A Ford apresentou ontem (8/3), em sessão pela internet, a picape cabine-dupla Ranger FX4, já como ano-modelo 2023, que se junta à XL, XLS, XLT, Limited, Black e Storm, as duas últimas de lançamento mais recente, A versão tem caráter mais esportivo-lazer e seu preço ´público sugerido é de R$ 288.990 que, diz a Ford, já incorpora a recente redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O único opcional é rodas de 17 polegadas com pneus Pirelli All Terrain Scorpion Plus 265/65R17, mais adequados para trilhas, que acresce R$ 2.000 ao preço da FX4 — de série é aro 18-polegadas com Pirelli Scorpion All Terrain 265/60R18, 50% asfalto e 50% off-road.
Sempre que houver fotos em galeria, clique nelas com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O motor é o conhecido 5-cilindros Duratorq turbodiesel 3,2-litros de 200 cv e 47,9 m·kgf, associado a câmbio automático epicíclico Ford de seis marchas com trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora, combinado com tração 4×4 temporária normal e reduzida. O conjunto é capaz de proporcionar aceleração 0-100 km/h em 11,6 segundos e levá-la a 180 km/h, velocidade esta limitada; o diferencial traseiro é bloqueante mediante comando elétrico.
Maia controle de emissões
A novidade é haver agora, por conta dos novos limites de emissões determinados pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7, o uso do reagente líquido Arla 32 contido em reservatório de 20 litros, suficientes para rodar entre 10.000 km e 14.000 km, em condições normais, que dado o baixo custo do Arla 32, encontrado nas concessionárias Ford e postos de combustíveis, representa o custo por quilômetro de aproximadamente 1 centavo de real, o que em 14.000 km gera despesa de apenas R$ 140.
Esse reagente líquido é uma solução de 32,5% de ureia e 67,5% de água desmineralizada que, injetada no escapamento antes do catalisador, transforma por reação química os óxidos de nitrogênio (NO e NO2) em nitrogênio (gás inerte que compõe 78% do ar atmosférico) e vapor d’água.
Embora a Ford diga que potência e torque permanecem iguais com a medida antipoluição, pode haver pequena diferença de consumo de combustível. Este, de homologação, não foi informado, porém tomando os números da Ranger Limited 2020 (mesmo trem motriz e peso 14 kg menor), é 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l, na estrada.
Segurança e comodidade
A suspensão da Ranger FX4 é igual à da versão Storm e contribui para o bom comportamento dinâmico e dirigibilidade da picape, seja vazia ou carregada e em diferentes condições de terreno.
O seu conjunto de segurança inclui sete bolsas infláveis, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotagem e adaptativo de carga, assistente de partida em aclives, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
A FX4 oferece ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, ajuste lombar, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba.
Como toda a linha Ranger, a FX4 conta ainda com o sistema de conectividade FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida remota e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o hodômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.
Como acessórios, a Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado especialmente para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de curso d’água — profundidade de até 800 mm, a maior da categoria. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e fechadura a chave, muito úteis para transportar pequenos equipamentos e compras.
A nova versão da Ranger é disponível em seis cores: vermelho Toscana, vermelho Bari, prata Geada, branco Ártico, preto Gales e cinza Moscou, as vendas começaram ontem.
