Por Jonathan Noble/Autosport
A FIA (Federação Internacional do Automóvel) estabeleceu as condições sob as quais os pilotos russos poderão competir em eventos este ano — e abrange logotipos, mídias sociais e comentários que eles possam fazer.
O órgão regulador do automobilismo internacional anunciou no início desta semana que, embora estivesse cancelando todas as competições sob seu controle na Rússia e Bielorrússia, permitiria que os pilotos do país continuassem se o fizessem de modo neutro.
Em um documento enviado nesta sexta-feira, a FIA delineou exatamente o que os pilotos desses dois países podem ou não fazer.
Os pontos-chave são:
- A exibição de símbolos, cores ou bandeiras nacionais russos/bielorrussos é proibida em público e nas plataformas de mídia social.
- Bandeiras, emblemas, símbolos e palavras da Rússia/Bielorrússia estão proibidos de serem exibidos em uniformes, roupas, acessórios e outros itens pessoais.
- Cantar ou executar o hino nacional russo/bielorrusso em qualquer evento ou área controlada pela FIA, é proibido.
- Comentários, ações ou condutas que sejam prejudiciais aos interesses da FIA e, em particular, qualquer apoio à invasão russa da Ucrânia, são proibidos. A FIA também não descartou tomar mais medidas contra pilotos russos e bielorrussos.
Em nota enviada nesta sexta-feira, dizia: “A FIA continua a monitorar cuidadosamente os eventos na Ucrânia e se reserva o direito de tomar outras ações ou implementar outras medidas no futuro, incluindo quaisquer ações necessárias para cumprir suas obrigações sob qualquer regime de sanções aplicável e/ou quaisquer contratos dos quais a FIA seja parte.”
Os pilotos ainda foram explicitamente avisados de que podem ser impedidos de entrar nos eventos se a FIA optar por adotar uma postura mais dura.
O documento de compromisso que os pilotos devem assinar diz: “Reconheço e aceito que a FIA possa implementar outras medidas ou emitir outras decisões em relação à minha participação em eventos por ela sancionados à luz do conflito em curso na Ucrânia, incluindo o direito de recusar minha entrada ou impedir-me de participar e/ou comparecer a qualquer Evento Sancionado. Cumprirei quaisquer outras medidas e decisões.”
Enquanto a FIA está permitindo que os pilotos russos continuem competindo, algumas autoridades desportivas nacionais de automobilismo baniram completamente os competidores russos de seus países.
A Motorsport UK, entidade britânica que regula os esportes a motor sobre quatro rodas no Reino Unido, anunciou no início desta semana que equipes e pilotos russos não seriam autorizados a participar de eventos na Grã-Bretanha.
Nesta sexta-feira, a federação alemã de automobilismo, a DMSB (Deutscher Motor Sport Bund), anunciou que estava banindo pilotos e equipes russos e bielorrussos das competições naquele país.
O presidente da DMSB, Wolfgang Wagner-Sachs, disse: “Queremos fazer nossa parte para aumentar a pressão internacional sobre o regime em Moscou para acabar com os atos de guerra imediatamente.
“O esporte normalmente deve construir pontes, mas nesta situação extrema, que é culpa da Rússia, sinais claros devem ser enviados contra os agressores.”
BS