Dentro de quatro semanas iniciam-se na pista de Sakhir (foto de abertura) os trabalhos para a temporada 2024 da F-1, que será a mais longa da história da categoria: entre março e dezembro serão 24 provas, incluindo o GP de São Paulo dia 3 de novembro, em Interlagos. Nos últimos dias Ferrari e McLaren anunciaram a extensão de contratos de dois de seus pilotos, Charles Leclerc e Lando Norris respectivamente. A equipe italiana também anunciou seus pilotos-reservas e a Red Bull confirmou a contratação de três nomes para sua área técnica.
Alpine e Aston Martin noticiaram novos acordos com parceiros. No que diz respeito aos carros, o espanhol Marc Gene declarou ao diário Marca que o modelo Ferrari SF-24 mostrou grande eficiência nas provas de simulador. Não faltam, portanto, motivos para se esperar uma temporada menos desequilibrada do que a de 2023, quando a Red Bull venceu 22 das 23 provas disputadas.
![](https://www.estadao.com.br/blogs/wagner-gonzalez/wp-content/uploads/sites/448/2024/01/coluna240130lecferrari_300120242021.jpg)
A renovação dos contratos de Charles Leclerc não surpreendeu: há tempos falava-se na extensão do seu contrato atual. O fato a destacar é a postura da Ferrari em demonstrar confiança no piloto monegasco, considerado um dos grandes nomes da atual geração de pilotos da F-1 ao lado do inglês Lando Norris. Embora valores não tenham sido divulgados, estima-se que Leclerc terá rendimentos na casa de US$ 50 milhões anuais até, no mínimo, o final de 2026. Para além disso, ele conseguiu encaixar seu irmão Arthur como piloto de desenvolvimento da Scuderia, o que reforça seu prestígio e o motiva a transformar em resultados a velocidade pura que ele exibe nos treinos e nas provas de classificação.
Além de Arthur Leclerc a Ferrari terá o russo Robert Shwartzman, o italiano Antono Giovinazzi e o inglês Oliver Bearman como pilotos-reservas. O espanhol Carlos Sainz tem contrato com a Ferrari até o final de 2025 e seu nome é cogitado como futuro piloto da Audi, que estreará na F-1 em 2026.
![](https://www.estadao.com.br/blogs/wagner-gonzalez/wp-content/uploads/sites/448/2024/01/colna240130norrismclaren_300120241958.jpg)
Ao contrário de Charles Leclerc, o nome de Lando Norris chegou a ser vinculado como novo companheiro de equipe de Max Verstappen na Red Bull. Ao comentar a renovação de seu acordo com a McLaren o jovem inglês admitiu sondagens com outras equipes: “Houve algumas conversas, mas nada que tenha isso além de um contato inicial. Optei por ficar na McLaren porque me sinto integrado à equipe: terminamos o ano como a principal oposição à Red Bull e entendo que aqui poderei conseguir o título de campeão mundial. “
O mexicano Pato O’Ward, que defende a McLaren na F-Indy, é o piloto-reserva da equipe. O brasileiro Gustavo Bortoleto, atual campeão da F-3 FIA, foi incorporado ao programa de desenvolvimento de pilotos da equipe para a F-1.
No universo técnico, as mudanças também não param de acontecer. Na última semana de dezembro a Haas anunciou a dispensa de Guenther Steiner como chefe de equipe, indicando como seu sucessor o japonês Ayao Komatsu. Muito antes disso, porém, o francês Laurent Mekies, ex-diretor esportivo da Ferrari, foi anunciado como sucessor do austríaco Franz Tost na equipe Alpha Tauri, este ano rebatizada com o nome de um novo produto da marca Visa.
![](https://www.estadao.com.br/blogs/wagner-gonzalez/wp-content/uploads/sites/448/2024/01/coluna240130alanpermanef1com_300120242033.jpg)
Entre os reforços que acompanharão Mekies nessa empreitada estão os dos ingleses Alan Permane e Tim Goss e do francês Guillaume Cattelani. Permane tem um longo histórico na F-1, mais especificamente junto à história da Benetton, Renault, Lotus e Alpine, que funcionaram no mesmo endereço. Goss tem passagens pela McLaren, FIA e, mais recentemente pela vem da McLaren enquanto Cattelani já passou por diversas equipes de fórmula e endurance. Permane ocupará o cargo de diretor esportivo, Goss será o chefe técnico contando com Cattelani como seu braço direito. Os dois responderão ao diretor técnico Jody Egginton.
![](https://www.estadao.com.br/blogs/wagner-gonzalez/wp-content/uploads/sites/448/2024/01/coluna240130andreakimimorbidellimerc_300120242036.jpg)
A Mercedes renovou com Mick Schumahcer como piloto-reserva, mas Toto Wolff parece apostar mais alto no italiano Andrea Kimi Antonelli. O jovem nascido em Bolonha disputou a Formula Renault Europa (FRECA) em 2023 e, por influência de Wolff, este ano vai pular a F-3 FIA e estreará na F-2, categoria superior que terá os brasileiros Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi entre os principais concorrentes. No lado comercial, a Alpine anunciou acordo com a Shamir, fabricante de lentes de óculos e viseiras. A Aston Martin informou uma nova parceria com a OMP para o fornecimento e uniformes e indumentária dos pilotos.
Vitórias brasileiras em Daytona
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2024/01/Brasileiros.jpg)
Os pilotos brasileiros continuam colecionando bons resultados na 24 Horas de Daytona, uma das provas de resistência mais tradicionais do automobilismo internacional. Felipe Nasr foi peça importante no quarteto que venceu a competição deste ano, ele dividiu o Porsche 963 da equipe Porsche Penske com Dane Cameron, Matt Campbell e Josef Newgarden. O brasileiro esteve no comando do protótipo no último turno e assumiu a liderança da prova faltando 43 minutos para a bandeirada de chegada.
Em segundo lugar ficou o Cadillac V-Series.R de Pipo Derani — atual campeão da IMSA —, Jack Aitken e Tom Blomqvist. Os cinco primeiros classificados completaram 791 voltas, sendo que o Porsche de Nasr cruzou a linha de chegada apenas 2”112 à frente do Cadillac. O terceiro lugar foi decidido a favor do Honda Accura ARX-06 de Jordan Taylor/Louis Deletraz/Colton Herta/Jenson Button por apenas 0”398 de vantagem sobre o o segundo Porsche da equipe Penske e que foi conduzido por Nick Tandy/Mathieu Jaminet/Kevin Estre/Laures Vanthor. Daniel Serra venceu na categoria GTD Pro formando um quarteto com Davide Rigon, Alessandro Pier Guidi e James Calado.
WG
A coluna “Conversa de pista” é de de exclusiva responsabilidade do seu autor.