• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Avaliações

LAND ROVER DISCOVERY SPORT, UMA GRANDE DESCOBERTA

SUVE MÉDIO COM OPÇÕES DE MOTOR TURBODIESEL OU FLEX COM CONFORTO PARA USO ON E OFF ROAD

identicon por Gerson Borini
25/04/2023
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Testes
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor





O Discovery está no Brasil desde 2015, e por incrível que pareça nunca me chamou muito a atenção e não havia dirigido, até que a Land Rover me ofereceu a versão Sport para teste de uma semana. Em razão de compromissos familiares não poderia fazer uma viagem longa com direito a trecho fora de estrada para experimentar todos os recursos do sistema Terrain Response 2 que equipa o veículo, mas fiz a utilização básica como todo usuário desse tipo de veículo: estradas de asfalto, cidade, shopping, uma estradinha vicinal aqui e outra ali.

Ângulo de entrada e saída generosos ja indicam a vocação fora de estrada do veículo

A proposta do Discovery Sport não é ser o suprassumo no fora de estrada, para isso a Land Rover tem o Defender. Mas mesmo assim pode enfrentar alagamentos de até 600 mm de profundidade e apesar de não ter uma caixa de transferência com reduzida, a primeira marcha é bem curta e proporciona muita força para as rodas, principalmente nesta versão testada com motor turbodiesel 2-litrosl de 204 cv e 43,8 m·kgf.

Assista ao vídeo da avaliação, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.

Propulsão híbrida MHEV

O motor de quatro cilindros em linha, turbocarregado e 16 válvulas tem duplo comando de válvulas com variação de fase na admissão e escapamento, acionado por corrente e injeção direta. A referida potência máxima ocorre a 3.750 rpm e o torque máximo tem curva plana entre 1.750 e 2.500 rpm.

Motor turbodiesel está muito bem integrado à carroceria deixando o veículo bem silencioso e sem as incômodas vibrações dos motores diesel

O alternador convencional é substituído pelo motor/gerador de 48 volts que proporciona potência adicional às rodas em condições de aceleração, reduzindo em até 6% o consumo de combustível, principalmente no uso urbano. Nas desacelerações faz a regeneração de parte da energia cinética que seria dissipada pelos freios, em forma de calor.  armazenando a energia em uma bateria de lítio posicionada sob o assoalho.

A integração entre sistema elétrico e combustão está muito bem calibrada e não requer nenhuma ação do motorista para sua operação. A utilização desse tipo de sistema híbrido leve (MHEV) de 48 volts dispensa a obrigatoriedade do veículo em cumprir o rodízio de veículos no centro expandido de São Paulo, uma vantagem a mais para quem opta por esse tipo de veículo.

Alavanca de câmbio é tradicional PRND com opção M

O câmbio automático epicíclico ZF de 9 marchas é outro excelente conjunto do veículo e está muito bem integrado com o motor a combustão. As trocas de marchas são sempre suaves e deslocando a alavanca para a esquerda aciona-se o modo Sport, e dessa posição é possível a troca de marchas em modo manual. e em sequência A segunda marcha é utilizada para quase todas arrancadas, e a primeira fica guardada para quando é necessária uma força extra nas rodas, como se fosse uma marcha reduzida.

O sistema Terrain Response 2 pode fazer o gerenciamento da tração integral automaticamente, ou se o motorista preferir é possível selecionar manualmente todos os modos de condução, inclusive ativando o modo 4×2 com tração apenas dianteira, e modo ECO para maior economia de combustível. O botão de ajuste da temperatura do ar-condicionado do passageiro dianteiro tem segunda função, justamente para operação do sistema de Terrain Response 2, diminuindo a quantidade de botões no console central.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

No trecho de São Paulo a Campinas pela rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h o consumo médio foi de 13,5 km/l de diesel. Para os tempos atuais de combustível caro e diesel custando mais que gasolina e álcool, o custo do quilômetro rodado não tem grandes vantagens, considerando que a versão flex do Discovery Sport é vendida por R$ 323.950 enquanto esta versão testada está anunciada por R$ 353.950. Por outro lado, a Land Rover homologou junto ao Inmetro o consumo de 13,0 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, portanto a grande vantagem deste veículo híbrido leve está justamente no uso urbano, que o tanque de 65 litros permite rodar mais de 800 km.

E o desempenho está na média dos suves dessa categoria com 0-100 km/h em 8,6 segundos na versão de 5 lugares e 8,9 segundos na versão 5+2 (testada). A velocidade máxima é de 209 km/h segundo o fabricante.

