Em preparativos para a transição para a mobilidade elétrica, a Rolls-Royce deverá iniciar em breve a fase de testes de estrada com aquele que será o seu primeiro modelo 100% elétrico, de nome Spectre, previsto para chegar ao mercado no final de 2023.
Segundo a revista Autocar, o R-R Spectre deverá cumprir, durante esta nova fase de desenvolvimento, 400 anos de utilização, simulada pelos diversos protótipos de desenvolvimento e nas mais diferentes condições.
O executivo chefe da marca, Torsten Müller-Ötvos, afirmou que o protótipo do Spectre, apresentado em meados desse ano de 2021, já é uma representação fiel daquilo que será o veículo de produção, ainda que fortemente camuflado.
Tudo aponta para que o primeiro veículo 100% elétrico da Rolls-Royce venha a ser um grã-turismo de apenas duas portas, com um capô longo e de proporções avantajadas. Opções que, acrescente-se, colocam o modelo como um potencial substituto do atual Wraith, lançado em 2013.
Ainda sobre o Spectre, cuja primeira abordagem teria sido o conceitual 102EX baseado no Phantom de 2011, a Autocar acrescenta que deverá manter as portas de abertura suicida do Wraith.
Só não se sabe ainda se, cumprindo uma das promessas de Müller-Ötvos de que a transição para a mobilidade elétrica seria feita de forma suave, esse Spectre possa, num primeiro momento, ter versões híbridas. O grande capô poderia então abrigar o icônico V-12 da marca, devidamente hibridizado.
Se isso acontecer, confirmaria, igualmente, que a marca quer utilizar esse V-12 até 2030, quando a Rolls-Royce se tornaria, então, totalmente elétrica.
AB