• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

UM SHOW CHAMADO FÓRMULA 1

identicon por Bob Sharp
28/05/2023
em Colunas, O editor-chefe fala
GP de Mônaco 2023 (Foto: senategrandprix.com)

GP de Mônaco 2023 (Foto: senategrandprix.com)

No momento em que me sento ao computador para escrever minha coluna dominical estou ouvindo o desenrolar do Grande Prêmio de Mônaco. Isso mesmo, ouvindo, porque assisti à largada assisti até a 30ª volta de 78 e, com a corrida estabilizada, era hora de escrever.

Muitos criticam, e não é de hoje, essa corrida nas estreitas ruas do Principado, mas para mim ela tem um quê de especial. Não só pela inegável beleza e charme especial do lugar, pela tradição, mas também, e principalmente,, pela exibição de habilidade dos 20 pilotos no traçado de 3,340 quilômetros que inclui um túnel em curva — na verdade uma “curva reta” como a Tamburello de Imola.

Aliás, a curva Tamburello acabou com a construção de uma chicana depois do fatídico acidente de Ayrton Senna em 1/5/94 que nada teve a ver com a curva, uma “reta” na opinião de pilotos como o também tricampeão Nélson Piquet, pois podia ser feita, mesmo com piso molhado, de acelerador no fundo e sem precisar procurar a linha i9deakm a que resulta no maior raio possível.

Pilotar em Mônaco em alta velocidade para as condições —  velocidade média do pole position Max Verstappen ontem foi de apenas 168.485 km/h — passando a centímetros das defensas metálicas requer habilidade especial, especialmente nos trechos rápidos onde a velocidade chaga a 290 km/h.

Condições parecidas ocorrem em Baku,, no Azervaijão, curvas ainda mais apertadas e estreitas e uma grande reta de 2,2 km onde os carros atingem 320 km/h ou pouco mais.,

Ouço muitas pessoas comentarem dificuldade de ultrapassagem em Mônaco e em alguns circuitos, esquecendo que corrida é muto mais do que isso, é um espetáculo de habilidade misturado com alta tecnologia e que, não raro, envolve questões pessoais ente pilotos e chefe de equipe.

Numa analogia com o futebol, não é por que uma partida terminou 0 x 0 que ela deixou de ser atraente e interessante.

Ajuda a compreender a Fórmula 1 em sua plenitude assistir à série do Netflix “Dirigir para viver” (original “Drive to survivw”, uma produção do canal de streaming que começou em 2018 e já está na quinta temporada, focando o campeonato do ano passado, bem recente e portanto ainda vivo na nossa memória.

Não é um documentário, tampouco encenação, com atores. Todos os personagens reais, mostrando o âmago das equipes, as famílias dos pilotos e dos chefes das equipes, testemunhos e depoimentos de jornalistas do setor, as tensões interpessoais, exatamente o mundo da Fórmula 1 como ele é.

Ajuda a quem acha que o chefe de equipe mandar pilotos trocarem de posição, como ocorreu no GP da Áustria de 2002, Barrichello tirar o pé do acelerador para Schumacher o ultrapassar e vencer, faz pare do jogo, algo perfeitamente natural

As tomadas de cenas são próprias, portando inéditas, sem relação com o que vemos na tevê. O realismo é total, verdadeiramente incrível.

O “Dirigir para viver”, de tão perfeito, fez aumentar exponencialmente o interesse dos americanos pela Fórmula 1, evidenciado pelo crescente público nos autódromos e circuitos, o que resultou em três das 24 etapas do campeonato deste ano serem no Estados  Unidos (Miami, Austin e Las Vegas).

Termino após assistir à sempre maravilhosa e tocante cerimônia que antecede a largada da 500 Milhas de Indianápolis, regiamente transmitida pela TV Cultura, espetáculo que a TV Globo sempre nos negou.

Boa 500 Milhas daqui a alguns minutos e bom domingo.

BS

A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

.

Próximo
(Foto: netcarshow.ccom

LE MANS 100 ANOS: OS VELOZES CAMINHÕES

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17