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Já são 20 anos desde que foram lançados os primeiros produtos Ford que utilizavam a grife aventureira FX4. Na época, no mercado americano, identificou-se a necessidade de picapes que fossem ainda mais valentes no off-road, modelos com recursos técnicos e visuais capazes de transpor os mais difíceis obstáculos nos mais complexos terrenos.
Para atender essas difíceis demandas, a Ford apresentava em 2002 a nova grife FX4 (FordX4, leia-se “Ford com tração nas quatro rodas”), que estreou nas já valentes picapes Ranger e F-Series. Com a intenção de atender as necessidades de quem buscava um veículo seguro, confortável, moderno e confiável para transportar cargas e pessoas, além de permitir aventuras no fora-de-estrada, as novas picapes FX4 da Ford mostravam na prática suas habilidades.
Além de estarem sempre aliadas às versões com mecânica mais forte e potente, as picapes Ford FX4 tinham sempre tração nas quatro rodas, suspensões mais robustas e elevadas e pneus especiais.
Destaque também para o visual interno e externo que deixava clara a vocação off-road dos modelos, adotando elementos exclusivos e componentes essenciais para as aventuras. Ford Ranger FX4 e F-Series FX4 eram facilmente reconhecidas não só pelo design diferenciado, mas também pelos adesivos e emblemas exclusivos espalhados pela carroceria.
De início, a pedida do consumidor por picapes ainda mais aventureiras e esportivas era tanta que a Ford resolveu lançar logo dois níveis da grife FX4, ambos disponíveis para Ranger e F-Series: o primeiro era o FX4 Off-Road, já com toda a exclusividade da grife, e o segundo era o FX4 Level II, ainda mais aventureiro e aprimorado para o fora-de-estrada, digno de andar por locais intransitáveis para a grande maioria dos veículos off-road. A supremacia da Ford com suas picapes no quesito terrenos difíceis de serem transpostos se fazia valer na FX4 Level II, que esteve disponível até o final dos anos 2000.
E graças ao seu excelente desempenho fora-de-estrada e misturando esportividade com conforto e segurança, a grife FX4 logo se espalhou para outros países do mundo que já apreciavam a robustez e confiança das picapes Ford, citando como exemplo a Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e Filipinas.
A receita da Ford deu tão certo que a linha FX4 não só permanece em linha até hoje pelo mundo, ainda na Ranger e F-Series, como também se espalhou para outros modelos de sucesso, como a picape monobloco Maverick.
FX4: agora também no Brasil
Um sucesso tão promissor quanto esse das versões FX4 da Ford não poderia ficar longe do mercado brasileiro, e realmente não está. A recém-lançada Maverick Lariat, que inaugurou um segmento no Brasil com carroceria monobloco e porte exclusivo, traz em seu DNA a valentia e robustez da grife FX4.
Não é por menos que ela oferece, de série, motor 2,0 turbo de 253 cv de potência, câmbio automático de 8 marchas, tração nas quatro rodas tipo AWD (All Wheel Drive), suspensão independente nas quatro rodas, seletor eletrônico de tipos de terreno, controle automático de descidas, freio a disco nas quatro rodas e muito mais.
Capaz de carregar até 943 litros na sua caçamba e 617 kg de carga útil, ela honra com méritos a proposta da grife FX4 unindo conforto, tecnologia, segurança, capacidade off-road e valentia características de uma picape Ford.
Mas não para por aí: agora o mercado brasileiro conta também com a Ranger FX4, consagrada picape responsável por trazer a linha FX4 ao mundo. Baseada na versão XLT, uma das mais completas da família, ela é dona de um design exclusivo que une elementos robustos e esportivos, incluindo componentes exclusivos como grade, faróis, alargadores de para-lama pintados de preto fosco e “santantônio” (arco de proteção em caso de capotagem) tubular.
A nova Ranger FX4 conquista também pelo sistema de suspensões calibrados em prol das aventuras fora-de-estrada, tração 4×4 com opção de bloqueio do diferencial traseiro, controle automático de descida e opção de pneus All Terrain Plus. Sob seu capô também brilha o potente motor 3,2 turbodiesel de cinco cilindros com praticamente 48 m·kgf de torque, mais do que suficiente para mover a picape da Ford com desenvoltura, além da competente caixa automática de 6 marchas.
Agora fica fácil compreender o motivo da sigla FX4 passar dos 20 anos de história, e ser reconhecida por englobar picapes Ford ainda mais preparadas para o fora-de-estrada, mas sem perder em absolutamente nada nos quesitos conforto, segurança e esportividade. As FX4 nasceram para serem valentes e robustas, quaisquer sejam os obstáculos encontrados pela frente, e assim permanecem até hoje.
DM