A BMW apresenta, como mais uma parte das comemorações do aniversário de 50 anos da divisão M, uma edição limitada do M4: o 3.0 CSL, mesmo nome do cupê de meio século atrás que se tornou conhecido como Batmóvel pelos exagerados anexos aerodinâmicos.
Serão feitas 50 unidades do novo CSL, que combina uma carroceria extensamente modificada ao motor de 6 cilindros mais potente que a BMW já ofereceu em série. Os para-lamas são alargados e os traseiros ligam-se com fluidez ao aerofólio. Nas janelas laterais, um aplique acentua a quebra de Hofmeister. O conjunto intimidador combina com a pintura típica dos anos 70, com as três cores da divisão M sobre pintura branca, e com o acabamento dourado das rodas de 20 polegadas na frente e 21 atrás. O número 50 aparece até nos pneus Michelin feitos sob medida.
A carroceria faz amplo uso de plástico reforçado com fibra de carbono, enquanto portas, capô e porta-malas são de alumínio. Tudo isso trouxe redução de 355 kg no peso em comparação ao M4 CSL, deixando o 3.0 CSL com apenas 1.270 kg. No interior, os bancos-concha M Carbon usam camurça sintética preta e não há banco traseiro. O pomo da alavanca de câmbio traz o logotipo 50 e, no painel, está o número do carro dentro da série.
O motor do 3.0 CSL é o 6-cilindros em linha biturbo de 3 litros do M4, mas com potência elevada para 560 cv e torque de 56 m·kgf, mais 10 cv que no M4 CSL. O torque foi reduzido em 10,2 m·kgf porque a série limitada usa câmbio manual de 6 marchas. Diferencial ativo, suspensão adaptativa e freios carbocerâmicos compõem o conjunto de alto desempenho.
FS