Com poucas semanas de intervalo entre um e outro, avaliei primeiro o Virtus 1,0 de motor 170 TSI com câmbio manual de 5 marchas e, agora, a versão Exclusive de motor 1,4-litro 250 TSI que só é oferecida com câmbio automático de 6 marchas, o mesmo que foi apresentado à imprensa brasileira em Buenos Aires no início de fevereiro, à qual o editor Wagner Gonzalez esteve presente, embora só estivesse disponível para dirigir o 170 TSI automático.
São as duas pontas das versões do sedã compacto da VW, que pelo lado de cima busca ocupar espaço e atrair clientes do sedã médio mais vendido do mercado brasileiro, o Toyota Corolla. Se vai conseguir essa façanha, eu não sei, mas o que posso dizer é que o Virtus topo de gama agrada mais pelo desempenho do seu conjunto propulsor do que por conforto adicional que esperaríamos de um veículo que leva o sobrenome: Exclusive.
Motor que agrada
O motor 250 TSI da VW já é conhecido de outras aplicações (T-Cross, Jetta e Taos), e até mesmo no Virtus ele já apareceu por aqui no teste da versão GTS. E se pensarmos bem, não combinava uma versão esportiva em um sedã médio. Tanto que a VW mudou seu foco e renomeou esta versão de topo.
Este motor de 4 cilindros em linha 1,4-L turbocarregado, com bloco e cabeçote em alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas acionado por correia dentada e variação de fase na admissão e escapamento, e com injeção direta entrega 150 cv a 5.000-5.250 rpm com gasolina e a 4.500-5.000 rpm, com álcool . Torque, 25,5 m·kgf a 1.500-3.800 rpm (gasolina) e a 1.500-4.000 rpm (álcool).
O câmbio automático epicíclico Aisin AQ 180-6F de 6 marchas permite acionar o modo esportivo através da alavanca e a partir da posição Esporte é possível fazer as trocas de marcha em modo manual. Há também a facilidade das borboletas atrás do volante O escalonamento de marchas é o mesmo da antiga versão GTS, mas agora, com pneus 205/45R18V o desempenho no 0-100 km/h ficou 0,2 segundos melhor, alcançando em 8,5 segundos (G/A). E a velocidade máxima ligeiramente inferior 207/209 km/h (G/A), frente aos 210 km/h (G/) do “esportivo”.
Mas como na vida real dificilmente estamos nas condições de torque e potência máximos, que exigem pedal do acelerador no fim de curso, dirigir o Virtus Exclusive em cargas parciais é bem agradável, pois há sempre bastante força disponível para vencer os obstáculos, fazer as retomadas de velocidade, e principalmente manter uma velocidade de cruzeiro em regime de rotação mais baixo — a 120 km/h, velocidade verdadeira, o motor gira a 2.220 rpm.
Nessa condição de rodagem o torque disponível ao se pressionar o acelerador é bem alto, facilitando superar os aclives à frente, e o nível de ruído no interior do veículo é bem agradável, permitindo boa interlocução entre os ocupantes. Mostra que a integração do conjunto motor-câmbio à carroceria está bem executada e todos ruídos e vibrações indesejáveis foram minimizados através dos isolantes acústicos, coxins e escapamento.
O consumo de combustível, com veículo abastecido com álcool agradou. No trecho de rodovia dos Bandeirantes entre São Paulo e Campinas a 120 km/h, a média obtida foi de 11,8 km/l, e no uso geral de uma semana, com grande utilização na cidade, a média foi de 8,5 km/l. Os valores homologados juntos ao Inmetro indicam consumo urbano de 11,9/8,0 km/l e no rodoviário, 14,7/10,9 km/l.
Interior e tecnologia
Nada de excepcional é visto no interior do Virtus Exclusive. O revestimento dos bancos utiliza material que imita couro e trouxe um desenho mais alegre com costuras em formato losangular e leva a inscrição Exclusive no encosto dos bancos dianteiros. O conforto nesses bancos é bom e os ajustes são todos manuais, inclusive o de altura para o motorista.
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Na traseira há espaço suficiente para três ocupantes e ainda oferece o conforto adicional de ar climatizado e duas portas USB-C. O formato do revestimento facilita acomodar o terceiro passageiro ao centro, mas por outro lado a falta do descansa-braço central é um item imperdoável em um veículo que busca oferecer o requinte adicional que o nome da versão sugere. O encosto traseiro é rebatível na proporção 30:70 e há dois pares de engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis.
