O lançamento da nova Ram 3500 reforça os planos de crescimento da marca no Brasil, passando a contar com uma picape que entrega muita força, maior capacidade de carga e tração, muito luxo e tecnologia de carros premium. Segundo informações da própria empresa, em 2019 foram vendidas 653 unidades da Ram 2500 e em 2021 foram 2.760 unidades entre a nova 1500 e a 2500. Para 2022 os objetivos não foram apresentados, mas a meta global da marca é ser a número 1 no mercado mundial para picapes leves, e a promessa de seguir investindo no mercado brasileiro.
Com este novo produto importado do México, igualmente à Ram 2500, os executivos esperam que muito consumidores que estão na fila de espera migrem para o novo modelo, e com isso possam satisfazer seus desejos e necessidades em um prazo menor. Mas não esperem que este produto tenha pronta entrega nas concessionárias, pois a demanda está bem aquecida no segmento.
A Ram conta com 55 pontos de venda espalhados por todo Brasil para aceitar as encomendas da nova Ram 3500, que tem as seguintes versões e respectivos preços públicos sugeridos:
LARAMIE – R$ 484.990
LARAMIE NIGHT EDITION – R$ 509.990
LONGHORN – R$ 529.990
Mecânica
Todas as versões da Ram 3500 são dotadas do motor Cummins de 6 cilindros em linha turbodiesel de 6,7 litros que entrega 377 cv a 2.800 rpm e torque máximo de 117,3 m·kgf a 1.700 rpm. São 4 válvulas por cilindro com comando no bloco e acionamento das válvulas por varetas e balancins. A injeção é direta common rail de alta pressão, a taxa de compressão é de 19:1 e a turbina utiliza tecnologia de geometria variável (VGT).
O motor é acoplado ao câmbio automático de 6 marchas por meio de conversor de torque e a seleção de marchas é por alavanca na coluna de direção, deixando o console central livre para os itens de conforto e comodidade. A tração normal é traseira (4×2) e temporárias 4×4 e 4×4 reduzida, selecionáveis por comando elétrico no painel.
Não é uma picape nascida para aventuras fora de estrada, mesmo porque o peso em ordem de marcha de 3.665 kg e os 6.066 mm de comprimento não lhe dariam muita versatilidade, mas com essa força motriz e capacidade de tração nas quatro rodas o usuário pode ficar tranquilo para enfrentar qualquer tipo de terreno, seja na estrada, no campo ou na fazenda.
A suspensão dianteira é por eixo rígido com braços de localização longitudinal triplos e barra transversal Panhard. As molas são helicoidais, os amortecedores são pressurizados reforçados e há barra antirrolagem. Na traseira o eixo rígido é suportado por feixes de mola longitudinisl de duplo estágio e amortecedores pressurizados reforlados. Toda essa robustez de suspensão explica a capacidade de até 1.752 kg de carga (5 passageiros de 70 kg cada = 350 kg + 1.402 kg na caçamba).
No trecho de avaliação montado nas pistas do campo de provas da Bridgestone em São Pedro, interior de São Paulo, foi possível notar que o conforto de rodagem com a picape sem carga na caçamba é razoável, chegando a quicar em algumas situações. Os pneus 275/70R18 montados em rodas de alumínio de 8” x 18” absorvem muito bem as imperfeições do piso sem trazer aspereza para dentro da cabine. Os coxins utilizados para acomodar a cabine sobre o chassi são outro elemento que apresentam estar bem casados com a frequência de trabalho da suspensão. Faz-se necessário uma avaliação mais completa para poder identificar melhor esse comportamento.
O sistema de direção conta com assistência eletro-hidráulica onde a pressão hidráulica é fornecida por uma bomba elétrica, e na árvore de direção há um servo elétrico para operação do sistema auxiliar de permanência em faixa. Novamente, não foi possível determinar pontos discrepantes na operação do sistema de direção, mas o esforço estático em piso seco mostrou ser muito agradável, não trazendo para si o peso da enorme picape.
Parar a Ram 3500 não é problema, pois ela conta com freios a disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira, todos com piças deslizantes. A modulação do pedal de freio é similar às picapes de tamanho médio e não requer força adicional para operação. Um recurso interessante é a possibilidade de ajustar a altura da pedaleira eletricamente, sendo mais um dos inúmeros ajustes para a posição de dirigir.
Força
Entre as atividades dinâmicas para essa primeira avaliação desta nova Ram foi possível experimentar a capacidade de tração, tanto de um trailer de 8 toneladas utilizando o implemento “quinta roda” para acoplamento e articulação, quanto um trator, também de 8 toneladas, que foi puxado através de duas cintas conectadas ao gancho de reboque traseiro.
