A Volkswagen do Brasil convidou jornalistas e aficionados do VW Brasília para a comemoração do Jubileu de Ouro do seu lançamento.
É desnecessário contar aqui a história do VW Brasília, o que fiz na minha matéria “Volkswagen Brasília, um vencedor no seu tempo’.
Quero falar sobre a comemoração dos 50 anos deste veículo icônico, começando evento na Garagem Volkswagen, nome do seu espaço que é um verdadeiro showroom de preciosidades históricas, onde ao lado do VW Brasília 1982 do seu acervo foi montada uma mesa para os convidados falarem sobre este carro, juntamente com cadeiras acrescentadas formando um auditório. Este VW Brasília está na foto de abertura.
Antes dos depoimentos foi possível ver o vasto material que a família Piancastelli trouxe — desenhos originais do projeto e desenvolvimento do VW Brasília — que chamou a atenção dos presentes.
Na foto abaixo, Marcelo Lóss, genro de Márcio Piancastelli que, em conjunto com José Vicente “Jota” Novita Martins e George Yamashita Oba, desenhou o VW Brasília, mostra detalhes de desenhos de seu sogro a José Carlos Pavone, designer-chefe da Volkswagen para Estados Unidos, México e Brasil, e a Antônio Carnielli Júnior, diretor de engenharia:
A documentação que a família Piancastelli apresentou era bem extensa e interessante da qual apresento dois exemplos:
O segundo exemplo, depois de se aposentar, Piancastelli gostava de imaginar como suas criações seriam tempos depois e vivia desenhando VW Brasílias e VW SP2 modernos, como o exemplo abaixo:
Outros membros da gerência da Volkswagen compareceram ao evento, como Fernando Campói, gerente executivo de Comunicações.
O evento foi organizado por Karina Craveiro, assessora de Comunicação, que contou com o engenheiro André Drigo, gerente executivo de Veículo Completo e da Garagem Volkswagen, na apresentação do evento e na moderação das participações dos convidados.
Abaixo a composição da mesa que contou com, da esquerda para a direita, com Marcelo Lóss genro de Márcio Piancastelli e gestor do acervo deixado por seu sogro; Alessandra Piancastelli Lóss, Tatiana Piancastelli e seu marido Adriano; Guenter Karl Hix que chefiou o departamento de Estilo (Design) no tempo do projeto do VW Brasília; Fábio de Cillo Pagotto, especialista em Antigomobilismo e autor de livro sobre o VW Brasília; Paulo Sérgio, presidente do Brasa Clube Poços de Caldas (Clube do VW Brasília); ao fundo Cláudio Grossi e, de pé, André Drigo:
A audiência contava com membros da imprensa especialmente convidados para o evento. E o AUTOentusiastas esteve representado pelo editor-chefe, Bob Sharp, e pelo editor desta coluna, Alexander Gromow:
Abaixo um vídeo (08:20) com o início dos trabalhos incluindo as falas de André Drigo e de Karina Craveiro; depois o depoimento da Tatiana, filha de Márcio Piancastelli:
Encerrados os depoimentos, os presentes foram convidados a visitar o acervo exposto na Garagem Volkswagen.
Ao sair da Fabrica Anchieta a noite já estava caindo e esta foi a nossa visão de despedida daquele dia de comemoração:
A comemoração na casa do “Jota”
O pessoal do VW SP2 Club tem uma grande proximidade com os designers do VW SP2, que são os mesmos do VW Brasília. Daí surgiu a ideia do seu atual presidente, Paulo Guino, assessorado por Cláudio Rossi, diretor secretário e por Carlos “Alemão” Rodrigues, diretor técnico, de realizar uma grande comemoração na casa do “Jota”. Daniel Luxo, do VW SP2 Club, também participou do evento.
Pela primeira vez, após, muitos anos foram reunidos os designers George Yamashita Oba e “Jota” com Cláudio Menta que foi chefe da Engenharia e do design na época do projeto do VW Brasília, e Guenter Karl Hix.
Como representante atual da Volkswagen do Brasil participou o André Drigo.
Para representar o designer Márcio Piancastelli, já falecido, compareceram ao evento suas duas filhas a Alessandra e a Tatiana. O marido de Alessandra, Marcelo Lóss, que hoje se encarrega da preservação do rico acervo que Márcio Piancastelli deixou, apresentou os desenhos relativos ao VW Brasília, como se pode ver no vídeo (00:15) abaixo:
Também foram convidados o presidente do Brasa Club de Poços de Caldas, Paulo Sérgio, e o colecionador Fernando Verzini Branco que tem nove Brasílias.
No vídeo (00:22) abaixo, filmado na sala da casa do “Jota”, pode-se ver o agradável clima de confraternização deste encontro:
-Nesta ocasião especial todos os presentes receberam um certificado de participação como o mostrado abaixo:
Durante a coleta das assinaturas, o momento em que o “Jota” assinava os certificados:
A tradicional foto em grupo na qual se destaca o VW Brasília azul que foi comprada zero-quilômetro pelo pai do Cláudio Rossi e que está há 47 anos na família dele. As pessoas que estão na foto, da esquerda para a direita, são: André Drigo, Günter Hix, Alessandra Piancastelli Lóss, Cláudio Menta, George Yamashita Oba, Beth, a esposa do “Jota”, o próprio “Jota”, Daniel Luxo, Paulo Guino, Carlos “Alemão” Rodrigues, Cláudio Grossi, Fernando, apreciador de VW Brasília que possui nove unidades, Paulo Sérgio presidente do Brasa Club de Poços de Caldas, Guilherme Sabino ex-analista e piloto de testes da VW, Marcelo Lóss, Martin genro do Cláudio Menta:
Acho que todos notaram que os membros do VW SP2 se apresentaram devidamente paramentados com uma camiseta alusiva aos 50 anos do VW Brasília com a ilustração do exemplar que participou do encontro, isto foi ideia e realização do Cláudio Grossi. Na foto abaixo, Carlos “Alemão” Rodrigues mostra a camiseta:
Momento de homenagem
Quando eu estive com o Márcio Piancastelli, ele me confidenciou que de suas criações o VW Brasília era o que ele mais gostava. Adiante ele comentou que foi uma pena que os estudos da utilização de um motor arrefecido a água não prosperaram, pois o protótipo tinha apresentado resultados excelentes.
Encontrei no Facebook a colagem abaixo feita por Alessandra Piancastelli Lóss com um “antes” remoto VW Brasília que pertenceu a seu saudoso pai, e um “depois” muito atual, com o VW Brasília azul de Cláudio Rossi:
Esta matéria não poderia terminar sem uma foto de Márcio Piancastelli, aqui com suas duas filhas:
Como a Volkswagen chamou o carro
A Volkswagen grafou o nome do carro sem o acento agudo no “Í”, porém o AUTOentusiastas respeita as regras ortográficas na íntegra por um simples motivo. Quem lê qualquer coisa escrita em português se baseia na acentuação para pronunciar as palavras corretamente. No AE, VW Brasília, sempre.
AG
Agradeço a Alessandra Piancastelli Lóss, ao Paulo Guino, ao Carlos “Alemão” Rodrigues pela ajuda para esta matéria.
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