Traseira alta com terceira janela e defletor no teto para melhor aerodinâmica

Configuração 5+2

O comprimento total de 4.597 mm esconde a capacidade de acomodar até sete pessoas no Discovery Sport. Dois bancos suplementares na região do porta-malas ficam bem encaixados no assoalho quando não utilizados, e ao serem levantados permitem acomodar duas crianças, visto que o espaço para as pernas é insuficiente para um adulto. É um recurso interessante para quem tem esse tipo de necessidade, e uma versatilidade a mais para momentos emergenciais.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A terceira fileira de banco é provida de saída de ar-climatizado adicional e controle individual de velocidade do ventilador, ou seja, se o conforto não é total na acomodação, pelo menos não vai passar calor ou frio.

Na segunda fileira de banco o espaço é muito bom para adultos com distância suficiente entre os bancos para acomodar pés e pernas mais longas. O descansa-braço central com porta-copos e porta-objetos é bem desenhado e a largura do carro de 2.069 mm permite ótimo espaçamento entre os três ocupantes.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Na dianteira o conforto dos bancos com ajustes elétricos é elogiável. Mesmo em períodos mais longos sentado ao volante, enfrentando o caótico trânsito de São Paulo, não houve nenhum incômodo ou cansaço desproporcional.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Todo esse conforto é maximizado pelo excelente nível de ruído interno. Com portas e vidros fechados não é possível assegurar que o motor em funcionamento é de ciclo Diesel. Nos primeiros minutos a bordo do suve, cheguei a desconfiar do técnico que me entregou o carro, pensando que havia entregado uma versão flex. Veja abaixo os níveis de ruído interno medido:

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Os materiais, texturas e cores utilizados no revestimento interno são de muito bom gosto, se bem que interior em tecido claro para carro com vocação e utilização fora de estrada pode ser um tiro no pé. Painel de instrumentos revestido é outro item para calar os críticos de painéis plásticos. A ergonomia para acesso aos comandos é bem estudada com acesso é fácil.

Teto solar panorâmico amplia ainda mais o conforto e sensação de espaço interno

Tecnologia

A central multimídia está integrada ao painel de instrumentos, possui ótima visibilidade e intuitividade na operação. O que falta um pouco de intuitividade é nos comandos de operação do computador de bordo no volante de direção, mas nada que um aprendizado em nível avançado não resolva o problema.

Central multimídia assume a função de controle de diversos sistemas do veículo

O sistema de som premium da Meridian é bom e passa ótima sensação de palco para os ocupantes em todas as posições. Para auxílio ao motorista o veículo possui controle de cruzeiro do tipo convencional, alerta de pontos cegos nos retrovisores externos, retrovisor interno eletrocrômico e o assistente de permanência em faixa faz correções de trajetória muito sutis, deixando a desejar em comparação com outros veículos deste segmento.

Posição de dirigir e visibilidade dos instrumentos é outro ponto positivo do veículo

Para pisos escorregadios há o controle de descida e uma das melhores características que o Discovery Sport apresenta é o assistente de reboque, visto que é possível rebocar até 2.500 kg na versão de 5 lugares e 2.380 kg nesta 5+2. Sem dúvida, um diferenciador nesta categoria.

Iluminação em LED e desenho atualizado

Dinâmica e conforto

Surpreendente! Pelo tamanho do veículo esperava uma rodagem mais pesada e desbalanceada, mas não é isso que o veículo entrega. A suspensão dianteira do tipo McPherson e traseira multibraço têm calibração adequada para enfrentar todo tipo de terreno. Molas helicoidais e barras antirrolagem garantem pouca movimentação lateral da carroceria em curvas ou terrenos acidentados. As passagens por ondulações têm balanço equilibrado entre os eixos e a única crítica fica pela falta de batente hidráulico de tração, ocasionando ruído de queda de roda ao passar mais rapidamente por lombadas mais avantajadas.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A direção com assistência elétrica proporciona pouco esforço para manobras de estacionamento e baixa velocidade, deixando o carro leve de ser conduzido. O  aumento do esforço é bem indexado à velocidade e a definição de centro está no ponto certo.

Iluminação em LED e grade inconfundível da marca

Conclusão

Os bons atributos de suspensão e direção, em conjunto com o nível de ruído comentado acima, faz com que o Discovery Sport seja um suve médio prazeroso de ser conduzido e é um daqueles carros que ficamos tristes ao ter que devolver ao seu fabricante.

Tradicional foto AE no Box 54 em Araçariguama

A fabricação nacional desta versão de Land Rover é outro contribuidor para que o preço do veículo não seja tão elevado quanto seus concorrentes importados, e pode ser um facilitador na manutenção, visto que uma parcela dos componentes do veículo é de fornecedores locais.

