• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

identicon por Nora Gonzalez
25/05/2022
em Colunas, NG, Visão Feminina
Foto: Mercedes-Benz Group

Foto: Mercedes-Benz Group







Não gosto dessa polarização, para usar uma palavra da moda, entre homens e mulheres. Sempre achei que tanto uns quanto outros podem e devem fazer o que bem entendem. Mulher não pode ser mecânica de carros? Desde quando? Por isso fiquei agradavelmente surpresa quando o leitor Hernán Saavedra me sugeriu escrever sobre mulheres que fizeram história dentro da indústria automobilística. Deparei-me (fazia tempo que não usava uma ênclise) com alguns exemplos realmente interessantes principalmente porque são de décadas atrás. Literalmente, do século passado ou retrasado.

Fiquei ainda mais surpresa porque não sabia que havia tantas invenções e tão úteis feitas por mulheres, mas a verdade é que nunca havia me atentado muito para saber quem havia inventado o limpador de para-brisa, por exemplo.

Então, vamos lá. Não vou falar de mulheres que pilotam ou pilotaram carros, pois já abordei esse assunto neste espaço e em outras ocasiões dediquei uma coluna inteira a algumas delas. Não, desta vez vou falar das mulheres que pouco ou nada sentaram atrás de um volante de forma competitiva, mas nem por isso são menos relevantes para a história do automobilismo mundial.

Mais uma vez, a ordem em que aparecem é totalmente aleatória. Não teria como fazer uma lista por importância ou mesmo cronológica, pois algumas datas se sobrepõem.

Florence Lawrence

Florence: atriz e inventora (foto: memoriascinemaograficas,com.bo)

Adorei pesquisar sobre ela. Florence nasceu no Canadá em 1886 e ficou mais conhecida nos cinemas. Os mais fanáticos a consideram a primeira estrela do universo cinematográfico, mas é fato que na década de 1910 era, sim, uma estrela. Mas o que mais me interessou foi que foi ela quem inventou as luzes de seta (ou pisca-pisca, dependendo da região do Brasil) e de freio para automóveis em 1914. Parece incrível, mas antes de Florence, os motoristas gesticulavam com os braços para fora do carro quando iam fazer uma curva (lembrei do meu exame direção, quando tinha que acionar a seta, mas também fazer o gesto com o braço).

A criação de Florence era simples e eficiente: uma dupla de bandeirinhas que eram fixadas atrás dos para-lamas que, ativadas por botões elétricos no painel do carro, levantavam uma bandeirinha indicando a direção da curva que seria feita. Na parte posterior do veículo, uma placa com a palavra “Stop” (“pare” em inglês) era ativada automaticamente quando se pisava no pedal do freio. Tudo muito simples, eficiente e certamente melhorou em muito a segurança veicular na época. Na verdade, nada disso mudou muito em mais de um século e hoje o que usamos é basicamente o mesmo sistema que Florence criou. Numa entrevista ao jornal The New York Times ela declarou: “A mulher comum faz seus próprios reparos. Ela é curiosa o suficiente para investigar cada pequeno ruído em seu carro e consertá-lo”.

Mary Anderson

Outro nome que me encantou. Mary nasceu em 1866 no estado do Alabama (Estados Unidos) e era fazendeira e empresária da construção civil. Certamente era observadora e curiosa, pois um dia durante uma viagem a Nova York, em 1902, no inverno e num dia em que chovia muito, percebeu que os motoristas dirigiam com a cabeça para fora da janela e muitas vezes tinham que parar os carros para limpar o para-brisa, pois os vidros acumulavam água e embaçavam muito. Ela pegou um caderno e rascunhou um protótipo de uma engenhoca que foi muito elogiada pelo próprio Henry Ford: um limpador de para-brisa (foto Mary Anderson registro de patentes). A ideia foi considerada tão genial que oito anos depois absolutamente todo os veículos fabricados nos Estados Unidos já saiam de fábrica com os limpadores criados por Mary.

