Em sessão on-line, a Toyota apresentou a pequena reformulação estética da linha Yaris para 2023 (em janeiro de 2022!), onde o principal componente alterado foi o para-choque dianteiro e a grade frontal. Os faróis passam a utilizar tecnologia LED na versão de topo, XLS, com luz de rodagem diurna integrada. Nas versões XL e XS os faróis são halógenos e a nova luz de rodagem diurna (DRL) em LED é instalada verticalmente na lateral do para-choque.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_53-800x450.jpg)
Na traseira não houve alterações, e no interior houve redesenho dos revestimentos dos bancos e nova padronagem de cores seguindo o pretinho básico. Novas rodas de 15” com acabamento diamantado e pintura escurecida aparece na versão de topo. Demais características visuais permanecem inalteradas.
A única configuração de motor e câmbio ofertada é o 1,5-l flex com CVT. As concessionárias já estão recebendo os novos modelos e os preços públicos sugeridos são:
Hatchback XL R$ 92.190
Hatchback XLS R$ 112.690
Hatchback XS R$101.490
Sedã XL R$ 96.390
Yaris Sedã XS R$ 104.990
Sedã XLS R$ 116.990
Nota: não existe incentivo adicional para vendas a PCD, apenas os descontos de impostos da legislação vigente para cada estado.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_7-800x449.jpg)
Motor e câmbio
Sai de linha o motor 1,3-l e permanece apenas o 1,5-l flex Dual VVT-i (variador de fase na admissão e escapamento) com câmbio automático CVT de 7 marchas. O câmbio manual já tinha sido descontinuado em 2020 (nunca testado pelo AE simplesmente porque a Toyota se negou a nos fornecer). O conhecido motor de 16 válvulas passou por alterações na calibração para atender às novas leis de emissões que entraram em vigor este mês, e com isso o consumo de combustível (com álcool apenas) ficou ligeiramente menor.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_40-800x450.jpg)
Segundo dados divulgados pela Toyota, o consumo de combustível homologado junto ao Inmetro com álcool passou para:
hatch – 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (era 8,7 e 9,9, respectivamente)
sedã – 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (era 8,3 e 10,1, respectivamente)
Com gasolina não há alteração no consumo, sendo 12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada para o hatch, e 13,0/14,5 km/,l respectivamente, para o sedã.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_34-800x450.jpg)
A potência máxima de 105/110 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 14,3/14,9 m·kgf seguem inalterados e foram incrementados dois novos modos de condução: Eco e Sport. Segundo os engenheiros da Toyota, o modo Sport modifica os pontos de troca de marcha no câmbio CVT para mais altos e modifica a resposta do pedal do acelerador. No modo Eco acontece o inverso, o privilégio é para o (menor) consumo de combustível.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_50-800x449.jpg)
Segurança e auxílio ao motorista
A principal modificação do novo Yaris é a implementação dos novos dispositivos de segurança para as versões XS e XLS. O sistema pré-colisão, que emite aleta sonoro e visual ao motorista, e caso não haja atuação deste fornece carga extra ao sistema de freio para mitigar os danos de um acidente. O outro sistema é o alerta de saída de faixa, que apenas emite sinal sonoro quando carro sai da faixa de rolamento, sem intervenção no sistema de direção.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_67-800x450.jpg)
Sete bolsas infláveis (joelhos do motorista, duas frontais, duas laterais e duas de cortina) equipam todas as versões e aviso sonoro de cinto de segurança desatado até para os passageiros traseiros. Com esses novos recursos a Toyota deve subir alguns pontos na classificação do Latin NCAP, caso seja avaliada novamente.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conectividade
Todas as versões do Yaris 2023 passam a contar com a central multimídia de 7 polegadas com tela tátil e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, porém com conexão via cabo e sem carregador de bateria do telefone celular por indução. Na extensão do console central há duas portas USB de 2,1 A para carregamento de equipamentos eletrônicos.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_38-800x450.jpg)
