Nas tribos 4×4 a marca Land Rover é respeitada desde 1948 quando apareceu o Land Rover Série 1, e de lá para cá só aumenta o número de simpatizantes e entusiastas. A nova geração do Defender apareceu por aqui em 2020 com a versão 110, de 4 portas, bem apresentado pelo editor de fora de estrada do AE, Luís Fernando Carqueijo. Nesta semana recebi para avaliações a nova versão 90, mais curto que o 110 e com apenas duas portas, que visa atender um nicho de mercado bem especifico de estilo de vida. Segundo o marketing da Jaguar Land Rover do Brasil, o novo Defender 90 deverá ser utilizado primordialmente por solteiros ou casais sem filhos, ou que os filhos já saíram de casa. O objetivo é focar nas pessoas que gostam de um design diferente e inovador e que o preço a partir de R$ 545.950 não importe. É para aquele que bate o olho e pensa, eu quero este carro. Agora, se terá coragem de colocá-lo nas trilhas, não tenho tanta certeza assim…
Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado na região da Curva AE em Araçariguama, SP:
Capacidade off-road
Muitos entusiastas do Defender clássico criticam a “gourmetizada” dada nesta nova geração e mesmo sem o terem avaliado se tornaram haters do novo modelo, mas ao se absterem do que o antigo oferecia e focar em tudo que o novo Defender traz, é difícil perder uma discussão em favor do novo. A tecnologia chegou para ajudar e não para concorrer com o Homem. A GM já usava o slogan “Tecnologia a Serviço do Homem” nos anos ’80, quando a eletrônica embarcada não chegava aos pés da que está disponível hoje.
O Defender 90 vem equipado com o novo sistema Terrain Response 2 que permite aos motoristas mais experientes escolher as condições de direção para o trecho à frente, enquanto os motoristas inexperientes podem deixar no modo automático e o próprio veículo detecta a condição de piso e faz a configuração mais adequada. E foi nessa condição que fiz praticamente toda avaliação deste carro por uma semana, afinal eu me considero com pouca experiência em terrenos que exigem tração 4×4.
Por questões de logística de nossa equipe, gravamos o vídeo na região da Curva AE, mas foi na região de Joaquim Egídio em Campinas, SP que explorei todos os recursos 4×4 do suve. Foram mais de 50 quilômetros rodados em estradas e trilhas de terra da região, por Pedreira e Jaguariúna, e não teve um momento em que senti dificuldades para transpor obstáculos. Como havia chovido na véspera, não faltaram trechos alagados, embora não com os 900 mm de profundidade que o Defender 90 pode enfrentar. O snorkel, tubo de admissão de ar em posição elevada na coluna dianteira esquerda, é um acessório mais para dar tranquilidade ao motorista, pois não aumenta a capacidade de imersão, mas evita admissão de água no caso de aparecer uma marola, e ajuda a captar ar mais limpo ao trafegar por trechos de muita poeira.
Ao ver as fotos e até mesmo o carro ao vivo, não parece que é tão alto, mas ao acessar o interior se percebe o quão útil é o estribo, outro acessório que faz parte do pacote Explorer desta versão testada. Ao estacionar na garagem de casa o tamanho ficou mais evidente. Os 38 graus de ângulo de entrada, no para-choque dianteiro, aumentam ainda mais essa impressão de altura do carro, e esse ângulo, associado aos 31 graus de ângulo de transposição e 40 graus de ângulo de saída. permitem enfrentar muitos desafios pelas trilhas da vida. A distancia livre do solo é de 291 mm, deixando clara sua vocação e DNA.
Aumentando ainda mais toda essa sensação de carro alto, o bagageiro de teto é bem robusto, podendo suportar até 300 kg de carga estática. É muito útil para montar uma barraca e passar uns momentos ali em cima, seja para uma noite ou apenas para apreciar o pôr do sol. Para acesso ao teto há uma escada na lateral esquerda. E na lateral direita uma caixa porta-objetos chama a atenção, mas a fragilidade dessa caixa não me permitiria colocar equipamentos essenciais nela.
Tanto a caixa externa quanto a estrutura da escada e o estepe colocado junto à porta de carga prejudicam muito a visibilidade 360 graus, mas para compensar isso a Land Rover utiliza a tecnologia Clear Sight Ground Vision, ou “capô transparente”, que ajuda o motorista e enxergar à frente, revelando na tela da central multimídia as áreas que ficam escondidas pelo capô. E para trás utiliza sistema semelhante com imagens projetadas no espelho retrovisor interno, ficando livre das barreiras de encostos de cabeças do banco traseiro e da limitação do vidro vigia traseiro.
