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Home Destaques

AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

MARCA PREMIUM DO GRUPO VW MUDA VISUAL DE SEU SUV DE ENTRADA, QUE DEIXA DE SER NACIONAL E GANHA PLATAFORMA GLOBAL.

identicon por Josias Silveira
02/12/2019
em Destaques, JS, Lançamentos
Fotos: autor

Fotos: autor





O que era para ser um pré-lançamento do novo Q3 se transformou em festival da Audi, que levou vários modelos para a Chapada dos Guimarães, MT no evento que ela batizou de Q Territory. Além de toda família Q de suves (o novo Q3, mais o Q5 e o Q8), lá estavam também alguns RS, que é sempre uma grande alegria de acelerar. Mesmo que seja para checar os mais de 400 cv em uma rápida arrancada em uma pequena pista de pouso, os RS são uma grande homenagem aos motores de combustão interna, um pico de tecnologia e de prazer ao volante. O RS é um dos poucos carros que me fazem lamentar ser pobre.

Com a nova plataforma, o Audi Q3 cresceu e ganhou maior espaço interno

Mas, voltando ao Q3, ele realmente tinha de mudar, por razões comerciais e industriais: era praticamente o último produto do Grupo VW na Europa que ainda usava uma plataforma antiga. Atualmente todos os carros e SUVs de plataforma modular MQB, o que simplifica a produção e diminui custos, além de outras vantagens técnicas que uma nova base sempre traz, caso de maior rigidez torcional. Além disso, vinha perdendo vendas por ter se transformado em “antigo”, já que este novo Q3 já era vendido na Europa desde meados de 2018.

Mas, no Brasil ainda existem quatro produtos VW em outras plataformas mais antigas: Gol, Voyage, Fox e up! Mas, até 2021 todos terão de se enquadrar na nova plataforma MQB, sendo certo o lançamento de um Gol totalmente novo. Os outros três (Voyage, Fox e up!) tem sobrevivência ainda incerta. O Voyage, pela sua superposição com o Virtus, provavelmente sairá de linha.

Entre as mudanças visuais estão a nova e enorme grade dianteira, cromada em algumas versões

Porém, o Audi Q3 era nacionalizado na fábrica do Grupo em São José dos Pinhais (PR) com plataforma antiga, uma unidade que agora só terá produtos de plataforma MQB, caso do VW T-Cross.

E aí começam as dúvidas. Justamente agora, que o Audi Q3 adota a plataforma mundial, ele deixará de ser nacionalizado, passando a ser importado de Györ, na Hungria. Por isso, seu preço aumenta nesse modelo 2020, indo dos RS 180 mil na versão de entrada, a Prestige, mas pode chegar aos R$ 210 mil no topo de linha, na versão Black.

E, claro, sempre tem mais um bom gasto em possíveis opcionais, como o teto solar panorâmico ou um pacote eletrônico de segurança (controle de cruzeiro adaptativo e pré sense com frenagem automática), cada um custando mais R$ 8 mil. O Q3 anterior nacionalizado, modelo 2019, partia dw R$ 160 mil..

A versão de topo do Q3, a Black, a decoração será mais esportiva, com grade em preto

Mas a Audi afirma oficialmente que não vai nacionalizar o novo Q3, já que se trata de um suve de luxo e não teria escala para esta operação. Porém, conversas não oficiais de bastidores dão conta de que o Q3 voltaria a ser paranaense a partir de março do próximo ano. A razão da negativa da Audi na nacionalização estaria exatamente neste preço inicial que tenderia a cair, mesmo com uma baixa nacionalização de componentes. Afinal, a plataforma já está em produção em São José dos Pinhais e o motor (agora único, o turbo 1,4 TFSI) também é usado em vários produtos nacionais da VW. Ou seja, tudo isso facilita a nacionalização. É esperar para ver.

Foto certa do interior errado: o estofamento em tecido não virá para o Brasil

Por enquanto, o Q3 húngaro vai inaugurar a nova linha, com o motor 1,4 de 150 cv (a 5.000 rpm) “inflex”. Inicialmente não haverá a opção do 2,0 TFSI da versão anterior.

Agora no limite dos compactos, o Q3 melhorou bastante o espaço para os passageiros do banco traseiro

Visualmente o novo Q3 cresceu, mas mantém o desenho básico externo do modelo anterior, com uma boa atualização de linhas e alguns recursos estéticos um pouco comuns em novidades 2020, inclusive de outras marcas: lanternas traseiras em “gotas deitadas” e grade dianteira octogonal maior, até um pouco exagerada. Tanto que fica melhor na versão Black, quando essa grade perde o cromado, se tornando mais discreta. Como é de hábito na Audi (e no grupo VW) raramente surge uma revolução estética. É sempre uma “penteada”, uma harmonização maior do design, bem mais perceptível quando se coloca o modelo anterior com seu sucessor.

