• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

CÉU E INFERNO NA TERRA DE DANTE

EM IMOLA, RED BULL E FERRARI VIVEM FIM DE SEMANA DE SABORES OPOSTOS

identicon por Wagner Gonzalez
26/04/2022
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG






Quando Enzo Ferrari faleceu, em agosto de 1988, a F-1 vivia uma temporada onde os McLaren-Honda de Alain Prost e Ayrton Senna eram imbatíveis. Tudo parecia caminhar para o domínio total da equipe inglesa até que o campeonato chegasse ao mítico circuito de Monza: Senna, na pole position, e Alain Prost dividiram a primeira fila do GP da Itália e na antepenúltima posição do grid aparecia um estreante na categoria, o francês Jean-Louis Schlesser, que substituía Nigel Mansell. Foi exatamente o estreante que protagonizou o resultado que celebrou uma das raras dobradinhas da Ferrari na F-1 moderna.

Sainz (55) não passou da primeira volta; Leclerc jamais ultrapassou Verstappen na corrida (Foto: Ferrari)

Faltavam duas voltas para a bandeirada, quando Senna se aproximou da variante Della Roggia para iniciar o que seria a segunda a ultrapassagem sobre Schlesser na prova. O francês se atrapalha, deixa o carro escorregar e após recuperar o controle do seu Williams acaba batendo no McLaren do brasileiro. A primeira e única derrota da McLaren naquela temporada não era mais assunto: Gerhard Berger e Michele Alboreto chegaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, e fizeram a massa de tifosi celebrar como nunca a vitória que foi uma homenagem póstuma a Enzo Ferrari, falecido há 29 dias

Leclerc nunca desistiu, mas só conseguiu um sexto lugar (Foto: Ferrari)

Trinta e quatro anos depois a Scuderia chegou a Imola cercada de otimismo por todos os lados, porcas e parafusos dos seus carros. Desta vez o desenrolar da história foi pintado nas cores que Dante Alighieri usou para o capítulo Inferno de sua Divina Comédia. Max Verstappen repetiu no GP da Emilia-Romagna o domínio que impôs na corrida Sprint na corrida disputada no sábado e que determinou o grid de largada do domingo. Para não deixar dúvidas sobre sua soberania no autódromo que leva o nome de Enzo e Dino Ferrari, fez também a melhor volta da corrida. Em outras palavras, marcou 34 dos 34 pontos possíveis nessa etapa: 8 pela vitória no sábado, um pela melhor volta e 25 pela vitória no domingo. Agora é vice-líder, 26 pontos atrás de Leclerc e a  Red Bull está 11 atrás da Ferrari, que soma 124 no Campeonato de Construtores.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas.

No box ao lado a Ferrari remoía a dor de ter visto Carlos Sainz ser alijado da prova na primeira volta, consequência de um toque de Valtteri Bottas em Daniel Ricciardo, manobra que fez o Ferrari do espanhol ir parar na areia ao lado da primeira chicane. Leclerc ainda se esforçou no domingo e chegou a ocupar o segundo lugar por meras duas voltas, mas tudo indicava que o terceiro lugar seria o melhor resultado, aquele que atenuaria ao máximo a vantagem absoluta do rival maior. Na esperança de alcançar o mexicano Sérgio Pérez e sendo perseguido por um jovem e faminto Lando Norris, o monegasco errou ao percorrer a variante alta e o possível pódio converteu-se em um amargo sexto lugar.

Imola foi a primeira dobradinha da Red Bull desde o GP da Malásia de 2016 (Foto: Red Bull)

Terminada a prova não faltou quem bradasse um “pintou o campeão”, alusão à majestosa apresentação de Verstappen e da primeira dobradinha da Red Bull desde o GP da Malásia de 2016. Nessa prova os touros vermelhos festejaram a vitória de Daniel Ricciardo, à frente de Max Verstappen. Da mesma forma que outros tantos fizeram a mesma previsão com a vitória acachapante de Leclerc no GP da Austrália, igualmente vale lembrar que restam, pelo menos, 18 etapas para o final da temporada e em 2021 o holandês e Lewis Hamilton chegaram empatados à última etapa da temporada. Tomara que este ano tal situação se repita com cores de paraíso e não com as do inferno, como aconteceu no ano passado.

O resultado completo do GP da Emilia-Romagna você encontra aqui.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram





Tags: F-1FerrariLeclercmclarenPerezRed BullRicciardoSainzSennaVerstappen
Anterior

O QUE ESPERAR DA FORD F-150, CONFIRMADA PARA O BRASIL

Próximo

VW AMAROK: AS NOVIDADES DA PICAPE QUE CHEGA ESTE ANO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: divulgação VW

VW AMAROK: AS NOVIDADES DA PICAPE QUE CHEGA ESTE ANO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In