• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

DISPUTA NA F-1 NÃO FICARÁ RESTRITA A FERRARI E RED BULL

MERCEDES TEM POTENCIAL PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS DE INÍCIO DE CAMPEONATO

identicon por Wagner Gonzalez
29/03/2022
em Conversa de Pista, Curva 3, WG
Ferrari e Red Bull dividem as vitórias até agora (Foto: Red Bull)

Ferrari e Red Bull dividem as vitórias até agora (Foto: Red Bull)







Chega a ser tentador afirmar que Ferrari e Red Bull dividirão as vitórias na temporada 2022 da F-1: após duas corridas disputadas, em um calendário de 22, talvez 23 etapas, os quatro pilotos dessas equipes aparecem nas cinco primeiras posições do campeonato. Entre os construtores, a Ferrari lidera com 78 pontos, 40 a mais que a Mercedes e 41 sobre a Red Bull. É esse resumo que impede confirmar a ideia inicial do parágrafo. Além disso, a supremacia quase absoluta da McLaren na temporada de 1988, quando Ayrton Senna e Alain Prost venceram 15 das 16 etapas da temporada, é algo fora de questão.

Leclerc e Verstappen são, até agora, os protagonistas da temporada 2022 (Foto: Red Bull)

Sem dúvida a Scuderia de Maranello e a esquadra de Milton Keynes, no Reino Unido, já demonstraram estar em um patamar superior às suas oito rivais, mas a presença de Lewis Hamilton no pódio do Bahrein e o quinto lugar de George Russell na Arábia Saudita garantem uma dose de esclarecimento para quem só enxerga aquelas duas equipes. Além disso, há de se lembrar de características de todas essas operações semelhantes, mas que são administradas de formas diferentes.

Em Jeddah a estratégia da Ferrari custou a vitória de Leclerc (Foto: Ferrari)

A Ferrari, por exemplo, tem Charles Leclerc como seu piloto número 1 e Carlos Sainz como um número 2 capaz de aproveitar a inconsistência até agora demonstrada pelo companheiro de equipe. No ano passado o espanhol marcou mais pontos e terminou à frente do monegasco. Além disso, o time italiano tem um currículo marcado por erros estratégicos e decisões equivocadas, sem falar no temperamento latino, algo que pode ser prejudicial frente à conhecida frieza de anglos e teutônicos. A maneira como Leclerc e a Scuderia jogaram com o desgaste de pneus em Jeddah é um exemplo disso.

Verstappen segue o menino de ouro para Christian Horner e Helmut Marko (Foto: Red Bull)

A Red Bull não deixa a desejar quando se compara seu estilo de trabalho com a figura do touro que identifica o produto do seu controlador e principal patrocinador. A decisão do título de 2021 e o ataque de Max Verstappen na fase final da corrida de domingo exemplificam essas características. O segundo piloto do time, o mexicano Sérgio Pérez, já mostrou que é rápido, difícil de ser ultrapassado…e inconstante.

Sérgio Pérez largou na pole e terminou em quarto. Inconstância é o problema desse piloto rápido (Foto: Red Bull)

Não obstante a fama de saber cuidar dos pneus, é pouco provável que ele se torne um rival para o holandês, há tempos reconhecido como um patrimônio do time baseado em Milton Keynes, cidade famosa pelo número de roundabouts (como são chamadas as rotatórias viárias na Inglaterra) nas ruas desta urbanização planejada.

Campeã de construtores nas últimas oito temporadas, a Mercedes tem seu pior início de campeonato desde que passou a dominar a categoria. Um problema aerodinâmico que começa a ficar conhecido com o termo “porpoising” ou “efeito golfinho”está na raiz do problema. Esse fenômeno restringe as possibilidades de George Russell, quarto colocado no campeonato, e do heptacampeão Lewis Hamilton, que em Jeddah não passou do Q1, algo raro, talvez inédito, em sua carreira. “O carro estava indirigível”, declarou.

George Russell aparece em quarto no campeonato apesar das limitações do seu carro (Foto: Mercedes)

Tal problema é consequência do desequilíbrio entre a calibração de elementos da suspensão e a pressão gerada pela aerodinâmica. Na medida em que a velocidade aumenta, a diferença de velocidade entre o ar que passa sobre e sob a carenagem do carro cria o efeito solo, algo que comprime o monoposto contra o asfalto e aumenta a aderência. Quando essa pressão produz cargas maiores do que aquele que a suspensão consegue suportar, o assoalho do carro toca o solo e impede a passagem de ar nessa região, o que faz com que o carro “levante” e perca estabilidade até que o efeito volte a ser produzido. Nas imagens de TV isso é perceptível quando se nota o capacete do piloto subindo e descendo em uma frequência assustadora.

Frio e calculista como lhe é peculiar, o austríaco Toto Wolff encara a situação de forma pragmática: “Temos que fazer um exercício de humildade, algo que nos fortalecerá. É extremamente doloroso não disputar as vitórias por causa de uma diferença tão grande de rendimento.”

Quem conhece o modus operandi de Wolff sabe que seu exército de engenheiros e técnicos não está dormindo o mesmo número de horas dos últimos anos. No último fim de semana o carro de Sérgio Perez era o mais rápido na reta principal durante a prova de classificação, quando atingiu 335,1 km/h, exatos 10 km/h a mais que George Russell e Alex Albon, os mais rápidos entre os seis que usam o motor Mercedes. O fato que os quatro carros mais lentos — os de Nicolas Latifi , Lewis Hamilton, Lando Norris e Daniel Ricciardo, o mais lento, com 322,8 km/h — que usam esse mesmo motor, indica que a falta de potência pode estar relacionada com o déficit de desempenho.

Outra possibilidade é que o sistema de arrefecimento demande soluções aerodinâmicas ainda não encontradas nos carros dessas equipes. Nos testes pré-temporada a Mercedes avaliou diversas carenagens nas laterais da carroceria e acabou adotando uma solução peculiar que processa o fluxo de ar posterior às rodas dianteiras. A solução dos problemas dos alemães não está distante e não será surpresa se no GP da Austrália, marcado para 10 de abril os carros da equipe apresentem melhora significativa. Os entusiastas do esporte só têm a ganhar com isso.

O resultado completo o GP da Arábia Saudita você encontra aqui.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram

 





Tags: F-1FerrariLeclercMercedesRed BullRussellVerstappen
Anterior

FIAT MOBI 2023 COM NOVIDADES

Próximo

DUAS MULHERES E UMA PROVA DE ESTRADA MEMORÁVEL

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
A vitória do Mercedes-Benz SE 220 (Foto: Divulgação Mercedes-Benz

DUAS MULHERES E UMA PROVA DE ESTRADA MEMORÁVEL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In