Foi nesta quinta-feira (28/11) que estive no evento “Garagem VW”, ocasião em que a VW convidou a imprensa para visitar parte do seu Acervo de veículos — 20 de um total de 90 — no contexto da comemoração dos 60 anos da inauguração da Fábrica Anchieta.
Somente à guisa de precisão histórica, cumpre-me esclarecer que a Fábrica Anchieta começou a operar ainda em 1956, quando, já no início de sua construção, começou a montar paulatinamente os veículos importados da Alemanha completamente desmontados (CKD), operação que vinha sendo fetia desde o segundo trimestre de 1953 num galpão alugado na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, na capital paulista. A inauguração oficial só viria a ocorrer no dia 18 de dezembro de 1959, como escrevi, com as ilustres presenças do presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, e do grande líder da Volkswagen mundial, Heinrich “Heinz” Nordhoff; isso com a fábrica operando há três anos e produzindo dois veículos, a Kombi e o Fusca.
Um café da manhã de recepção foi oferecido aos jornalistas e foi quando fui encontrando os amigos, momento de confraternização.
Inicialmente quero chamar a atenção para o fato em si, o da abertura de acesso a parte de um Acervo cuja visitação era um severo tabu: poucos seres “normais” tinham tido acesso ao Acervo, fechado a sete chaves por uma série de motivos. Uma das raras oportunidades em que este Acervo tinha sido franqueado à visitação foi registrado por mim no artigo “Schatzkiste, o baú do tesouro”.
De acordo com o gerente executivo de engenharia da Volkswagen, José Luiz Hellmeister Loureiro, que tem cuidado deste “Baú do Tesouro” por muitos anos, num trabalho paralelo ao seu, “Esta abertura atual deve indicar que doravante o Acervo não deverá permanecer mais oculto como antes. Este é um caminho sem volta”, disse.
Esta afirmação é muito importante, pois indica que já existe uma diretriz de abertura do Acervo aos interessados — mas este processo de abertura ainda pode levar algum tempo.
Fato é que a bela estrutura instalada na Ala 5, e que agora aloja os 20 veículos do Acervo, deve servir com mais “liberdade” para visitações especialmente dirigidas — o que é uma notícia mais do que alvissareira!
José Luiz Loureiro informou que “Com esta área da Ala 5 existem no total três áreas da Fábrica Anchieta dedicadas ao Acervo e que do total de 90 veículos alguns ainda esperam por sua restauração para que fiquem adequados ao padrão do Acervo”.
Logo na entrada um grupo do AUTOentusiastas homenageia Guilherme Sabino, que durante muitos anos cuidou do Acervo que hoje se chama ‘Garagem Volkswagen’:
Os 20 carros do Acervo escolhidos para esta ocasião foram dispostos na periferia do salão e ao centro havia dois carros cobertos por capas. A um dado momento Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, tomou o microfone e deu início ao evento cumprimentando os representantes da imprensa presentes. Logo ela passou a palavra para José Luiz H. Loureiro, que contou a história do Acervo. Depois foi a vez de Pablo Di Si, presidente e executivo-chefe da Volkswagen Região América do Sul (SAM) e Brasil, falar ao público presente para, finalmente passar a palavra a José Carlos Pavone, a quem coube apresentar as duas novidades que estavam no centro da sala cobertos por capas: retomando a nomenclatura GTS, um Novo Polo GTS e um Virtus GTS.
O vídeo abaixo (08:00) mostra esta parte do evento a partir do momento em que Priscilla Cortezze passa a palavra para o José Loureiro:
Os carros da Garagem
Voyage
À esquerda da porta de entrada estava um Voyage GL 1995, retirado da linha de produção diretamente para o Acervo da Volkswagen:
Parati
O carro seguinte era uma Parati GLS 1994. A Parati foi apresentada em junho de 1982 e era uma nova integrante da Família BX, uma station wagon compacta que logo faria grande sucesso junto às famílias de classe média. A Parati teve quatro versões.
Saveiro
Seguiu-se uma Saveiro, que é a picape compacta da família BX, originalmente apresentada em agosto de 1982. A da foto abaixo é uma Saveiro GL 1998 que saiu da linha de produção na Anchieta para o Acervo da Volkswagen.
Mesa com documentos do Arquivo Histórico
Entre a Saveiro e a Kombi 1961 havia uma mesa com exemplos da documentação que faz parte do Acervo Histórico da Fábrica Anchieta:
Kombi 1961
Aí veio um dos veículos que mais chamou a atenção do pessoal e que também suscitou dúvidas de alguns: uma Kombi 1961 originalmente standard — transformada para luxo, recebendo uma pintura saia e blusa característica (nas cores vermelho Calipso e branco Lótus), ainda com setas semafóricas. Mas com uma área envidraçada ampla (uma licença em relação à originalidade adotada por quem a restaurou desta maneira), foram acrescentados dois vidros laterais fixos, dois vidros curvos de canto e o vidro traseiro foi ampliado. Foi instalado um kit Safári, que permite bascular os dois para-brisas para cima e três racks de teto — daqueles que suportam pranchas de surfe. Outro detalhe interessante é o volante que foi trazido da Alemanha e tem, portanto, o brasão de Wolfsburg no botão da buzina. O resultado ficou visualmente muito bom.
Este é um veículo especial e, portanto, veja alguns detalhes dele:
Kombi Standard
O próximo veículo, muito especial, é uma Kombi Standard e é uma das maiores raridades entre os modelos expostos na ‘Garagem Volkswagen’: trata-se da última unidade fabricada na Anchieta. Saiu da linha de produção diretamente para o Acervo, em 2013. Com menos de 100 km registrados no hodômetro, está totalmente original.
