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Home GB

DEFENDER 90 SE, A TRADIÇÃO 4×4 NO USO GERAL (COM VÍDEO)

identicon por Gerson Borini
27/03/2022
em GB, Testes
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor





Nas tribos 4×4 a marca Land Rover é respeitada desde 1948 quando apareceu o Land Rover Série 1, e de lá para cá só aumenta o número de simpatizantes e entusiastas. A nova geração do Defender apareceu por aqui em 2020 com a versão 110, de 4 portas, bem apresentado pelo editor de fora de estrada do AE, Luís Fernando Carqueijo. Nesta semana recebi para avaliações a nova versão 90, mais curto que o 110 e com apenas duas portas, que visa atender um nicho de mercado bem especifico de estilo de vida. Segundo o marketing da Jaguar Land Rover do Brasil, o novo Defender 90 deverá ser utilizado primordialmente por solteiros ou casais sem filhos, ou que os filhos já saíram de casa. O objetivo é focar nas pessoas que gostam de um design diferente e inovador e que o preço a partir de R$ 545.950 não importe. É para aquele que bate o olho e pensa, eu quero este carro. Agora, se terá coragem de colocá-lo nas trilhas, não tenho tanta certeza assim…

Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado na região da Curva AE em Araçariguama, SP:

YouTube Video

Capacidade off-road

Muitos entusiastas do Defender clássico criticam a “gourmetizada” dada nesta nova geração e mesmo sem o terem avaliado se tornaram haters do novo modelo, mas ao se absterem do que o antigo oferecia e focar em tudo que o novo Defender traz, é difícil perder uma discussão em favor do novo. A tecnologia chegou para ajudar e não para concorrer com o Homem. A GM já usava o slogan “Tecnologia a Serviço do Homem” nos anos ’80, quando a eletrônica embarcada não chegava aos pés da que está disponível hoje.

O Defender 90 vem equipado com o novo sistema Terrain Response 2 que permite aos motoristas mais experientes escolher as condições de direção para o trecho à frente, enquanto os motoristas inexperientes podem deixar no modo automático e o próprio veículo detecta a condição de piso e faz a configuração mais adequada. E foi nessa condição que fiz praticamente toda avaliação deste carro por uma semana, afinal eu me considero com pouca experiência em terrenos que exigem tração 4×4.

Trafegar em pisos diversos o melhor é deixar no automático para o sistema decidir como transferir potência para as rodas

Por questões de logística de nossa equipe, gravamos o vídeo na região da Curva AE, mas foi na região de Joaquim Egídio em Campinas, SP que explorei todos os recursos 4×4 do suve. Foram mais de 50 quilômetros rodados em estradas e trilhas de terra da região, por Pedreira e Jaguariúna, e não teve um momento em que senti dificuldades para transpor obstáculos. Como havia chovido na véspera, não faltaram trechos alagados, embora não com os 900 mm de profundidade que o Defender 90 pode enfrentar. O snorkel, tubo de admissão de ar em posição elevada na coluna dianteira esquerda, é um acessório mais para dar tranquilidade ao motorista, pois não aumenta a capacidade de imersão, mas evita admissão de água no caso de aparecer uma marola, e ajuda a captar ar mais limpo ao trafegar por trechos de muita poeira.

Rodagem bem silenciosa mesmo em piso de pedregulhos

Ao ver as fotos e até mesmo o carro ao vivo, não parece que é tão alto, mas ao acessar o interior se percebe o quão útil é o estribo, outro acessório que faz parte do pacote Explorer desta versão testada. Ao estacionar na garagem de casa o tamanho ficou mais evidente. Os 38 graus de ângulo de entrada, no para-choque dianteiro, aumentam ainda mais essa impressão de altura do carro, e esse ângulo, associado aos 31 graus de ângulo de transposição e 40 graus de ângulo de saída. permitem enfrentar muitos desafios pelas trilhas da vida. A distancia livre do solo é de 291 mm, deixando clara sua vocação e DNA.

Silhueta do carro remete às linhas tradicionais do Defender clássico

Aumentando ainda mais toda essa sensação de carro alto, o bagageiro de teto é bem robusto, podendo suportar até 300 kg de carga estática. É muito útil para montar uma barraca e passar uns momentos ali em cima, seja para uma noite ou apenas para apreciar o pôr do sol. Para acesso ao teto há uma escada na lateral esquerda. E na lateral direita uma caixa porta-objetos chama a atenção, mas a fragilidade dessa caixa não me permitiria colocar equipamentos essenciais nela.

