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Home BS

FORD LANÇA MAIS UMA VERSÃO DA PICAPE RANGER, A FX4

identicon por Bob Sharp
09/03/2022
em BS, Lançamentos
Fotos: Divulgação Ford

Fotos: Divulgação Ford







A Ford apresentou ontem (8/3), em sessão pela internet, a picape cabine-dupla Ranger FX4, já como ano-modelo 2023, que se junta à XL, XLS, XLT, Limited, Black e Storm, as duas últimas de lançamento mais recente,  A versão tem caráter mais esportivo-lazer e seu preço ´público sugerido é de R$ 288.990 que, diz a Ford, já incorpora a recente redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O único opcional é rodas de 17 polegadas com pneus Pirelli All Terrain Scorpion Plus 265/65R17, mais adequados para trilhas, que acresce R$ 2.000 ao preço da FX4 — de série é aro 18-polegadas com Pirelli Scorpion All Terrain 265/60R18, 50% asfalto e 50% off-road.

Sempre que houver fotos em galeria, clique nelas com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O motor é o conhecido 5-cilindros Duratorq turbodiesel 3,2-litros de 200 cv e 47,9 m·kgf, associado a câmbio automático epicíclico Ford de seis marchas com trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora, combinado com tração 4×4 temporária normal e reduzida. O conjunto é capaz de proporcionar aceleração 0-100 km/h em 11,6 segundos e levá-la a 180 km/h, velocidade esta limitada; o diferencial traseiro é bloqueante mediante comando elétrico.

Maia controle de emissões

A novidade é haver agora, por conta dos novos limites de emissões determinados pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7, o uso do reagente líquido Arla 32 contido em reservatório de 20 litros, suficientes para rodar entre 10.000 km e 14.000 km, em condições normais, que dado o baixo custo do Arla 32, encontrado nas concessionárias Ford e postos de combustíveis, representa o custo por quilômetro de aproximadamente 1 centavo de real,  o que em 14.000 km gera despesa de apenas R$ 140.

Esse reagente líquido é uma solução de 32,5% de ureia e 67,5% de água desmineralizada que, injetada no escapamento antes do catalisador, transforma por reação química os óxidos de nitrogênio (NO e NO2) em nitrogênio (gás inerte que compõe 78% do ar atmosférico) e vapor d’água.

Embora a Ford diga que potência e torque permanecem iguais com a medida antipoluição, pode haver pequena diferença de consumo de combustível. Este, de homologação, não foi informado, porém tomando os números da Ranger Limited 2020 (mesmo trem motriz e peso 14 kg menor), é 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l, na estrada.

Segurança e comodidade

A suspensão da Ranger FX4 é igual à da versão Storm e contribui para o bom comportamento dinâmico e dirigibilidade da picape, seja vazia ou carregada e em diferentes condições de terreno.

O seu conjunto de segurança inclui sete bolsas infláveis, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotagem e adaptativo de carga, assistente de partida em aclives, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

A FX4 oferece ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, ajuste lombar, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba.

Rodas e pneus opcionais de fábrica para quem se aventura em trilhas

Como toda a linha Ranger, a FX4 conta ainda com o sistema de conectividade FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida remota e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o hodômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.

Trocas de marchas manuais sequenciais pele alavanca seletora; o pequeno botão giratório seleciona os modos de tração

Como acessórios, a Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado especialmente para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de curso d’água —  profundidade de até 800 mm, a maior da categoria. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e fechadura a chave, muito úteis para transportar pequenos equipamentos e compras.

A nova versão da Ranger é disponível em seis cores: vermelho Toscana, vermelho Bari, prata Geada, branco Ártico, preto Gales e cinza Moscou, as vendas começaram ontem.

Na apresentação, a Ford citou como concorrentes da Ranger FX4 a Toyota SRV (R$ 285.780) e a Chevrolet S10 LTZ (R$ 283.030);

BS

(Atualizado em 9/3/22 às 15h35, correção  de informação, diferencial é bloqueante internamente)

