O primeiro carro 100% elétrico da GWM Brasil fez sua aparição no Festival Interlagos em julho deste ano, logo após a apresentação do seu principal concorrente, o BYD Dolphin EV, ajudando a mexer as águas calmas que os elétricos compactos vinham navegando por aqui. O preço de lançamento de R$ 149.900 fez a concorrência reduzir seus preços. E agora a GWM repete a dose anunciando o GWM Ora 03 em duas versões:
Ora 03 Skin por R$ 150 mil
Ora 03 GT por R$ 184 mil
A versão Skin conta com uma edição especial de lançamento chamada Skin Copacabana e está limitada a 200 unidades. O teto solar é opcional por R$ 10 mil. A pré-venda já está disponível nas concessionárias, lojas de shopping e/ou Mercado Livre, mediante pagamento inicial de R$ 9 mil, que ficará depositado em uma conta do Mercado Pago até a finalização da compra prevista para outubro.
A parceria da GWM com o Mercado Livre garante que o consumidor poderá desistir da compra do Ora 03 a qualquer momento até a hora da entrega do seu veículo e receber seu dinheiro de volta sem burocracia. O cronograma de lançamento indica que até dezembro 2023 as unidades serão entregues, sendo que em outubro haverá veículos disponíveis para test drive pelos clientes que garantirem as unidades de pré-venda.
Ainda não foi desta vez que a GWM permitiu a imprensa fazer uma avaliação dinâmica do novo veículo, portanto as informações a seguir retratam as impressões iniciais da avaliação estática e informações passadas pelos executivos da marca presentes no evento.
Conjunto elétrico e mecânico
O motor elétrico está montado na dianteira juntamente com os demais módulos de controle e inversores de corrente. A potência máxima é de 171 cv e o torque máximo é de 25,5 m·kgf, o que permite acelerar o veículo de 1.580 kg de 0-100 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima é limitada em 160 km/h.
A diferenciação entre as versões aparece na capacidade de armazenamento elétrico das baterias onde a Skin e Skin Copacabana indica 48 kW·h e na GT, 63 kW·h. Os testes de consumo energético sob a norma WLTP indicam alcance de 310 quilômetros e 400 quilômetros, respectivamente, sendo que quando ocorrer a homologação pela nova metodologia do Inmetro esses alcances devem ser reduzidos em cerca de 30%.
O carregamento da bateria é feito pela tomada Tipo2/CCS em 11 kW em corrente alternada (AC) e até 64 kW (Skin) /67 kW (GT) em corrente contínua (DC), permitindo ir de 30% a 80% em aproximadamente 30/40 min (Skin/GT), respectivamente.
Nas suspensões o novo elétrico utiliza o conceito tradicional de McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, em ambos os eixos com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem na dianteira. O sistema de direção tem assistência elétrica e o sistema de freios funciona com modo de regeneração de energia em desacelerações e freio a disco nas quatro rodas com pinças do tipo deslizante. Os pneus 215/60R18 montados em rodas de liga de alumínio são comuns para as duas versões.
Exterior e interior
Essa geração de veículos que nascem para ser elétricos tem trazido novidades que podem passar despercebidas, e no caso do GWM Ora 03 chama a atenção o desenho da frente do veículo. A imitação de grade foi deixada de lado e foi desenvolvido uma caracterização com para-lamas proeminentes e capô rebaixado. Os faróis ovalados parecem que foram inspirados na linha Porsche.
A carroceria é compacta com comprimento total de 4.235 mm deixando pouca distância nos balanços dianteiro e traseiro. A distância entre eixos de 2.650 mm facilitou a distribuição do espaço interno. O porta-malas tem 228 litros de capacidade com os bancos na posição normal, subindo para 858 litros ao rebater os encostos traseiros.
O vão livre do solo de 135 mm pode ser um problema para enfrentar nossas lombadas, mas por outro lado o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) 0,29 é favorecido.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O interior tem revestimento moderno e com propostas diferentes entre as duas versões. O Skin explora o lado sóbrio e elegante na combinação do bege com verde. A GT busca a esportividade da combinação do preto com vermelho. A distribuição dos comandos, controles e espaço interno é igual nas duas versões.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Tecnologia a bordo
A GWM Brasil enaltece a nota máxima nos testes Euro NCAP em termos de segurança do Ora 03, e destaca uma lista de itens de série para todas as versões:
- Controle de velocidade de cruzeiro do tipo adaptativo com função anda e para;
- Ajuste da velocidade do veículo de acordo com o ângulo da curva;
- Desvio Inteligente de caminhões, alerta, permanência e centralização de faixa;
- Sete bolsas infláveis, sendo o primeiro carro da categoria com bolsa inflável central (entre os bancos dianteiros);
- Alerta e frenagem autônoma de emergência capaz de reconhecer pedestres, ciclistas e motos. A versão GT traz ainda frenagem de tráfego transveral;
- Alerta de ponto cego nos retrovisores externos com alerta de abertura de portas após o carro estar estacionado e desligado;
- Reconhecimento de placas de velocidade com alerta de excesso de velocidade;
- Visão 360° com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras;
A versão GT é equipada com 12 sensores que atuam no sistema de estacionamento automático, e possui sistema Smart-Start (partida inteligente), onde a presença do motorista é identificada dispensando a necessidade de pressionar o botão “start” (partida), ou seja. o motor elétrico fica energizado.
