diariamente é sua própria recompensa.

Exemplo de artistas famoso participando de Art Cars: artistas como Roy Lichtenstein, Andy Warhol e outros projetaram BMW Art Cars e seu trabalho se refletiu em carros de corrida como o BMW V12 LMR.

O “nosso” Phone Car participou do filme “Automorphosis” (disponível no Netflix dos Estados Unidos) que apresenta uma série de Art Cars, contando um pouco de suas histórias.

Abaixo, ,o trailer deste filme (02:01) cuja descrição é a seguinte: “E se você pudesse transformar seu carro em uma obra de arte móvel e conduzi-lo pela estrada para que todos possam ver? Siga uma deliciosa coleção de excêntricos, visionários e apenas pessoas simples que transformaram seus automóveis em obras de arte. Em uma viagem humorística e tocante, descobrimos o que impulsiona seu processo criativo e no final descobrimos que um carro de arte tem o poder de nos mudar e alterar nossa visão de nosso mundo cada vez mais homogêneo.”

YouTube Video

O Phone Car foi construído para ser usado como parte de uma exibição de feiras comerciais. Depois ele foi retirado de feiras e passou a ser usado em desfiles e eventos, tendo inclusive, por exemplo, participado em 2008 do conhecido festival “Burning Man” no deserto de Nevada. Ele permanece “na ativa” até hoje.

Apesar de sua aparência inusitada ele nunca foi parado por policiais para uma inspeção, se foi parado o foi para os guardas tirarem fotos.


Estamos na semana do Natal e eu aproveito para desejar a todos Boas Festas e um Feliz Ano Novo.

Esta foto é uma das mais lindas fotos que ligam Fusca ao Natal que eu vi, é do ano de 2018. Instalação realizada pela AUTOSTADT em Wolfsburg, colocando o lindíssimo Fusca dourado, que comemorou a produção do milionésimo Fusca, dentro de uma esfera transparente, mimetizando os suvenires tipo “globo de neve”

AG

Esta foi mais uma matéria que começou com uma foto vista na internet, no caso no Facebook. Depois eu fui pesquisando o assunto para compor a matéria.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na Internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsFuscaHoward DavisVW
Próximo
Fotos: Divulgação Stellantis

FIAT UNO CIAO MARCA A DESPEDIDA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17