Na apresentação, a Ford citou como concorrentes da Ranger FX4 a Toyota SRV (R$ 285.780) e a Chevrolet S10 LTZ (R$ 283.030);
BS
(Atualizado em 9/3/22 às 15h35, correção de informação, diferencial é bloqueante internamente)
FICHA TÉCNICA FORD RANGER FX4 2023 | |
MOTOR | |
Designação | Ford 3.2 Duratorq Turbodiesel TDCi |
Descrição | 5 cil. em linha, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de ferro fundido, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro, injeção direta common rail, bomba elétrica de alta pressão, turbocarregador com interresfriador |
Cilindrada (cm³) | 3.198 |
Diâmetro x curso (mm) | 89,9 x 100,76 |
Potência máxima (cv/rpm) | 200/3.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, | 47,9/1.750 a 2.500 |
Taxa de compressão (:1) | 15,5 |
Combustível | Diesel S-10 |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria (V/A·h) | 12/60 |
Alternador (A) | 110 |
TRANSMISSÃO | |
Tração | 4×2 traseira, 4×4 normal e 4×4 reduzida |
Câmbio | Automático epicíclico, 6 marchas Getrag 6R80, trocas manuais sequenciais pela alavanca, conversor de torque, diferencial traseiro bloqueante |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,171; 2ª 2,342, 3ª 1,521; 4ª 1,143; 5ª 0,867; 6ª 0,691; ré 3,400 |
Relação de diferencial (:1) | 3,73 |
Relação da reduzida (:1) | 2,72 |
Relação máxima. do conversor de torque (:1) | 1,7:1 |
FREIOS | |
Dianteiro (tipo, Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiro (tipo, Ø mm) | Tambor/n.d. |
Descrição | Hidráulico, servoassistido por bomba, duplo-circuito dianteiro./traseiro, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Freio de estacionamento | Mecânico a cabo, comando por alavanca entre os bancos dianteiros |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixe de molas semielípticas e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8J x 18 pol. 8J x 17. opcional) |
Pneus | 265/60R18 Pirelli Scorpion All Terrain (opcional Pirelli Scorpion All Terrain Plus 265/65R17) |
Estepe | Igual às demais rodas, armazenado sob a caçamba |
CONSTRUÇÃO | Carroceria e caçamba de aço montadas sobre chassi, picape de cabine dupla, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 5.354 |
Largura sem/com espelhos | 1.977 / 2.163 |
Altura | 1.821 |
Distância entre eixos | 3.220 |
Bitola dianteira/traseira | 1.560/1.560 |
Altura livre do solo | 235 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.247 |
Carga máxima | 1.014 |
Peso bruto total | 3.270 |
Peso máx. rebocável sem/com freio (kg) | 750 / 2.720 |
DADOS DA CAÇAMBA | |
Comprimento (mm) | 1.489 |
Largura /largura entre caixas de rodas (mm) | 1.560 / 1.139 |
Altura (mm) | 511 |
Capacidade (L) | 1.180 |
INFORMAÇÕES OFF-ROAD | |
Ângulo de entrada (º) | 28 |
Ângulo de saída (º) | 26 |
Profundidade de val (mm) | 800 (com snorkel) |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 80 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 180 km/h (limitada) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | n.d. ((11,6, dado da Ranger Limited 2020 de mesmo motor, câmbio e tração pesando 14 kg menos) |
Relação peso-potência (kg/cv) | 11,2 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE HOMOLOGAÇÃO | |
Cidade (km/l) | 8,4 (n.d., usados dados da versão Limited 2020) |
Estrada (km/l) | 9,4 (n.d., usados dados da versão Limited 2020) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 55,1 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.176 |
Rotação à veloc. máxima em 4ª (rpm) | 3.264 |
GARANTIA | |
Termo | 5 anos |
EQUIPAMENTOS RANGER FX4 2023 |
Acabamento interno em tom escuro brilhante para volante, painel e molduras |
Ajuste elétrico do banco do motorista e ajuste lombar manual |
Alargadores de para-lamas em preto fosco |
Alças de teto (4) e nas colunas dianteiras |
Alertas de funcionamento do veículo |
Arco de proteção (“santantônio”) funcional com pontos de ancoragem para amarrar equipamentos |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas |
Assistente de fechamento da caçamba |
Aviso de alarme disparado no celular |
Aviso de motor sendo acionado no celular |
Bancos revestidos de couro com costura vermelha e logo FX4 em vermelho |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e de joelhos do motorista |
Capacidade de transpor trecho alagado de 800 mm de profundidade com o snorkel acessório |
Central multimídia SYNC com tela de 8″ com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |
Chave presencial com chave de emergência embutida e partida do motor por botão |
Conectividade FordPass Connect para comandos e informações pelo celular |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de oscilação de reboque |
Diferencial traseiro bloqueante |
Direção eletroassistida com compensação de ventos laterais e rodas desbalanceadas |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis de LED |
Faróis de neblina |
Farol alto automático |
Grade exclusiva |
Luz de rodagem diurna (DLR) por LED |
Monitoramento automático da pressão dos pneus |
Painel com duas telas de cristal líquido |
Partida remota com acionamento do ar-condicionado |
Partida remota do motor agendada |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Sensor de chuva |
Sistema de segurança AdvanceTrac que engloba controle de estabilidade e tração, controle anticapotagem, controle adaptativo da carga, assistente de partida em aclives, controle de descida, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro |