A década de 80 foi única sob vários aspectos. A música teve um reflexo próprio, tanto no pop quanto no rock. No Brasil nós tivemos um período importantíssimo da redemocratização. E por aqui também vivemos uma época de ouro dos modelos fora-de-série, como já vimos em algumas matérias a bordo de Puma ou Miura.
Mas uma parte importante de quem foi criança nessa época diz respeito às séries de televisão. Antes de falar delas vale citar alguns filmes que também faziam o pessoal viajar para longe, tais como “De Volta para o Futuro”, “Goonies”, “E.T” e aquelas comédias pastelão clássicas do período como “Férias Frustradas”.
Mas voltando a televisão, que teve um crescimento muito grande na época, podemos citar “Super Máquina”, “Magnum”, “Esquadrão Classe A”, entre tantas outras que faziam com que crianças como nós imaginássemos grandes aventuras, seja no quintal ou dentro do apartamento. Inesquecíveis.
Uma delas, em especial, trazia dos patrulheiros rodoviários da Califórnia, que combatiam o crime nas estradas em aventuras muito bem escritas. O seriado CHiPS produzido pela NBC durante seis temporadas, de 1977 a 1983, fazia com que qualquer bicicleta se transformasse em uma potente motocicleta para acelerar pelas ruas.
A motocicleta em questão se tornou um ícone. A Kawasaki KZ1000 Police começou a ser vendida em 1973. Trazia tudo que um policial poderia precisar, como banco individual, sirene, bateria de maior capacidade, porta-luvas e porta-objetos nas laterais. As mais antigas traziam também uma opção de travar o velocímetro para registrar a velocidade do infrator.
A história da Kawasaki começou em 1896. No final da década de 30 ocorreu o desenvolvimento dos primeiros motores de 500 cm³. Com o sucesso da suas pequenas motocicletas logo desenvolveu motores de maior cilindrada e, portanto, surgiu a necessidade de explorar novos mercados fora do Japão.
No início da década de 1970 a marca japonesa vislumbrou a possibilidade de desenvolver modelos para uso policial nos Estados Unidos. Para isso construiria uma fábrica no estado de Nebraska exclusivamente para o desenvolvimento dessas versões.
O sucesso foi imediato e logo eles estavam fornecendo motocicletas para forças policiais de vários estados da costa oeste. Curiosamente na costa leste a preferência ficava com a Harley-Davidson, tradicional e com muita história para os americanos.
O acerto dinâmico da Z1000 casou perfeitamente com as necessidades do trabalho. O motor se mostrou bastante elástico e também trazia uma característica de uso prático: as marchas eram curtas, o que deixava o motor sempre cheio para retomadas mais ágeis. Isso se mostrou uma grande vantagem em perseguições.
O tamanho relativamente compacto para os padrões os Estados Unidos também ajudou na função policial, como fica bem claro assistindo aos episódios da série. Uma outra característica que mostramos no vídeo, explicada por um dos proprietários, mostra a versatilidade no desenvolvimento da motocicleta. Ao dar um toque para trás o câmbio é colocado em ponto morto, facilitando desembarque com segurança.
As aventuras de Jon Baker (Larry Wilcox) e Frank Poncherello (Erik Estrada) ficaram registradas na memória das pessoas. A série foi produzida para televisão entre 1977 e 1983. Com o passar do tempo teve remakes e também até mesmo uma versão cinematográfica. Porém a original segue imbatível.
Mas alguns fãs da série vão além. Não basta colecionar brinquedos e episódios em DVD Essa versão da motocicleta chegou Brasil no final dos anos 90 através da Polícia Rodoviária Federal que adquiriu um lote. Após alguns anos de uso foram leiloadas e chegaram às mãos dos entusiastas. É isso que mostramos na matéria de hoje.
Os dois exemplares trazem algumas diferenças entre si. Um deles está totalmente caracterizado como uma motocicleta policial do seriado. Além disso o espírito vai além das duas rodas e chega ao vestuário do colecionador. Em breve falaremos de mais motos aqui no espaço visitando o Museu da Honda, em Indaiatuba. Até lá!
GDB