As versões XS e XLS são equipadas com ar-condicionado com controle automático e digital e filtro antipólen, e ainda nessas versões o computador de bordo está incorporado ao quadro de instrumentos com tela TFT de 4,2”. E o teto solar continua disponível apenas na versão de topo de linha.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_32-800x449.jpg)
Mercado
Pode parecer que a Toyota correu para lançar o Yaris depois de ver o recente lançamento do City, mas quem já passou pela indústria sabe que não é assim que funcionam os projetos. Certamente o Yaris estava sendo desenvolvido em paralelo ao City, e chegaram praticamente juntos ao mercado, porém o City chegou com mais conteúdo e, obviamente, preço maior. Já o Yaris vem mais enxuto e com preço mais acessível, porém ainda caro para os padrões atuais dos brasileiros consumidores desse tipo de veículo. A Toyota ainda tem o sedã médio, o Corolla, para seguir liderando o mercado, portanto a estratégia com o novo Yaris é pegar uma fatia do mercado dos compactos.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_22-800x450.jpg)
Os principais concorrentes que a Toyota almeja brigar são o VW Polo/Virtus e Chevrolet Onix/Onix Plus, sem deixar de lado como que o mercado vai responder ao novo Honda City. A fábrica de Sorocaba, onde é produzido o Yaris, teve a implementação do terceiro turno em novembro último, e com isso passou a ter capacidade de produzir até 158 mil unidades/ano. O Yaris deve utilizar 37% dessa capacidade instalada, ou seja, 58,5 mil carros, porém o objetivo é colocar 40 mil unidades no mercado nacional, e o excedente exportado para Uruguai, Argentina e Colômbia. O mix deve seguir a distribuição histórica de 40% sedã e 60% hatch.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_37-800x450.jpg)
Pós-Venda
Os clientes Toyota não reclamam dos serviços dos concessionários da marca, e os índices de satisfação estão acima até do que seria esperado pela própria fábrica. E é nesse lado do negócio que a Toyota espera continuar crescendo e atraindo consumidores para os veículos do seu portfólio.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_31-800x450.jpg)
Segundo os dirigentes da Toyota, os clientes do Yaris são uma categoria de pessoas mais exigentes que buscam sempre as melhores opções do mercado e analisam diversos fatores antes de tomar a decisão pela compra. Uma das opções que está sendo oferecida é a compra antecipada das revisões periódicas desde a 1ª até a 15ª revisão. O custo deste pacote pode ser adicionado às parcelas do financiamento ou pagas à vista. Uma grande vantagem para quem gosta de se planejar.
Todos os veículos da marca Toyota no Brasil, incluindo o Yaris 2023, são vendidos com garantia de cinco anos ou 150 mil km, o que ocorrer primeiro.
GB
FICHA TÉCNICA YARIS 2023 | |
Motor | 2NR-FBE, 1,5l Dual VVT-I |
Tipo | 4 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote com variador de fase em ambos, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas com fulcrum hidráulico para compensação de folga, injeção no duto, flex |
Diâmetro e curso (mm) | 72,5 x 90,6 |
Cilindrada (cm³) | 1.496 |
Taxa de compressão (:1) | 13 +/- 0,3 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 105/110/5.600 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 14,3/14,9/4.000 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | K312, transeixo automático CVT Multidrive de 7 marchas + ré, tração dianteira |
Ligação motor-câmbio | Conversor de torque |
Relações das marchas (:1) | 2,386 a 0,426 |
Relação de diferencial (:1) | 5,833 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, mola helicoidal, braço triangular, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1)) | 18,6 |
Número de voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 9,8 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 5J x 15 (estepe: aço) |
Pneus | 185/60R15H (estepe temporário T125/70D16, 80 km/h) |