1600 TL
O primeiro carro na próxima parede é um VW 1600 TL 1972-duas portas e na cor branco Lótus. Este exemplar também foi adquirido de um colecionador de veículos antigos. Em seguida passou por extenso trabalho de restauração na Fábrica Anchieta.
1600 4-portas
O VW 1600 4-portas 1970, o “Zé do Caixão”, pertenceu a um colecionador de automóveis antigos e está entre os primeiros veículos adquiridos para o Acervo da Volkswagen do Brasil. Este carro foi totalmente desmontado, reformado em todos os seus detalhes, repintado e montado.
SP1
O VW SP1 que teve somente 82 unidades produzidas. A unidade em exposição é 1971, passou por diversos departamentos na Fábrica Anchieta, ficou guardado por anos, foi encontrado, totalmente recuperado e integrado ao Acervo da Volkswagen.
Ainda no VW SP1, um interessante detalhe que foi acrescentado a todos os carros em exposição na ‘Garagem Volkswagen’: o QR Code que pode ser lido pelo celular e que remete à uma página de Internet que apresenta aspectos históricos destes carros:
Brasília
Este VW Brasília LS 1981 foi guardado diretamente da linha de produção, preservado totalmente original e tem atualmente menos de 500 km rodados. Este carro nunca saiu da Fábrica Anchieta.
Variant II
E tudo começou com este carro! Sim, foi com esta VW Variant II 1980 que o trabalho com o Acervo da Volkswagen do Brasil começou. Ela veio diretamente da linha de produção!
Fusca
Este exemplar 1986 saiu diretamente da linha de produção para o Acervo da Volkswagen do Brasil, está entre os últimos fabricados na “primeira fase” do modelo, que foi de 1959 a 1986.
Fusca Conversível
Um Fusca “especial”, segundo as informações do seu QR Code, “o conversível é um dos Fuscas que tiveram a carroceria adaptada por empresa especializada para o evento de celebração da retomada de produção do modelo, em 1993”.
No total, para a reinauguração da linha de montagem do Fusca (no caso o ” Itamar”) foram transformados quatro Fuscas pela Sulam: este branco, um azul, um preto e um vermelho; estas transformações foram muito bem-feitas.
Passat GTS Pointer
Este 1988 é uma das últimas unidades do Passat produzidas na Fábrica Anchieta e saiu direto da linha de produção para o Acervo da Volkswagen do Brasil.
Santana EX
O Santana EX (Executivo) 1991 em exposição pertenceu à frota da Engenharia e foi utilizado para testes e homologação do produto. Totalmente reformado, em processo que envolveu a recuperação de componentes como sua bomba e tanque de combustível e até frisos e detalhes de acabamento, agora pertence ao Acervo da Volkswagen do Brasil.
Os dois carros a seguir foram da época da Autolatina, quando havia veículos que usavam as mesmas plataformas, eram semelhantes, mas saíam com nomes e acabamentos personalizados seja para a versão Volkswagen, seja para a versão Ford.
Apollo
O Apollo da foto é 1992, e foi retirado diretamente da linha de produção do Taboão (fábrica da Ford) e preservado como zero-quilômetro no Acervo da Volkswagen do Brasil.
Pointer
O Pointer GTI verde Taiti 1995 foi retirado diretamente da linha de produção para o Acervo da Volkswagen do Brasil.
Polo
O Polo hatchback 1.6 ano 2002 foi retirado da linha de produção para o Acervo da Volkswagen do Brasil.
Os dois veículos que seguem são novidades para muitos, pois ainda não tinham sido apresentados desta maneira. Foram projetos que não chegaram a ser produzidos.
Projeto BY
Uma das maiores lendas da indústria automobilística brasileira, o projeto de código interno BY tem gerado discussão há mais de 30 anos. A unidade exposta é a única que restou do desenvolvimento do modelo, e permaneceu guardada na Anchieta desde o cancelamento do projeto, em 1987.
Voltarei a falar do Projeto BY em um futuro próximo.
Projeto VEMP
VEMP é acrônimo de “Veículo Militar Protótipo”. Trata-se de um jipe para uso militar, com tração nas quatro rodas e construído usando tecnologia de chassi e carroceria.
Numa próxima matéria vamos falar neste veículo em mais detalhes.
Gol Endurance
A proposta lançada no Salão do Automóvel de 2002 remetia aos feitos automobilísticos dos anos 1960 e tinha como objetivo promover o Gol, em uma grande jogada de marketing: quebrar o recorde mundial de Endurance (longa duração) na categoria.
Numa próxima matéria vou descrever detalhes desta prova e falar dos três carros que participaram.
Vídeos postados ao vivo durante o evento
Durante o evento eu postei vídeos através do Facebook, e, para completar a matéria, eu acrescento estes vídeos abaixo:
Vídeo (03:49) feito na chegada, ainda dentro do ônibus:
Vídeo (10:41) apresentando o Acervo de 20 carros expostos na ‘Garagem Volkswagen”:
Terminando esta matéria eu gostaria de expressar a minha alegria de ver esta abertura acontecendo e mais ainda de ter participado dela. A estrutura da ‘Garagem Volkswagen’ está pronta e agora é esperar que esta abertura progrida e que mais pessoas possam conferir o ‘Acervo da Volkswagen do Brasil’.
AG
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