Para mim, esta foi a segunda grande visita de portas abertas à Fábrica Anchieta, no contexto do aniversário de uma década inteira. A anterior, dos 60 anos, foi chamada de “Megavisita à Volkswagen” realizada em novembro de 2013. Na foto de abertura estou no portal que recebia os visitantes.
Mais uma vez fui convidado pelo Edivaldo “Edi” Fernandes, presidente do Fusca Club ABC. Ele e sua diretoria, fizeram um trabalho admirável de organização e realização da linda exposição de veículos Volkswagen antigos dispostos em várias áreas do percurso, com ênfase à Rua 3, próximo às grandes janelas da Garagem VW, onde a fábrica mostra parte de seu acervo.
No domingo, dia 24 de setembro de 2023, foi realizado o “Family Day” que percorreu um caminho predeterminado, a saber: Estamparia, Armação, Senai Volkswagen, Ferramentaria, Pintura e Montagem Final. Conforme o esquema abaixo:
No esquema acima se pode ver gotas azuis que eram os pontos de distribuição de copos de água, já que o dia foi muito quente e a caminhada foi bastante desafiadora.
Os visitantes capitaneados pelo Fusca Club ABC deixaram seus carros no estacionamento no Pátio F, à esquerda do esquema acima, onde receberam as instruções para o passeio dadas pelo Edi.
Depois de uma caminhada até o ponto de entrada na fábrica o pessoal foi recebido por funcionários voluntários que fizeram a identificação dos visitantes com uma pulseira:
A primeira área visitada foi a Estamparia, entrando no galpão onde está um moderno equipamento de estampagem automático da Schuler:
Cada uma das áreas preparou uma atração para o público, e no caso da estamparia esta atração era um carrinho robô com a frente de um Kombi:
Adiante havia uma apresentação demonstrando os passos de estampagem necessários até se chegar a uma peça de lataria final, no caso eram necessários seis passo de estampagem:
Em vários pontos do percurso havia carros atuais da Volkswagen do Brasil içados por gruas decorando o percurso:
Abaixo a foto de uma das ruas internas da fábrica, que num fim de semana, com a fábrica não estando trabalhando se transforma numa cena repousante, muito distante do que ela realmente é num dia de trabalho:
Todo o percurso, conforme descrito no esquema acima, estava balizado por grades que dirigiam o fluxo dos visitantes e em alguns pontos os caminhos se tangiam, como no caso deste ponto da Rua 3, o percurso do passeio seguia à direita para a Armação, mas a frente estava a exposição de carros antigos a qual só atingiríamos tempos depois:
Nesta área é frequente ver paletes empilhados com peças que alimentarão as etapas seguintes da fabricação dos diversos tipos de veículos produzidos pela Fábrica Anchieta:
Em cada área havia uma mensagem de boas-vindas como esta na Armação:
Em vários locais do percurso havia pontos que convidavam para uma foto, e eu também aproveitei as oportunidades de registrar minha presença neste “Family Day”, neste caso na entrada da Armação:
A visita seguiu pelos corredores da fábrica com todo o impacto dos equipamentos fabris, abaixo um dos corredores da Armação:
Mas havia muitas surpresas em especial para as crianças; observando a foto acima, a meia distância do corredor à direita, havia um mostruário móvel que usou robôs industriais para movimentar cartazes para a alegria das crianças:
Alguns metros adiante uma outra atração, agora baseada no grande sucesso do filme de animação Frozen divertiu as crianças, veja o vídeo (01:02):
Seguindo na Armação mais um de seus corredores, agora ladeado por linhas de montagem de carrocerias:
De tempos em tempos havia carros antigos dispostos como estas picapes:
Nem só as crianças aproveitaram os figurantes vestidos de super-heróis para tirar fotografias:
Passando adiante chegamos ao Senai da Volkswagen, onde foram montados vários tótens com conteúdo histórico sobre os 70 anos da Volkswagen no Brasil:
Abaixo um dos tótens, exemplo desta mostra histórica (Foto: autor)]
As salas com bancadas de estudo dos alunos do Senai são muito bem organizadas e estavam à mostra para os visitantes:
A próxima área a ser visitada foi a Ferramentaria, onde são preparados os estampos para a área de Estamparia. Abaixo a entrada com as boas-vindas:
Dentro da Ferramentaria passamos por uma área de estudos:
Nesta área havia uma demonstração de domínio de robôs fazendo dois deles tocar música num teclado eletrônico:
Em outro ponto um personagem caracterizado de Homem de Ferro tirava fotos com os visitantes:
Adiante passamos por algumas prensas Schuler de modelo mais convencional:
Um dispositivo especial para transporte dos pesados estampos foi “transformado” em locomotiva a vapor para decorar o dia de festa:
O pessoal da Ferramentaria se despedia dos visitantes através de um banner com a foto de todos colocado no portão pelo qual os visitantes deixavam a sua área:
Na saída da Ferramentaria havia mais um ponto de distribuição de copos de água. Neste ponto eu gostaria de ressaltar o trabalho dos funcionários da fábrica que se voluntariaram para trabalhar no “Family Day”, todos sempre solícitos como estes que distribuíam água neste ponto:
No caminho entre a Ferramentaria e a Rua 3 estavam dispostos carros atuais da Volkswagen, tanto nacionais como importados, e destes quem chamou muito a atenção foi o ID.Buzz:
O percurso entrava na Rua 3 num ponto onde começava a exposição de carros antigos da marca, organizada pelo Fusca Club ABC. A exposição começava pelos VW Fuscas:
Depois vieram os Kombis, iniciando por um Barndoor muito raro:
Destaque para o VW Kombi do Fusca Club ABC, que foi cuidadosamente restaurado e ostenta as cores do clube: preto e amarelo:
Mas a exposição de carros antigos ia mais longe ainda:
A exposição contou com a linha completa de carros fabricados pela Volkswagen do Brasil:
No final da exposição o destaque foi para veículos usados pelas polícias civil, militar e rodoviária:
Passando o final da exposição de carro antigos o percurso ia para a direita chegando à ala de Pintura, que também recebeu os visitantes com boas-vindas:
Como a área de pintura é de risco para os visitantes os organizadores convidaram fornecedores de matérias para exporem e explicarem seus produtos em um corredor situado fora da área de risco. As explicações foram muito interessantes.
