• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Avaliações

VW VIRTUS EXCLUSIVE, NO USO

MOTOR TSI 250 PROPORCIONA BOM DESEMPENHO PARA A NOVA VERSÃO TOPO DE GAMA

identicon por Gerson Borini
16/11/2023
em Avaliações, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





Com poucas semanas de intervalo entre um e outro,  avaliei primeiro o Virtus 1,0 de motor 170 TSI com câmbio manual de 5 marchas e, agora, a versão Exclusive de motor 1,4-litro 250 TSI que só é oferecida com câmbio automático de 6 marchas, o mesmo que foi apresentado à imprensa brasileira em Buenos Aires no início de fevereiro, à qual o editor Wagner Gonzalez esteve presente, embora só estivesse disponível para dirigir o 170 TSI automático.

Silhueta ganhou um pequeno defletor na tampa do porta-malas

São as duas pontas das versões do sedã compacto da VW, que pelo lado de cima busca ocupar espaço e atrair clientes do sedã médio mais vendido do mercado brasileiro, o Toyota Corolla. Se vai conseguir essa façanha, eu não sei, mas o que posso dizer é que o Virtus topo de gama agrada mais pelo desempenho do seu conjunto propulsor do que por conforto adicional que esperaríamos de um veículo que leva o sobrenome: Exclusive.

Motor que agrada

O motor 250 TSI da VW já é conhecido de outras aplicações (T-Cross, Jetta e Taos), e até mesmo no Virtus ele já apareceu por aqui no teste da versão GTS. E se pensarmos bem, não combinava uma versão esportiva em um sedã médio. Tanto que a VW mudou seu foco e renomeou esta versão de topo.

Este motor de 4 cilindros em linha 1,4-L turbocarregado, com bloco e cabeçote em alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas acionado por correia dentada e variação de fase na admissão e escapamento, e com injeção direta entrega 150 cv a 5.000-5.250 rpm com gasolina e a 4.500-5.000 rpm, com álcool . Torque, 25,5 m·kgf a 1.500-3.800 rpm (gasolina) e a 1.500-4.000 rpm (álcool).

Motor 250 TSI é compacto e entrega bom desempenho

O câmbio automático epicíclico Aisin AQ 250-6F de 6 marchas permite acionar o modo esportivo através da alavanca e a partir da posição Esporte é possível fazer as trocas de marcha em modo manual. Há também a facilidade das borboletas atrás do volante O escalonamento de marchas é o mesmo da antiga versão GTS, mas agora, com pneus 205/45R18V o desempenho no 0-100 km/h ficou 0,2 segundos melhor, alcançando em 8,5 segundos (G/A). E a velocidade máxima ligeiramente inferior 207/209 km/h (G/A), frente aos 210 km/h (G/) do “esportivo”.

Alavanca de câmbio com opção de troca em manual e modo esportivo

Mas como na vida real dificilmente estamos nas condições de torque e potência máximos, que exigem pedal do acelerador no fim de curso, dirigir o Virtus Exclusive em cargas parciais é bem agradável, pois há sempre bastante força disponível para vencer os obstáculos, fazer as retomadas de velocidade, e principalmente manter uma velocidade de cruzeiro em regime de rotação mais baixo — a 120 km/h, velocidade verdadeira, o motor gira a 2.220 rpm.

A nova frente do Virtus deixou-o com mais “cara” de VW

Nessa condição de rodagem o torque disponível ao se pressionar o acelerador é bem alto, facilitando superar os aclives à frente, e o nível de ruído no interior do veículo é bem agradável, permitindo boa interlocução entre os ocupantes. Mostra que a integração do conjunto motor-câmbio à carroceria está bem executada e todos ruídos e vibrações indesejáveis foram minimizados através dos isolantes acústicos, coxins e escapamento.

O consumo de combustível, com veículo abastecido com álcool agradou. No trecho de rodovia dos Bandeirantes entre São Paulo e Campinas a 120 km/h, a média obtida foi de 11,8 km/l, e no uso geral de uma semana, com grande utilização na cidade, a média foi de 8,5 km/l. Os valores homologados juntos ao Inmetro indicam consumo urbano de 11,9/8,0 km/l e no rodoviário, 14,7/10,9 km/l.