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, sedã e hatch, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.425 / 4.145 (hatch) |
Largura sem espelhos | 1.730 |
Altura | 1.490 |
Distância entre eixos | 2.550 |
Bitola dianteira/traseira | 1.470/1.460 |
Distância mínima do solo | 150 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.150 |
Peso bruto total (kg) | 1.550 |
Carga útil (kg) | 400 |
Capacidade máxima de tração (kg) | 1.550 |
Porta-malas (L) | 473 / 310 (hatch) |
Tanque de combustível (L) | 45 |
CONSUMO INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l, G/A) | 13,0/9,0 / 12,6/8,8 (hatch) |
Estrada (km/l, G/A) | 14,5/10,6 / 13,8/10 (hatch) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 7ª/CVT | 44,5 |
Rotação a 120 km/h em 7ª/CVT (km/h) | 2.700 |
EQUIPAMENTOS YARIS 2023 | ||||||
Sedã | Hatch | |||||
XL | XS | XLS | XL | XS | XLS | |
SEGURANÇA | ||||||
Alarme perimétrico | x | x | x | x | x | x |
Alarme volumétrico | – | x | x | – | x | x |
Alerta de mudança involuntária de faixa | – | x | x | – | x | x |
Assistente de partida em aclive | x | x | x | x | x | x |
Assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática | – | x | x | – | x | x |
Aviso luminoso e sonoro para cintos de segurança dianteiros e traseiros desatados | x | x | x | x | x | x |
Aviso sonoro para faróis ligados (com o carro estacionado) e portas e porta–malas abertos (com o carro em movimento) | x | x | x | x | x | x |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista (total 7) | x | x | x | x | x | x |
Câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia | – | x | x | – | x | x |
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força | x | x | x | x | x | x |
Controle de estabilidade e tração | x | x | x | x | x | x |
Desembaçador do vidro traseiro | x | x | x | x | x | x |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis | x | x | x | x | x | x |
Faróis de neblina a LED | – | – | x | – | – | x |
Imobilizador de motor por código eletrônico na chave | x | x | x | x | x | x |
Jogo de carpetes no assoalho dianteiro | – | – | x | – | – | x |
Jogo de tapetes de borracha no assoalho dianteiro | x | x | – | x | x | – |
Trava para crianças nas portas traseiras | x | x | x | x | x | x |
Travamento automático das portas ao o veículo atingir 20 km/h | x | x | x | x | x | x |
ESTILO | ||||||
Acabamento do volante e detalhe da manopla da alavanca seletora de câmbio em couro | – | x | x | – | x | x |
Acabamento externo preto na coluna central | x | x | x | x | x | x |
Base da alavanca seletora de câmbio com acabamento cromado | – | – | x | – | – | x |
Defletor traseiro | x | x | x | x | x | x |
Difusores de ar com acabamento na cor prata | – | x | x | – | x | x |
Espelhos retrovisores externos de acionamento elétrico na cor do veículo e com repetidoras de seta integradas | x | x | x | x | x | x |
Espelhos retrovisores externos de acionamento elétrico na cor do veículo e repetidoras de seta integradas com rebatimento por controle no descansa-braço | – | – | x | – | – | x |
Grade dianteira com detalhes na cor do veículo, acabamento Total Black e detalhes cromados | – | – | x | – | – | x |
Grade dianteira com detalhes na cor preta, acabamento Total Black e detalhes cromados | – | – | – | – | – | – |
Grade inferior tipo colmeia | – | – | x | – | – | x |
Maçanetas externas na cor do veículo | x | x | x | x | x | x |
Maçanetas internas na cor prata | – | x | x | – | x | x |
Para-choques na cor do veículo | x | x | x | x | x | x |
Revestimento interno com partes revestidas de tecido preto, couro e material sintético preto | – | x | – | – | x | – |
Revestimento interno das portas e bancos parcialmente de couro | – | – | x | – | – | x |
Revestimento interno das portas em tecido | x | x | – | x | x | – |
Rodas de aço de 15″ | x | – | – | x | – | – |
Rodas de liga de alumínio de 15″ com acabamento na cor cinza | – | x | – | – | x | – |
Rodas de liga de alumínio de 15?? com acabamento de dois tons (preto e prata) | – | – | x | – | – | x |
CONFORTO E COMODIDADE | ||||||
Abertura interna da portinhola do bocal de abastecimento de combustível | x | x | x | x | x | x |
