• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CL

E O MAVERICK ATROPELOU O CORCEL

identicon por chicolelis
31/03/2022
em CL, Histórias & Estórias
¨Maverick GT 302 V-8 (Foto: Divulgação Ford)

¨Maverick GT 302 V-8 (Foto: Divulgação Ford)







Um simples erro no engate da 1ª marcha quase causou uma tragédia em meados dos anos 70. Dois colegas, que trabalhavam em uma fábrica que até dois anos atrás” habitava” o ABC, onde fabricou tratores (que abandonou depois de três tentativas; caminhões — com duas tentativas também frustradas —, e também veículos leves, como Escort, Fiesta, Ka e outros além dos dois modelos dessa narrativa, foram levar dois carros para um estúdio na região da Paulista, onde seriam fotografados pela revista Quatro Rodas.

Foto: Divulgação Ford)

Um, que adorava acelerar e que era responsável pela divulgação das  competições da fábrica, ia na frente levando o Maverick 302 V-8, 197 cv (foto de abertura), que fazia de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e máxima de 182 km/h. O outro, um sujeito supertranquilo, seguia logo atrás, com o Corcel GT (ao lado), com menos da metade da potência (80 cv), 0 a 100 km/h em 18 s e final de 138,5 km/h, embora Emerson Fittipaldi, em Interlagos, tenha conseguido 142.

Tudo corria bem, enquanto a dupla seguia por terrenos planos. Mas, ao chegarem em uma daquelas vias, com grande inclinação, que cruzam a Paulista, a coisa ficou feia. Pouco antes do cruzamento com a avenida o sinal/farol/semáforo/sinaleira (depende da região no Brasil) mostrou o amarelo. Ainda que tentado a aproveitar a força do motor 302 V-8 do Maverick, resolveu não passar no amarelo e parou, seguido pelo Corcel.

Depois de alguns segundos, o intrépido da frente a acionou a embreagem e engatou aquela que ele imaginava tratar-se da 1ª delas. Mas, emocionado com o ronco do motor, e muito ansioso, esqueceu que o Maverick tinha um problema no trambulador, muito sensível e, se não houvesse um movimento de engatar preciso, entrava a ré.

E começou a acelerar, fazendo o Maverick até balançar pela reação ao torque do V-8. Atrás, seu colega viu a luz de ré acesa e percebeu que havia entrado a marcha errada, e não a 1ª. Começou a buzinar desesperado, o que excitou ainda mais seu companheiro que, ao avistar o verde, soltou a embreagem e pisou fundo com o pé direito e… decolou para trás, subindo no capô do Corcel e quase matando de susto aquele que levava o Corcel GT. A Quatro Rodas não conseguiu fazer aquela foto e o Departamento de Imprensa da fábrica “perdeu”, por um bom tempo, dois carros novos. No dia seguinte, dois outros carros foram fotografados pela revista.

CL

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.






Próximo

HONDA NC 750X, PRIMEIRAS IMPRESSÕES (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17