• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

MODERNIDADE DEVE SER SINÔNIMO DE UTILIDADE

MAS NEM SEMPRE É O QUE ACONTECE

identicon por Bob Sharp
23/01/2022
em BS, O editor-chefe fala
Volkswagen ID.3 e ID.4, elétricos (Foto: Divulgação VW)

Volkswagen ID.3 e ID.4, elétricos (Foto: Divulgação VW)







Bem no começo dos anos 1980  fui a uma loja de ferramentas aqui em São Paulo comprar um torquímetro.. Escolhi um e disse ao vendedor que ia levá-lo. Ele então me disse que precisaria esperar um pouco pela nota fiscal, demoraria porque “agora é extraída por computador”.  Não acreditei no que ouvi.

O computador pessoal revolucionou o mundo por um único motivo; utilidade

Nos muitos salões do automóvel internacionais a que fui as informações sobre os carros expostos eram fornecidas  em papel — os chamados ‘presskits’ — estes contendo fotos em papel. O volume total desse material era tão grande que era comum os expositores oferecerem malinhas com rodas para colocar o material recolhido nos estandes e transportá-lo enquanto se visitava  a mostra.

E não parava aí. O descomunal volume de material era um problema para os jornalistas no voo de volta para casa, colocar tudo em malas para ser despachada como bagagem acompanhada.  Por isso era regra não escrita  o organizador do salão fechar acordo com uma empresa de courier, como DHL ou Fedex para levar tudo para os jornalistas, do salão até a redação em seu país.

O meio eletrônico veio facilitar de maneira  notável essa parte. Foi útil. Foi desnecessário barrar o meio impresso e as fotos em papel pelo simples motivo de utilidade. Do papel os presskits passaram aos discos compactos (CD), depois os pen drives, até chegar aos simples cartões de visita com o url do site da fabricante e até o QR Code dele.

O computador foi pródigo em rodar editores de texto, levando as máquinas de escrever a virarem peça de museu apenas por questão de utilidade para escrever qualquer coisa. Proibi-las? Para quê?  Lembro-me de quando comecei a usar computador ao entrar para a Quatro Rodas em 1992. Que coisa fantástica não precisar mais usar a máquina de escrever!

A não ser por saudosismo, alguém ainda usa caneta-tinteiro? E parquímetros? E telefones públicos? E call boxes nas rodovias? Tudo inútil hoje. Sem ter sido necessário proibi-los. Lembra-se dos “operadores de veículos de deslocamento vertical”, como são (ou eram) chamados os ascensoristas do governo americano?

O assunto modernidade, é claro, em especial num site como o AE, traz à baila o assunto automóvel. E carro elétrico.

Ninguém em sã consciência pode negar a eficiência do motor elétrico comparada com a do a combustão interna. Desnecessário ir muito longe, basta pensar nas aplicações conhecidas desse tipo de motor: locomotivas em geral, TGV, metrô, elevadores, refrigeradores, lavadoras de roupas, portões de garagem, todo tipo de máquinas industriais; a lista é grande.

No início do século 20 os dois tipos de propulsão dos automóveis erram concorrentes, fato bastante conhecido. O carro  elétrico sucumbiu ao a combustão por um único motivo: a fonte de energia por bateria, restrita e que demandava tempo para recarregá-la. Faltou-lhe o elemento utilidade.

Independente do motivo alegado para a corrida tresloucada ao carro elétrico (CO2, mudanças climáticas), a indústria falhou completamente ao não eliminar no “novo carro elétrico” o fator inutilidade, qual seja, o alcance limitado e demora para recarregar a bateria, apenas mitigando-os por meio de baterias cada vez maiores, pesadas e sobretudo mais caras.

Digo que a indústria falhou porque colocou a carroça antes do cavalo, ou seja, começou pelo fim, pelo motor elétrico e pelo carro, que não precisavam de desenvolvimento, em vez de antes resolver a questão da bateria para que a modernidade tivesse (real e irrestrita) utilidade, como a do carro com motor a combustão.

Coisa típica de terem produzido excelentes produtos (que são realmente) para depois se perguntarem, “E agora, como é que vai ser?”

BS





Anterior

HONDA CG 160 TITAN, NO USO (COM VÍDEO)

Próximo

FIAT STRADA 1,3-L CVT, UMA AGRADÁVEL NOVIDADE (COM VÍDEO)

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

FIAT STRADA 1,3-L CVT, UMA AGRADÁVEL NOVIDADE (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In