O quadro de instrumentos está interligado à central multimídia, ambos com telas de 10,25 polegadas de alta definição com os textos já traduzidos para português. A central multimídia faz espelhamento através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tem conexão Bluetooth, portas USB e sistema de som de 120 W com seis alto-falantes.
Na versão GT aparece o carregador por indução de 15 W para bateria de celular, massageador, ventilação e ajuste elétrico com memoria no banco do motorista, e sistema de conforto para entrar e sair do veículo onde os assentos se afastam automaticamente ao abrir a porta.
A dotação de itens da alta tecnologia é alta e pode ser vista em sua plenitude na lista de conteúdo.
Conclusão
A GWM Brasil oferece um pacote de tranquilidade para seus clientes com garantia de cinco anos para o carro e oito anos ou 200 mil km para a bateria. O veículo será entregue com carregador portátil de 3,6 kW, proteção total de dois anos contra danos físicos ou elétricos na bateria, além do já oferecido pela garantia. A recompra está garantida por 85% da tabela FIPE.
Uma rápida busca no site da marca para fazer a pré-reserva do veículo mostra que a empresa está com sua estrutura on-line pronta para atender a demanda dos clientes, mas a rede de concessionárias ainda está em formação. Esse fato pode causar receio naqueles que desejam migrar para essa nova fase da mobilidade.
Agora é aguardar a chamada para fazermos uma avaliação completa e descobrir se o novo elétrico está tão bom dinamicamente como se mostrou nesta avaliação estática.
GB
FICHA TÈCNICA ORA 03 GT (SKIN) | |
MOTOR | |
Tipo | Elétrico, dianteiro, síncrono de ímã permanente |
Potência máxima (cv) | 171 |
Torque máximo (m·kgf) | 25,5 |
BATERIA | |
Tipo | Fosfato de ferro-lítio |
Capacidade (kW·h) | 63 (Skin 48) |
Tipo de conector | CCS Tipo 2 |
Carregamento CA/CC | 11 / 67 kW·h (Skin 11 / 64) |
15-100% corrente alternada (AC) | Aproximadamente 5 horas (Skin 3 horas) |
10-80% CC corrente contínua (DC) | Aproximadamente 40 minutos (Skin 30) |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Marcha única, ré mediante inversão do motor elétrico |
Relação (:1) | n.d. |
Tração | Dianteira |
SUSPENSÃO | |
Dianteira/traseira | McPherson com barra antirrolagem / Eixo de torção |
Molas /amortecedores | Helicoidais / pressurizados |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros / traseiros | n.d./ n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5J x 18 |
Pneus | 215/60R18 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4254 (Skin 4.235) |
Largura | 1.848 (Skin 1.825) |
Altura | 1.603 |
Entre-eixos | 2.650 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
Distância mínima do solo | 135 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,29 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,37 |
Área frontal corrigida (m²) | 0.68 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1580 (Skin 1.540) |
CAPACIDADE (L) | |
Porta-malas | 228 (858 com os encosto do banco traseiro rebatido) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 160 (limitada) |
ALCANCE (km, WLTP) | 400 (Skin 310) |
CONTEÚDO DO GWM ORA 03 | ||
Skin | GT | |
EXTERIOR | ||
Abertura do porta-malas motorizada com sistema mãos-livres | – | • |
Antena tipo “barbatana de tubarão” | • | • |
Defletor de teto traseiro | – | • |
GT Style: para-choques e para-lamas com estilo esportivo | – | • |
Maçanetas externas na cor de carroceria | • | • |
Pinças de freio em vermelho | – | • |
Rodas de 18″ | • | – |
Rodas de 18″ com estilo esportivo | – | • |
Sensor de chuva | • | • |
Teto solar panorâmico elétrico | – | • |
INTERIOR | ||
Banco do motorista com sistema de facilitar a entrada | – | • |
Bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e massagem | – | • |
Bancos revestidos de material que imita couro | • | – |
Bancos revestidos de material que imita couro com logo GT bordado | – | • |
Bancos traseiros rebatíveis 60:40 | • | • |
Carregador de bateria de telefone celular por indução de 15 W | – | • |
Descana-braço traseiro com porta-copos | – | • |
Descansa-braço dianteiro revestido de material que imita couro e porta-objetos com tampa | • | • |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis | • | • |