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Nos revestimentos de portas, painel de instrumentos e console central há excesso de plástico duro que é alvo de crítica por alguns, porém os pontos de toque frequente, como nos descansa-braços, são almofadados.
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O volante multifuncional é revestido em couro, e o botão da buzina tem o irritante atraso e da duração do som ao acionar, eliminando a possibilidade de dar aquele toque sutil e rápido de agradecimento e cordialidade. Parece que toda buzinada é um alemão rude xingando alguém. Esse problema tem sido relatado nos testes aqui, mas a VW brasileira parece não se importar com isso. Isso não ocorre no suve Tiguan fabricado no México.
O sistema de ar-condicionado de zona única tem ajuste digital e automático e a operação requer toques suaves nos controles. Muitas vezes é melhor deixar para o passageiro fazer o ajuste, pois perde-se atenção à direção ao tentar fazê-lo. O desempenho do sistema é bem eficaz e não há ruídos desagradáveis no funcionamento.
A central multimidia incorpora a última tecnologia do VW Play com possibilidade de instalação de diversos aplicativos para facilitar a vida a bordo. O pareamento de celular para Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e um conveniente carregador por indução está no console central.
Com o quadro de instrumentos e central multimídia montados na mesma altura, a visibilidade fica bem facilitada e há ainda o recurso de configurar o tipo de mostrador e informações do quadro de instrumentos, deixando ao gosto do usuário. Através do botão “View” no volante muda-se rapidamente o arranjo dos mostradores.
O VW Virtus Exclusive tem um pacote padrão de itens de auxílio ao motorista com destaque para o controle de cruzeiro adaptativo. O alerta de colisão frontal é um item de segurança que ainda conta com frenagem autônoma de emergência e frenagem pós-colisão. Nesta versão o detector de fadiga do motorista é outro item presente.
Conclusão
Há similaridades no conforto de rodagem entre as versões avaliadas, ambas atendem com maestria as necessidades familiares ou empresariais, com a vantagem do espaçoso porta-malas de 521 litros. O acerto de suspensão da versão Exclusive passa maior controle da movimentação da suspensão, mas sem que isso deixe o carro desequilibrado ou desconfortável, sendo um elemento necessário para dar melhor estabilidade em conjunto com os pneus 205/45R18V, dado o maior desempenho com o motor 250 TSI.
Os preços das versões são:
TSI – R$ 106.990
Comfortline – R$ 127.990
Highline – R$ 138.790
Exclusive – R$ 150.990 (versão testada)
GB
Ficha técnica e lista de conteúdo após a galeria de fotos adicionais
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FICHA TÉCNICA NOVO VIRTUS EXCLUSIVE | ||||
MOTOR | ||||
Designação | EA211 R4 | |||
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas, injeção direta, turbocarregador BorgWarner com interresfriador, válvula de alívio de comando elétrico, pressão relativa de turbocarregamento 1,2 bar. injeção direta, flex | |||
Diâmetro x curso mm) | 75,5 x 80 | |||
Cilindrada (cm³) | 1.395 | |||
Potência (cv/rpm, G//A) | 150/5.000~5.250 // 150/4.500~5.000 | |||
Torque (m·kgf/rpm, G//A) | 25,5/1.500~3.800// 25,5/1.500~4.000 | |||
Taxa de compressão (:1) | 10,1 | |||
Comprimento de biela (mm)/relação r/l | 140 / 0,285 | |||
Rotação de corte (rpm, limpo) | 6.500 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Câmbio | Automático epicíclico Aisin AQ 180-6F, 6 marchas e ré, conversor de torque, tração dianteira | |||
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185 | |||
Relação de diferencial (:1) | 3,234 | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem de Ø 21 mm | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade | |||
Relação de direção média (:1) | 14,8 | |||
Voltas entre batentes | 3 | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 | |||
FREIOS | ||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado, 276 | |||
Traseiros (Ø mm) | Disco, 230 | |||
Disposição e controle | Duplo circuito em diagonal. ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas (de liga de alumínio) | 6J x 18 | |||
Pneus | 205/45R18 | |||