GB

 

FICHA TÉCNICA LAND ROVER DISCOVERY SPORT 2023/2024 D200 MHEV AWD AUTOMÁTICO
MOTOR
Designação 2,0 SD4 Ingenium
Tipo 4 cilindros em linha, Diesel, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, injeção direta common-rail, 4 válvulas por cilindro, turbocarregador com turbina de geometria variável, interresfriador
Cilindrada (cm³) 1.997
Diâmetro x curso (mm) 83 x 92,3
Taxa de compressão (:1) 16,5
Potência máxima (cv/rpm) 204/3.750
Torque máximo (m·kgf/rpm) 43,8/1.500~2.500
Densidade de potência (cv/L) 102
Densidade de torque (m·kgf/L 21,9
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico ZF 9HP
Rodas motrizes Quatro, dianteiras predominantes, envio de torque para as traseiras sob demanda
N° de marchas 9 à frente e uma à ré
Relações das marchas (:1) 1ª 4,713; 2ª 2,842; 3ª 1,909;4ª 1,382; 5ª 1,000; 6ª 0,808; 7ª 0,699; 8ª 0,580; 9ª 0,480; ré 3,830
Relação dos diferenciais (:1) 4,544
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,3
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,8
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido a vácuo com bomba de vácuo
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado/349
Traseiro (Ø mm) Disco ventilado/300
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente à frenagem
De estacionamento Eletromecânico
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8,5J x 20. fixação por cinco parafusos
Pneus 235/50R20
Estepe Igual às demais rodas
PESOS E CAPACIDADES
Em ordem de marcha (kg) 1.953
Peso bruto (kg) 2.570
Capacidade de carga (kg) 617
Peso rebocável sem/com freio (kg) 750 / 2.200
Peso bruto tocal combinado (veículo mais trailer (kg) 4.950
Peso máximo no teto (kg) 75
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, teto, capô e porta de carga de alumínio, suve, 4 portas, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.597
Largura sem espelhos/com espelhos 2.069/2.173
Altura 1.727
Distância entre eixos 2.741
Bitola dianteira/traseira 1.636 / 1.642
Distância mínima do solo 212
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º) 25
Ângulo de saída (º) 30,2
Ângulo de rampa (º) 20,6
Profundidade de vau máxima (mm) 600
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,33
Área frontal (calculada, m²) 2,85
Área frontal corrigida (m²) 0,93
PESOS E CAPACIDADES
Porta-malas (L. VDA)) 115 (atrás de 3ª fileira); 840 (atrás da 2ª fileira); 1.453 (atrás da 1ª fileira)
Tanque de combustível (L) 65
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 209
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,9
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l) 13
Estrada (km/l) 12,9
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 9ª (km/h) 62,4
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) 1.920
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm) 4.050

 

CONTEÚDO LAND ROVER DISCOVERY SPORT 2023/2024 D200 MHEV AWD AUTOMÁTICO
Acendimento automáticos dos faróis
Acesso ao veículo sem chave
Ajuste elétrico dos bancos dianteiros, com memória, em 12 direções para o do motorista e 10 para o do passageiro
Alarme de intrusão
Alças de teto (4)
Antena tipo barbatana de tubarão
Ar-condicionado automático de duas zonas com saída para a segunda fileira de bancos
Assistente de conservação na faixa.
Assistente de estabilidade do reboque
Assistente de frenagens de emergência
Assistente partida em aclives
Botão de travamento/destravamento de todas portas na do motorista
Câmera 360º 3D
Carpetes no assoalho
Conectividade Bluetooth
Console central com descansa-braço
Controlador automático de velocidade e limitador de velocidade
Controle de descida
Controle de estabilidade antirrolagem
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Faróis de neblina
Farol alto automático
Freio de estacionamento eletromecânico com estratégia de atuação automática nas paradas
Gancho de remoção do veículo dianteiro e traseiro
Ganchos de fixação da bagagem no porta-malas
Iluminação da região dos pés
Iluminação no porta-malas
Luz de cabine e de leitura
Luz traseira de neblina
Luzes de aproximação e afastamento
Monitor de fadiga do motorista
Monitor de pontos cegos
Monitor de tráfego transversal à retaguarda
Mostradores analógicos com tela TFT central
Multimídia com tela tátil de 10″
Nivelamento automático dos faróis
Para-sóis com espelho e iluminação
Partida do motor por botão
Pivi Pro (Connected)
Porta de carga motorizada
Porta-óculos no console de teto
Retrovisores externos com aquecimento, rebatimento elétrico e função antiofuscante automática
Sensor de chuva
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
Sistema de áudio Meridian
Soleiras de portas de metal com inscrição Discovery
Tampa do tanque de combustível com chave
Tampão do porta-malas
Teto panorâmico fixo
Tomadas de 12 V dianteiras e traseiras com porta USB na dianteira
Vidro braseiro térmico
Volante de direção com ajuste de altura e distância
Volante de direção revestido de couro






Tags: Discovery SportGBGerson BoriniLand Rover DiscoveryMHEVsuve dieselsuve médio
Próximo
Fotos: NetCarShow

VOLKSWAGEN APRESENTOU EM XANGAI O ID.7, MODELO ELÉTRICO TOPO DE LINHA DA MARCA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17