• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

O FORD VERSAILLES QUE BRIGOU NA JUSTIÇA PARA VOLTAR A SER UM CARRO

identicon por Douglas Mendonça
06/03/2022
em DM, Perfume de Carro
Foto: Arquivo MSD Garage

Foto: Arquivo MSD Garage







Por esse mundão afora, muitas histórias interessantes envolvem carros. Mas essa, especialmente, a de um Ford Versailles, merece destaque. Parece até estória de novela. Tudo começou lá em 1993 quando esse sedã, que na realidade era um VW Santana um pouco diferente, feito em tempos da Autolatina, saiu das linhas de produção da marca alemã em São Bernardo do Campo e foi incorporado à frota da Ford na fabrica do Taboão. Sua função era servir para uso interno da fabricante.

Fabricado em 1993, esse Versailles teve um destino incomum: foi parar no uso interno para virar protótipo, provavelmente no departamento de design e estilo (Foto: Acervo MSD Garage)

O setor específico a que ele seria destinado nunca foi descoberto, mas, ao que tudo indica, era o departamento de design e estilo, que pretendia fazer alguns estudos de futuras reestilizações e mudanças variadas no Versailles.

Pois bem, o carro, da versão mais cara Ghia com motor AP-2000 e câmbio automático de três marchas, foi utilizado internamente em 1993, 1994 e 1995, servindo de cobaia para algumas alterações aqui e ali, todas com planos de serem implantadas nos anos seguintes.

Após três anos de serviços prestados como cobaia, o carro foi baixado junto ao Detran e se tornou uma sucata (Foto: Acervo MSD Garage)

Prestado esse valoroso serviço durante quase três anos de trabalho interno, como é comum na indústria automobilística, o tal carro, na realidade um protótipo, foi destinado ao scrap (sucateamento). Não poderia ser revendido ao grande público pois havia sido, querendo ou não, um protótipo de testes e experimentos.

O pobre carro, então, teve seu número de chassi cortado, e de uma hora para outra passou de “um belo sedã vermelho” a “sucata”. Só que uma sucata novinha, pois mal havia sido utilizado.

Para ser “baixado”, o pobre Versailles teve seu número do chassi cortado (Foto: Arquivo MSD Garage)

Em 1996, uma empresa que comprava habitualmente sucatas por peso da Autolatina para reciclagem, adquiriu mais mais um lote. A surpresa é que, no meio de tanta tralha e peças aleatórias, havia um belíssimo, perfeito e utilizável Ford Versailles Ghia. Fora da fábrica e na mão do sucateiro, o carro pode ser observado com mais detalhes: Apesar de ser 1993 e completo de equipamentos, ele dispunha de itens de aparência e acessórios que não eram comuns ao ano de sua fabricação.

Tinha, por exemplo, grade dianteira oval e lanternas traseiras divididas que viriam só em 1995, injeção eletrônica digital FIC em vez da Bosch analógica original da época, rodas de liga leve raiadas com design que surgiu só em 1994, painel de instrumentos com grafia exclusiva (feita à mão) que nunca foi adotada oficialmente, além de teto solar elétrico e bancos em couro que estrearam na linha 1994.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler legendas

Características típicas de um carro experimental, onde são testados vários equipamentos e componentes para usos futuros. Era um verdadeiro “samba do crioulo doido”: Fabricado em 1993 mas com peças de 1994 e 1995, além de instrumentação com grafismos nunca vistos antes.

Apesar de ser um veículo único, completíssimo e bonito, ainda era uma sucata, já que tinha seu Renavam dado como baixado e número de chassi removido. Mesmo assim, seria um desperdício destruí-lo, e por isso o dono daquele valioso lote de sucata decidiu usar o Versailles normalmente, de forma irregular.

Preocupado com essa incômoda irregularidade na documentação do carro (na realidade não possuía documento algum), o atual proprietário decidiu ajeitar completamente a situação burocrática do Versailles. Para isso, buscou a ajuda do advogado Dirceu Teixeira, que moveu um processo na justiça a favor do dono da sucata e tendo como ré a Autolatina. O objetivo era requerer a regularização novamente da documentação do carro, sob a alegação de usucapião de bens móveis, afinal já haviam se passado mais de 5 anos que o carro estava em posse do novo proprietário.