Painel de instrumentos é simples e completo ao mesmo tempo

Interior e tecnologia

Nada de excepcional é visto no interior do Virtus Exclusive. O revestimento dos bancos utiliza material que imita couro e trouxe um desenho mais alegre com costuras em formato losangular e leva a inscrição Exclusive no encosto dos bancos dianteiros. O conforto nesses bancos é bom e os ajustes são todos manuais, inclusive o de altura para o motorista.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Na traseira há espaço suficiente para três ocupantes e ainda oferece o conforto adicional de ar climatizado e duas portas USB-C. O formato do revestimento facilita acomodar o terceiro passageiro ao centro, mas por outro lado a falta do descansa-braço central é um item imperdoável em um veículo que busca oferecer o requinte adicional que o nome da versão sugere. O encosto traseiro é rebatível na proporção 30:70 e  há dois pares de engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Nos revestimentos de portas, painel de instrumentos e console central há excesso de plástico duro que é alvo de crítica por alguns, porém os pontos de toque frequente, como nos descansa-braços, são almofadados.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O volante multifuncional é revestido em couro, e o botão da buzina tem o irritante atraso e da duração do som ao acionar, eliminando a possibilidade de dar aquele toque sutil e rápido de agradecimento e cordialidade. Parece que toda buzinada é um alemão rude xingando alguém. Esse problema tem sido relatado nos testes aqui, mas a VW brasileira parece não se importar com isso. Isso não ocorre no suve Tiguan fabricado no México.

O sistema de ar-condicionado de zona única tem ajuste digital e automático e a operação requer toques suaves nos controles. Muitas vezes é melhor deixar para o passageiro fazer o ajuste, pois perde-se atenção à direção ao tentar fazê-lo. O desempenho do sistema é bem eficaz e não há ruídos desagradáveis no funcionamento.

Sistema de controle do ar-condicionado é digital e automático mas a operação é deficiente pelo sistema de toque utilizado

A central multimidia incorpora a última tecnologia do VW Play com possibilidade de instalação de diversos aplicativos para facilitar a vida a bordo. O pareamento de celular para Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e um conveniente carregador por indução está no console central.

Com o quadro de instrumentos e central multimídia montados na mesma altura, a visibilidade fica bem facilitada e há ainda o recurso de configurar o tipo de mostrador e informações do quadro de instrumentos, deixando ao gosto do usuário. Através do botão “View” no volante muda-se rapidamente o arranjo dos mostradores.

Facilidade de leitura é o destaque

O VW Virtus Exclusive tem um pacote padrão de itens de auxílio ao motorista com destaque para o controle de cruzeiro adaptativo. O alerta de colisão frontal é um item de segurança que ainda conta com frenagem autônoma de emergência e frenagem pós-colisão. Nesta versão o detector de fadiga do motorista é outro item presente.

Sedã compacto que já cresceu bastante

Conclusão

Há similaridades no conforto de rodagem entre as versões avaliadas, ambas atendem com maestria as necessidades familiares ou empresariais, com a vantagem do espaçoso porta-malas de 521 litros. O acerto de suspensão da versão Exclusive passa maior controle da movimentação da suspensão, mas sem que isso deixe o carro desequilibrado ou desconfortável, sendo um elemento necessário para dar melhor estabilidade em conjunto com os pneus 205/45R18V, dado o maior desempenho com o motor 250 TSI.

Os preços das versões são:
TSI – R$ 106.990
Comfortline – R$ 127.990
Highline – R$ 138.790
Exclusive – R$ 150.990 (versão testada)

GB

(Atualizada em 18/2/25 às 11h30, correção de informação do tipo de câmbio Aisin)

Ficha técnica e lista de conteúdo após a galeria de fotos adicionais

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

 