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No conforto e desempenho da suspensão o Defender 90 utiliza o melhor de dois mundos. Suspensão independente nas quatro rodas com braços triangulares sobrepostos na dianteira e multibraço na traseira, com vários elementos em alumínio, trazendo a leveza que vemos em carros esporte, e peças com geometria de alta rigidez torcional e flexional, necessárias para suportar os esforços da utilização fora de estrada. As molas são pneumáticas por meio de quatro bolsas de ar associadas a amortecimento adaptativo, capazes de monitorar o piso trafegado e a maneira de conduzir a uma taxa de 500 Hz (500 vezes por segundo), deixando o carro muito confortável por mais bruto e brusco que esteja o caminho. Esse sistema tem ainda a capacidade de elevar a carroceria em até 145 mm, e é todo gerenciado pelo sistema Terrain Response 2 no modo automático ou manualmente através de comando na central multimídia.
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Potência e consumo em alta
Para enfrentar os desafios de uma trilha, um dos principais requisitos é dispor de bastante força trativa, que é proporcionada pelo motor denominado Ingenium P300 a gasolina de quatro cilindros em linha, 2-litros turbocarregado de duplo-comando, 16 válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, bloco, cabeçote e cárter de alumínio, e injeção direta, que entrega 300 cv a 5.500 rpm e 40,8 m·kgf entre 1.500 e 4.500 rpm. É o mesmo motor de outros carros da Jaguar Land Rover, entre eles o belo esportivo F-Type.
O câmbio automático epicíclico ZF de 8 marchas fica responsável por transmitir a potência ao sistema de tração integral, no melhor estilo de diferencial traseiro fixado no subchassi e com o inconveniente de variar a distância em relação ao solo quando da movimentação da suspensão, diferentemente do que acontece em veículos de eixo traseiro rígido, como o Defender clássico. Para toda tecnologia sempre existirão os haters e os lovers, mas os haters esquecem que neste moderno sistema, a carcaça do diferencial está a maior parte do tempo mais alta, e mesmo quando abaixa totalmente ainda está com boa altura livre do solo.
Adicionalmente ainda conta com a caixa de transferência com reduzida com acionamento eletromecânico feito através do painel de controle. A troca de marchas em modo manual é feita exclusivamente pela alavanca seletora.
A força desse conjunto permite acelerar o suve de 2.140 kg de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, um valor até surpreendente e talvez desnecessário, mas que traz prazer ao dirigir. O coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) 0,38, associado à área frontal corrigida de 1,194 m², não ajudam no desempenho para velocidade máxima (191 km/) e, principalmente, consumo de combustível. O valor homologado junto ao Inmetro é de 6,1 km/l no uso urbano e 6,8 km/l no rodoviário. No trecho entre São Paulo e Campinas pela rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h o consumo foi de apenas 8,0 km/l, mas o tanque de 90 litros ajuda quando se necessita maior alcance. Certamente os apêndices externos (caixa lateral, bagageiro e escada) do carro testado colaboram muito para esse mau resultado.
Interior funcional
O acesso ao banco traseiro é facilitado pelo basculamento elétrico do encosto dos bancos dianteiros, mas mesmo nessa condição não é uma atividade fácil para qualquer um. O espaço para as pernas e conforto geral no banco traseiro é bom para duas pessoas. Os bancos dianteiros são bem desenhados e bem confortáveis, com ajustes elétricos e memória que gravam inclusive a posição do volante de direção na altura e distância, ajudando na busca da melhor posição de dirigir.
Beleza e funcionalidade são os destaques do quadro de instrumentos. A sua visibilidade é muito boa e a operação dos comandos no painel central é intuitiva mesmo com alguns botões tendo funções duplicadas. O mesmo acontece nos botões do volante de direção, que após algum tempo já fica automática a comutação entre as duas funções.
O volante de quatro raios e as alavancas de seta e limpador do para-brisa parecem meio antiquadas no primeiro contato. A alavanca de câmbio posicionada à frente, junto com o painel de comandos encobre a visualização de alguns comandos, mas nada que comprometa o uso geral do carro.
A posição da central multimídia sugere que ela poderia deslizar ao longo do painel de instrumentos, mas isso não é possível. Ponto positivo para o grafismo da tela e facilidade de leitura e interpretação de todos os ícones tanto na central quanto no painel e volante.
