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Home AG

“36 HP CHALLENGE”, VW BEETLES EM BUSCA DE RECORDES

DESCUBRA O QUÃO RÁPIDO SEU VW BEETLE DE 36 HP PODE CHEGAR NA MECA DE TODOS OS PILOTOS DE VELOCIDADE TERRESTRE: A PLANÍCIE SALGADA DE BONNEVILLE, NO ESTADO DE UTAH, EUA

Alexander Gromow por Alexander Gromow
16/10/2023
em AG, Falando de Fusca & Afins
Foto: Revista "Porsche 356 Registry" 35-3 9-10/2011 Pag. 31

Foto: Revista "Porsche 356 Registry" 35-3 9-10/2011 Pag. 31





“Challenge”  — desafio em inglês — e 36 HP era a potência bruta SAE do motor boxer 1200 do VW Fusca. Pela norma DIN, alemã, igual à norma brasileira NBR 5484, a potência líquida deste nosso conhecido motor era 30 cv. Em 1964 a VW modificou extensamente o motor 1200 que passou a desenvolver 34 cv DIN. Num relance a diferença do novo 1200 para o anterior era a torre do dínamo aparafusada à carcaça direita do motor em vez de fazer parte desta, como viemos a conhecer nos motores 1300, 1500 e 1600, este de turbina de arrefecimento alta como os demais. Esse novo 1200 não chegou ao Brasil, infelizmente.

Este desafio começou no início da década de 1960 e continua até hoje.  O ano de 2010 foi criativo na história dos esportes  a motor com VW Beetles, pois este ano foi o 50º aniversário do primeiro recorde de velocidade estabelecido por um VW Fusca nos EUA e a 36 HP Challenge foi intensificada.

Em 1960, Dick Beith, natural da Califórnia, pegou seu pequeno e humilde VW Beetle ano 1958, equipado com um motor de 36 hp levemente modificado, e estabeleceu um recorde de velocidade terrestre da categoria na planície salgada de Bonneville. Equipado com uma carburação dupla, caseira o “Dicks 58” atravessou o sal com uma velocidade máxima de 130,154 km/h  num sentido e o recorde de média de 124,092 km/h.

Abaixo a foto do primeiro piloto recordista de VW Beetle do mundo, Dick Beith, ao lado do outdoor dando as boas-vindas às pessoas no famoso Bonneville Salt Flats em 1960 com o primeiro carro VW Beetle recordista de velocidade do mundo.

Dick Baith e seu Fusca. No painel ao fundo lê-se: “This is the world’s fastest racing course BONNEVILL SALT FLATS Tooele County, Utah” — Esta é a pista de corrida mais veloz do mundo  – BONNEVILLE SALT FLATS – Tooele County, Utah (Foto: hotrodhotline.com)

As corridas de velocidade terrestre com VW Beetle haviam começado e continuaram durante todo este tempo.

Para comemorar os 50 anos dos desafios com VW Beetle, Dick Beith, começou a preparar o seu retorno a Bonneville para ocorrer durante o evento USFRA World of Speed — Mundo da Velocidade da USFRA (Utah Salt Flats Racing Association – Associação de Corridas da Planície Salgada de Utah) para competir no “36 HP Challenge” e tentar dobrar sua velocidade-recorde original.

Nesta oportunidade ele planejou usar, além de um VW Fusca com carroceria normal, um VW Beetle 1968 fortemente modificado para competir na categoria H/BFC correndo na pista de competição mais longa, de três milhas (4,83 quilômetros). A categoria H/BFC — H/Blown Fuel Competition Coupe (Cupês com motor de aspiração forçada na categoria H) é para carros fortemente modificados para atender às especificações desta categoria.

Na foto de abertura estão os dois carros que o Dick Beith planejou levar para a planície salgada de Bonneville em 2010, um com carroceria standard e um cupê fortemente modificado baseado num VW Fusca sedã o “H/BFC”, sendo preparado para ser qualificado pela SCTA – Southern California Timing Association (Associação de Cronometragem do Sul da Califórnia) que é um órgão sancionador de competições que mantém regras e registros para corridas de velocidade terrestre realizados em El Mirage Dry Lake, Califórnia e em Bonneville Salt Flats, Utah. É que é uma organização voluntária sem fins lucrativos e que engloba 11 clubes automobilísticos distintos.

Vamos dar uma olhada no trabalho que foi feito para a transformação do “H/BFC ” através de algumas fotos:

Como se vê na foto de abertura, a bitola dianteira do “H/BFC” foi estreitada e, para isso, o corpo do eixo dianteiro, ao qual a suspensão dianteira é atrelada, foi encurtado em 48 cm:

Na foto, em cima está um corpo de eixo dianteiro normal e, abaixo, o do “H/BFC” (Foto: hotrodhotline.com)

O teto do VW Käfer foi rebaixado e o para-brisa, inclinado para trás para proporcionar a melhor aerodinâmica possível. E as rodas dianteiras ficaram para dentro da carroceria com o encurtamento do corpo do eixo.

