Depois de cinco anos, chega o novo Polo com alterações estilísticas discretas, porém com mudança na motorização. Sai o motor 200 TSI de 116/128 cv e entra o 170 TSI de 109/116 cv, sempre turbo e mantendo as versões Comfortline e Highline, com câmbio automático. Continua o 1-litro de aspiração atmosférica de 77/84 cv de câmbio manual de 5 marchas, e surge a versão denominada simplesmente TSI com motor 170 TSI e câmbio manual também de 5 marchas.
Para conhecê-los ao volante a VW chamou a imprensa nesta segunda-feira (3) aqui em São Paulo. Apressei-me em dirigir logo o TSI tanto pela curiosidade em si — motor turbocarregado associado a câmbio manual no Polo — quanto e principalmente para analisar melhor a nova versão de 1 litro.
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Antes de começar a rodar, o choque: a versão não tem conta-giros, inimaginável (para mim) em pleno 2022, quanto mais por não se tratar do Polo de entrada, que é o MPI de 77/84 cv. Logo dá para perceber que as marchas são bem longas. A potência máxima ocorre a 5.000 rpm, mas considerando esticar a 5.500 rpm não ser exagero (o corte limpo é a 6.500 rpm, segundo fui informado), primeira vai a 42 km/h, 2ª 76, 3ª 124, 4ª 171 e 5ª 197 km/h — velocidade máxima, a 5.170 rpm. A 120 km/h, 3.150 rpm. Ou seja, perfeito.
As relações das marchas são as mesmas do up! TSI, mas o diferencial é mais curto, 3,933:1 ante 3.625:1. O câmbio manual VW faz parte do “quarteto de ouro” composto por Onix, HB20 e Honda (quando tinha), agradáveis, precisos, leves, fáceis usar. Com a baixa carga do pedal de embreagem reitero que câmbio automático é diletantismo (um direito) mesmo no trânsito anda e para.
No percurso do teste de condução definido pela VW — ida e volta à Estrada dos Romeiros! — estava prevista troca de carro pelo Comfortline ou Highline, mas houve falha no esquema e só dirigi o manual.
O motor 170 TSI
O desempenho é bom, agrada, os números oficiais o atestam, como o 0 a 100 km/h em 10,2/10,1 segundos e velocidade máxima de 193/197 km/h, mas a pegada em baixa rotação não é a que eu esperava. Estimo que a turbina só embale a partir de 2.500 rpm. Com o torque máxima declarado a 1.750 rpm achei que o empurrão seria maior, tomando por base a experiência os up! TSI. Certamente os 112 kg mais que o up! têm influência nessa sensação. Alias, pelos dados oficias (ver ficha técnica) o de câmbio manual dá um banho no automático tanto em desempenho quanto em consumo.
Ao transpor lombadas em terceira a desenvoltura é menor do que a que estamos habituados nas novas lombadas da Estrada dos Romeiros.. Mas nada que usar a segunda marcha não resolva. o que não representa trabalho ou demérito algum, O carro estava abastecido com álcool.
Pode ser também que seja efeito do que o Gerson observou no teste recente do Nivus Comfortline, descompasso inicial entre pedal e borboleta de aceleração como provável resultado da calibração para o Proconve 7 para carros de passageiros.
O tricilindro tem uma suavidade que impressiona. Não se percebe nenhuma trepidação em marcha-lenta, para o que a coxinização contribui bastante. Mesmo em altas rotações a “invasão” do motor no interior é mínima, mesmo sem a manta fonoabsorvente no capô. E por falar nele, como é bom saber que são dois fechos, coisa de carro premium.
O Polo com um todo
Como se diz, o conjunto da obra é muito bom. Uma das mudanças importantes foi reduzir a carga dos amortecedores, em especial na compressão, deixando o rodar bem mais confortável agora, facilmente notado no asfalto irregular típico de São Paulo. A VW disse e confirmo, sem influenciar negativamente o comportamento em curvas tanto ao apontar quanto dentro delas.
O mesmo elogio vai para a direção e freios, estes apesar da “chiadeira dos testadores de ficha técnica” por os freios traseiros perderem os discos. Os “espeta-painel” de plantão certamente reclamarão dos plásticos duros por todo o interior, sem levarem em conta a decoração interna de muito bom gosto. Os bancos com revestimento de tecido são excelentes em forma e maciez.
O volante de direção carece de qualquer ajuste nas versões MPI e TSI, embora o banco do motorista tenha o de altura, mas pessoas com proporções antropométricas extremas poderão ter dificuldade de achar a melhor posição de dirigir — não é o meu caso, como relatei em outras oportunidades. Mas os apoios de cabeça desses bancos formam peça única com os encostos, como no up!, solução que me desagrada por obstruir a visibilidade dos passageiros do banco traseiro. Outras faltas no Polo são a ausência as alças de teto — inadmissível — e aquilo que costumo reclamar em praticamente todos os carros, não ter a faixa degradê no para-brisa.