Documento emitido pela Autolatina, comprovando a origem do carro e oficializando a venda como sucata em 1995, foi  necessário para regularizar a vida do Versailles (Foto: Arquivo MSD Garage)

Era necessário um documento comprovando a origem do carro e sua venda como sucata, que deveria ser autenticado pela própria fabricante, no caso a Autolatina. Depois disso, teoricamente, era só pagar os débitos anteriores de licenciamento e IPVA (na época ainda cobrado, já que o carro tinha menos de 20 anos), e se teria o carro documentado novamente.

Mas como estamos no Brasil, por causa da lentidão judiciária esse processo se arrastou por mais de 10 anos, tempo em que o carro ficou guardado, praticamente sem uso. Isso explica a baixa quilometragem para seus quase 30 anos: Pouco menos de 75 mil km que foram rodados, na maioria, pelo comprador da sucata.

Não tendo mais o local original de gravação do chassi, a numeração foi regravada na torre do amortecedor (Foto: Arquivo MSD Garage)

Para voltar a ser um carro, em 2016, já com os documentos necessários emitidos, o Versailles teve regravado seu número de chassi numa das torres do amortecedor dianteiro, uma região estrutural que poderia receber a identificação oficial. A justiça também autorizou o “renascimento” do carro, ou seja, ele deixou de ser sucata para voltar a ser um belo e estiloso sedã de luxo da Ford.

Mas, claro, o peso da idade se faz presente no agora maduro Versailles: A antes reluzente pintura vermelha metálica já está gasta pela ação do tempo, os bancos tem suas espumas ressecadas e já exigem reparos, alguns detalhes do interior se perderam com o tempo (sistema de som, por exemplo), e ele também precisaria de um serviço de funilaria para corrigir alguns “machucados” espalhados pela sua carroceria.

Embora ainda bonito e estiloso, seus quase 30 anos de estrada já evidenciam marcas do tempo (Foto: Arquivo MSD Garage)

E sem lembrar da triste mas histórica recordação do tempo em que ele foi uma sucata: O buraco no cofre do motor, onde antes ficava sua identificação oficial, ou número do chassi. Mas o interessante é que tudo aquilo que o Versailles Ghia oferecia naquela época ainda está em perfeito funcionamento, à exemplo do teto-solar elétrico, câmbio automático, freios ABS, ar-condicionado e por aí vai.

Onde ele está hoje?

Depois de tantos perrengues e histórias para contar, esse Versailles Ghia está na posse da empresária Márcia Simone Donha, proprietária da MSD Garage, uma oficina que trabalha com restauração de veículos e está situada em São Bernardo do Campo. Antes de chegar na MSD Garage, o sedã da Ford estava em posse do advogado Dirceu Teixeira, responsável por sua causa, que acabou adquirindo o carro e, algum tempo depois, revendendo-o para a empresária do ramo automobilístico.

Hoje em posse de Márcia Simone Donha, proprietária da MSD Garage, o carro foi revisado (Foto: Arquivo MSD Garage)

Marcia fez a manutenção básica necessária para o veículo ser utilizado novamente com segurança, e trocou pneus, amortecedores, molas, discos e pastilhas de freio não por limite de desgaste, mas sim por tempo de uso, afinal o carro hibernou por um bom tempo. Ela nos confidenciou também que está vendendo essa raridade com uma longa história, e falou até o preço pedido: R$ 25 mil.

Se alguém se interessa por um Versailles Ghia mais do que exclusivo, completo de equipamentos e com uma trajetória das boas, é só contatar a MSD Garage pelas redes sociais (@_msdgarage no Instagram e @oficinamsdgarage no Facebook), ou pelo bom e velho contato telefônico, através dos números (11) 4509-8090 e (11) 96641-8502, sendo esse último também o WhatsApp. É um carro que certamente ainda vai render boas histórias por aí…

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

INVASÃO DA UCRÂNIA: FIA ESTABELECE CÓDIGO DE CONDUTA PARA PILOTOS RUSSOS

Próximo

TERMINAL DE VEÍCULOS DA SANTOS BRASIL BATE RECORDE DE EMBARQUES EM UMA ÚNICA ESCALA

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.

Próximo
Foram embarcados 5.209 veículos no Glovis Salomon (Foto: Divulgação Santos Brasil)

TERMINAL DE VEÍCULOS DA SANTOS BRASIL BATE RECORDE DE EMBARQUES EM UMA ÚNICA ESCALA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In