• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae ELETROentusiastas

UMA RUA DE MÃO DUPLA: O PORSCHE TAYCAN COMO UMA RESERVA DA REDE ELÉTRICA

identicon por Bob Sharp
09/04/2022
em ELETROentusiastas, Notícias
Cincos Taycans conectados à rede (Foto: Divulgação Porsche

Cincos Taycans conectados à rede (Foto: Divulgação Porsche

Até agora, a eletricidade para a eletromobilidade fluía principalmente em uma única direção — do ponto de carregamento ao veículo. Isso pode mudar em breve com aplicações do veículo para a rede. No futuro, quando os carros elétricos não estiverem sendo dirigidos pelas pessoas, também poderão retroalimentar a rede elétrica pública. Como parte de um amplo conjunto de veículos, poderão atuar efetivamente como usina de energia e ajudar a fornecer o que é conhecido como energia de compensação — energia elétrica que equilibra as flutuações na rede elétrica.

Em um teste realista feito pela Porsche, a operadora de energia elétrica TransnetBW e a empresa de consultoria Intelligent Energy System Services (IE2S) demonstraram que a energia elétrica de compensação pode ser armazenada nas baterias de alta tensão de um conglomerado inteligente de carros elétricos. Cinco modelos Taycan de produção em série foram conectados à rede elétrica através do Porsche Home Energy Manager (HEM), tanto em ambiente doméstico quanto em condições laboratoriais. Especialistas da Porsche Engineering já haviam adaptado o software desses centros de controle previamente para o teste de campo.

“A tecnologia de carregamento do Porsche Taycan e os nossos produtos Home Energy Manager e Mobile Charger têm muito potencial para o futuro: o teste provou isso. Além disso, o mercado de energia de compensação não é o único para o qual um sistema de compartilhamento desse tipo pode ser utilizado”, diz Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. “Soluções avançadas e ambientais de carregamento, e outras aplicações do veículo para a rede também são viáveis. E isso não é tudo: se os veículos elétricos forem capazes de retroalimentar energia elétrica para a rede, no futuro, por exemplo, com um sistema fotovoltaico privado, que contribua para a expansão da energia renovável, aumentará ainda mais a adesão à mobilidade elétrica”.

Com a expansão das energias renováveis, a energia de compensação se tornará ainda mais importante para uma operação segura da rede. Isso ocorre porque a rede elétrica deve permanecer sempre estável, ainda que o vento e o sol nem sempre estejam produzindo quantidades consistentes de energia. Se as redes elétricas não forem estabilizadas em uma frequência de energia constante de 50 Hz, haverá o risco de falta de energia. Até agora, as usinas convencionais de energia, em particular, têm sido responsáveis por atenuar essas flutuações. Utilizar baterias de alta tensão como uma reserva seria uma situação vantajosa para todos: motoristas de carros elétricos poderiam ser compensados financeiramente por sua contribuição com a energia de compensação.

O sistema de compartilhamento controla e coordena os processos de carregamento em tempo real

O principal elemento da comunicação de dados utilizado no teste-piloto é um sistema de compartilhamento baseado em nuvem desenvolvido pelo IE2S. Isso coordena e controla os processos de carregamento dos veículos elétricos em tempo real, traduzindo os pontos de ajuste da energia de compensação do operador da rede em sinais específicos do veículo. O sistema de compartilhamento também controla a transmissão bidirecional síncrona e de alta frequência de dados. Para testá-lo, este sistema foi conectado ao principal centro de controle da TransnetBW em Wendlingen, próximo a Stuttgart.

“Um verdadeiro marco mensurável: a equipe do projeto conseguiu implementar a complexa infraestrutura de comunicação entre nosso sistema de controle e diversos veículos elétricos. Ao mesmo tempo, as especificações rigorosas para armazenamento e fornecimento de energia de compensação foram atendidas. Isso nos permitirá integrar a eletromobilidade na rede elétrica inteligente do futuro”, explica o Dr. Rainer Pflaum, diretor financeiro da TransnetBW.

Por razões de segurança, a energia de compensação está sujeita à normas rígidas na Alemanha. Durante o teste-piloto, medições detalhadas mostraram que os valores-alvo do sistema de controle da rede foram atendidos. Isso se aplica tanto à energia de compensação primária (FCR: reserva de contenção de frequência) quanto à secundária (aFRR: reserva de restauração automática de frequência). A FCR é necessária para estabilizar a rede rapidamente, enquanto a aFRR leva cinco minutos para ficar totalmente disponível.

As medições foram realizadas no sistema de controle, nos ativos (o Taycan, o Mobile Charger e o HEM) e, no sistema de compartilhamento. Para a FCR, as funções HEM foram ampliadas para incluir a medição de frequência local.

BS

Anterior

JEEP COMPASS AGORA TEM VERSÃO HÍBRIDA DE PLUGAR

Próximo

VOLVO FAZ ATUALIZAÇÃO REMOTA QUE CHEGA SIMULTANEAMENTE A 190.000 VEÍCULOS DE 34 PAÍSES

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Foto: Divulgação Volvo Cars

VOLVO FAZ ATUALIZAÇÃO REMOTA QUE CHEGA SIMULTANEAMENTE A 190.000 VEÍCULOS DE 34 PAÍSES

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In