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Home Portal AE ELETROentusiastas

NOVO BYD KING, SEDÃ HÍBRIDO PLUG-IN, É APRESENTADO

PREÇO E CONTEÚDO ABAIXO DO TOYOTA COROLLA HYBRID

identicon por Gerson Borini
25/06/2024
em ELETROentusiastas, GB, Lançamentos
Fotos: divulgação BYD

Fotos: divulgação BYD





Que o brasileiro gosta de sedãs, a gente sempre soube, e teve uma época que o mercado exigia uma derivação do hatch com porta-malas maior para facilitar o deslocamento das famílias. Seja para ir para a praia no fim de semana ou para aquela viagem de férias, o sedã sempre foi a preferência nacional. Até que apareceram os suves, sejam médios ou compactos, e os fabricantes começaram a dar mais atenção para esse segmento que cresceu muito nos últimos anos, deixando os sedãs, principalmente os médios, de lado.

Sedã médio é o ideal para os deslocamentos com a família e ótimo no uso corporativo

A guinada para os eletrificados foi concentrada nos suves. No caso dos compactos temos alguns que poderiam ser chamados de hatch, dada suas dimensões. E no caso dos suves médios há o prejuízo no volume do porta-malas em comparação com um sedã médio.

Após apresentar o Han e o Seal, dois sedãs 100% elétricos, a BYD traz o seu primeiro sedã híbrido plugável com alcance de até 1.200 km (bateria + combustível). São duas versões: BYD King GL ao preço de R$ 175.800 e BYD King GS por R$ 187.800. A principal diferença entre eles é a capacidade de armazenamento da bateria e a potência do motor elétrico.

Cromados na grade e nos frisos laterais são os elementos de efeito joia utilizado em conjunto com as rodas diamantadas

Sistema híbrido

Assim como aconteceu no lançamento do BYD Song Plus, a BYD não divulgou os dados completos e características do motor de 4 cilindros, dianteiro transversal do novo BYD King. Aparentemente é o mesmo motor de 1,5 litro, 4-válvulas por cilindro de aspiração atmosférica e injeção de gasolina do topo no duto. A potência máxima é de 110 cv a 6.000 rpm com torque máximo de 13,8 m·kgf a 4.500 rpm.

Motor de 4 cilindros montado na transversal

O motor elétrico está acoplado ao motor a combustão e tem a função de levar a potência para as rodas dianteiras, assim como é feito no suve Song Plus. São duas versões de motor elétrico. O GL utiliza motor de 179 cv de potência máxima e 32,2 m·kgf de torque máximo, enquanto o do GS é de 196 cv e 33,1 m·kgf. A potência máxima combinada é de 209 cv e 235 cv, respectivamente, proporcionando aceleração 0-100 km/h em 7,3 segundos no GS.

Seletor do câmbio rotativo e principais comandos de operação estão no console central

A capacidade de armazenamento elétrico é diferente nas duas versões:  8,3 kW·h no GL e 18,3 kW·h, no GS, que pelo ciclo NEDC (New European Driving Cycle, em desuso) indica alcance em modo elétrico de 55 km e 120 km, na ordem. Se aplicado o fator normatizado do Inmetro, que é baseado no ciclo WLTP adotado pela indústria atualmente, e mais realista que o NEDC, esses alcances seriam reduzidos para 38,5 km e 84 km, porém até o momento a BYD não disponibilizou os dados de homologação junto ao órgão nacional. O consumo de combustível declarado é de 25,6 km/l, mas, novamente, não foi informado a norma e condição da medição.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O carregamento da bateria por fonte externa pode ser feito até à potência de 3,3 kW no GL e 6,6 kW no GS, indicando cerca de 2,5 horas para seu carregamento completo. Sempre em modo AC (corrente alternada), inexistindo tomada do tipo DC (corrente contínua) no veículo.

Não foi desta vez que pude dirigir o veículo para sentir toda sua aceleração e desempenho, pois a avaliação oferecida foi de apenas uma pequena volta no estacionamento de um shopping center em São Paulo, que recusei. Aguardarei um veículo para avaliação completa.

Silhueta mostra as formas de capô alongado e traseira cupê

Aparência

O novo sedã BYD King é ligeiramente maior que o Toyota Corolla, outro sedã híbrido que está disponível em nosso mercado, porém do tipo autocarregável (HEV). Tem 4.780 mm de comprimento total, contra 4.630 mm do nipo-brasileiro e no entre-eixo o novo chinês apresenta 2.718 mm, contra 2.700 mm do Corolla.

Com estilo cupê na traseira, o BYD King tem linhas limpas nas laterais e o para-choque traseiro faz o fechamento da lateral traseira, integrando em uma peça única. As lanternas traseiras, de LED, são embutidas na carroceria e conectadas por uma barra iluminada na tampa do porta-malas.

Escapamento fica escondido sob o para-choque traseiro

Na dianteira o estilo e tipo de construção se repete com para-choque e faróis integrados e complementando a carroceria. Ao evitar peças protuberantes, os desenhistas da BYD colaboraram com melhor fluxo de escoamento do ar ao longo da carroceria, o que deve trazer bons resultados de ruídos aerodinâmicos em altas velocidades.

Frente bem aerodinâmica

A grade do radiador é filetada na horizontal com elementos cromados, alargando a aparência do veículo que tem largura de 1.837 mm, e o desenho das lanternas traseiras reproduz o mesmo efeito.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Observando o veículo ao vivo nota-se um bom equilíbrio nas proporções e as rodas de 17 polegadas, montadas com pneus 215/55 R17, estão de bom tamanho para o veículo e principalmente para o nosso piso.

