• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DA RENAULT

FOI NA PISTA DO HARAS TUIUTI

identicon por Bob Sharp
20/07/2022
em BS, Testes
Andando com a Oroch Outsider no Haras, diversão pura (Fotos: Divulgação Renault/Rodolfo Buhrer)

Andando com a Oroch Outsider no Haras, diversão pura (Fotos: Divulgação Renault/Rodolfo Buhrer)

A Renault promoveu no último dia 15 o evento chamado de “Desafio de Consumo Renault”. Mas, ao contrário do que o nome sugere, o objetivo foi mais do que mostrar dotes de economia de combustível da picape Oroch Outsider com o novo motor 1,3 TCe turbocarregado de quatro cilindros, Foi mostrar a variação de consumo decorrente de quatro condições de uso, além da viagem de São Paulo ao Haras Tuiuti, 115 quilômetros.

 

Onze Jornalistas dirigiram as seis Oroch Outsider nessa viagem e o consumo médio de gasolina foi de 13,3 km/l, o melhor 15,6 e o pior, 10,6. km/l, Nada de recomendação especial, cada um era livre para dirigir como quisesse no tocante à velocidade (respeitando os limites) e à aceleração, como ao sair dos pedágios. Usar o modo Eco ou não também ficava por conta de cada um e era indiferente escolher Drive e deixar o câmbio trocar marchas ou fazê-lo manualmente pela alavanca seletora.

O que eu queria mesmo era andar com as quatro condições definidas para o teste no anel externo de 1.014 metros da pista (o circuito completo é de 2.500 metros).

Preleção antes de irmos para a pista. À esq., Carlos Guilherme Clauset, um dos proprietários do Haras Tuiuti, e Carlos Henrique Ferreira, diretor de comunicação da Renault

Essas quatro condições foram:

• Só com motorista
• Como acima com ar-condicionado ligado
• Pneus com 30% menos de pressão do que a indicada para veículo só com motorista
• Veículo com a carga máxima de 650 kg, com pressão de pneus de acordo

Todas as medições foram feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo, Para medir consumo foi usado o equipamento PLU, que mede com precisão o combustível fornecido ao motor.

Os consumos médios das seis Oroch Outsider no anel externo, cinco voltas cada, foram::
• Só com motorista:  15,59 km/l
• Só com motorista, ar-condicionado ligado: 14,55 km/l –  consumo 4,7% maior
• Só com motorista. pneus desinflados 30%: 15,23 km/l – consumo 2,3% maior
• Com carga total de 650 kg, motorista incluído: 12,12 km/l – consumo 22,3 maior

Conclusões

• Conforto (ar-condicionado) tem seu preço
• Pneus descalibrados afetam o consumo, mas não tanto o quanto se apregoa, o que atribuo aos pneus radiais  terem bem atrito interno do que os diagonais por as lonas não se cruzarem, e à banda de rodagem que se mantém estável (a “pegada” não muda em função da pressão para menos e para mais)
• Peso tem realmente grande influência no consumo.

Lastro com sacos de areia

Minha experiência

Não dirigi no anel pensando em consumo, andei rápido, como em ritmo de corrida longa.

Dois fatos foram notáveis. Um, mesmo em condição de carga máxima a Oroch tem comportamento elogiável, com mínima perda de resposta de direção e sem mostrar tendência a entrar em derrapagem, seja de frente ou traseira (foi a primeira vez que dirigi uma picape nessa condição de carga; outras podem apresentar resultado semelhante).  A carga (sacos de areia) foi distribuída entre caçamba e cabine, neste caso sobre os assentos dos bancos.

Freios da Oroch são excelentes

Outro foi o freio.  O anel consiste duas retas e duas curvas de raio médio-pequeno que exigem forte aplicação de freio. Em nenhum momento houve fading, o pedal manteve-se o mesmo sempre. Note-se que duas retas de pouco menos de 500 metros são insuficientes parra os freios esfriarem. A cada parada para troca de veículo os freios, especialmente os dianteiros a disco ventilado, exalavam forte cheiro de pastilhas, mas nada de fumaça. Perto das rodas traseiras (tambores) praticamente cheiro algum.

Valeu mesmo a pena, foi uma boa experiência.

BS

 





Anterior

CHEVROLET BLAZER EV: SUVE ELÉTRICO DE ATÉ 564 cv VEM PARA O BRASIL

Próximo

SAIBA O QUE MUDA NOS FIATS TORO E PULSE PARA 2023

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Toro com pacote S Design - Fotos: divulgação

SAIBA O QUE MUDA NOS FIATS TORO E PULSE PARA 2023

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Gol, o mais vendido em julho (Foto: Divulgação VW)

MERCADO EM JULHO – VENDAS DIRETAS SALVANDO O MÊS

16/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE CHALLENGER OFERECE PRIMEIRA VERSÃO CONVERSÍVEL

16/08/2022
Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022
Fotos: divulgação

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Gol, o mais vendido em julho (Foto: Divulgação VW)

MERCADO EM JULHO – VENDAS DIRETAS SALVANDO O MÊS

16/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE CHALLENGER OFERECE PRIMEIRA VERSÃO CONVERSÍVEL

16/08/2022
Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022
Fotos: divulgação

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In