Tanto a caixa externa quanto a estrutura da escada e o estepe colocado junto à porta de carga prejudicam muito a visibilidade 360 graus, mas para compensar isso a Land Rover utiliza a tecnologia Clear Sight Ground Vision, ou “capô transparente”, que ajuda o motorista e enxergar à frente, revelando na tela da central multimídia as áreas que ficam escondidas pelo capô. E para trás utiliza sistema semelhante com imagens projetadas no espelho retrovisor interno, ficando livre das barreiras de encostos de cabeças do banco traseiro e da limitação do vidro vigia traseiro.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

No conforto e desempenho da suspensão o Defender 90 utiliza o melhor de dois mundos. Suspensão independente nas quatro rodas com braços triangulares sobrepostos na dianteira e multibraço na traseira, com vários elementos em alumínio, trazendo a leveza que vemos em carros esporte, e peças com geometria de alta rigidez torcional e flexional, necessárias para suportar os esforços da utilização fora de estrada. As molas são pneumáticas por meio de quatro bolsas de ar associadas a amortecimento adaptativo, capazes de monitorar o piso trafegado e a maneira de conduzir a uma taxa de 500 Hz (500 vezes por segundo), deixando o carro muito confortável por mais bruto e brusco que esteja o caminho. Esse sistema tem ainda a capacidade de elevar a carroceria em até 145 mm, e é todo gerenciado pelo sistema Terrain Response 2 no modo automático ou manualmente através de comando na central multimídia.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Potência e consumo em alta

Para enfrentar os desafios de uma trilha, um dos principais requisitos é dispor de bastante força trativa, que é proporcionada pelo motor denominado Ingenium P300 a gasolina de quatro cilindros em linha, 2-litros turbocarregado de duplo-comando, 16 válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, bloco, cabeçote e cárter de alumínio, e injeção direta, que entrega 300 cv a 5.500 rpm e 40,8 m·kgf entre 1.500 e 4.500 rpm. É o mesmo motor de outros carros da Jaguar Land Rover, entre eles o belo esportivo F-Type.

Visão geral do motor sem a capa de proteção

O câmbio automático epicíclico ZF de 8 marchas fica responsável por transmitir a potência ao sistema de tração integral, no melhor estilo de diferencial traseiro fixado no subchassi e com o inconveniente de variar a distância em relação ao solo quando da movimentação da suspensão, diferentemente do que acontece em veículos de eixo traseiro rígido, como o Defender clássico. Para toda tecnologia sempre existirão os haters e os lovers, mas os haters esquecem que neste moderno sistema, a carcaça do diferencial está a maior parte do tempo mais alta, e mesmo quando abaixa totalmente ainda está com boa altura livre do solo.

Alavanca de câmbio com opção de troca de marchas manual ao lado do painel de controle

Adicionalmente ainda conta com a caixa de transferência com reduzida com acionamento eletromecânico feito através do painel de controle. A troca de marchas em modo manual é feita exclusivamente pela alavanca seletora.

A força desse conjunto permite acelerar o suve de 2.140 kg de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, um valor até surpreendente e talvez desnecessário, mas que traz prazer ao dirigir. O coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) 0,38, associado à área frontal corrigida de 1,194 m², não ajudam no desempenho para velocidade máxima (191 km/) e, principalmente, consumo de combustível. O valor homologado junto ao Inmetro é de 6,1 km/l no uso urbano e 6,8 km/l no rodoviário. No trecho entre São Paulo e Campinas pela rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h o consumo foi de apenas 8,0 km/l, mas o tanque de 90 litros ajuda quando se necessita maior alcance. Certamente os apêndices externos (caixa lateral, bagageiro e escada) do carro testado colaboram muito para esse mau resultado.

Rodas têm desenho de fácil limpeza

Interior funcional

O acesso ao banco traseiro é facilitado pelo basculamento elétrico do encosto dos bancos dianteiros, mas mesmo nessa condição não é uma atividade fácil para qualquer um. O espaço para as pernas e conforto geral no banco traseiro é bom para duas pessoas. Os bancos dianteiros são bem desenhados e bem confortáveis, com ajustes elétricos e memória que gravam inclusive a posição do volante de direção na altura e distância, ajudando na busca da melhor posição de dirigir.

Basculamento elétrico do banco para facilitar acesso ao banco traseiro

Beleza e funcionalidade são os destaques do quadro de instrumentos. A sua visibilidade é muito boa e a operação dos comandos no painel central é intuitiva mesmo com alguns botões tendo funções duplicadas. O mesmo acontece nos botões do volante de direção, que após algum tempo já fica automática a comutação entre as duas funções.

O volante de quatro raios e as alavancas de seta e limpador do para-brisa parecem meio antiquadas no primeiro contato. A alavanca de câmbio posicionada à frente, junto com o painel de comandos encobre a visualização de alguns comandos, mas nada que comprometa o uso geral do carro.

