• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

AERODINÂMICA DA F-1 2022 GARANTE EMOÇÕES NA ARÁBIA

Pista veloz e estreita contribui para disputas acirradas

identicon por Wagner Gonzalez
25/03/2022
em Automobilismo, Curva 3, Notícias, WG
Charles Leclerc e seu Ferrari, líderes da temporada 2022 da Fórmula 1 (Foto: Ferrari)

Charles Leclerc e seu Ferrari, líderes da temporada 2022 da Fórmula 1 (Foto: Ferrari)







Em termos de velocidade média, o circuito de Corniche, em Jeddah, na Arábia Saudita, só perde para Monza (Itália), e no que diz respeito à sua extensão só é superado por Spa-Francorchamps (Bélgica). A pista relativamente estreita, situada na orla do Mar Vermelho, será sem dúvida uma oportunidade para explorar ao máximo as características dos novos carros da F-1, que este ano seguem um novo regulamento. Isso, e uma recente diretriz da FIA sobre o comportamento dos pilotos na pista, completam um cenário que permite esperar boas disputas e algumas surpresas.

O escopo do projeto que determinou a localização e formato do circuito de Jeddah determinou que a pista fosse reconhecida como “um Mônaco superveloz”. Aliás, o  nome “Corniche” remete à região em torno do famoso principado da Costa Azul. Já o fato de que os freios são acionados em apenas 7 das 27 curvas do percurso ilustra bem a diferença com o correspondente europeu. Estudos da Brembo (empresa que fornece os sistemas de freio de todos os carros da categoria) indicam que em Corniche é possível chegar aos 320 km/h na aproximação da curva 27, onde os pilotos pisam fortemente nos freios por 2,8 s para percorrer esse trecho a 105 km/h. Essa operação se estende por 138 metros e equivale a uma desaceleração de 4,4 G.

Projeções da Mercedes para o desempenho dos seus carros em cada curva do circuito  (Desenho: AMG Mercedes)

A média horária de Lewis Hamilton na volta que lhe garantiu a pole position da corrida de 2021 foi de 253,984 km/h, algo inimaginável para um circuito de rua até recentemente. Com tantos trechos de alta velocidade os carros 2022 vão exigir boa dose de adaptação em relação ao que os pilotos viveram no ano passado no primeiro Grande Prêmio da Arábia Saudita. Naquela prova a aerodinâmica de um F-1 provocava uma perda de pressão aerodinâmica bem maior que os modelos atuais: a 20 metros de distância o carro que vinha atrás perdia 35% dessa força, índice que a 10 metros aumentava para 46%. Este ano esses números caíram para 4% e 18%, respectivamente.

Tal mudança vai provocar uma guerra tática onde os carros poderão andar mais próximos e as ultrapassagens acontecerão em maior número, mesmo em uma pista relativamente estreita. Este limitador foi atenuado em parte com a eliminação da arquibancada exatamente na curva 27, mudança que aumentou a área de escape e permitirá velocidade mais alta no local.

Após várias inconsistências sobre o comportamento de pilotos na pista e a maneira como acidentes e incidentes foram julgados, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) estipulou novas diretrizes para situações de ultrapassagem e obtenção de vantagem indevida, aqui entenda-se sair da pista e ultrapassar o adversário. A partir de agora os pilotos estão instruídos a julgar se a manobra é viável em função da posição do carro que ultrapassa e do que pode ser ultrapassado. No caso de vantagem indevida o piloto beneficiado deverá voltar à sua posição anterior. Caso isso não aconteça a equipe deverá transmitir ordem para tal; caso isso não aconteça os comissários desportivos, enfim, intervirão.

Traçado de 6.174 metros é de pista estreita e com raras áreas de escape (Foto: Pirelli)

Tal teatro de operações permite esperar que as disputas que Charles Leclerc e Max Verstappen protagonizaram no GP do Bahrein, domingo passado, deverão se repetir depois de amanhã com ambos e também entre outros pilotos. As atividades de pista serão transmitidas pelo canal por assinatura Bandsports (treinos livres às 10h45 e 13h45 de hoje e 10h45 de amanhã) e pela TV Bandeirantes em canal aberto (classificação amanhã às 13h30 e corrida, domingo, a partir das 13:30), sempre pelo horário de Brasília (DF).

WG

Siga-nos no Instagram





Anterior

KAWASAKI KZ1000 P: A MOTO DO CHiPS

Próximo

NOVA RAM 3500, O ESPERADO CRESCIMENTO CHEGOU

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos: autor

NOVA RAM 3500, O ESPERADO CRESCIMENTO CHEGOU

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In