Painel em TFT permite várias configurações visuais. Na foto, o visual mais tradicional, com velocímetro e conta-giros

O novo Q3 cresceu 96 mm eme comprimento (de 4.388 mm para 4.484 mm) e ganhou 77 mm de entre-eixos (de 2.603 mm para 2.680 mm), quase saindo da categoria dos compactos. Claro, isso ampliou o espaço e conforto interno, mantendo um acabamento a altura de um carro de grife. Continua com um ótimo porta-malas (foi para 530 litros) e o banco traseiro é corrediço, contando ainda com descansa-braço central com dois porta-copos. Traz ar-condicionado bizona com saída para o banco traseiro. E o Q3 sempre foi um dos dois best sellers da Audi no Brasil, já vendeu 25 mil unidades desde 2013, um número elevado para sua categoria. Junto com o sedã A3, o Q3 sempre respondeu pela maioria das vendas no País.

Antes de rodar, um aviso da Audi dava conta que as únicas quatro unidades do Q3 disponíveis para o teste de cerca de 120 quilômetros não eram exatamente as versões de acabamento que virão para o Brasil no início de 2020. O Q3 que rodei inclusive tinha um acabamento mais simples, de bom gosto, mas com estofamento de tecido, enquanto o vendido aqui terá apenas couro (sintético no modelo de entrada).

Além do prazer ao dirigir, o prazer de chegar: nascente de um rio na Chapada do Guimarães mato-grossense

Como todo Audi, o Q3 é bom de curva, com pouca inclinação de carroceria (rolagem), já que ele não é muito alto (1.616 mm) e nem tão pesado para um suve (1.580 kg), mostrando frenagens eficientes e seguras, mesmo antes de entrarem os auxílios eletrônicos. A suspensão tem acerto mais para o esportivo, como é padrão da Audi.

A aceleração parecia comprovar os 9,3 s de 0 a 100 km/h declarados. Da mesma forma, a vontade com que o Q3 continuava acima dos 160 km/h também sugeria a máxima de 207 km/h ser verddeira.

Porém um detalhe chamou a atenção: o câmbio robotizado S tronic tinha sete marchas (engatadas pelas borboletas no volante, o painel mostra a marcha engatada), mas o divulgado era seis marchas.

Conversando com Boris Feldman (também aqui do AE) e Emilio Camanzi (do Canal Carros com Camanzi), confirmamos a tradicional teoria de que “prostitutas idosas” são sempre mais desconfiadas. Eles também acharam o rendimento do motor 1.4 TFSI “diferente”. Fomos pesquisar e acabamos descobrindo com o pessoal da Audi que havíamos testado o Q3 alemão e não o húngaro que virá para o Brasil, já que os germânicos eram os únicos disponíveis para chegar a tempo para o evento. Só que o Q3 alemão já traz o novíssimo motor 1,5 TFSI, que entrou em produção há apenas algumas semanas, além de contar com uma marcha a mais no câmbio robotizado. Sem saber, estávamos estreando um novo motor, o que foi pouco noticiado por aqui. Mas, a Audi afirma que a potência máxima (de 150 cm a 5.000 rpm) e torque (máxima de 25,5 m·kgf entre 1.500 e 3500 rpm) são os mesmos. Mas que o motor é diferente, isto ele é. Comparando com outros carros do grupo VW com o 1,4, o 1,.5 parece mais “cheio” e mais esperto nas respostas.

Outro belo visual da Chapada, cerca de 100 km de Cuiabá, desta vez alcançado pelo Audi Q5

Assim, as impressões ao dirigir são apenas uma referência inicial — aceitável já que se trata de um pré-lançamento — a ser confirmada quando rodarmos com o Q3 que traz o motor 1,4 TFSI com o qual será vendido aqui. Afinal, 100 cm³ a mais sempre fazem alguma diferença. Ainda mais que se trata de um motor com novo bloco, um projeto atualizado. Bom avisar que o 1,4 continua em produção também na Europa, apesar da chegada do 1,.5, ambos TFSI.

Entre os muitos modelos da Audi, havia poucos Q3. Neste pré-lançamento, vieram da Alemanha e não da Hungria

Quanto aos equipamentos, o novo Q3 justifica sua posição de marca Premium, tendo de tudo principalmente nas versões de topo. Painel em TFT programável (Virtual Cockpit), tela multimídia central de 8,8 polegadas, quatro tomadas USB, comando por voz, iluminação por LEDs e por aí vai. Claro que o acabamento interno, como a forração, varia nas três versões, indo do couro sintético até o bem mais fino Alcântara. Em pré-venda, a Audi oferece algumas vantagens, como a garantia de quatro anos.

