“Challenge” — desafio em inglês — e 36 HP era a potência bruta SAE do motor boxer 1200 do VW Fusca. Pela norma DIN, alemã, igual à norma brasileira NBR 5484, a potência líquida deste nosso conhecido motor era 30 cv. Em 1964 a VW modificou extensamente o motor 1200 que passou a desenvolver 34 cv DIN. Num relance a diferença do novo 1200 para o anterior era a torre do dínamo aparafusada à carcaça direita do motor em vez de fazer parte desta, como viemos a conhecer nos motores 1300, 1500 e 1600, este de turbina de arrefecimento alta como os demais. Esse novo 1200 não chegou ao Brasil, infelizmente.
Este desafio começou no início da década de 1960 e continua até hoje. O ano de 2010 foi criativo na história dos esportes a motor com VW Beetles, pois este ano foi o 50º aniversário do primeiro recorde de velocidade estabelecido por um VW Fusca nos EUA e a 36 HP Challenge foi intensificada.
Em 1960, Dick Beith, natural da Califórnia, pegou seu pequeno e humilde VW Beetle ano 1958, equipado com um motor de 36 hp levemente modificado, e estabeleceu um recorde de velocidade terrestre da categoria na planície salgada de Bonneville. Equipado com uma carburação dupla, caseira o “Dicks 58” atravessou o sal com uma velocidade máxima de 130,154 km/h num sentido e o recorde de média de 124,092 km/h.
Abaixo a foto do primeiro piloto recordista de VW Beetle do mundo, Dick Beith, ao lado do outdoor dando as boas-vindas às pessoas no famoso Bonneville Salt Flats em 1960 com o primeiro carro VW Beetle recordista de velocidade do mundo.
As corridas de velocidade terrestre com VW Beetle haviam começado e continuaram durante todo este tempo.
Para comemorar os 50 anos dos desafios com VW Beetle, Dick Beith, começou a preparar o seu retorno a Bonneville para ocorrer durante o evento USFRA World of Speed — Mundo da Velocidade da USFRA (Utah Salt Flats Racing Association – Associação de Corridas da Planície Salgada de Utah) para competir no “36 HP Challenge” e tentar dobrar sua velocidade-recorde original.
Nesta oportunidade ele planejou usar, além de um VW Fusca com carroceria normal, um VW Beetle 1968 fortemente modificado para competir na categoria H/BFC correndo na pista de competição mais longa, de três milhas (4,83 quilômetros). A categoria H/BFC — H/Blown Fuel Competition Coupe (Cupês com motor de aspiração forçada na categoria H) é para carros fortemente modificados para atender às especificações desta categoria.
Na foto de abertura estão os dois carros que o Dick Beith planejou levar para a planície salgada de Bonneville em 2010, um com carroceria standard e um cupê fortemente modificado baseado num VW Fusca sedã o “H/BFC”, sendo preparado para ser qualificado pela SCTA – Southern California Timing Association (Associação de Cronometragem do Sul da Califórnia) que é um órgão sancionador de competições que mantém regras e registros para corridas de velocidade terrestre realizados em El Mirage Dry Lake, Califórnia e em Bonneville Salt Flats, Utah. É que é uma organização voluntária sem fins lucrativos e que engloba 11 clubes automobilísticos distintos.
Vamos dar uma olhada no trabalho que foi feito para a transformação do “H/BFC ” através de algumas fotos:
Como se vê na foto de abertura, a bitola dianteira do “H/BFC” foi estreitada e, para isso, o corpo do eixo dianteiro, ao qual a suspensão dianteira é atrelada, foi encurtado em 48 cm:
O teto do VW Käfer foi rebaixado e o para-brisa, inclinado para trás para proporcionar a melhor aerodinâmica possível. E as rodas dianteiras ficaram para dentro da carroceria com o encurtamento do corpo do eixo.
A aerodinâmica desempenha um papel fundamental nas provas de velocidade máxima e Dick aproveitou tudo o que aprendeu em 50 anos de provas nas planícies de sal para ajudar a carroceria do VW Beetle a deslizar mais através do ar:
A foto abaixo mostra o quanto o para-brisa dianteiro foi inclinado e o rebaixamento severo do teto, um resultado que indica uma boa melhoria da aerodinâmica:
O motor do “H/BFC” é de 1.450 cm³ e é equipado com um supercarregador Eaton com interresfriador e injeção de combustível. Os cabeçotes são cabeçotes originais de 36 hp altamente modificados por Dick e são semelhantes aos que levaram seu Pepco Lakester da classe 36 hp supercarregado à velocidade de 208 km/h em 1963, um recorde que permanece até hoje como a maior velocidade já registrada para um veículo movido por esse pequeno e potente motor.
Na foto abaixo o “H/BFC” chegando a Bonneville vindo da Califórnia, uma distância de aproximadamente 1.300 km. Dick viajou acompanhado de seu filho Blaine:
Algumas fotos do “H/BFC” em Bonneville em 2010:
Abaixo, os carros alinhados para Bonneville 2010, incluindo carros a ar da “36 HP Challenge” e alguns à agua de outras categorias:
Na foto acima, além de VW Beetles e Karmann Ghias aparece um Kombi Pick-up lá na extremidade direita da foto. Sim, Kombis também entram no desafio, como o exemplo abaixo que compareceu em um outro ano:
Com o tempo as competições “36 HP Challenge” foram crescendo em complexidade e, com isso, surgiram várias categorias que atendem aos diversos graus de preparação dos carros, tornando as provas mais justas em suas respectivas categorias. Também há rígidos requisitos de segurança. Todos estes regulamentos estão disponíveis no site da USFRA.
Voltando ao carro especial do Dick Beith, o “H/BFC” acabou não ficando totalmente pronto e isto impediu a sua participação no “36 HP Challenge” de setembro de 2010. Mas o Dick levou o carro até Bonneville para apresentá-lo a seus colegas de competição.
Abaixo um vídeo (12:23) no qual o Dick ressalta aspectos do “H/BFC”, lembrando que no YouTube é possível acionar as legendas e traduzi-las para o seu idioma:
Agradeço ao amigo e colega no AE, Wagner Gonzalez, que despertou a minha curiosidade enviando uma revista onde aparecia a foto de abertura, o que acabou resultando na pesquisa apresentada nesta matéria.
AG
Alteração feita em 17/10/2023 às 00:50 horas: a legenda “Abaixo, os carros da categoria “36 HP Challenge” que compareceram a Bonneville em 2010” foi atualizada para “Abaixo, os carros alinhados para Bonneville 2010, incluindo carros a ar da “36 HP Challenge” e alguns à agua de outras categorias.”
Sites pesquisados para esta matéria: enginesinback.com; jalopyjournal.com; saltflats.com; 36hpchallenge.org; hotrodhotline.com; thesamba.com; Wikipedia.
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