Desenho do primeiro limpador de para-brisa (fonte: US Patent Register Office)

Em novembro de 1903, Mary recebeu a primeira patente concedida para um dispositivo de limpeza de para-brisa controlado desde o interior do veículo. O acessório que usamos até hoje também não mudou tanto assim. Aquele projetado no início dos anos 1900 era um braço metálico revestido por uma borracha resistente que era acionado por uma manivela dentro do veículo para limpar o vidro sempre que necessário. Simples e genial.

Alice Ramsey

Alice não inventou algo, mas foi a primeira mulher a atravessar os Estados Unidos dirigindo um carro. Isso em 1909. Só consigo imaginar a condição das estradas e, por que não, dos carros naquela época. O mais incrível é que ela fez isso aos 22 anos e com mais três amigas.

Alice: mulher que fez história (Foto: America’s Car Museum)

Ela levou 41 dias e percorreu exatos 6.116 quilômetros entre Nova York e San Francisco, na Califórnia. Algo que nos dá uma ideia do que deve ter sido esta viagem é que ela gastou 11 pneus. Atravessou trechos desafiadores, enfrentou temporais, encontrou diversas tribos de indígenas e até mesmo com um grupo de homens a cavalo que perseguiam um assassino. E, claro, sofreu várias panes mecânicas ao longo do percurso. Tudo isto está contado no livro “Veil, duster and tire iron”, algo assim como “Véu, espanador e chave de roda”. Se até agora ela não lhes pareceu suficientemente feminista, vejam uma declaração dela, na época: “Dirigir bem não tem nada a ver com gênero sexual. Tudo o que envolve isto fica acima do pescoço”. Alice Ramsay é uma das quatro mulheres que está no Hall da Fama Automotivo, junto com 271 homens.

Bertha Benz (foto de abertura)

Ela não inventou propriamente algum acessório, como Florence Lawrence ou Mary Anderson, mas foi a primeira mulher a realizar a primeira viagem de longa distância num carro particular movido a gasolina na história – certo, um recorde ligeiramente diferente do de Alice Ramsey, mas que está valendo na História. E esta é mais uma feminista com “f” maiúsculo e no verdadeiro sentido da palavra: um belo dia ela resolveu ir visitar a mãe e levar os dois filhos. A distância era de meros 106 quilômetros, mas em 1888 era uma verdadeira odisseia. Ela, que era casada com o engenheiro Karl Benz nem avisou o marido que iria até a casa da mãe, em Pforzheim, com o carro.

Pegou um protótipo de três rodas desenvolvido por ele, o Motorwagen, traçou a rota incluindo paradas para comprar ligroína (um destilado de petróleo que se usava como solvente e, no caso do Motorwagen, como combustível) e partiu de Mannheim para a casa da mãe. Durante a viagem ela precisou consertar o veículo várias vezes, mas chegou ao seu destino, com tudo e todos bem. Ela morreu em 1944.

Bertha era sócia de Karl e o fato gerou muita curiosidade e interesse comercial em torno da marca, de onde se deduz que a questão não era apenas uma visita familiar, mas sim uma ação de marketing. Mesmo assim, ponto para Bertha que também encarou sozinha os desafios de consertar um carro no final dos anos 1800. Não é pouca coisa.

 

Mudando de assunto: este ano desisti oficialmente de fazer previsões sobre a Fórmula 1. Com tantas mudanças a cada corrida, não arrisco sequer num sábado estimar quem será o pole position no domingo, que dirá quem será o campeão deste ano. Tenho, é claro, minha torcida, mas o melhor mesmo está sendo ver tantas disputas e equipes que vem melhorando. Faz tempo que gosto das ultrapassagens de Sergio Pérez, que não me decepcionou no GP de Barcelona, e adorei a disputa entre George Russell e Max Verstappen. Aliás, estou adorando as disputas limpas, na pista, sem sujeira, que tenho visto este ano todo. Dá gosto ver isso, assim como pódios com gente feliz e que se respeita. Aleluia!

NG

A coluna “Visão feminina” é de exclusiva responsabilidade de sua autora.





Anterior

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

Próximo

TERÁ SIDO DO SACI?

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In