• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Coluna Luiz Carlos Secco

MAIS UM DIA MUITO DIVERTIDO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA!

Luiz Carlos Secco por Luiz Carlos Secco
30/03/2024
em Coluna Luiz Carlos Secco, Colunas, LCS
Foto: Divulgação Ford

Foto: Divulgação Ford





Os programas de test drives agradam quem recebe o carro, mas muitas vezes exigem sacrifício, tolerância e muito bom humor de quem os administram.

As fábricas de automóveis sempre se destacaram na promoção de programas especiais de test drives em ocasiões de lançamento de veículos. Até hoje, o objetivo sempre foi dar a VIPs ou a influenciadores, como são conhecidos atualmente, o privilégio de serem os primeiros — depois da imprensa especializada — a conhecer e ter contato com os novos produtos e, naturalmente, divulgar entre os seus seguidores e aumentar o interesse do público em geral.

As fabricantes consideram que essa exposição, hoje nas redes sociais, mas no passado, simplesmente circulando pelas ruas e avenidas com essas personalidades, ampliavam o interesse e valorizavam o modelo.

Reconhecer ao volante de um novo modelo de veículo um ator ou atriz, atleta famoso, empresário importante, piloto campeão ou profissional de sucesso desperta surpresa e o impulso em conhecer ou experimentar o automóvel também.

Apesar de hoje não funcionar mais assim, até bem pouco tempo atrás, exibir as novas atrações de mercado junto a famosos aumentava o desejo dos que os viam de possuir um automóvel igual.

Foto: Divulgação Ford

A Ford realizou programas VIPs no lançamento do Corcel II, Galaxie e Del Rey, e a Volkswagen, já associada à Ford, por ocasião do Santana 2000 (motor 2-litros) em 1988 e Gol GTI no ano seguinte, reforçaram os atrativos dos automóveis. Esses programas, obtiveram êxito externo junto ao público e também, internamente, porque os funcionários tiveram a oportunidade de conhecer, conversar e até receber autógrafos em programa que proporcionou alegria e entusiasmo aos que tiveram contato com os convidados famosos.

O personagem que mais se destacou nesses programas foi o ator Raul Cortez, pela elegância, simpatia e gentileza com os funcionários, além de, pessoalmente, ter ido à sede da Autolatina, no bairro de Santo Amaro, para a devolução do automóvel, transmitindo suas opiniões à avaliação do Volkswagen Santana que teve a oportunidade de utilizar pelo período de duas semanas.

Raul Cortez era considerado um dos galãs do final do século passado, ao lado de Tarcísio Meira e outros que os sucederam. Em sua visita à Autolatina, provocou entusiasmo nas pessoas que o conheceram pela postura e comportamento exemplares. Segundo muitas mulheres da fabricante, nem mesmo a calvície diminuía o charme do ator.

Além de Raul Cortez, quase nenhum famoso compareceu à empresa a cada programa para a devolução dos carros e recorreram a funcionários para essa providência.

No programa do Ford Galaxie, o motorista de um deles estacionou o carro em frente à sede da Ford, no conhecido Centro de Pesquisas, na Via Anchieta, entregando as chaves e os documentos ao engenheiro José Augusto Barbosa de Souza, responsável pela manutenção dos veículos Ford.

Minutos depois, o engenheiro da Ford surgiu em minha sala para informar que o carro parou próximo ao local em que estava estacionado por falta de combustível e que fora a um posto comprar alguns litros de gasolina que o permitisse chegar à bomba da Ford no interior do Centro de Pesquisas.

Foto: Divulgação do autor

Quanto aos VW, as operações de manutenção, entrega e retiradas dos veículos foi a cargo do departamento de Competições da fábrica, chefiado por Bob Sharp, uma vez que em 1988 a Volkswagen não participou dos campeonatos brasileiros de Marcas e Pilotos e de Rali, o departamento encontrando-se ocioso.

Em outra ocasião, também no programa do Galaxie, o mesmo José Augusto enfrentou uma situação mais complicada. Bem no final do expediente, recebeu o automóvel e, ao tentar levá-lo à oficina, também ficou sem combustível em plena Via Anchieta, mas com uma agravante: chovia torrencialmente.

Sem telefone, por ainda não existir o celular para pedir ajuda e com um compromisso familiar marcado, caminhou sob a chuva forte em busca de um posto e voltou ao carro com gasolina num saco plástico que o permitiu chegar à bomba de reabastecimento da Ford.

Completamente encharcado, entrou em seu carro e, por sorte, residia em São Bernardo do Campo, próximo à fábrica Ford.

Antes de se dirigir para o compromisso, passou pela minha sala e, apesar dos problemas, demonstrando um amplo savoir-faire, com um sorriso que disfarçava a expressão de cansaço e desânimo, comentou simplesmente: hoje foi um dia muito divertido.

LCS

 

Acesse nosso podcast







Próximo
Foto: carroscomcamanzi.com.br

MOVIMENTOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17