• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DA RENAULT

FOI NA PISTA DO HARAS TUIUTI

identicon por Bob Sharp
20/07/2022
em BS, Testes
Andando com a Oroch Outsider no Haras, diversão pura (Fotos: Divulgação Renault/Rodolfo Buhrer)

Andando com a Oroch Outsider no Haras, diversão pura (Fotos: Divulgação Renault/Rodolfo Buhrer)







A Renault promoveu no último dia 15 o evento chamado de “Desafio de Consumo Renault”. Mas, ao contrário do que o nome sugere, o objetivo foi mais do que mostrar dotes de economia de combustível da picape Oroch Outsider com o novo motor 1,3 TCe turbocarregado de quatro cilindros, Foi mostrar a variação de consumo decorrente de quatro condições de uso, além da viagem de São Paulo ao Haras Tuiuti, 115 quilômetros.

 

Onze Jornalistas dirigiram as seis Oroch Outsider nessa viagem e o consumo médio de gasolina foi de 13,3 km/l, o melhor 15,6 e o pior, 10,6. km/l, Nada de recomendação especial, cada um era livre para dirigir como quisesse no tocante à velocidade (respeitando os limites) e à aceleração, como ao sair dos pedágios. Usar o modo Eco ou não também ficava por conta de cada um e era indiferente escolher Drive e deixar o câmbio trocar marchas ou fazê-lo manualmente pela alavanca seletora.

O que eu queria mesmo era andar com as quatro condições definidas para o teste no anel externo de 1.014 metros da pista (o circuito completo é de 2.500 metros).

Preleção antes de irmos para a pista. À esq., Carlos Guilherme Clauset, um dos proprietários do Haras Tuiuti, e Carlos Henrique Ferreira, diretor de comunicação da Renault

Essas quatro condições foram:

• Só com motorista
• Como acima com ar-condicionado ligado
• Pneus com 30% menos de pressão do que a indicada para veículo só com motorista
• Veículo com a carga máxima de 650 kg, com pressão de pneus de acordo

Todas as medições foram feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo, Para medir consumo foi usado o equipamento PLU, que mede com precisão o combustível fornecido ao motor.

Os consumos médios das seis Oroch Outsider no anel externo, cinco voltas cada, foram::
• Só com motorista:  15,59 km/l
• Só com motorista, ar-condicionado ligado: 14,55 km/l –  consumo 4,7% maior
• Só com motorista. pneus desinflados 30%: 15,23 km/l – consumo 2,3% maior
• Com carga total de 650 kg, motorista incluído: 12,12 km/l – consumo 22,3 maior

Conclusões

• Conforto (ar-condicionado) tem seu preço
• Pneus descalibrados afetam o consumo, mas não tanto o quanto se apregoa, o que atribuo aos pneus radiais  terem bem atrito interno do que os diagonais por as lonas não se cruzarem, e à banda de rodagem que se mantém estável (a “pegada” não muda em função da pressão para menos e para mais)
• Peso tem realmente grande influência no consumo.

Lastro com sacos de areia

Minha experiência

Não dirigi no anel pensando em consumo, andei rápido, como em ritmo de corrida longa.

Dois fatos foram notáveis. Um, mesmo em condição de carga máxima a Oroch tem comportamento elogiável, com mínima perda de resposta de direção e sem mostrar tendência a entrar em derrapagem, seja de frente ou traseira (foi a primeira vez que dirigi uma picape nessa condição de carga; outras podem apresentar resultado semelhante).  A carga (sacos de areia) foi distribuída entre caçamba e cabine, neste caso sobre os assentos dos bancos.

Freios da Oroch são excelentes

Outro foi o freio.  O anel consiste duas retas e duas curvas de raio médio-pequeno que exigem forte aplicação de freio. Em nenhum momento houve fading, o pedal manteve-se o mesmo sempre. Note-se que duas retas de pouco menos de 500 metros são insuficientes parra os freios esfriarem. A cada parada para troca de veículo os freios, especialmente os dianteiros a disco ventilado, exalavam forte cheiro de pastilhas, mas nada de fumaça. Perto das rodas traseiras (tambores) praticamente cheiro algum.

Valeu mesmo a pena, foi uma boa experiência.

BS

 







Próximo
Toro com pacote S Design - Fotos: divulgação

SAIBA O QUE MUDA NOS FIATS TORO E PULSE PARA 2023

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17