O “H/BFC” com sua bitola dianteira reduzida (Foto: site hotrodhotline.com)

A aerodinâmica desempenha um papel fundamental nas provas de velocidade máxima e Dick aproveitou tudo o que aprendeu em 50 anos de provas nas planícies de sal para ajudar a carroceria do VW Beetle a deslizar mais através do ar:

A estrutura dianteira para o alongamento da carroceria (Foto: site hotrodhotline.com)

A foto abaixo mostra o quanto o para-brisa dianteiro foi inclinado e o rebaixamento severo do teto, um resultado que indica uma boa melhoria da aerodinâmica:

Inclinação do para-brisa aumentou significativamente (Foto: site hotrodhotline.com)

O motor do “H/BFC” é de 1.450 cm³ e é equipado com um supercarregador Eaton com interresfriador e injeção de combustível. Os cabeçotes são cabeçotes originais de 36 hp altamente modificados por Dick e são semelhantes aos que levaram seu Pepco Lakester da classe 36 hp supercarregado à velocidade de 208 km/h em 1963, um recorde que permanece até hoje como a maior velocidade já registrada para um veículo movido por esse pequeno e potente motor.

Este é o Pepco Lakester do Dick Beith, carro construído com motor VW Tipo 1 de 36 hp supercarregado com chassi feito a partir de um tanque de barriga de avião da Segunda Guerra Mundial (Foto: Wikipedia)

Na foto abaixo o “H/BFC” chegando a Bonneville vindo da Califórnia, uma distância de aproximadamente 1.300 km. Dick viajou acompanhado de seu filho Blaine:

O “H/BFC” veio da Califórnia, 1.300 km, numa robusta carreta (Foto: Tom Simon)

Algumas fotos do “H/BFC” em Bonneville em 2010:

Um visual de VW Fusca bem diferente (Foto: Tom Simon)
O intrigante visual da dianteira estrita, tanto na carroceria quanto na bitola (Foto: Tom Simon)
O trabalho bem feito salta à vista (Foto: Tom Simon)

Abaixo, os carros alinhados para Bonneville 2010, incluindo carros a ar da “36 HP Challenge” e alguns à agua de outras categorias:

O “H/BFC”, ocupando o primeiro lugar da esquerda para a direita participou da foto em grupo (Foto: Tom Simon)

Na foto acima, além de VW Beetles e Karmann Ghias aparece um Kombi Pick-up lá na extremidade direita da foto. Sim, Kombis também entram no desafio, como o exemplo abaixo que compareceu em um outro ano:

Um Kombi preparado para participar do desafio (Foto: site saltflats.com)

Com o tempo as competições “36 HP Challenge” foram crescendo em complexidade e, com isso, surgiram várias categorias que atendem aos diversos graus de preparação dos carros, tornando as provas mais justas em suas respectivas categorias. Também há rígidos requisitos de segurança. Todos estes regulamentos estão disponíveis no site da USFRA.

Voltando ao carro especial do Dick Beith, o “H/BFC” acabou não ficando totalmente pronto e isto impediu a sua participação no “36 HP Challenge” de setembro de 2010. Mas o Dick levou o carro até Bonneville para apresentá-lo a seus colegas de competição.

Abaixo um vídeo (12:23) no qual o Dick ressalta aspectos do “H/BFC”, lembrando que no YouTube é possível acionar as legendas e traduzi-las para o seu idioma:

 

 

 


Agradeço ao amigo e colega no AE, Wagner Gonzalez, que despertou a minha curiosidade enviando uma revista onde aparecia a foto de abertura, o que acabou resultando na pesquisa apresentada nesta matéria.

AG

Alteração feita em 17/10/2023 às 00:50 horas: a legenda “Abaixo, os carros da categoria “36 HP Challenge” que compareceram a Bonneville em 2010” foi atualizada para “Abaixo, os carros alinhados para Bonneville 2010, incluindo carros a ar da “36 HP Challenge” e alguns à agua de outras categorias.”

Sites pesquisados para esta matéria: enginesinback.com; jalopyjournal.com; saltflats.com; 36hpchallenge.org; hotrodhotline.com; thesamba.com; Wikipedia.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowDick BeithFalando de Fusca & AfinsFuscaVWVW BeetleWagner Gonzalez
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Mansory Defender V-8 (Foto: Divulgação Mansory)

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