A Hennessey Performance, fabricante de hipercarros e desenvolvedora de versões especiais de elevado desempenho tendo como base modelos de produção seriada, anuncia lançamento de série especial limitada de sua ‘Edição Final’ do Camaro ZL1 Exorcist, para marcar o encerramento da comercialização do ‘pony car’ da Chevrolet com motor a combustão.
A preparação limitada a apenas 57 exemplares, como maneira de marcar o aniversário de 57 anos do lançamento do icônico Chevrolet Camaro, esta versão especial teve a potência do motor V-8 aumentada para 1015 cv. Conforme destaca a preparadora, tudo isso com a finalidade de “exorcizar” o ameaçador “drag” Dodge Challenger SRT Demon 170.
A Hennessey também detalha que a primeira versão do Camaro Exorcist, lançada em 2017 e desenvolvida com a plataforma Alpha de sexta geração do Camaro, “empalideceu” o Dodge Demon, a versão do Dodge Challenger ssupercarregado, que na ocasião indicava potência de 840 cv, enquanto o Exorcist da Hennessey já tinha 1.000 cv.
Para John Hennessey, fundador e presidente da empresa de preparação: “A atualização na última geração do Camaro foi um trabalho com o objetivo de harmonizar chassi, suspensão e motor para funcionarem perfeitamente juntos e possibilitarem experiências únicas ao motorista. O Exorcist não é apenas potência bruta, mas um supercarro para todo tipo de pista”.
Tendo como base o motor LT4 V-8 de 6,2 litros, supercarregado, que no Camaro ZL1 original tem potência de 659 cv e torque de 89,8 m·kgf, os técnicos da Hennessey colocaram um supercarregador maior, com sistema de admissão de ar de alto fluxo, além de aprimorar o sistema auxiliar de alimentação, os injetores e a bomba de combustível.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Os cabeçotes foram retrabalhados, com a instalação de comandos de válvulas HPE personalizados, enquanto as válvulas de admissão e escapamento, molas, retentores, tuchos e balancins foram redimensionados. Um trocador de calor superdimensionado foi instalado para melhorar o resfriamento do ar de admissão, enquanto coletores de tubo longo em aço inoxidável e catalisadores de alto fluxo também melhoram a aspiração.
A ‘Edição Final’ do Exorcist tem uma atualização do software HPE Engine Management ajustado especificamente que, em conjunto com o trabalho no motor, aumentou a potência para 1.015 cv, enquanto o torque agora é de cavalos 133,5 m·kgf. — o que significou aumento de 54% na potência e de 49% no torque. Com isso, o desempenho impressiona: aceleração de 0 a 96 km/h em 2,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 350 km/h.
Para destacar a personalização, uma faixa da lateral da carroceria tem na extremidade traseira a denominação “The Exorcist”, enquanto nos para-lamas dianteiros um círculo com o “H” da preparadora detalha o número de cada modelo da série ‘Final Edition X of 57’. Além disso, uma placa no compartimento do motor também indica a numeração de cada unidade das 57 programadas.
RM