Volante com ajuste de altura e distância | • | • |
Volante multifuncional de revestido de material que imita couro | • | • |
SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA | ||
ABS e distribujição eletrônica das forças de frenagem | • | • |
Alarme antifurto | • | • |
Alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa | • | • |
Alerta e frenagem autônoma de tráfego transversal à retaguarda ao dar ré | • | • |
Alerta e frenagem de emergência autônoma com reconhecimento de pedestres, motocicletas e bicicletas | • | • |
Assistente de frenagens de emergência | • | • |
Assistente de partida em aclives | • | • |
Assistente de ponto cego com aviso de abertura de portas mesmo com carro desligado | • | • |
Aviso de cinto de segurança desatado para todos os ocupantes | • | • |
Bancos traseiros com cinto de segurança de três pontos | • | • |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais mais cortinas, central dianteira – total 7 | • | • |
Câmera 360º com 9 opções de visualização | • | • |
Chave “inteligente”: liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave | • | • |
Chave com função pânico (dispara a buzina) | • | • |
Cintos de segurança com pré-tensionador | • | • |
Condução semiautônoma Nível 2+ | • | • |
Controle de cruzeiro adaptativo que acompanha o carro à frente com estratégia para a anda | • | • |
Controle de descida | • | • |
Controle de tração | • | • |
Destravamento automático das portas em caso de acidente | • | • |
Desvio inteligente: afasta o carro em até 30 cm durante ultrapassagem de caminhões | • | • |
Energização inteligente do motor: não há necessidade de apertar o botão Start, a energização ocorre ao abrir a porta dianteira esquerda | – | • |
Estratégia inteligente em curvas: com o controle de cruzeiro adaptativo ligado, o carro adapta a velocidade de acordo com as curvas | • | • |
Freios com prioridade sobre o acelerador | • | • |
Frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades | • | • |
Mitigação de segunda colisão – em caso de colisão traseira os freios são acionados automaticamente para evitar engavetamento | • | • |
Portas USB (3) | • | • |
Reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite | • | • |
Sensores de estacionamento traseiros (12) mais 5 câmeras e 5 radares anticolisão | – | • |
Sensores de estacionamento traseiros (4) mais 3 câmeras e 2 radares anticolisão | • | – |
Sistema ativo de estacionamento completo | – | • |
Travamento automático de portas programável (15 ou 30 km/h) | • | • |
ENTRETENIMENTO | ||
Alto-falantes (6) e tweeters (2) | • | • |
Conectividade com Android Auto e Apple CarPlay | • | • |
Computador de bordo com tela de cristal líquido de 10,25″ | • | • |
Modos de condução (5): Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+ e Automático | • | – |
Modos de condução (6): Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+. Automático e Individual | – | • |
Modos de condução da direção eletroassistida (3): Conforto, Normal, Esportivo | • | • |
Tela do multimídia de 10,25″ | • | • |
Volume do áudio indexado à velocidade | • | • |
VIDROS E ESPELHOS | ||
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida e subida | • | • |
Fechamento das janelas por controle remoto | • | • |
Retrovisor interno antiofuscante eletrocrômico | – | • |
Retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e repetidoras de setas | • | – |
Retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento, repetidoras de setas e memória | – | • |
Vidros esverdeados e vidro t raseiro com desembaçador | • | • |
LUZES | ||
Faróis com luz de acompanhamento | • | • |
Faróis de LED com ajuste de altura | • | • |
Farol alto automático | • | • |
Iluminação interna de LED | • | • |
Iluminação nos para-sóis | – | • |
Lanternas traseiras de LED | • | • |
Luzes de rodagem diurna de LED | • | • |
Luzes externas de boas-vindas no retrovisor | – | • |
Luzes traseiras de neblina de LED | • | • |
Sinalização de frenagem de emergência, pisca-alerta liga automaticamente | • | • |
Terceira luz de freio de LED | • | • |
CLIMATIZAÇÃO | ||
Ar-condicionado automático | • | • |
Função de antiembaçamento do para-brisa | • | • |
• Sim – Não |