• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

CARRO NAS FÉRIAS: VIAGEM OU CORRIDA DE OBSTÁCULOS?

AS PRÓPRIAS AUTORIDADES DE TRÂNSITO TRANSGRIDEM A LEGISLAÇÃO DAS ONDULAÇÕES TRANSVERSAIS

identicon por Boris Feldman
22/01/2022
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto ilustrativa (imirante.com)

Foto ilustrativa (imirante.com)







Quase dois anos de afastamento social compulsório. E a chance de duas semanas na praia, em férias: irrefreável compulsão de mineiro cercado de montanhas.

Casa alugada no litoral norte do Rio, bagagem acomodada no (imenso…) porta-malas do Passat e vamos aos 560 km que nos separam do mar. Tempo de viagem previsto pelo Waze de 7:00 (sem paradas) e a Cristina como navegadora…

Tantos anos sem viajar de carro que nem me lembrava dos obstáculos…

 

Crateras: omissão bem remunerada

A começar pelos pedágios, na BR-040 (Belo Horizonte-Rio de Janeiro). O primeiro deles logo com meia hora de viagem. Não era final de semana, nem horário de rush, mas longas filas nas poucas cabines (em operação). E, quanto mais longas, maior o número de simpáticas vendedoras do passe livre (Sem Parar). Faz até supor uma mafiosa integração entre a concessionária e a opção afixada no para-brisa.

Aí vem o capitulo das crateras. Você as percebe, mas nem sempre tem como escapar, pois pode ter outro carro ao lado. Mergulhei numa delas, profunda. A mais de 100 por hora é uma pancada forte, seca, sonora, que quebra roda, pneu e suspensão. Já fui me preparando para encostar e fiquei esperando a tremedeira do volante. E imaginando a mão de obra para remover toda a bagagem (na chuva) e retirar o estepe. Mas, roda original, pneu de perfil razoável e pressão 3 libras acima da recomendada, ainda não foi nessa… 

Estrada regiamente pedagiada: R$ 0,15 por km. Custo de cerca de R$ 170 ida/volta (1.100 km). Difícil entender como, ao invés de uma manutenção de Primeiro Mundo, pois cobra como tal, tem-se que enfrentar tantas irregularidades no piso e sinalização deficiente, danificando veículos e ameaçando a segurança dos usuários.

Verdadeira vergonha a indiferença, descaso e omissão do governo federal, que só se preocupa em faturar, leiloar trechos de estradas entre empresas candidatas a concessionária e radares para flagrar motoristas distraídos. Acredite se quiser: num trecho da BR-040, próximo a Ewbank da Câmara, MG, máxima de 30 km/h...

Capítulo à parte são as “ondulações transversais”. Lombadas (ou quebra-molas) para reduzir a velocidade construídas por autoridades de trânsito incompetentes e sem criatividade. A maioria desrespeita a regulamentação do Contran, tanto em dimensões, como na distância mínima entre elas e nas vias em que podem ser implantadas. Entre outras irregularidades, sua exagerada altura que ultrapassa todas as normas, danifica cárter, travessa, silenciador e outros componentes da parte inferior do carro. Num ponto da estrada, uma lombada eletrônica exatamente acima da física, no asfalto…

 

O fascínio pela esquerda

Não bastassem o descaso e ânsia por faturamento do governo para implantar sua máquina de tortura para carros e motoristas, tem também a incompetência e ignorância dos que estão ao volante.

A começar com a inexplicável paixão pela faixa da esquerda, mesmo estando (muito) abaixo da velocidade máxima permitida. Entre outros, deparei-me com um Toyota Corolla nessa situação. Pisquei faróis. Nada. Liguei seta para a esquerda. Nada. Forcei a situação aproximando-me do “Vovorolla”, que finalmente rumou para a direita. Enquanto eu o ultrapassava, ele buzinava freneticamente, indignado por ter sido forçado a deixar a esquerda. 

A viagem prevista para sete horas durou quase dez, pois um caminhão tombado na pista parou o trânsito mais de duas horas. Como o final já foi à noite, ainda tive o dissabor de enfrentar dezenas de motoristas com faróis altos ofuscando quem vinha em sentido contrário. E pelo retrovisor, os que iam à sua frente. 

Não faltaram também, em trechos com chuva mais forte, idiotas acionando (irregularmente) o pisca-alerta com o carro em movimento e perturbando os demais.

Gran Finale: ao cruzar a cidade de Saquarema, próximo ao destino, mais um perigo: ao arrancar num semáforo que acabara de se tornar verde para mim, tive que frear subitamente, pois uma picape Renault Oroch, com o logotipo da Prefeitura local na porta, avançou o cruzamento no vermelho. Belo exemplo de falta de cidadania e desrespeito à legislação pela municipalidade de Saquarema. Coerente com a postura das demais autoridades de trânsito e administrativas nos níveis estadual e federal. 

Cereja do bolo? A prefeitura de Arraial do Cabo não se envergonha de cobrar R$ 20,00 para se estacionar numa praia do Pontal de Atalaia. Até poderia, fosse um estacionamento organizado, bem calçado e sinalizado. Mas jamais nos toscos acostamentos com vasto matagal de uma estrada estreita, de terra, esburacada, sem demarcação de vagas, com carros atolando ou derrapando na lama e nas poças formadas pelas chuvas.

E la nave va…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

GRAND SAVEIRO E PARATI UTILITY FORAM OS AVENTUREIROS QUE A VW NÃO FEZ

Próximo

HONDA CG 160 TITAN, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Fotos (exceto uma e vídeo autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo

HONDA CG 160 TITAN, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In