• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

NOVOS CAUSOS DE ITAIPU

DOIS CAUSOS QUE PARTICIPARAM DE UMA PROMOÇÃO QUE EU FIZ NA PROCURA DE CAUSOS PARA O MEU SEGUNDO LIVRO. UM DELES FOI UM BULLYING DO BEM. NO OUTRO PARECIA QUE O VW FUSCA ESTAVA ENFEITIÇADO.

Alexander Gromow por Alexander Gromow
07/03/2022
em AG, Falando de Fusca & Afins
Foto: site da construtora Celere

Foto: site da construtora Celere





Com estes causos eu dou continuidade à divulgação de outros que foram coletados, no início dos anos 2000, em Foz do Iguaçu com a colaboração do JIE – Jornal Interno de Itaipu. Eu já contei sobre o que eu fiz em duas etapas para a Usina Binacional de Itaipu na matéria “Novo Causo: Tempo em que tudo dava errado…”.

Fato é que VW Fuscas estiveram na construção de Itaipu desde o seu início prestando inestimáveis serviços, e esta presença pode ser vista na foto abaixo, com as estradas da obra quase todas de terra, que com chuva viravam um enorme lamaçal, condição na qual o VW Fusca mostrava as suas qualidades:

Área da construção de Itaipu na margem esquerda do Rio Paraná em sua fase inicial, detalhe para o VW Fusca branco no centro da foto — mas há mais dois Fusca visíveis (Foto: site da construtora Celere)

A foto de abertura mostra a Usina de Itaipu, vista da altura do antigo canal de desvio, na margem esquerda do rio Paraná, que é o lado brasileiro.

Vamos aos causos:.

O sucesso

Por Clayton José Zétola

Ano passado, estava saindo do trabalho com o Fusca mais querido de Foz do Iguaçu — rodas novas, carpetes, bancos recém-estofados, buzina do Corinthians, enfim, tudo o que um Fusca pode querer — quando notei que, naquele momento, eu estava sendo por demais cumprimentado pelos colegas da usina.

Já me sentia candidato a alguma coisa, acenava, cheguei até a mandar beijos para os eleitores. Estava feliz com minha súbita popularidade.

Cheguei à Vila A e a mesma coisa. Desci na locadora e as crianças que estavam perto ficaram em volta do meu carro (pena que eu não tinha doces para distribuir).

E os acenos continuavam.

Cheguei em casa sorrindo, mas, antes de contar sobre meu crescente índice de popularidade, minha filha exclamou:

— Não acredito nisto, pai!

Fui até o Fusca trovão azul e vi que meus colegas de sala tinham colado um cartaz, com letras garrafais, que tomava a porta. Nele estava escrito o seguinte:

ENTRE — AR-CONDICIONADO

Precisa falar mais?


Ligeiro atraso

Por Valtemir de Souza Pereira, o Billy, relatado em conjunto com Clayton José Zétola (do causo acima).

Combinamos eu, a Vera Carvalho, o Clayton e o Sami de almoçarmos no restaurante 4 Sorelle. O Sami foi antes com o carro dele, para ir pedindo os pratos para o almoço.

Este era o restaurante 4 Sorelle (quatro irmãs em italiano) no início da década de 2000. Ainda hoje é um dos melhores restaurantes de Foz do Iguaçu (Foto: site google.com)

Fomos então nós três, todos felizes para este rápido almoço de final de ano, no Fusca mais famoso de Foz do Iguaçu.

Chegando em frente ao sindicato, o heroico Fusca simplesmente apagou.

Eu e o Clayton saímos do Fusca com cara de peritos em motor de Fusca, mexemos, remexemos e… nada! Quando a Vera desceu, liguei o motor e vrummmmm, pegou na hora!

Subimos rápido e fomos em frente. Mas, 50 metros depois a mesma coisa: o motor pifou. Descemos, olhamos o motor e nada. A Vera saiu e novamente vrummmmmm!

Mais uma vez embarcamos e, 50 metros adiante, puf-puf-puf! Parecia aquela brincadeira infantil de “como, está fica”.

Olhamos um para os outros e aí a gargalhada já era geral.

Resolvemos olhar debaixo do carpete e, justamente onde a Vera pisava, havia uma fiação que, em contato com a lataria, cortava a corrente.

A Vera teve que ir sentada com os pés em cima do banco. Todos rindo muito, fomos então até a casa do Clayton, onde trocamos de carro.

Conclusão: quando chegamos ao 4 Sorelle, o Sami já estava meio branco de fome, em frente aos pratos gelados.


Eu vivi a obra de Itaipu por muitos anos e comento aspectos dos causos acima. É importante lembrar que estes causos foram enviados para a campanha que eu tinha lançado junto com o JIE — Jornal interno de Itaipu — no início dos anos 2000. No Brasil não VW Fuscas com ar-condicionado de fábrica, daí a brincadeira do primeiro causo. A Usina fica meio longe da cidade e o restaurante 4 Sorelle fica no centro da cidade. A pausa de almoço tinha um tempo fixo e era apertado ir da obra para a cidade, almoçar e voltar correndo para o trabalho. Foi por isto que um deles saiu um pouco antes para já ir encomendando os pratos, assim o tempo do almoço ficaria sob controle e eles poderiam voltar a tempo para o serviço. Só que naquela vez este esquema não funcionou.

Ainda tenho outros causos que o pessoal de Itaipu tinha enviado, eles poderão aparecer aqui na coluna  futuramente.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowClayton José ZétolaFalando de Fusca & AfinsFuscas em ItaipuValtemir de Souza PereiraVWVW Fusca
Próximo
Caoa Chery Tiggo 7 PRO (foto: Divulgação da fabricante)

CAOA CHERY COMERCIALIZA 3.238 CARROS EM FEVEREIRO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17