O porta-malas é de bom tamanho — 300 litros, como no Chevrolet Cruze — e o espaço interno é conveniente, a largura da carroceria de 1,741 mm proporcionando largura para três pessoas no banco traseiro. A carroceria é de seis janelas, garanta de boa visibilidade. Faróis de LED têm fluxo luminoso de 700 lumens e alcance de 130 metros, pena que não pude dirigi-lo à noite. Mas faltou a importante luz traseira de neblina.
Em resumo
O novo Polo ficou mais moderno e atraente ainda que tenha sido despotenciado em 6%/9,4%, Tem qualidades dinâmicas admiráveis e bom sistema de infotenimento de série no Highline e opcional no Comfortline, o VW Play. Só é lamentável não haver câmbio manual para a duas versões citadas, obrigando o cliente a “baixar de nível” se fizer questão deste excelente câmbio. A versão experimentada tem preço público sugerido de R$ 92.990, aceitável dentro do atual panorama de preços dos automóveis.
Veja a seguir a ficha técnica e a lista de principais equipamentos.
BS
FICHA TÉCNICA NOVO POLO 2023 | ||||
MPI | TSI | COMFORTLINE | HIGHLINE | |
MOTOR | ||||
Designação | VW EA211 R3 | |||
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas, injeção direta, flex | |||
Aspiração | Atmosférica | Forçada por turbocarregador BorgWarner com interresfriador, válvula de alívio de comando elétrico, pressão relativa de turbocarregamento 1,2 bar | ||
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 76,4 | |||
Cilindrada (cm³) | 999 | |||
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 77/84/6.450 | 109/116/5.000 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 9,6/4.000//10,3/3.000 | 16,8/1.750~4.500 | ||
Taxa de compressão (:1) | 11,5 | 10,5 | ||
Densidade de potência (cv/L) | 84,1 | 116,1 | ||
Densidade de torque (m·kgf/L | 10,3 | 16,8 | ||
Comprimento da biela (mm)/ relação r/l | 140/0,272 | |||
Gerenciamento do motor | Bosch ME 17.5.24 | Bosch MED 17..5.21 | ||
Rotação de corte | 6.800 | 6..500 | 6.500 | 6.500 |
TRANSMISSÃO | ||||
Conexão motor-câmbio | Embreagem monodisco, comando hidráulico | Conversor de torque | ||
Câmbio | Manual, 5 marchas | Automático epicíclico, 6 marchas, Aisin AQ160-6F | ||
Rodas motrizes | Dianteiras | |||
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,167; 2ª 2,300; 3ª 1,433; 4ª 0,975; 5ª 0,776; ré 3,182 | 1ª 3,769; 2ª 2,095; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182 | 1ª 4,667; 2ª 2,533; 3ª 1.556; 4ª 1,135; 5ª 0,859; 6ª 0,686; ré 3,304 | |
Relação do diferencial | 4,929 | 3,933 | 3,502 | |
FREIOS | ||||
De serviço | ||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/256 | Disco ventilado/ 276 | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor/203 | Tambor/228 | ||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |||
Relação de direção (média, :1) | 14,8 | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10.6 | |||
N° de voltas entre batentes | 3 | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Aço, 5,5J x 15 | Liga de alumínio 5,5J x 15 | 6J x 16 | |
Pneus | 185/65R15 | 195/55R16 | ||
Estepe (roda de aço, temporário) | 185/60R15 | |||
PESOS (kg) | ||||
Em ordem de marcha | 1.070 | 1.112 | 1.146 | |
Carga máxima | 395 | 398 | 424 | 424 |
Peso admissível sobre o teto | 45 | |||
Peso rebocável (sem/com freio) | 200 | |||
CONSTRUÇÃO | Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||
DIMENSÕES (mm) | ||||
Comprimento | 4.074 | |||
Largura sem / com espelhos | 1.751/1.964 | |||
Altura | 1.471 | |||
Distância entre eixos | 2.566 | |||
Bitola dianteira/traseira | 1.524/1.506 | |||
AERODINÂMICA | ||||
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. | |||
Área frontal (calculada, m²) | 2,06 | |||
Cx x A | n.d. | |||
CAPACIDADES (L) | ||||
Porta-malas | 300 | |||
Tanque de combustível | 52 | |||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 13,8/13,5 | 10,2/10,1 | 11,1/10.5 | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 170/173 | 193/197 | 189/192 | |
Aceleração 0-1.000 m (s. G/A) | 35,7/35/4 | 31,5/31,2 | 32,4/32,0 | |
Retomada 80-120 km/h (s, G/A) | 21,2/20,5 (5ª) | 14,2/14,2 (5ª) | 8,0/7,7 (kickdown) | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO) | ||||
Cidade (km/l, G/A) | 14,0/9,6 | 14,0/9,6 | 12,5/8,7 | 12,1/8,4 |
Estrada km/l, G/A) | 15,4/10,9 | 16,4/11,5 | 15,3/10,8 | 14,5/10,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
v/1000 em última marcha (km/h) | 29,7 | 38,1 | 47,4 | 47,2 |
Rotação a 120 km/h em última marcha (rpm) | 4.040 | 3.150 | 2.530 | 2,54 |