Visibilidade dos instrumentos e comandos é muito boa e tem fácil leitura

A posição da central multimídia sugere que ela poderia deslizar ao longo do painel de instrumentos, mas isso não é possível. Ponto positivo para o grafismo da tela e facilidade de leitura e interpretação de todos os ícones tanto na central quanto no painel e volante.

O acabamento dos painéis internos de porta mescla chapa metálica, com peças plásticas rígidas e peças almofadadas, e toma um ar despojado ao utilizar parafusos aparentes nas portas e no console central. O ar-condicionado de comando automático e digital tem duas zonas e consegue separar bem o desejo de cada ocupante, e com a cabine relativamente pequena tem ótima eficiência.

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A versatilidade de basculamento do encosto dos bancos traseiros permiti acomodar cargas maiores, minimizando a frustação do tamanho diminuto do porta-malas de 397 litros. A abertura lateral da tampa do porta-malas é outra solução providencial, caso contrário apenas jogadores de basquete conseguiriam alcançar a borda da tampa aberta para fazer o fechamento. Mas sendo um projeto originado na Inglaterra, a abertura da porta é para a calçada, poderia ter sido invertida como foi feito com a posição de dirigir.

Porta-malas tem espaço limitado mas com a versatilidade de rebater o encosto do banco traseiro na proporção 40:20:40

Exterior simpático

A equipe de Design da JLR foi muito feliz no desenho desta nova família Defender, que desde o lançamento do 110 já me pareceu simpático e atraente, mesmo não sendo um apreciador fervoroso da marca ou do conceito 4×4. É aquele desenho que te convida a chegar perto para ver melhor, ou até mesmo se afastar para apreciar o conjunto todo. Eles conseguiram fazer um desenho de linhas retas, como era o Defender clássico, introduzindo modernidade com as concordâncias arredondadas e sem encher de frisos ou elementos de jewell effect (efeito joia) apenas para chamar a atenção e que certamente dificultaria a manutenção em caso de uso fora de estrada.

Estribo lateral e snorkel são itens do pacote de acessórios

O desenho das rodas de liga de alumínio com cinco raios é simples, moderno e esportivo, e ainda tem a vantagem de ser fácil de limpar após uma semana de trilhas. Os pneus 255/60R20 Goodyear Wrangler All Terrain Adventure foi uma decisão acertada da JLR, pois confere melhor capacidade de tração em terrenos de baixa aderência, sem comprometer o ruído interno com uma rodagem áspera.

Não precisava da ponte, o Defender 90 poderia atravessar esse riacho com facilidade

Esse conceito das rodas grandes posicionadas muito próximo às extremidades do veículo fica bonito e causam um efeito interessante: ao entrar em um trecho alagado as rodas lançam a água para frente e para cima, e como o ângulo de ataque é generoso essa água sobe à frente do veículo, e o carro em movimento recebe toda essa água no para-brisa. Chega a ser divertido fazer isso em cada poça d’água.

Harmonia nos detalhes sem exagerar nos itens de jewell effect (efeito joia)

A iluminação pelos faróis em LED matriciais com facho alto automático é muito boa e as lanternas traseiras são embutidas na carroceria para menor risco de quebrar em contatos com troncos de árvores.

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Conclusão

Sem sombra de dúvida, o novo Defender 90 teria lugar na minha garagem dos sonhos, e assim que acertar as seis dezenas da Mega-Sena em um único cartão, pois semana passada acertei os seis, mas em cartões diferentes, buscarei o meu na concessionária mais perto de casa.

Tradicional foto AE mostra a abertura da porta traseira para a calçada de veículos que circulam em vias de mão direita

O rústico do interior não empobrece, pois está ali para dar praticidade na utilização. O piso todo emborrachado sem carpetes ou tapetes é justamente para o proprietário não ter medo de enfrentar trecho de lama e facilitar a limpeza posterior. Os para-lamas aparentes do lado de fora remetem à tradição da versão clássica e reforçam a imagem de robustez do desenho exterior.

É realmente um suve para um nicho de mercado, tanto que seu preço está cerca de R$ 15 mil abaixo da versão 110 que oferece maior praticidade com 4 portas, mais espaço interno, com a mesma capacidade fora de estrada. Chegou para conquistar os admiradores da marca com nostalgia e tecnologia sem precedentes.