FICHA TÉCNICA FORD RANGER FX4 2023
MOTOR
Designação Ford 3.2 Duratorq Turbodiesel TDCi
Descrição 5 cil. em linha, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de ferro fundido, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro, injeção direta common rail, bomba elétrica de alta pressão, turbocarregador com interresfriador
Cilindrada (cm³) 3.198
Diâmetro x curso (mm) 89,9 x 100,76
Potência máxima (cv/rpm) 200/3.000
Torque máximo (m·kgf/rpm, 47,9/1.750 a 2.500
Taxa de compressão (:1) 15,5
Combustível Diesel S-10
SISTEMA ELÉTRICO
Bateria (V/A·h) 12/60
Alternador (A) 110
TRANSMISSÃO
Tração 4×2 traseira, 4×4 normal e 4×4 reduzida
Câmbio Automático epicíclico, 6 marchas Getrag 6R80, trocas manuais sequenciais pela alavanca, conversor de torque, diferencial traseiro bloqueante
Relações das marchas (:1) 1ª 4,171; 2ª 2,342, 3ª 1,521; 4ª 1,143; 5ª 0,867; 6ª 0,691; ré 3,400
Relação de diferencial (:1) 3,73
Relação da reduzida (:1) 2,72
Relação máxima. do conversor de torque (:1) 1,7:1
FREIOS
Dianteiro (tipo, Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiro (tipo, Ø mm) Tambor/n.d.
Descrição Hidráulico, servoassistido por bomba, duplo-circuito dianteiro./traseiro, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Freio de estacionamento Mecânico a cabo, comando por alavanca entre os bancos dianteiros
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, feixe de molas semielípticas e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida
Voltas entre batentes n.d.
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8J x 18 pol. 8J x 17. opcional)
Pneus 265/60R18 Pirelli Scorpion All Terrain (opcional Pirelli Scorpion All Terrain Plus 265/65R17)
Estepe Igual às demais rodas, armazenado sob a caçamba
CONSTRUÇÃO Carroceria e caçamba de aço montadas sobre chassi, picape de cabine dupla, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 5.354
Largura sem/com espelhos 1.977 / 2.163
Altura 1.821
Distância entre eixos 3.220
Bitola dianteira/traseira 1.560/1.560
Altura livre do solo 235
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.247
Carga máxima 1.014
Peso bruto total 3.270
Peso máx. rebocável sem/com freio (kg) 750 / 2.720
DADOS DA CAÇAMBA
Comprimento (mm) 1.489
Largura /largura entre caixas de rodas (mm) 1.560 / 1.139
Altura (mm) 511
Capacidade (L) 1.180
INFORMAÇÕES OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º) 28
Ângulo de saída (º) 26
Profundidade de val (mm) 800 (com snorkel)
CAPACIDADES (L)
Tanque de combustível 80
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 180 km/h (limitada)
Aceleração 0-100 km/h  (s) n.d. ((11,6, dado da Ranger Limited 2020 de mesmo motor, câmbio e tração pesando 14 kg menos)
Relação peso-potência (kg/cv) 11,2
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE HOMOLOGAÇÃO
Cidade (km/l) 8,4 (n.d., usados dados da versão Limited 2020)
Estrada (km/l) 9,4 (n.d., usados dados da versão Limited 2020)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na última marcha (km/h) 55,1
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.176
Rotação à veloc. máxima em 4ª (rpm) 3.264
GARANTIA
Termo 5 anos

 

EQUIPAMENTOS RANGER FX4 2023
Acabamento interno em tom escuro brilhante para volante, painel e molduras
Ajuste elétrico do banco do motorista e ajuste lombar manual
Alargadores de para-lamas em preto fosco
Alças de teto (4) e nas colunas dianteiras
Alertas de funcionamento do veículo
Arco de proteção (“santantônio”) funcional com pontos de ancoragem para amarrar equipamentos
Ar-condicionado automático digital de duas zonas
Assistente de fechamento da caçamba
Aviso de alarme disparado no celular
Aviso de motor sendo acionado no celular
Bancos revestidos de couro com costura vermelha e logo FX4 em vermelho
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e de joelhos do motorista
Capacidade de transpor trecho alagado de 800 mm de profundidade com o snorkel acessório
Central multimídia SYNC com tela de 8″ com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay
Chave presencial com chave de emergência embutida e partida do motor por botão
Conectividade FordPass Connect para comandos e informações pelo celular
Controlador automático de velocidade de cruzeiro
Controle de oscilação de reboque
Diferencial traseiro bloqueante
Direção eletroassistida com compensação de ventos laterais e rodas desbalanceadas
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Faróis de LED
Faróis de neblina
Farol alto automático
Grade exclusiva
Luz de rodagem diurna (DLR) por LED
Monitoramento automático da pressão dos pneus
Painel com duas telas de cristal líquido
Partida remota com acionamento do ar-condicionado
Partida remota do motor agendada
Retrovisor interno eletrocrômico
Sensor de chuva
Sistema de segurança AdvanceTrac que engloba controle de estabilidade e tração, controle anticapotagem, controle adaptativo da carga, assistente de partida em aclives, controle de descida, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro






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