Rotação à velocidade máxima. (rpm) | 5.825 (5ª) | 5.170 (5ª) | 5.050 (5ª) | 5.100 (5ª) |
GARANTIA | ||||
Termo | 3 anos veículo completo, 6 anos perfuração de chapa por corrosão | |||
MANUTENÇÃO | ||||
Revisões (km/tempo) | 10.000 km ou 1 ano | |||
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000 km ou 1 ano | |||
Troca do óleo do câmbio | Desnecessária, vida-toda |
EQUIPAMENTOS DO NOVO POLO 2023 | |||||
MPI | TSI | Comfortline | Highline | ||
Alarme com comando remoto (keyless) | • | • | • | • | |
Alerta de frenagem de emergência | • | • | • | • | |
Alerta sonoro e visual de cintos de segurança desatados | • | • | • | • | |
Alto-falantes | 4 | 4 | 4 | 6 | |
Antena de teto | • | • | • | • | |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen | • | • | • | — | |
Ar-condicionado automático Climatronic com filtro de poeira e pólen e saída para o banco traseiro | — | — | • | • | |
Assistente de partida em aclive | • | • | • | • | |
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura | • | • | • | • | |
Banco traseiro com encosto rebatível | • | • | • | — | |
Banco traseiro com encosto rebatível bipartido | — | — | — | • | |
Bloqueio eletrônico do diferencial | • | • | • | • | |
Bolsas infláveis dianteiras com desativação da do passageiro e laterais para os passageiros dianteiros | • | • | • | • | |
Câmbio automático de seis marchas | — | — | • | • | |
Câmbio manual de cinco marchas | • | • | — | — | |
Câmera de ré | — | — | — | • | |
Carcaças dos retrovisores e maçanetas externa em preto | • | • | • | — | |
Carcaças dos retrovisores e maçanetas externas na cor do veículo | — | — | — | • | |
Carregador de bateria de celular por indução | — | — | — | • | |
Chave tipo “canivete” com controle remoto | • | • | • | • | |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador | • | • | • | • | |
Computador de bordo | • | • | • | • | |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • | • | |
Descansa-braço entre si bancos dianteiros com porta-objetos | — | — | • | • | |
Desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro | • | • | • | • | |
Direção eletroassistida | • | • | • | • | |
Engates Isofix com pontos de ancoragem superior para dois bancos infantis | • | • | • | • | |
Espelhos externos com ajuste elétrico e função de orientação do direito para baixo ao engatar ré | – | • | • | • | |
Faróis com luz de aproximação e afastamento | — | — | — | • | |
Faróis de LED com luzes de rodagem diurna integradas | • | • | • | • | |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem | • | • | • | • | |
Frenagem automática pós-colisão | • | • | • | • | |
Luz de cortesia dianteira | • | • | — | — | |
Luz de leitura dianteira e traseira | — | — | • | • | |
Monitoramento da pressão dos pneus | • | • | • | • | |
PACOTE OPCIONAL: VW Play consistindo de sistema multimídia VW Play com tela tátil de 10,1 pol., interface USB C e tomada de carregamento USB, APP Connect (Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e conexão com a internet pelo smartphone | — | — | • | — | |
Painel de instrumentos digital de 8 pol. | — | • | • | — | |
Para-choques na cor do veículo | • | • | • | • | |
Para-sóis com espelho | • | • | — | — | |
Para-sóis com espelho e iluminação | — | — | • | • | |
Quadro de instrumentos digital de 10,25 pol. (Active Info Display) | — | — | — | • | |
Repetidoras de setas nos espelhos | • | • | • | • | |
Retrovisor interno eletrocrômico | — | — | — | • | |
Rodas de aço aro 15 pol. com pneus 185/65 R15 e supercalotas | • | — | — | — | |
Rodas de aço aro 16 pol. com pneus 195/55 R16 | — | — | — | • | |
Rodas de liga de alumínio com pneus 185/65R15 | — | • | • | — | |
Sensores de chuva e crepuscular | — | — | — | • | |
Sensores de estacionamento traseiros | — | • | • | • | |
Sistema de áudio “Composition Touch” com tela tátil e App-Connect | • | • | • | — | |
Sistema de desligar motor nas paradas (start/stop) | — | — | • | • | |
Sistema multimídia “VW Play” tela de 10,1 pol. tátil e App-Connect | — | — | — | • | |
Tomada USB tipo C | • | • | • | • | |
Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível | • | • | • | • | |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros um-toque nos dianteiros | — | • | • | • | |
Vidros elétricos dianteiros um-toque descida e subida | • | — | — | — | |
Volante direção com ajuste de altura e distância | — | — | • | • | |
Volante multifuncional | • | • | — | — | |
Volante multifuncional com borboletas para trocas de marchas sequenciais e revestido de couro | — | — | • | • | |
• Sim — Não |