O primeiro conjunto tinha peso combinado aproximado de 11.600 kg e quase 20 metros de comprimento, e a condução é feita sem dificuldades. Basta colocar o câmbio em Drive e começar a acelerar. Em um primeiro momento nota-se uma aceleração áspera e hesitante, mas ao acionar o sistema de Tow/Haul (rebocar/transportar) que avisa o veículo que o carro está rebocando outro, a aceleração fica mais limpa e cresce em velocidade sem dificuldades. A parada é auxiliada pelo sistema de freio do próprio trailer em sincronismo eletrônico com a aplicação do freio da picape. Nesta condição é possível viajar milhares de quilômetros, porém a Stellantisnão não divulgou dados de consumo e desempenho para que eu pudesse calcular o alcance do veículo com o tanque de 117 litros.
Na segunda experiência, foram apenas uma centena de metros, e a câmera de ré e de caçamba auxilia a esticar a cinta antes do início da tração. Após iniciado o reboque foi possível seguir monitorando pela câmera de ré, como também pelos amplos retrovisores externos, que além de estarem bem afastados da carroceria, ainda têm a opção de regulá-los para posição vertical, dando maior cobertura de visibilidade traseira.
Conteúdo
A versão de “entrada” Laramie já traz um bom conteúdo tecnológico, com destaque para a central multimídia de 12” com câmera 360 graus, câmera de caçamba, sistema de som premium da Alpine e sistema de cancelamento de ruído. Pelo lado da segurança vem equipada com sistema de controle eletrônico do reboque, faróis em LED com comutação de alto automático, controle velocidade de cruzeiro e monitoramento de ponto cego dos retrovisores. E o luxo da versão fica por conta dos bancos em alcantara e console central modular.
A versão Laramie Night Edition carrega os mesmos itens da versão anterior e recebe a inclusão de sistema de som Harman Kardon, estribos escamoteáveis eletricamente e retrovisor digital. O interior é totalmente em preto, os faróis tem máscara negra e os para-choques são pintados na cor da carroceria com todos os logotipos escurecidos. Para maior segurança o controle de cruzeiro é adaptativo com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e controle de permanência em faixa.
O topo de gama é a versão Longhorn, que relembra os touros americanos que migraram do México para os EUA e tinham longos chifres (daí o nome), que ficou simbolizado como sendo uma grande diferencial de força para essa raça. Adicionalmente traz faróis de LED Matrix como destaque, e o luxo é complementado por cromados nas janelas e gancho de reboque; a grade frontal é exclusiva, assim como as rodas. No interior aparece o requinte do couro de alta qualidade, apliques em madeira (não são imitação) e uma ornamentação toda exclusiva para a versão. Opcionalmente esta pode ser pintada em dois tons, bem ao estilo texano.
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Os bancos dianteiros são bem confortáveis e contam com aquecimento e resfriamento. Na traseira o espaço é bem amplo para acomodação das pernas e pés, o assento do banco proporciona bom suporte para as coxas e tem aquecimento nos bancos externos. Sob o assento do banco traseiro há espaço para bagagem de volume bem generoso. E para não faltar conexões elétricas, são 9 portas USB, sendo 4 do tipo C, há tomada 115 volts no console central e na extensão do console para a traseira, e o compartimento entre os bancos dianteiros é tão grande que permite acomodar um notebook de 15”.
Exterior
As dimensões externas são as mesmas da Ram2500 e o que diferencia são os adornos com a inscrição 3500 na lateral do capô do motor. Definitivamente não é uma picape para ser utilizada na cidade para o dia a dia, pois são 6.066 mm de comprimento total, 2.120 mm de largura e entre-eixos de 3.785 mm. Para dirigir essa picape é necessário CNH de categoria C, e seguir as normas e restrições exigidas para caminhões, como velocidade mais baixa que a dos automóveis, 90 km/h em vez de 120 km/h, por exemplo. bem como tráfego proibido para caminhões em determinadas vias e horários.
A caçamba tem volume de 1.628 litros, e quando equipada com RamBox, as caixas nas paredes laterais, esse volume cai para 1.280 litros, e são adicionados 122 litros em cada RamBox. É uma funcionalidade a mais que pode ser muito útil para alguns tipos de uso e aplicação. A tampa da caçamba tem sistema remoto de abertura, facilitando a operação de carregar ou engatar o trailer na “quinta roda”.
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Para subir e descer da cabine é necessário a ajuda de um estribo lateral, que na Laramie é fixo e nas outras duas versões é escamoteável e vem para a posição ao abrir a porta, e dessa maneira não prejudica o ângulo de transposição de 23,9 graus. O ângulo de entrada é de 23 graus e o de saída, 25,9 graus.
Conclusão
A nova Ram 3500 não é uma picape para o dia a dia do cidadão urbano, mas com certeza pode ser uma ótima opção para o dia a dia no campo, permitindo acessar com facilidade os quatro cantos da fazenda, transpondo pastos, pontes e riachos. Se o objetivo é rebocar um trailer de animais ou de plantas, a picape tem capacidade de sobra, e se o trator da fazenda ficar encalhado, o carro do patrão pode ser a salvação.
