• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

cv OU hp, EIS QUESTÃO

MAS O QUILOWATT VEIO EM SOCORRO

identicon por Bob Sharp
16/05/2022
em BS, O editor-chefe fala
Foro: checkerstowreckers.com

Foro: checkerstowreckers.com







Muitos pensam que tanto faz cv (cavalo-vapor) ou hp (horsepower) como unidade de potência, mas há diferença. Uma potência expressa em cv é 1,39% maior do que em hp, ou seja, cv = hp x 1,0139.

Em baixas potências a diferença não é tão perceptível. Um Fusca 1200 de 30 cv tem potência de 30 ÷ 1,0139 = 29,6 hp. Mas quando se trata de 500 hp, por exemplo, são 507 cv. Talvez seja por isso que se diz que “os cavalos alemães são mais fortes” (German horses are stronger)…

Essa pequena diferença complica a vida sabe de quem? Dos alemães. Lá a ´potência é dada em PS (Pferdestärken, cavalos de força), que é o mesmo que cv. O PS só é grafado em maiúsculas porque em alemão os substantivos têm inicial maiúscula. Quando uma ficha técnica é traduzida para o inglês, o que é bastante comum,  vem o problema, pois eles têm que usar o hp, e PS é diferente de hp…

Nos EUA, hp é em maiúsculas, como na foto de abertura. Nos anos 1950 os carros da Nascar tinham que ostentar a potência no capô.

A salvação é o quilowatt (kilowatt em inglês), de símbolo kW em qualquer língua, é simplesmente quilowatt, independe de “cavalos”.

A compilar a ficha técnica em inglês e informar a potência em kW — é a unidade oficial de potência pelo Sistema Internacional, SI — os fabricantes alemães podem exprimir corretamente a potência em horsepower (hp), uma vez que kW dividido por 0,7457 converte para hp.

Mas para línguas que usam o “cavalo”, como português (cavalo-vapor, cv) ou francês (cheval-vapeur) é só trocar o PS por cv ou ch, pois a grandeza é exatamente a mesma.

Aqui no AE relutamos em informar potência em kW (quando vem numa ficha técnica) por estarmos habituados com potência em cv, mas na Austrália, por exemplo, a imprensa só usa kW. A única potência em kW fácil de decorar a correspondente em cv é 100 kW, que é 136 cv.

A propósito, kW dividido por 0,7355 converte para cv.

Torque em N·m

Igualmente, o Sistema Internacional determina que torque é expresso em newtons·metro (N·m), estando o quilograma-força·metro (kgf·m) em desuso.

Uma explicação importante. O leitor ou leitora sabe que no AE usamos m·kgf em vez de kgf·m. Quando comecei a trabalhar na GM em maio de 1997 como gerente de imprensa e compilei minha primeira ficha técnica, recebi os dados da engenharia e lá estava torque em m·kgf. Achei que estava errado e “corrigi” para kgf·m. Quando a ficha técnica foi para a engenharia para aprovação, um engenheiro me telefonou e disse que torque de motor era mesmo em m·kgf para diferenciar de torque de aperto, em kgf·m. Apenas preciosismo, porque sendo torque o produto de uma força por uma distância, a ordem dos fatores não altera o resultado.

Como 1 mkgf é igual a 9.806 N·m, quase dez vezes mais, ou 1 N·m é praticamente 0,1 m·kgf,  fica mais fácil uma conta mental.

A VW alemã, inteligentemente — ou espertamente — passou há sete anos a denominar comercialmente seus motores pelo torque em N·m seguido de três letras, como informamos nesta matéria. adotando-a ao redor do mundo. Claro, um número maior causa mais impacto, como 250 TSI em vez de 25,5 (m·kgf) TSI. Mais ainda do que um emblema onde se lê “1.4”…

Emblema indicando torque em N·m (foto AE/Mácio Salvo)

Potência bruta e potência líquida

A potência, independentemente da unidade, pode ser bruta ou líquida. O Fusca 1200 tinha potência bruta de 36 cv, enquanto a potência líquida era, como dito acima, 30 cv. Os “40 hp de emoção” do Renault Gordini eram 32 cv.

Na verdade, são duas as maneiras de se saber a potência de um motor  A bruta é medida com o motor no dinamômetro de bancada (motor fora do carro) desprovido de todos os seus órgãos auxiliares como gerador de energia elétrica (antes dínamo, hoje alternador), filtro de ar, sistema de escapamento, embreagem ou conversor de torque fixado ao volante do motor, além de serem feitos ajustes individuais do avanço de ignição a cada intervalo de 500 rpm ou 1.000 rpm.

Na potência líquida o motor é medido conforme funcionará no carro e sem correção de avanço ponto a ponto. Isso leva a números de potência bem diferentes. Como o Passat TS, 96 cv potência bruta e 80 cv potência líquida. Ou o Maverick 302 GT, 199 cv/135 cv.

Até 1971 as potências nos EUA eram todas SAE brutas. Quando passaram a SAE líquida a redução de potência, numérica apenas, foi significativa, decepcionante até. O Brasil demorou a usar potência líquida (norma NBR 5484), só ocorrendo em 1996, e assim está até hoje.

É importante saber que a única medição, de fato, feita no dinamômetro é força, em kgf ou newtons, desenvolvida pelo motor em funcionamento com acelerador todo aberto (TPS 100, de throttle position sensor 100%), a rotação do motor mantida sob controle, pelo operador, por um freio hidráulico ou, como é atualmente, pelo efeito frenante de um motor elétrico gerando energia. Uma vez de posse da força ao longo da faixa de rotação as forças são multiplicadas pela constante 0,7162 m para se conhecer o torque. E a potência, resultado da multiplicação de força (e não do torque) pelas rotações.

BS

(Atualizada em 15/5/22 às 20h55, segunda linha de texto, estava 3,9%, o certo é como está agora, 1,39%)

A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

BOSCH REGISTRA CRESCIMENTO ROBUSTO NA AMÉRICA LATINA EM 2021

Próximo

EDMUND RUMPLER, PRECURSOR DA SUSPENSÃO INDEPENDENTE NAS 4 RODAS

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Foto: site Jalopnik

EDMUND RUMPLER, PRECURSOR DA SUSPENSÃO INDEPENDENTE NAS 4 RODAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Q5 - Fotos: divulgação

AUDI TRAZ Q5 HÍBRIDO PLUGÁVEL A PARTIR DE R$ 414 MIL

01/07/2022
Foto: divulgação

RENAULT INVESTE R$ 2 BILHÕES EM SUVE, MOTOR E PLATAFORMA

01/07/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Q5 - Fotos: divulgação

AUDI TRAZ Q5 HÍBRIDO PLUGÁVEL A PARTIR DE R$ 414 MIL

01/07/2022
Foto: divulgação

RENAULT INVESTE R$ 2 BILHÕES EM SUVE, MOTOR E PLATAFORMA

01/07/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In