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Monobloco de aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||
AERODINÂMICA | ||||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,299 | |||
Área frontal (m²) | 2.210 | |||
Área frontal corrigida (m²) | 0.661 | |||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||||
Comprimento | 4.561 | |||
Largura sem/com espelhos | 1.751/1.976 | |||
Altura | 1.470 | |||
Distância entre eixos | 2.651 | |||
Bitola dianteira/traseira | 1.508/1.490 | |||
Distância mínima do solo | n.d. | |||
CAPACIDADES (L) | ||||
Porta-malas (medição VDA) | 521 | |||
Tanque de combustível | 52 | |||
PESOS (kg) | ||||
Em ordem de marcha | 1.258 | |||
Carga útil | 442 | |||
Carga máxima rebocável com/sem freio | 400 | |||
Carga máxima admissível sobre o teto | 45 | |||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 8,5 / 8,5 | |||
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 207 /209 | |||
CONSUMO DE COMBUDSTÍVEL INMETRO PBEV | ||||
Cidade (km/l, G/A) | 11,9/8,0 | |||
Estrada, km/l, G/A) | 14,710,9 | |||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
V/1000 em última marcha (km/h) | 54,1 | |||
Rotação a 120 km/h (velocidade real) | 2.220 | |||
Rotação à vel. máxima (rpm) | 4.680 (5ª) |
CONTEÚDO DO NOVO VIRTUS EXCLUSIVE |
Acesso ao veículo sem uso da chave e partida do motor por botão |
Alerta de frenagem de emergência (luzes de freio piscam) |
Alerta sonoro de qualquer cinto desatado |
Alto-falantes (6) |
Antena no teto |
Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen |
Assistente de partida em aclives |
Banco do motorista com ajuste de altura |
Banco traseiro com/ encosto bipartido 30:70 e rebatíveis |
Bancos revestidos de couro |
Bloqueio eletrônico do diferencial |
Bolsas infláveis (dois dianteiros, dois laterais nos bancos dianteiros, dois de cortina |
Câmbio automático de 6 marchas |
Câmera de ré |
Carcaças dos espelhos e maçanetas na cor do veículo |
Carregamento de bateria de telefone celular por indução |
Chave “canivete” com controle remoto |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador |
Computador de bordo |
Controlador e limitador de velocidade |
Controle de cruzeiro adaptativo |
Controle de estabilidade e tração |
Descansa-braço dianteiro central com porta-objetos, saída de ar para o banco traseiro com duas portas USB |
Desembaçador do vidro traseiro |
Detector de fadiga |
Direção eletroassistida |
Encosto do banco traseiro dividido 30:70 |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos externos com ajuste elétrico e direito com orientação para baixo ao engatar ré |
Estratégia desliga/liga motor nas paradas |
Faróis de LED com função luz de aproximação e acompanhamento e luzes de rodagem diurna |
Faróis de neblina de LED com função luz de curva estática |
Frenagem automática pós-colisão |
Frenagem autônoma de emergência |
Função frenagem de manobra |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Lanternas traseiras de LED |
Luzes de leitura dianteira e traseira |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Painel decorativo em vinil |
Para-choques na cor do veículo |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Quadro de instrumentos digital de 10,25″ ativo |
Rodas de liga de alumínio de 18″ com pneus 205/45R18 |
Seleção de modo de condução |
Sensores de chuva e crepuscular |
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros |
Sistema automático de secagem dos freios dianteiros ao trafegar sob chuva |
Sistema de alarme c/ controle remoto (keyless) |
Sistema multimídia VW Playcom tela tátil de 10,1″ e App-Connect |
Tapetes adicionais de carpete |
Tomadas USB tipo C (2) |
Travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e portinhola do bocal do tanque |
Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico um-toque nos dianteiros |
Volante com ajuste de altura e distância |
Volante multifuncional revestido de couro com borboletas para trocas de marcha sequenciais |
VW Play: sistema multimídia VW Play com tela tátil de 10,1″ e App-Connect; interface USB C e tomada de carregamento USB; App Connect (sem fio Android Auto e Apple CarPlay (e conexão com a internet via smartphone) |
CORES |
Preto Ninja, branco Cristal (sólidas), cinza Platinum, prata Siriusy (metálicas) |