Quero começar este texto esclarecendo aos leitores do AE que a minha expectativa era de testar a versão topo da marca: a Dominar 400. Que não por acaso é o modelo mais comentado e procurado da indiana Bajaj. Porém. com a falta do modelo na última hora, tive a oportunidade de conhecer a Dominar 200. Ao final do teste posso garantir que o modelo surpreendeu. Em especial, me lembrou bastante a segunda moto que tive, uma street 250, só que agora com muito mais equipamentos.
Tive um breve contato por cerca de 150 quilômetros om os mais diversos percursos de cidade, estrada e até mesmo um pequeno trecho de terra. Durante o teste sem qualquer preocupação com o acelerador consumo foi de 31 km/l, o que garante um alcance acima de 370 quilômetros. Antes mesmo de pilotar pude perceber uma clara estratégia: oferecer mais equipamentos que a concorrência por um preço convidativo. Algo parecido já aconteceu no mercado de carros, com muitas marcas estrangeiras que começaram por aqui oferecendo “mais por menos” e hoje estão consolidadas. Apesar de ser oficialmente uma “200” a Dominar mira também no público de motos 250 e 300.
Ao primeiro olhar tem-se um visual moderno com muitos equipamentos de série. Entre eles o painel com mostrador analógico e digital com indicador de marcha engatada e shift light, suspensão dianteira do tipo invertida, freios a disco em ambas as rodas com ABS na dianteira, além de rodas de liga de alumínio, partida elétrica, arrefecimento a líquido, semiguidões, protetor de motor e cavalete central. O preço sugerido é de R$ 18.990,00.
Na cidade o modelo apresentou uma grande facilidade para pilotar. Com mudanças de direção fáceis e com os comandos bem leves, principalmente do acelerador e pedal do câmbio. O motor — comando de válvulas no cabeçote e com três velas de ignição — apresenta uma resposta mais esperta depois de 5 mil rpm, não sendo preciso levantar muito o giro, principalmente em uma pilotagem mais tranquila. Com 24 cv de potência e 1,88 m·kgf de torque, o motor é pouco ouvido nessas condições. Apenas o banco do piloto (em dois níveis) poderia ser um pouco mais largo e macio em minha opinião. Os freios a disco em ambas as rodas são mais que suficientes para os 157 kg da moto, uma pena que o ABS atue apenas na dianteira.
Já no trecho de terra não tive grandes problemas com um bom trabalho dos pneus e principalmente da suspensão dianteira. Apenas o amortecedor traseiro passou alguns impactos maiores para o piloto, porém já era algo esperado para uma moto sem pretensão alguma para o fora de estrada. Agora com a mochila amarrada no banco do passageiro foi o momento de finalmente pegar estrada.
Com uma posição de pedaleiras bem confortável apenas os braços ficam numa posição um pouco mais esportiva e inclinada para a frente. Em momento algum o modelo me causou cansaço, ainda mais com o baixo nível de vibração, sentido apenas nas pedaleiras. Rodando até 100/110 km/h a sexta marcha garante uma pilotagem mais tranquila. Nas ultrapassagens é preciso explorar a parte de cima do conta giros com a luz para troca acendendo apenas acima de 9.500 rpm. Enfim, fazendo o que se espera de uma moto desta categoria porém com baixo nível de ruído e vibração.
Ao final do dia fica claro que a Bajaj fez a sua lição de casa. Oferecendo um pacote com muitos itens que eu gostaria de ter na minha moto de 2007. Como, por exemplo, câmbio de 6 marchas, cavalete central, freios a disco em ambas as rodas, ABS, além de painel com mostrador digital de marcha engatada. O preço também foi pensado para ficar pouco acima das utilitárias 160 porém abaixo das 250/300. É o suficiente para deixar o consumidor com uma boa dúvida na hora de fechar o negócio. Sem dúvida, vale a penas fazer o test ride para ver se é a melhor escolha para você.
Segue abaixo a ficha técnica.
LR
FICHA TÉCNICA BAJAJ DOMINAR 200 | |
MOTOR | |
Descrição | 1 cilindro, injeção eletrônica, comando de válvulas no cabeçote,arrefecimento a líquido, 4 válvulas, três velas de ignição |
Cilindrada (cm³) | 199,5 |
Diâmetro e curso (mm) | 72 x 49 |
Taxa de compressão (:1) | 11 |
Potência (cv/rpm) | 24,5 / 9.750 |
Torque (m·kgf/rpm) | 1,88 / 8.000 |
Corte de rotação (rpm) | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Bateria (A·h) | 8 |
Alternador (V/W) | n.d |
TRANSMISSÃO | Manual de 6 marchas |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação primária (:1) | n.d |
Relação secundária (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Garfo telescópico invertido com 33 mm de diâmetro |
Traseira | Monoamortecida, com Nitrox (gás) |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco, hidráulico / 300 |
Traseiro (Ø mm) | Disco, hidráulico / 230 |
Controle | Freios com ABS de um canal na dianteira |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de leve, 17 pol. dianteira e 17 pol. na traseira |
Pneus | Dianteiro 100/80-17 e traseiro 130/70-17 |
CONSTRUÇÃO | Chassi tipo perimetral |
Ângulo do garfo (º) | n.d |
Avanço (mm) | n.d |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2.017 |
Largura | 804 |
Altura | 1.075 |
Distância entre eixos | 1.363 |
Distância mínima do solo | 169 |
Altura do banco ao solo (mm) | n.d |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso seco/em ordem de marcha (kg) | n.d. /157d |
Carga útil (kg) | n.d |
Tanque de combustível (L) | 12 |
DESEMPENHO | |
Aceleraç]ao 0-60 km/h (s) | 3,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 140 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DECLARADO PELO FABRICANTE | |
Cidade (km/L) | 37 |
Estrada (km/L) | 40 |