A foto abaixo foi tirada da rampa de acesso à Montagem Final e mostra uma parte das grandes janelas da “Garagem Volkswagen” onde está parte do acervo de carros antigos da fábrica:
Depois de subir duas longas rampas chegamos à entrada da Montagem Final, onde uma faixa dava as boas-vindas:
Estrategicamente disposta ao lado do corredor de visitantes estava uma moderna plataforma MQB usada em veículos atuais da Volkswagen do Brasil:
O percurso dos visitantes era ladeado pelas modernas linhas de montagem deste setor:
Apesar de a fábrica não estar funcionando os visitantes tiveram uma boa visão do processo de montagem dos carros:
Chegando ao final da visita à Montagem Final, carros novos e carros antigos compunham o cenário da despedida ao “Family Day dos 70 anos da Volkswagen do Brasil”:
Nesta área eu fiz uma transmissão ao vivo no Facebook em cujo final o Edi participou; passei este material para vídeo (05:15) que apresento abaixo:
O Fusca Club ABC reservou alguns carros especiais para serem expostos no finalzinho da visita à Montagem Final:
Saindo da Montagem Final já era noite, mas uma atração especial ainda estava funcionando, um trenzinho Kombi, puxado por um move-cargas percorria uma pista em forma de oito levando os visitantes para um passeio muito original. Segue um breve vídeo (01:02) desta atração:
No final da visita a Volkswagen oferecia um lanche aos visitantes nas barracas da direita da foto abaixo:
Eu levei o meu lanche para casa, e o seu conteúdo era: um sanduíche, uma maçã, um suco de uvas, uma barrinha de chocolate e um guardanapo:
A embalagem do lanche vinha em uma das tampas com um Kombi para recortar e montar, em um dos lados um labirinto para brincar e as outras faces tinham impressões alusivas ao “Family Day”. Um item diferente para quem coleciona memorabilia Volkswagen…
Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, postou uma mensagem sobre o Family Day:
As celebrações pelos 70 anos da Volkswagen do Brasil ganharam capítulo especial com o nosso Family Day, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Foi um dos momentos mais emocionantes que já vivi em toda a minha trajetória na #Volkswagen.Tivemos a imensa alegria de abrir as portas da fábrica para os nossos colaboradores e familiares. Toda a #FamíliaVW estava em festa! A fábrica foi totalmente preparada para receber os mais de 20 mil visitantes, que conheceram a alta tecnologia e inovação do nosso processo produtivo, passando pela Estamparia, Armação, Ferramentaria, Pintura e Montagem Final, além das instalações do Senai Volkswagen. Também tivemos exposições memoráveis sobre os nossos 70 anos e de modelos VW das mais diversas gerações. De clássicos de colecionadores ao nosso portfólio atual, incluindo os 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz. As exposições revelaram o que eu sempre digo: todas as pessoas têm uma história com a Volkswagen! Parabéns e muito obrigado a todos que tornaram esse dia inesquecível. Aos que trabalharam com dedicação, recebendo as nossas pessoas com tamanha gentileza e simpatia, e a todos os colaboradores e familiares que nos visitaram, trazendo sua energia positiva e entusiasmo. Os sorrisos e brilhos nos olhos demonstravam o orgulho, paixão e admiração que temos da #NossaVW. Com certeza, o Family Day ficará registrado em nossas memórias e corações. E vamos compartilhar essa emoção nas próximas edições que estão por vir, em todas as nossas unidades: São José dos Pinhais, Taubaté, São Carlos e Vinhedo. Tenho orgulho de fazer parte da Família VW.”
A Volkswagen preparou um vídeo (01:19) sobre o evento
Parabenizo o Edi, e a diteroria do Fusca Club ABC, pela participação direta na organização do evento através da exposição de carros antigos. E agradeço por ter permitido que eu participasse deste evento.
Agradeço também ao apoio da Cristie Máquina que me enviou a postagem do Ciro Possobom no LinkedIn que reproduzi acima, e de fotos e do vídeo.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.