No interior nota-se bom espaço e conforto para acomodar 5 pessoas, sendo que o passageiro central traseiro tem que conviver com o desenho do estofamento que não é o ideal. O túnel central é largo, porém sem muita altura, facilitando a acomodação dos pés. Na extensão do console estão as saídas de ar climatizado para a traseira, e o revestimento em cor clara no teto e colunas amplia a sensação de espaço.

Bom espaço para os ocupantes traseiros; encosto de cabeça integrado no banco dianteiro, como sempre, pode constituir um limitador para a boa visibilidade

O painel de instrumentos tem desenho minimalista com predominância nas linhas retas que alargam a aparência do veículo. O quadro de instrumentos em tela digital é de fácil leitura e a central multimídia, montada em posição flutuante no centro do painel adota o padrão e software já visto nos demais veículos da marca, tendo também a possibilidade de rotacionar eletricamente.

Conceito minimalista aplicado ao painel de instrumentos

Conclusão

A BYD já possui mais de 100 pontos de venda espalhados pelo Brasil e vem investindo fortemente em publicidade nos principais meios de comunicação para se tornar mais conhecida e, principalmente, reconhecida pelo vasto portfólio de produtos que já colocou à venda por aqui.

Sedã híbrido plugável estava fazendo falta no mercado

O novo BYD King será oferecido nas cores branco, cinza e preto com opções de interior na cor preta ou cinza. A garantia é de seis anos, sem limite de quilometragem e a bateria tem 8 anos de garantia, também sem limite de quilometragem.

GB

(Atualizada em 26/6/24 às 15h40, correção da informação da suspensão traseira: é eixo de torção e não independente com eixo de torção como originalmente apresentado)

 

FICHA TÉCNICA BYD KING DM-I HYBRID PLUG-IN
MOTOR
Designação GL GS
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando único no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, aspiração atmosférica, injeção no duto, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.498
Diâmetro e curso (mm) n.d./n.d.
Taxa de compressão (:1) n.d./n.d.
Potência máxima (cv/rpm) 110 / 6.000
Torque máximo (m·kgf/rpm) 13,8 / 4.500
Comprimento da biela (mm) n.d.
Relação r/l n.d.
MOTOR ELÉTRICO
Tipo Integrado ao câmbio, ímãs permanentes, trifásico
Potência e torque (cv/m·kgf) 179  /32,2 196 / 33,1
POTÊNCIA/TORQUE TOTAL  (cv/m.kgf) 209 / n.d.  235 / n.d.
BATERIA DE TRAÇÃO
Tensão (V) n.d.
Capacidade (kW·h) 8,3 18,3
Localização Sob o assoalho do porta-malas
RECARGA
Conector Tipo 2
Potência de carga (kW) 3,3 6,6
0-100% Até 3 horas Até 3 horas
TRANSMISSÃO
Câmbio Automatizado com par engrenado variável
Relações das marchas (:1) n.d.
Relação de diferencial (:1) n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 2,5
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,1
FREIOS
Dianteiros, tipo (Ø mm) Disco ventilado / n.d.
Traseiros, tipo (Ø mm) Disco / n.d.
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8J x 17
Pneus 215/55 R17
Estepe kit de reparo
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d.
Área frontal (calculada) (m²) n.d.
Área frontal corrigida (m²) n.d.
CONSTRUÇÃO
Carroceria Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 450
Tanque de combustível 48
PESOS (kg)
Em ordem de marcha n.d.
Carga útil n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.780
Largura sem/com espelhos 1.837 / n.d.
Altura 1.495
Distância entre eixos 2.718
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,9 7,3
Velocidade máxima (km/h) 185
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) n.d. n.d.
Estrada (km/l) n.d. n.d.

 

CONTEÚDO DE SÉRIE BYD KING DM-i HYBRID PLUG-IN
SEGURANÇA
Alarme antifurto
Assistente de partida em rampa
Aviso sonoro de qualquer cinto de segurança desatado
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior
Faróis tipo  Full LED
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência
Imobilizador de motor
Luz de rodagem diurna/ luz de posição de LED
APARÊNCIA
Lanterna traseira de LED
Para-choques pintados na cor do veículo
Roda de liga de alumínio aro 17? com face diamantada
Volante multifuncional com revestimento premium
CONFORTO E COMODIDADE
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular
Acionamento elétrico de todos os vidros
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Alça de teto para três ocupantes
Ar-condicionado com controle automático de zona única
Banco traseiro com encosto rebatível 30:70 e descansa-braço central com porta-copos
Banco do motorista com ajustes elétricos
Câmbio automático
Câmera de ré
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo)
Console central com descansa-braço
Controlador automático de velocidade de cruzeiro
Controles de áudio e telefone no volante
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros
ENTRETENIMENTO
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas, carcaças na cor do veículo e rebatimento automático
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual)
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um  período de tempo após travamento das portas
Luz de aproximação do veículo por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
Modo de condução 100% elétrico – EV
Modo de condução híbrido inteligente
Modos de condução: Eco, Normal, Sport
Pacote de luz ambiente
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação
Partida por botão com chave presencial
Porta-copos para bancos dianteiros no console central
Quadro de instrumentos digital de cristal líquido em cores e configurável
Sensor de estacionamento traseiro, lateral e dianteiro
Sistema multimídia de 12,8″ com integração para smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay com fio, Rádio AM/FM, função áudio streaming, Bluetooth e entrada USB
Tomada de 12 V no console central
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível e tomada de carregamento
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
USB – 2 portas para passageiros do banco traseiro e uma para dianteiro
GARANTIA
6 anos se limite quilometragem
8 anos sem limite de quilometragem






Tags: BYDBYD King GLBYD King GScarro elétricoGBGerson Borinisedã médio
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