• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

O BEM-VINDO AR-CONDICIONADO

identicon por Bob Sharp
13/11/2023
em BS, Colunas, O editor-chefe fala
Foto: dribbble.com

Foto: dribbble.com







É  quando o calor é forte, como nesta primavera ainda distante 41 dias do verão, que agradecemos ao americano Willis Carrier por ter criado o ar-condicionado no longínquo ano de 1902. E também aos engenheiros da sua conterrânea fabricante Packard por terem aplicado o equipamento em 1939, portanto 84 anos atrás.

Muitos associam o ar-condicionado nos automóveis a luxo e conforto. Luxo,  não mais faz tempo. porém a noção de conforto continua. Hoje até os carros mais simples e de menor preço têm ar-condicionado, se não de série, opcional.

Mas ar-condicionado é mais que conforto, Ele integra a chamada segurança preditiva, a que proporciona ao motorista condições ideais para dirigir. Por exemplo, um banco correto do ponto de vista anatômico ou uma direção que tenha centro definido. Se é intuitivo o efeito maléfico do calor sobre quem está ao volante quando a temperatura ultrapassa 25 ºC, imagine-se 35~38 ºC. Isso especialmente em trajetos longos com janelas necessariamente abertas e o insuportável ruído de vento.

O ar-condicionado é tão importante que até o espartano Ferrari F40 tinha o equipamento à exclusão de qualquer outro item de conforto.

Controle da temperatura

Há dois tipos de controle da temperatura de bordo quando o ar-condicionado está em uso. Um é manual, por botão giratório  ou deslizante, com uma escala por detrás com cores de azul (frio) a vermelho. O motorista ou acompanhante faz o ajuste ao ponto de se sentirem confortáveis Outro é automático e mantém a temperatura escolhida num mostrador digital, temperatura esta independente da externa. É o sistema ideal.

Nos sistemas mais sofisticados a temperatura pode ser ajustada por lado. sistema chamado de duas-zonas, pois nem todos têm a mesma sensação térmica (foto de abertura).

Já temperaturas muito baixas acarretam redução da segurança preditiva se o motorista, para se proteger do frio, agasalhar-se demais tolhendo a livre movimentação dos braços. Por isso é essencial o veículo dispor de sistema de aquecimento independente de ter ou não ar-condicionado. Havendo aquecimento pode-se usar agasalhos leves ou mesmo nenhum, minha preferência..

Consumo e desempenho

Há quem critique o ar-condicionado por aumentar o consumo de combustível, combinado com perda de desempenho, o que é absolutamente verdadeiro. Todo sistema de ar-condicionado tem um componente chamado compressor para comprimir o fluido refrigerante, o gás chamado Freon R134a, que se torna líquido. Este, ao se expandir e se vaporizar numa espécie de radiador por trás do painel, chamado evaporador, há forte queda de temperatura nele. O ar interno, movimentado por um ventilador, passa pelo gelado evaporador e baixa a temperatura desse ar. O gás continua seu movimento e chega ao condensador na dianteira do veículo e se torna líquido novamente..

Tudo isso para dizer que é preciso potência para acionar o compressor e a fonte dela é o motor do veículo. É o que faz aumentar o consumo de combustível., ou seja, o conforto proporcionado pelo ar-condicionado tem seu custo, o aumento do consumo. e perda de desempenho.

Um carro compacto precisa de um ar-condicionado de 15.000 BTU/h (British Thermal Unit , uma unidade de potência). 15.000 BTU/h corresponde a 5,9 cv. Num motor de 60 cv são quase 10%

Quarenta e novo anos atrás precisei vir a São Paulo (morava no Rio) para um treino em Interlagos e um grande amigo (até hoje) insistiu para que eu viesse com o 911 Carrera 2,7 dele. Pois mesmo com 210 cv havia nítida perda de desempenho com o ar-condicionado ligado.

Mesmo assim considero o ar-condicionado uma invenção (muito) bem-vinda!

BS

 





Anterior

VOLKSWAGEN 14A: O CABRIOLÉ HEBMÜLLER

Próximo

FIQUE LIGADO

Próximo
Foto: Divulgação Carlex Design

FIQUE LIGADO

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: fotograma do vídeo

BELA MENSAGEM DE NATAL DA DIVISÃO CHEVROLET DA GM DOS EUA

01/12/2023
Fotos: Divulgação netcarshow.com

DACIA LANÇA TERCEIRA GERAÇÃO DO DUSTER

01/12/2023
Bolsa no afogador (Foto: autor)

O QUE NÃO TEM MAIS NOS CARROS? CABIDE DE BOLSA, POR EXEMPLO

01/12/2023
Fotos: autor

PEUGEOT 208 TURBO STYLE, UM COMPLEMENTO QUE FALTAVA

30/11/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: fotograma do vídeo

BELA MENSAGEM DE NATAL DA DIVISÃO CHEVROLET DA GM DOS EUA

01/12/2023
Fotos: Divulgação netcarshow.com

DACIA LANÇA TERCEIRA GERAÇÃO DO DUSTER

01/12/2023
Bolsa no afogador (Foto: autor)

O QUE NÃO TEM MAIS NOS CARROS? CABIDE DE BOLSA, POR EXEMPLO

01/12/2023
Fotos: autor

PEUGEOT 208 TURBO STYLE, UM COMPLEMENTO QUE FALTAVA

30/11/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.