• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

POR ONDE ANDA CHARLES LECLERC?

APONTADO COMO NOVO CAMPEÃO PELA FERRARI, MONEGASCO AMARGA TEMPORADAS BOAS E RUNS

identicon por Wagner Gonzalez
09/05/2023
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Foto: Ferrari

Foto: Ferrari







O monegasco Charles Marc Hervé Perceval Leclerc (foto de abertura) passou no vestibular da Academia Ferrari em 2016 e após duas temporadas de preparação intensa na F-3, onde foi campeão pela equipe ART Grand Prix e na F-2, quando venceu o Campeonato de F-2 pela equipe Prema, acabou promovido a piloto oficial da Alfa Romeo-Sauber, time considerado como equipe-satélite da Scuderia. Nesse ano marcou 39 pontos e ficou em 13º na tabela de pontos. Seu melhor resultado foi um sexto lugar no GP do Azerbaijão, aquela corrida onde Max Verstappen e Daniel Ricciardo se auto eliminaram na 40ª volta.

Enquanto a Ferrari amarga uma enésima reestruturação, a Red Bull só comemora vitórias (Foto: Red Bull)

Promovido à Scuderia em 2019, Leclerc correspondeu às expectativas: venceu em Spa-Francorchamps e Monza, dois circuitos de velocidade média alta, e terminou o ano em quarto, com 264 pontos, 24 à frente de Sebastian Vettel, primeiro piloto da Ferrari, e atrás apenas do campeão Lewis Hamilton (413), Valtteri Bottas (326) e Max Verstappen (278). Tal resultado encheu de esperança toda a enorme legião de tifosi, como são chamados os torcedores fanáticos da equipe italiana.

Em 2021, porém, a temporada não foi das melhores: ele não venceu nenhuma vez e marcou apenas 98 pontos, ficando em oitavo lugar. O monegasco continuou em alta, cortesia da conturbada série de erros estratégicos da equipe e à opaca campanha de Vettel, que obteve um único pódio, na Turquia, e somou apenas 33 pontos.

Carlos Sainz tem se mostrador mais regular que seu companheiro de equipe (Foto: Ferrari)

A temporada seguinte não seria muito melhor: um único pódio em Silverstone (2º) e 159 pontos ao longo do ano o deixaram em sétimo no campeonato. Como amargo contraponto, seu novo companheiro de equipe, Carlos Sainz Jr., ficou em quinto lugar, obtendo o segundo lugar em Mônaco e pódios na Hungria, Rússia e Abu Dhabi, o que contribuiu para marcar 164,5 pontos e ficar em quarto lugar no campeonato, atrás de Verstappen, Hamilton, Bottas e Pérez. Nas duas temporadas seguintes o efeito montanha russa novamente marcou seu currículo.

Na pista Max Verstappen é o maior carrasco de Leclerc (Foto: Red Bull)

Em 2022 iniciou o ano como grande rival de Max Verstappen, liderou a temporada por cinco etapas e foi superado pelo rival holandês no GP da Espanha e só foi vice-campeão porque Verstappen não moveu uma palha para ajudar Sérgio Pérez a obter resultados melhores na fase final do campeonato. O mexicano terminou o ano três pontos atrás do monegasco (305 a 308). Carlos Sainz venceu seu primeiro GP , na Grã-Bretanha, abandonou em seis oportunidades — parte por erros da Scuderia, parte por erros dele próprio —, e somou 246 pontos, suficiente para deixá-lo novamente em quinto lugar, atrás de George Russell (275) e à frente de Lewis Hamilton (240).

Mesmo sem vencer corridas, o heptacampeão Lewis Hamilton segue como destaque da equipe alemã (Foto: Mercedes)

Este ano o piloto espanhol mostra regularidade ao pontuar em quatro das cinco etapas já disputadas, contra apenas duas do monegasco, que tem a seu favor um pódio: foi terceiro no Azerbaijão, onde ficou em segundo lugar na Sprint Race. Tal situação sugere concluir que Sainz (em quinto no campeonato, com 44 pontos) é muito melhor segundo piloto do que Leclerc (sétimo, 34) primeiro.

Frédéric Vasseur é a esperança da Scuderia para voltar a ser uma uma equipe de ponta (Foto:Ferrari)

Em meio à enésima reestruturação da Scuderia, desde o início da temporada sob o comando de Frédéric Vasseur, tal panorama é pouco auspicioso: para lutar por vitórias e pelos títulos de Pilotos e Construtores, a Ferrari ou qualquer outra equipe de uma organização praticamente infalível, carros eficientes e de dois condutores regulares e competitivos. Atualmente, apenas a Red Bull atende à tais necessidades e entre o time austro-inglês e a Scuderia dois times são obstáculos dos mais difíceis: a Aston Martin e a Mercedes. Situação que joga a favor do crescimento de Carlos Sainz e da instabilidade de Charles Leclerc, que no último final de semana bateu duas vezes na curva 7 do circuito de Miami.

Após cada etapa Fernando Alonso se sente em casa ao celebrar com Sérgio Pérez e Max Verstappen (Red Bull)

Na pista a dupla da Red Bull segue imbatível: após cinco provas disputadas Verstappen já soma três vitórias contra duas de Pérez e Fernando Alonso subiu ao pódio quatro vezes. A única vez que o espanhol não se juntou aos líderes do campeonato foi graças a Leclerc…

O resultado completo do GP de Miami você encontra aqui.

WG

A coluna  “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram.







Tags: AlonsoCampeonato MundialF-1FerrariFrédéric VasseurHamiltonLeclercMercedesMiamiPerezRed BullSainzScuderiaVerstappen
Próximo
Fotos: Divulgação BMW Motorrad

NOVA LINHA BWM S 1000 RR COM TRÊS VERSÕES

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17