O acabamento dos painéis internos de porta mescla chapa metálica, com peças plásticas rígidas e peças almofadadas, e toma um ar despojado ao utilizar parafusos aparentes nas portas e no console central. O ar-condicionado de comando automático e digital tem duas zonas e consegue separar bem o desejo de cada ocupante, e com a cabine relativamente pequena tem ótima eficiência.
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A versatilidade de basculamento do encosto dos bancos traseiros permiti acomodar cargas maiores, minimizando a frustação do tamanho diminuto do porta-malas de 397 litros. A abertura lateral da tampa do porta-malas é outra solução providencial, caso contrário apenas jogadores de basquete conseguiriam alcançar a borda da tampa aberta para fazer o fechamento. Mas sendo um projeto originado na Inglaterra, a abertura da porta é para a calçada, poderia ter sido invertida como foi feito com a posição de dirigir.
Exterior simpático
A equipe de Design da JLR foi muito feliz no desenho desta nova família Defender, que desde o lançamento do 110 já me pareceu simpático e atraente, mesmo não sendo um apreciador fervoroso da marca ou do conceito 4×4. É aquele desenho que te convida a chegar perto para ver melhor, ou até mesmo se afastar para apreciar o conjunto todo. Eles conseguiram fazer um desenho de linhas retas, como era o Defender clássico, introduzindo modernidade com as concordâncias arredondadas e sem encher de frisos ou elementos de jewell effect (efeito joia) apenas para chamar a atenção e que certamente dificultaria a manutenção em caso de uso fora de estrada.
O desenho das rodas de liga de alumínio com cinco raios é simples, moderno e esportivo, e ainda tem a vantagem de ser fácil de limpar após uma semana de trilhas. Os pneus 255/60R20 Goodyear Wrangler All Terrain Adventure foi uma decisão acertada da JLR, pois confere melhor capacidade de tração em terrenos de baixa aderência, sem comprometer o ruído interno com uma rodagem áspera.
Esse conceito das rodas grandes posicionadas muito próximo às extremidades do veículo fica bonito e causam um efeito interessante: ao entrar em um trecho alagado as rodas lançam a água para frente e para cima, e como o ângulo de ataque é generoso essa água sobe à frente do veículo, e o carro em movimento recebe toda essa água no para-brisa. Chega a ser divertido fazer isso em cada poça d’água.
A iluminação pelos faróis em LED matriciais com facho alto automático é muito boa e as lanternas traseiras são embutidas na carroceria para menor risco de quebrar em contatos com troncos de árvores.
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Conclusão
Sem sombra de dúvida, o novo Defender 90 teria lugar na minha garagem dos sonhos, e assim que acertar as seis dezenas da Mega-Sena em um único cartão, pois semana passada acertei os seis, mas em cartões diferentes, buscarei o meu na concessionária mais perto de casa.
O rústico do interior não empobrece, pois está ali para dar praticidade na utilização. O piso todo emborrachado sem carpetes ou tapetes é justamente para o proprietário não ter medo de enfrentar trecho de lama e facilitar a limpeza posterior. Os para-lamas aparentes do lado de fora remetem à tradição da versão clássica e reforçam a imagem de robustez do desenho exterior.
É realmente um suve para um nicho de mercado, tanto que seu preço está cerca de R$ 15 mil abaixo da versão 110 que oferece maior praticidade com 4 portas, mais espaço interno, com a mesma capacidade fora de estrada. Chegou para conquistar os admiradores da marca com nostalgia e tecnologia sem precedentes.