O plano de manutenção surpreende ao especificar as revisões a cada 24 mil km, ou anualmente. Dessa forma, o valor total das primeiras três revisões (72 mil km) é de R$ 8.304, equivalente a R$ 115 a cada mil quilômetros, valor menor que os das picapes médias a diesel.
Com todos esses atributos e o luxo apresentado, a Ram 3500 pode superar com facilidade o volume de vendas da 2500 visto que são aproximadamente R$ 10 mil de diferença, e arrisco palpitar que essa pode sair de cena e deixar o mercado para a 1500 com seu motor V-8 gasolina e a nova Ram 3500 reinando absoluta como a picape diesel mais potente, luxuosa e capaz a venda no Brasil. A conferir!
GB
(Atualizada em 26/3/22 às 15h13, a CNH para dirigir a Ram 3500 é a de categoria C, não D)
FICHA TÉCNICA RAM 3500 6,7-L TURBODIESEL | |
MOTOR | |
Denominação | Cummins |
Descrição | 6 cilindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco e cabeçote de ferro fundido, comando no bloco, 4 válvulas por cilindro acionadas por varetas e balancins, injeção direta, turbocarregador de geometria variável com interresfriador, diesel |
Cilindrada (cm³) | 6.690 |
Diâmetro e curso (mm) | 107 x 124 |
Taxa de compressão (:1) | 19,0 |
Potência máxima (cv/rpm) | 377 / 2.800 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 117,3 / 1.700 |
Corte de rotação (rpm) | n.d. |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico com conversor de torque, 6 marchas mais reduzida, tração 4×4 alta e 4×4 baixa temporária |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,23; 2ª 1,84; 3ª 1,41; 4ª 1,00; 5ª 0,82; 6ª 0,63; ré 4,400 |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,73 |
Relação da reduzida (:1) | 2,64 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Eixo rígido, mola helicoidal, três braços de localização longitudinal barra transversal Panhard, mola helicoidal, amortecedor reforçado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixe de molas semielípticas com dois estágios e amortecedor reforçado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 15,8 |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetro do volante (mm) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/359,9 |
Traseiro (Ø mm( | Disco/357,9 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
Circuito hidráulico | Duplo dianteiro-traseiro |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8J x 18 |
Pneus | 275/70R18 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Picape cabine-dupla em aço, construção separada, 4 portas, cinco lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Caçamba | 1.628/1.280 (com RamBox) |
Tanque de combustível | 117 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 3.600 |
Carga útil | 1.752 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 3.066 |
Largura (sem/com espelhos) | 2.120 / n.d |
Altura | 2.039 |
Distância entre eixos | 3.785 |
Distância mínima do solo | 333 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h) | n.d. |
CONSUMODE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | 65,6 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 1.830 |
Rotação à velocidade máxima, 5ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo (km/tempo) | 24.000/ 1 ano |
Garantia | 3 anos |
EQUIPAMENTOS RAM 3500 6,7-L TURBODIESEL – AS TRÊS VERSÕES | Laramie | Laramie Night Edition | Laramie Limited Longhorn |
x | x | x | |
Câmera 360° | x | x | x |
Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria | – | x | x |
Acabamentos internos com madeira legítima | – | – | x |
Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma | – | x | x |
Bancos em couro e alcantara | x | x | x |
Bancos traseiros laterais aquecidos | – | x | x |
Câmera de caçamba | x | x | x |
Cancelamento ativo de ruído | x | x | x |
Comutação automática dos faróis alto/baixo | x | x | x |
Console central modular com 39 litros de volume | x | x | x |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | x | x | x |
Controle de cruzeiro adaptativo | – | x | x |
Controle eletrônico de freio do reboque | x | x | x |
Emblema da versão no console central | – | – | x |
Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas) | – | x | x |
Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba) | x | x | x |
Faróis e lanternas com máscara negra | – | x | x |
Faróis Full LED | x | x | x |
Faróis Full LED Matrix (direcionais) | – | – | x |
Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado | – | – | x |
Grade e rodas com desenho exclusivo | – | – | x |
Grade, rodas e emblemas escuros | – | x | x |
Interior preto | – | x | x |
Luzes da cabine (teto logo acima do para-brisa) | – | x | x |
Monitoramento de pontos cegos | x | x | x |
Opção de pintura dois-tons (branco Pérola com marrom Walnut) | – | – | x |
Retrovisor eletrocrômico | x | x | x |
Retrovisor interno digital | – | x | x |
Revestimento marrom e preto em couro Plus | – | – | x |
Sistema de permanência na faixa | – | x | x |
Sistema multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas | x | x | x |
Sobretapetes de borda elevada | x | x | x |
Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer | x | x | x |
Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer | – | x | x |
Tapetes especiais | – | – | x |
– não disponível x sim