A Toyota Motor Corporation informou, em nota à imprensa, ter superado a produção global acumulada de 300 milhões de veículos, incluindo a contabilização das unidades produzidas no último mês de setembro. Esta marca foi alcançada 88 anos e dois meses após os primeiros modelos Toyota terem a fabricação iniciada pela então Divisão de Produção Automobilísitcs da Toyoda Automatic Loom Works, uma indústria de teares, em agosto de 1935.
Em 1937, Kiichiro Toyoda, fundou a Toyota Motor Corporation e baseou a linha de produção no princípio “jidoka” criado por seu pai, Sakichi Toyoda, que em 1918 desenvolveu o tear automático a vapor e que pela primeira vez na história conseguia detectar um fio quebrado e suspender a produção automaticamente. Esta inovação levou ao princípio “jidoka”, que atualmente é um dos pilares do TPS – Toyota Production System.
Kiichiro Toyoda costumava dizer que “fabricar automóveis é algo que todos fazemos juntos”, lembrou Akio Toyoda, atual presidente do Conselho de Administração da Toyota Motor Company: “Acredito que este número de 300 milhões é a prova de um trabalho árduo diário dos nossos colegas da Toyota, dos nossos fornecedores e concessionários, e todos os demais acionistas, bem como todos aqueles que vieram antes de nós”.

Akio também lembrou que a Toyota enfrentou diversos desafios e perigos repetidas vezes. “O que nos ajudou a chegar até aqui foram os clientes que amam a marca. Acho que o número de carros produzidos conta as histórias dos nossos clientes. Aqueles que escolheram os carros da Toyota para serem seus parceiros ao longo das suas próprias histórias são o que nos permite continuar a fazer carros até hoje, um por um e com todo cuidado.”
Do total, 180,5 milhões de veículos foram produzidos no Japão, enquanto 119,6 milhões foram fabricados nos diversos países onde a Toyota tem fábricas, inclusive no Brasil, onde a empresa atua desde 1958 — 65 anos! —, quando instalou em São Bernardo do Campo a primeira linha de montagem fora do Japão. O Corolla é o modelo com maior produção total, com acumulado histórico de 53.399 milhões no fim de setembro.
Vale salientar que até à quarta geração o Corolla tinha configuração motor dianteiro-tração traseira, passando à atual “tudo na frente” na quinta geração em 1983. Até então 8.271 milhões haviam sido produzidos desde 1966.

Além de superar a importante marca de mais de 300 milhões de veículos produzidos, a Toyota também comemora outro recorde com a venda de 5,6 milhões de unidades entre abril e setembro deste ano, o que aproxima a empresa alcançar a meta estipulada para este ano de 11,4 milhões de unidades produzidas, mantendo assim sua posição de liderança como a maior fabricante de automóveis do mundo.
A Toyota também é a marca líder mundial em eletrificação: desde 1997 já foram comercializados mais de 20 milhões de modelos híbridos, com o pioneiro Prius,.Há os híbridos flex, como o Corolla sedã lançado em 2021, único híbrido flex do mundo fabricado exclusivamente para o mercado brasileiro. Híbridos plug-in, modelos somente a bateria e elétricos movidos por pilha a combustível, no caso hidrogênio, como o Mirai, primeiro modelo comercializado mundialmente com esta tecnologia.
RM