GB

Ficha técnica e lista de equipamentos estão após a galeria de fotos:

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
FICHA TÉCNICA DEFENDER 90 SE 2022
MOTOR
Tipo 4-cilindros em linha, dianteiro, longitudinal,  bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, turbocarregadorr com interresfriador, injeção direta, gasolina
Diâmetro x curso (mm) 83 x 92,29
Cilindrada (cm³) 1.997
Taxa de compressão (:1) 9,5
Potência (cv/rpm) 300 / 5.500
Densidade de potência cv/L) 150
Torque (m·kgf/rpm) 40,8 / 1.500-4.500
Densidade de torque (m·kgf/L) 20,4
Comprimento da biela (mm) n.d.
Relação r/l n.d.
Ignição Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
TRANSMISSÃO
Fabricante ZF
Tipo Câmbio automático epicíclico de 8 marchas à frente mais ré; conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração integral com caixa de transferência
Relações de transmissão (:1) 1ª 4,714; 2ª 3,143; 3ª 2,106; 4ª 1,667; 5ª 1,285; 6ª 1,000; 7ª 0,839; 8ª 0,667; ré 3,295
Relação do diferencial (:1) 4,100
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços sobrepostos, mola pneumática, amortecedor pressurizado de carga variável eletronicamente e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola pneumática, amortecedor pressurizado de carga variável eletronicamente e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do volante de direção (mm) 370
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,3
FREIOS
De serviço Servoassistido a vácuo, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado, 380
Traseiro (Ø mm) Disco, 365
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 8,5J x 20
Pneus 255/60R20
Estepe igual ao rodante
Marca dos pneus Goodyear Wrangler
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço/alumínio, suve, 2 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,38
Área frontal calculada (m²) 3,144
Área frontal corrigida (m²( 1,194
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.140
Carga útil 900
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.583 (com estepe)
Largura sem/com espelhos 1.996/2.008
Altura (vazio) 1.969
Distância entre eixos 2.587
Distância mín. do solo (vazio) 291
 CAPACIDADES (L)
Porta-malas 397/1563
Tanque de combustível 90
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 191
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,1
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l)
Cidade 6,1
Estrada 6,8
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 8ª (km/h) 54,5
Rotação a 120 km/h, em 8ª (rpm) 2.200
Rotação à vel. máxima em 6ª (rpm) 5.260
MANUTENÇÃO
Troca do óleo do motor (tempo/km) 1 ano ou 10.000
Revisões (km) 10.000
Troca do óleo do  câmbio n.d.
GARANTIA
Veículo todo (anos) 3, sem limite de quilometragem
EQUIPAMENTOS DEFENDER 90 SE 2022
SEGURANÇA
Alarme com imobilizador de motor
Alerta de cinto desatado para motorista e passageiros
Antena de teto do tipo tubarão
Assistente de estabilidade de reboque
Assistente de frenagem de emergência
Assistente de partida em aclives
Assistente para redução de ponto cego
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina
Câmera de ré com visão 360 graus
Controle de estabilidade e tração desligável
Engates Isofix para três bancos infantis com fixação superior
EQUIPAMENTOS EXTERNOS
Espelhos externos de acionamento elétrico
Faróis principais halógenos com acendimento automático / Full LED
Lanternas traseiras e luz de freio em LED
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED
Monitor de fadiga do motorista
Monitoramento da pressão dos pneus
Rodas de alumínio 20-pol
Segredo de roda
Terrain response 2 (configurável)
Trava para crianças nas portas traseiras
CONFORTO E COMODIDADE
Acionamento elétrico de todos os vidros com função um-toque descida e subida
Ajusta de altura e distância do volante de direção
Ajuste elétrico do banco do motorista e passageiro
Alerta de farol ligado e desligamento automático com tempo programável
Ar-condicionado automático de duas zonas
Aro do volante e manopla do câmbio em couro
Assistente de manutenção em faixa
Banco traseiro dividido 40:20:40
Bancos, portas e console central em tecido premium com costuras
Chave tipo presencial com partida por botão
Console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos
Controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro com comando no volante
Controle de descidas em aclives
Controle de estacionamento elétrico
Controle de frenagem em curvas
Controle eletrônico de tração
Descansa-braço central traseiro com porta-copos
Desembaçador do vidro traseiro
Espelho nos para-sóis
Fechadura do porta-malas com comando interno
Freio de estacionamento eletromecânico
Iluminação no porta-malas
Pisca-3 (três piscada de setas com um toque na alavanca)
Porta-objetos nas duas portas
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Revestimento do assoalho do porta-malas em borracha
Revestimento do teto em tecido claro
Revestimento na tampa do porta-malas
Suspensão eletrônica a ar
Tapetes em borracha com presilhas de segurança no motorista
Tomada de 12 V
Travamento automático das portas a 15 km/h
ÁUDIO E CONECTIVIDADE
Bluetooth e streaming de áudio
Controle de áudio no volante
Interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay
Multimídia com tela LCD tátil de 8 polegadas
Navegação Pro
Quadro de instrumentos digital de 7 polegadas de alta resolução
Sistema de som Meridian 400 W
Tomadas 12-V traseiras e dianteiras + portas USB






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