GB
Ficha técnica e lista de equipamentos estão após a galeria de fotos:
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FICHA TÉCNICA DEFENDER 90 SE 2022 | |
MOTOR | |
Tipo | 4-cilindros em linha, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, turbocarregadorr com interresfriador, injeção direta, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 83 x 92,29 |
Cilindrada (cm³) | 1.997 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 |
Potência (cv/rpm) | 300 / 5.500 |
Densidade de potência cv/L) | 150 |
Torque (m·kgf/rpm) | 40,8 / 1.500-4.500 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 20,4 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
Ignição | Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção |
TRANSMISSÃO | |
Fabricante | ZF |
Tipo | Câmbio automático epicíclico de 8 marchas à frente mais ré; conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração integral com caixa de transferência |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 4,714; 2ª 3,143; 3ª 2,106; 4ª 1,667; 5ª 1,285; 6ª 1,000; 7ª 0,839; 8ª 0,667; ré 3,295 |
Relação do diferencial (:1) | 4,100 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços sobrepostos, mola pneumática, amortecedor pressurizado de carga variável eletronicamente e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola pneumática, amortecedor pressurizado de carga variável eletronicamente e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do volante de direção (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,3 |
FREIOS | |
De serviço | Servoassistido a vácuo, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado, 380 |
Traseiro (Ø mm) | Disco, 365 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 8,5J x 20 |
Pneus | 255/60R20 |
Estepe | igual ao rodante |
Marca dos pneus | Goodyear Wrangler |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço/alumínio, suve, 2 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,38 |
Área frontal calculada (m²) | 3,144 |
Área frontal corrigida (m²( | 1,194 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.140 |
Carga útil | 900 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.583 (com estepe) |
Largura sem/com espelhos | 1.996/2.008 |
Altura (vazio) | 1.969 |
Distância entre eixos | 2.587 |
Distância mín. do solo (vazio) | 291 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 397/1563 |
Tanque de combustível | 90 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 191 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,1 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l) | |
Cidade | 6,1 |
Estrada | 6,8 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 8ª (km/h) | 54,5 |
Rotação a 120 km/h, em 8ª (rpm) | 2.200 |
Rotação à vel. máxima em 6ª (rpm) | 5.260 |
MANUTENÇÃO | |
Troca do óleo do motor (tempo/km) | 1 ano ou 10.000 |
Revisões (km) | 10.000 |
Troca do óleo do câmbio | n.d. |
GARANTIA | |
Veículo todo (anos) | 3, sem limite de quilometragem |
EQUIPAMENTOS DEFENDER 90 SE 2022 |
SEGURANÇA |
Alarme com imobilizador de motor |
Alerta de cinto desatado para motorista e passageiros |
Antena de teto do tipo tubarão |
Assistente de estabilidade de reboque |
Assistente de frenagem de emergência |
Assistente de partida em aclives |
Assistente para redução de ponto cego |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Câmera de ré com visão 360 graus |
Controle de estabilidade e tração desligável |
Engates Isofix para três bancos infantis com fixação superior |
EQUIPAMENTOS EXTERNOS |
Espelhos externos de acionamento elétrico |
Faróis principais halógenos com acendimento automático / Full LED |
Lanternas traseiras e luz de freio em LED |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED |
Monitor de fadiga do motorista |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Rodas de alumínio 20-pol |
Segredo de roda |
Terrain response 2 (configurável) |
Trava para crianças nas portas traseiras |
CONFORTO E COMODIDADE |
Acionamento elétrico de todos os vidros com função um-toque descida e subida |
Ajusta de altura e distância do volante de direção |
Ajuste elétrico do banco do motorista e passageiro |
Alerta de farol ligado e desligamento automático com tempo programável |
Ar-condicionado automático de duas zonas |
Aro do volante e manopla do câmbio em couro |
Assistente de manutenção em faixa |
Banco traseiro dividido 40:20:40 |
Bancos, portas e console central em tecido premium com costuras |
Chave tipo presencial com partida por botão |
Console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos |
Controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro com comando no volante |
Controle de descidas em aclives |
Controle de estacionamento elétrico |
Controle de frenagem em curvas |
Controle eletrônico de tração |
Descansa-braço central traseiro com porta-copos |
Desembaçador do vidro traseiro |
Espelho nos para-sóis |
Fechadura do porta-malas com comando interno |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Iluminação no porta-malas |
Pisca-3 (três piscada de setas com um toque na alavanca) |
Porta-objetos nas duas portas |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Revestimento do assoalho do porta-malas em borracha |
Revestimento do teto em tecido claro |
Revestimento na tampa do porta-malas |
Suspensão eletrônica a ar |
Tapetes em borracha com presilhas de segurança no motorista |
Tomada de 12 V |
Travamento automático das portas a 15 km/h |
ÁUDIO E CONECTIVIDADE |
Bluetooth e streaming de áudio |
Controle de áudio no volante |
Interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay |
Multimídia com tela LCD tátil de 8 polegadas |
Navegação Pro |
Quadro de instrumentos digital de 7 polegadas de alta resolução |
Sistema de som Meridian 400 W |
Tomadas 12-V traseiras e dianteiras + portas USB |