• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

A INCANSÁVEL BUSCA PELO PROGRESSO

HONDA REVÊ ACORDO PARA AJUDAR A RED BULL

identicon por Wagner Gonzalez
01/02/2022
em Conversa de Pista, Curva 3, WG
Divórcio entre Honda e Red Bull foi anulado em prol de vantagens em 2026 (Foto: Red Bull/Getty Images)

Divórcio entre Honda e Red Bull foi anulado em prol de vantagens em 2026 (Foto: Red Bull/Getty Images)







Em busca por mais fabricantes e equipes para a F-1, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e os dirigentes da categoria têm tomado algumas decisões que privilegiam novos competidores em detrimento dos atuais. A VW, por exemplo, condiciona sua entrada no clube demandando benefícios que possam compensar o maior know-how dos atuais concorrentes, demanda que visa compensar sua falta de experiência na categoria. Posto que o pedido deverá ser atendido, a Red Bull e a Honda (foto de abertura) decidiram renovar o acordo oficialmente encerrado no ano passado para tirar proveito da situação.

Continuar usando os motores Honda permitirá que a marca dos energéticos seja considerada um novo provedor de motores, assim como a VW, quando um novo regulamento entrará em vigor em 2026. Além disso terá um teto de gastos maior em relação à Ferrari, Mercedes e Renault (leia-se Alpine), marca já consolidadas. Uma jogada de mestre e que sua maior rival, a Mercedes, não têm como replicar.

Yamamoto (E) deixou a Honda e assumiu consultoria que fará interação com a Red Bull (Foto: Red Bull/Getty Images)

No ano passado a Honda anunciou que encerraria seu programa de F-1 ao final da temporada, independente do resultado obtido. Mais interessada em continuar com o equipamento conhecido do que iniciar um projeto com outros provedores, a Red Bull anunciou a compra dos direitos intelectuais do motor RA621H, que seria rebatizado Red-Bull-Alguma-Coisa para 2022. Por esse acordo, a Honda continuaria fabricando os motores em Sakura, Japão, enquanto a manutenção e aperfeiçoamento seria realizado pela Red Bull em Milton Keynes, Inglaterra.

Nos últimos dias, porém, a tríade Red Bull-Honda-Masashi Yamamoto anunciaram uma reviravolta nos planos que no ano passado eram dados como consumados. Yamamoto desligou-se da Honda e criou sua empresa de consultoria para atuar na ligação entre a equipe de competição e o fabricante de motores. Alguns dias mais tarde Helmut Marko anunciou que os direitos intelectuais do motor usado no ano passado foram devolvidos à Honda, que por seu lado se comprometeu a seguir fornecendo esse equipamento até 2025.

AlphaTayri também seguirá usando motores Honda até 2025 (Foto: Red Bull/Getty Images)

Um olhar mais cético nessa história leva a crer que tudo não passou de um acerto entre parceiros e que pouca coisa muda nessa história. Este ano a F-1 usar gasolina com 10% de álcool, contra 5% em 2021, e os ajustes para tanto teriam que ser feitos pela fábrica japonesa: a sede da Red Bull Technologies (RBT) só estará operacional no início do segundo semestre, altura que o calendário de 23 etapas estará próximo da metade. Outro ponto importante dessa reviravolta é que a maior parte do pessoal técnico da RBT poderá se concentrar na criação e desenvolvimento do motor que será usado a partir de 2026. `

Redução de custos

O processo de contenção de custos imposto às equipes em 2021 segue em curso: o total de US$ 150 milhões (cerca de R$ 840 milhões) caiu em US$ 145 (R$ 815 milhões). Essa política é uma forma de diminuir a desigualdade entre as 10 equipes que disputam a categoria: Alfa Romeo-Sauber, AlphaTauri, Alpine, Aston Martin, Ferrari, Haas, McLaren, Mercedes, Red Bull e Williams. A temporada de 2022 terá início com duas sessões de treinos livres, uma em Barcelona (23 a 25 de fevereiro) e outra no Bahrein (10 a 12 de março), onde será disputado o primeiro GP do ano, no dia 20 de março.

Brasileiros conseguiram três vitórias em Daytona

Nasr (E), Helinho e Fraga garantiram tries vitórias brasileiras em Daytona (José Mário Dias)

Hélio Castro Neves compôs a equipe vencedora na classificação geral da 24 Horas de Daytona deste ano, prova encerrada no domingo. O brasileiro dividiu o Honda Accura DPi com o francês Simon Pagenaud e os britânicos Oliver Jarvis e Tom Blomqvist. Felipe Fraga repetiu o resultado na categoria LMP3, onde pilotou um Ligier JS P320 junto com o holandês Kay van Berlo e os americanos Gar Robinson e Michael Cooper. Felipe Nasr contribuiu para a vitória do Porsche 911 GT3R na categoria GTD Pro, na qual compartiu o cupê alemão com o francês Mathieu Jaminet e o australiano Matt Campbell. Daniel Serra, que competiu com uma Ferrari 488 GT3 junto com o britânico James Calado e os italianos Alessandro Pier Guidi e Davide Rigon, ficou em segundo lugar. Pipo Derani  (Cadillac DPi) terminou em quarto lugar na geral e Augusto Farfus (BMW M4 GT3) ficou em sétimo na GTD Pro.

F-Vee: recorde e bicampeonato para Zarpelão

Gerson Zarpelão é o novo recordista de vitórias da F-Vee em Piracicaba (Foto: Fernando Santos)

Gerson Zarpelão Júnior não deu chance aos seus adversários na disputa da Copa ECPA de F-Vee e conquistou o bicampeonato de forma contundente: ele venceu ­­­­­12 das 16 etapas, o que o coloca como novo recordista de vitórias em uma temporada ao superar as 11 conquistadas por João Pedro Maia em 2019. Zarpelão também conquistou 13 das 14 pole-positions realizadas; na primeira etapa não houve treino classificatório devido à chuva. Quarto colocado na geral e vencedor na categoria P3 na 1000 Milhas Chevrolet Absoluta 2022, Zarpelão considera disputar o campeonato paulista da categoria e provas de longa duração com o protótipo MRX de Aldoir Sette para ganhar experiência com pneus slick. “No final do ano quero fazer um teste na F-Mazda, nos EUA, e preciso ganhar experiência com esse tipo de pneu.” Na classe Master saíram campeões André Suenaga e Saulo Soares.

Soares (64) e Suenaga (79 ) conquistaram os títulos na categoria Máster (Foto: Fernando Santos)

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Siga-nos no Instagram

 

 

 





Tags: 24 Horas de DaytonaAndré SuenagaCopa ECPAF-VeeFelipe FragaFelipe NasrGerson Zarpelão JrHelio Castro NevesHondaMasashi YamamotoRed BullSaulo Soares
Anterior

FORD PERFORMANCE ANUNCIA NOVO MUSTANG GT3 PARA A TEMPORADA DE 2024

Próximo

AUDI DO BRASIL ANUNCIA DANIEL ROJAS COMO NOVO PRESIDENTE EXECUTIVO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Daniel Rojas (Foto: Divulgação Audi)

AUDI DO BRASIL ANUNCIA DANIEL ROJAS COMO NOVO PRESIDENTE EXECUTIVO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In