Curiosamente, as rodas aumentam uma polegada em cada um dos três modelos. No Prestige de entrada, as rodas são de 17 polegadas, com pneus de perfil 65. Já no Prestige Plus, são de 18 polegadas, mas o perfil cai para 55. Finalmente o Black, topo de linha, traz as maiores rodas, de 19 polegadas, com pneus com perfil ainda mais baixo, série 50. Ou seja, independente do diâmetro da roda, o perímetro do conjunto com os pneus se mantém, para não alterar a relação final de transmissão. O que acaba mudando um pouco as reações do volante, com respostas mais rápidas com pneus de perfil mais baixo.

De qualquer forma, o que mais impressiona neste verdadeiro festival da Audi na Chapada dos Guimarães é a rapidez com que a marca se integrou no mundo Premium e ganhou vida própria. Em pouco mais de três décadas, a marca deixou de ser apenas um Volkswagen de luxo para formar um trio alemão de topo ao lado de Mercedes-Benz e BMW.

JS

 

FICHA TÉCNICA DO AUDI NOVO Q3
MOTOR
Denominação EA211 R4 1.4 TFSI
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada. variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcro hidráulico para compensação da folga de válvulas, injeção direta, turbocompressor com interrestriador, gasolina 95 RON
Diâmetro x curso (mm) 74,5 x 80
Cilindrada (cm³) 1.395
Taxa de compressão (:1) 10,5
Comprimento da biela (mm) 140
Relação r/l 0,285
Potência máxima (cv/rpm) 150/5.000
Torque máximo (m·kgf/rpm) 25,5/1.500~4.000
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão (V) 12
Alternador (A) 140
Capacidade da bateria (A·h) 59
TRANSMISSÃO
Câmbio Robotizado S tronic, duas embreagens a seco
N° de marchas 6 à frente e uma à ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª. 3,46; 2ª. 2,05; 3ª. 1,30; 4ª.0,90:1; 5ª. 0,91; 6ª 0,76; ré 3,99
Relações de diferencial (:1) 4,80 e 3,60
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiro (Ø mm) Disco/n.d.
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente em freagens fortes
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson com subchassi de alumínio, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal e amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,8
Relação de direção média (:1) 15,3:1
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio 7Jx17
Pneus 215/65R17V
PESOS
Em ordem de marcha (kg) 1.580
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.484
Largura com espelhos 2.024
Altura 1.616
Distância entre eixos 2.680
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 530
Tanque de combustível 58
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 207
Aceleração 0-100 km (s) 9,3
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 6ª (km/h) 47,5
Rotação do motor a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.500
Rotação do à vel. máxima em 5ª (rpm) 5.200

 

EQUIPAMENTOS DO AUDI NOVO Q3 2020
CONFORTO E COMODIDADE
Acabamento interno em cinza micrometálico
Apoio de braço dianteiro
Apoio lombar com ajuste elétrico
Ar-condicionado automático bizona com saída para o banco traseiro
Banco do motorista com ajuste elétrico
Banco traseiro rebatível com ajuste de inclinação do encosto
Bancos dianteiros conforto
Bancos em couro sintético
Chave codificada com SafeLock
Controlador automático de velocidade de cruzeiro
Descansa-braço central com 2 porta-copos no banco traseiro
Engates Isofix para dois bancos infantis com ponto de fixação superior
Espelho interno prismático
Painel de instrumentos digital
Seletor de modo de condução Audi Drive Select
Sensores crepuscular e de chuva
Sobretapetes dianteiros e traseiros
Teto moldado em tecido
Teto solar panorâmico
Tomada 12 V e 2 portas USB para o banco traseiro
Volante esportivo em couro, multifuncional e com borboletas de câmbio
EXTERIOR
Carcaça dos espelhos externos na cor do veículo
Espelhos externos com ajuste elétrico
Estrado de teto tipo longarinas preto
Frisos decorativos pretos
Vidros laterais e traseiro com isolante térmico
RODAS
Rodas de liga de alumínio 7J x17 com pneus 215/65R17
SEGURANÇA
Alarme
Assistente de partida em aclives e controle de descida
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Câmera de ré
Cintos de segurança com sensor de afivelamento
Comando de voz
Controle de estabilidade e tração
Faróis de LED
Freio de estacionamento eletromecânico com função de atuação automática nas paradas
Luz de neblina traseira
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Travamento central com controle remoto
SISTEMA DE ÁUDIO
Bluetooth
Interface para smartphone (Android Auto e Apple CarPlay)
MMI Touch/Rádio Plus com tela de 8,8 polegadas
Seis alto-falantes
OPCIONAIS
Controle de automático de cruzeiro adaptativo e pre sense com frenagem automática
Pintura metálica, perolizada e sólida especial
Teto solar panorâmico






Tags: Chapada dos GuimarãesJosias Silveira. JSnovo Audi Q3novo Audi SUVSUV compacto
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Foto: Embrahow

BOESEL NO HALL DA FAMA E INTERLAGOS FORA DO WEC

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