FICHA TÉCNICA NOVO VIRTUS EXCLUSIVE
MOTOR
Designação EA211 R4
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas, injeção direta, turbocarregador BorgWarner com interresfriador, válvula de alívio de comando elétrico, pressão relativa de turbocarregamento 1,2 bar. injeção direta, flex
Diâmetro x curso mm) 75,5 x 80
Cilindrada (cm³) 1.395
Potência (cv/rpm, G//A) 150/5.000~5.250 // 150/4.500~5.000
Torque  (m·kgf/rpm, G//A) 25,5/1.500~3.800// 25,5/1.500~4.000
Taxa de compressão (:1) 10,1
Comprimento de biela (mm)/relação r/l 140 / 0,285
Rotação de corte  (rpm, limpo) 6.500
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico Aisin AQ 250-6F, 6 marchas e ré, conversor de torque, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185
Relação de diferencial (:1) 3,234
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem de Ø 21 mm
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade
Relação de direção média (:1) 14,8
Voltas entre batentes 3
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,9
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado, 276
Traseiros (Ø mm) Disco, 230
Disposição e controle Duplo circuito em diagonal. ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas (de liga de alumínio) 6J x 18
Pneus 205/45R18
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço,  sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico  (Cx) 0,299
Área frontal (m²) 2.210
Área frontal corrigida (m²) 0.661
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.561
Largura sem/com espelhos 1.751/1.976
Altura 1.470
Distância entre eixos 2.651
Bitola dianteira/traseira 1.508/1.490
Distância mínima do solo n.d.
CAPACIDADES (L)
Porta-malas (medição VDA) 521
Tanque de combustível 52
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.258
Carga útil 442
Carga máxima rebocável com/sem freio 400
Carga máxima admissível sobre o teto 45
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 8,5 / 8,5
Velocidade máxima (km/h, G/A) 207 /209
CONSUMO DE COMBUDSTÍVEL  INMETRO PBEV
Cidade (km/l, G/A) 11,9/8,0
Estrada, km/l, G/A) 14,710,9
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em última marcha (km/h) 54,1
Rotação a 120 km/h (velocidade real) 2.220
Rotação à vel. máxima (rpm) 4.680 (5ª)

 

CONTEÚDO DO NOVO VIRTUS EXCLUSIVE
Acesso ao veículo sem uso da chave e partida do motor por botão
Alerta de frenagem de emergência (luzes de freio piscam)
Alerta sonoro de qualquer cinto desatado
Alto-falantes (6)
Antena no teto
Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen
Assistente de partida em aclives
Banco do motorista com ajuste de altura
Banco traseiro com/ encosto bipartido 30:70 e rebatíveis
Bancos revestidos de couro
Bloqueio eletrônico do diferencial
Bolsas infláveis (dois dianteiros, dois laterais nos bancos dianteiros, dois de cortina
Câmbio automático de 6 marchas
Câmera de ré
Carcaças dos espelhos e maçanetas na cor do veículo
Carregamento de bateria de telefone celular por indução
Chave “canivete” com controle remoto
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador
Computador de bordo
Controlador e limitador de velocidade
Controle de cruzeiro adaptativo
Controle de estabilidade e tração
Descansa-braço dianteiro central com porta-objetos, saída de ar para o banco traseiro com duas portas USB
Desembaçador do vidro traseiro
Detector de fadiga
Direção eletroassistida
Encosto do banco traseiro dividido 30:70
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos externos com ajuste elétrico e direito com orientação para baixo ao engatar ré
Estratégia desliga/liga motor nas paradas
Faróis de LED com função luz de aproximação e acompanhamento e luzes de rodagem diurna
Faróis de neblina de LED com função luz de curva estática
Frenagem automática pós-colisão
Frenagem autônoma de emergência
Função frenagem de manobra
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Lanternas traseiras de LED
Luzes de leitura dianteira e traseira
Monitoramento da pressão dos pneus
Painel decorativo em vinil
Para-choques na cor do veículo
Para-sóis com espelho e iluminação
Quadro de instrumentos digital de 10,25″ ativo
Rodas de liga de alumínio de 18″ com pneus 205/45R18
Seleção de modo de condução
Sensores de chuva e crepuscular
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
Sistema automático de secagem dos freios dianteiros ao trafegar sob chuva
Sistema de alarme c/ controle remoto (keyless)
Sistema multimídia VW Playcom tela tátil de 10,1″ e App-Connect
Tapetes adicionais de carpete
Tomadas USB tipo C (2)
Travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e portinhola do bocal do tanque
Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico um-toque nos dianteiros
Volante com ajuste de altura e distância
Volante multifuncional revestido de couro com borboletas para trocas de marcha sequenciais
VW Play: sistema multimídia VW Play com tela tátil de 10,1″ e App-Connect; interface USB C e tomada de carregamento USB; App Connect (sem fio Android Auto e Apple CarPlay (e conexão com a internet via smartphone)
CORES
Preto Ninja, branco Cristal (sólidas), cinza Platinum, prata Siriusy (metálicas)






Tags: GBGerson Borinisedãsedã compactoVirtusVW Virtus Exclusive
Próximo
Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 (Foto: jornaldocarro.estadao.com.br)

EM CADA SALÃO, UMA HISTÓRIA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17