Ajuste de altura do volante de direção | x | x | x | x | x | x |
Ajuste manual de altura do banco do motorista | x | x | x | x | x | x |
Alto-falantes (4) | x | – | – | x | – | – |
Alto-falantes (4) e tweeters (2) | – | x | x | – | x | x |
Antena curta (Short-Pole) | x | x | x | x | x | x |
Ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente | x | – | – | x | – | – |
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente | – | x | x | – | x | x |
Borboletas para troca de marchas no volante | – | x | x | – | x | x |
Chave com comandos integrados: abertura e travamento das portas e alarme | x | – | – | x | – | – |
Chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados: abertura e travamento das portas | – | x | x | – | x | x |
Computador de bordo com 12 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro totalizador e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, alcance, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição da marcha, luz de condução econômica | x | – | – | x | – | – |
Console central com dois porta–copos iluminados e porta-objetos com tampa | x | x | x | x | x | x |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | – | x | x | – | x | x |
Computador de bordo com visor multifunção (tela 4,2?? TFT de alta resolução) com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro totalizador e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, alcance, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição da marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo | – | x | x | – | x | x |
Descansa-braços traseiro com porta-copos | – | x | x | – | x | x |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | x | x | x | x | x | x |
Encostos do banco traseiro rebatíveis 60:40 | x | x | x | – | x | x |
Entrada 12 V no console central | x | x | x | x | x | x |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico | – | – | x | – | – | x |
Faróis | Halógeno | Halógeno projetor | LED | Halógeno | Halógeno projetor | LED |
Faróis com acendimento automático e função “luz de acompanhamento” | – | – | x | – | – | x |
Fecho do porta-malas elétrico | x | x | x | x | x | x |
Indicador de condução econômica (Eco Driving) no painel de instrumentos | x | x | x | x | x | x |
Lanterna traseira a LED | – | x | x | – | x | x |
Luz de leitura interna traseira | x | x | – | x | x | – |
Luzes de leitura individuais para motorista e passageiro dianteiro | x | x | x | x | x | x |
Luzes de rodagem diurna a LED | x | x | x | x | x | x |
Manta antirruído na face interna do capô | x | x | x | x | x | x |
Modos de condução Eco/Sport | x | x | x | x | x | x |
Para-sóis com espelho | x | x | x | x | x | x |
Para-sóis com espelho e iluminação | – | x | x | – | x | x |
Para-sol do motorista com porta-documentos | x | x | x | x | x | x |
Partida do motor por botão e com iluminação | – | x | x | – | x | x |
Porta-garrafas na lateral das 4 portas | x | x | x | x | x | x |
Porta–malas com iluminação totalmente revestido com ganchos para fixação da carga | x | x | x | x | x | x |
Porta-moedas no painel do motorista | x | x | x | x | x | x |
Porta-revistas e tablets no dorso dos encostos dxs bancos dianteiros | x | x | x | x | x | x |
Portas USB traseiras (2) para carregamento de bateria de telefone celular | x | x | x | x | x | x |
Quadro de instrumentos com tecnologia Optitron | x | x | x | x | x | x |
Sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tecnologia Harman, tela tátil de 7??, AM/FM, função MP3, entrada USB (no console central), Bluetooth e conexão para smartphone e tablets por meio de espelhamento SDL1, Android Auto e Apple CarPlay | x | x | x | x | x | x |
Smart Entry: destravamento das portas por sensores nas chaves | – | x | x | – | x | x |
Teto solar elétrico | – | – | x | – | – | x |
Vidro do para-brisa antirruído | – | – | x | – | – | x |
Vidro elétrico um-toque subida/descida para o motorista | – | x | x | – | x | x |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros | x | x | x | x | x | x |
Vidros elétricos um-toque subida/descida | – | x | x | – | x | x |
Volante com controles de áudio e computador de bordo | x | x | x | x | x | x |