• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

VOLKSWAGEN INAUGURA NOVA GARAGEM COM 36 VEÍCULOS ZERO-QUILÔMETRO

identicon por Bob Sharp
24/11/2022
em BS, História
Entrada do salão (Foto: autor/ Demais fotos: VW

Entrada do salão (Foto: autor/ Demais fotos: VW







A Volkswagen inaugurou ontem (24/11) seu espaço dedicado a carros 0-km do seu Acervo e o AE esteve lá. É imponente e está situado na Ala 5 da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, ocupando em área de 1.430 m². Lá encontram-se 36 veículos, tanto conhecidos quanto inéditos.

A formação do Acervo começou há mais de 20 anos de maneira oficiosa pela engenharia do produto, mas com apoio de diversas áreas da fábrica.  Tanto que o Acervo nem centro de custo tinha, em teoria ele não existia. Os veículos eram guardados em galpões com acesso restrito, longe da vista até de funcionários, até que a fabricante decidiu mostrá-los publicamente, mas não de maneira sistemática.

A Garagem Volkswagen foi inaugurada em 28 de novembro de 2019 num evento reservado para a imprensa e devidamente registrado por Alexander Gromow na sua coluna de 2/12/2020, “Volkswagen abre o “Baú do tesouro”. e o AE esteve lá;“. Foram exibidos 22 veículos de um total de 90  (atualmente são mais de 100) e a ocasião comemorava 60 anos de inauguração da primeira fábrica da VW no Brasil, em 18 de dezembro de 1959.

Agora é a vez da Garagem Volkswagen , denominada Parte II, na mesma Ala 5, porém com espaço maior e mais moderno, quando se aproxima a comemoração de 70 anos da constituição da Volkswagen do Brasil, ocorrida em 23 de março de 1953.

Ver todos aqueles carros que a maioria de nós conheceu, zero-km ou restaurados na fábrica, é um deleite até para quem é indiferente ao  automóvel. A ideia é antiga, anterior mesmo à Garagem – Parte I, mas a VW planeja torná-la unidade de negócios de modo, permitir acesso do público à Garagem, conforme conversei com o entusiasmado engenheiro André Drigo, gerente executivo de Desenvolvimento de Produto e “dono” da Garagem. “Os modelos da Garagem VW – Parte II carregam histórias únicas: alguns fizeram parte da frota de testes do time de Engenharia da VW, outros estão desde zero-quilômetro no Acervo e ainda tivemos unidades compradas de colecionadores para compor a história completa da marca no país.,” completou.

Organização do espaço

Os veículos expostos foram separado por temas:

  • Clássicos da Anchieta: reúne os modelos irmãos do Fusca e que traziam motor arrefecido a ar, produzidos entre as décadas de 1950 e 1980. Estão lá, por exemplo, exemplares do Fusca, 1600, 1600 TL, Brasília, Variant e SP1

  • Kombi: o grande utilitário mereceu seu capítulo à parte, reunindo a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard na cor branca de dezembro de 2013, e uma unidade 1961 vermelha e branca (saia e blusa), que é o veículo mais antigo da coleção.

  • Autolatina: a época da associação VW-Ford sob a égide da Autolatina é homenageada por três representantes: Apollo, Logus e Pointer — este, uma referência em design e ergonomia nos anos 1990.

  • Compactos Premium: conceito inovador trouxe no início dos anos 2000 veículos como o Polo e Polo Sedan, além do compacto 100% brasileiro, o Fox, com a última unidade fabricada na fábrica de São José dos Pinhais, PR

  • Esportividade: um traço importante do DNA Volkswagen também marcou presença com a primeira unidade das 99 produzidas do Golf GTI VR6, com o Gol GTI 1993 na cor vinho, versão marcante do compacto, adorada pelos entusiastas até hoje, o Santana EX 1991, a unidade mais apimentada que tivemos do sedã, e o Golf GTI 2018, o último que tivemos aqui no Brasil, na cor vermelha.

Concluindo os modelos exibidos na Garagem VW – Parte II, a novidade e o último a se juntar ao acervo, o Gol Last Edition milésima unidade de 1000, reverencia e comemora a despedida de um ícone automobilístico brasileiro. Junto a ele, foi criado um espaço temático com todas as gerações lançadas, além dos derivados do Gol (Voyage, Parati e Saveiro) que também marcaram época.

Garagem VW – Parte I

A primeira Garagem VW, om 22 veículos, segue ativa, recebendo uma alteração das unidades em exposição. Agora, diversos modelos especiais, entre veículos conceitos e de demonstração ocupam a área. Edições especiais, criadas para serem apresentadas durante os anos de Salão do Automóvel de São Paulo também marcam presença.

Além disso, versões únicas construídas para comemorações e eventos da marca, como a Kombi Serie Prata de 2005 e Serie Ouro de 2007, o Gol Vintage, que comemorou os 30 anos de produção do Gol, veículos modificados como a Kombi Bombeiro, veículos preparados para pista como o “Golf GTI Competição” e o “Gol Endurance”, que quebrou o recorde de resistência na sua categoria em 2003, além de protótipos como o projeto BY e o utilitário VEMP que nunca chegaram às ruas.

Conheça, no detalhe, cada uma das unidades expostas nas Garagem VW – Parte I e II e suas histórias:

– Apollo

– Brasília

– BY

– Fox

– Fusca

– Gol

– Golf

– Kombi

– Logus

– Parati

– Passat

– Pointer

– Polo

– Santana

– Saveiro

– SP

– Spacecross

– up!

– Variant II

– VEMP

– Voyage

– 1600

– 1600 TL

 

BS







Próximo
Fotos: divulgação

TOYOTA: CHEGAM A HILUX CONQUEST E O SW4 COM 224 cv

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17